Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Core 2 Quad passa dos 100ºC


morrizz

Posts recomendados

Boa Noite pessoal do Clube do Hardware, tenho um core 2 quad há mais ou menos 2 anos, nos ultimos meses ele tem apresentado problemas por causa da temperatura, como lentidão e desligamento, ja troquei o gabinete porque era muito apertado para o numero de componentes e também troquei a fonte que ja apresentava problemas.

Quando estou trabalhando com os seguintes programas abertos: AutoCAD, internet, iTunes e pastas abertas ele fica por volta de 75ºC

Quando jogo algo mais pesado como Colin Mcrae Dirt 2 ele chega a 105ºC

O Cooler é novo, foi trocado há um mes é o original da intel, junto com o cooler foi colocada pasta nova. As configirações do PC são:

-Gabinete Cooler Master com 2 Coolers

-Processador Intel Core 2 Quad Q9300

-Placa mãe ASUS P5K SE/EPU

-Video GeForce 9600GT

-4GB de memoria

-3 HD's

-Fonte Corsair vx550W

O que eu faço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da uma verificada se teu cooler esta bem encaixado sobre o processador, pois é bem fácil de ficar meio solto, se não usar uma certa "forcinha" para prender as quatro presilhas.

Então esta bem preso, foi uma das primeiras coisas que verifiquei, inclusive a maquina esta limpa aspirei toda a poeira do dissipador, quanto ao Asus probe ele é bom ou devo usar outro?

A unica coisa que não troquei ainda foi o cooler, também tenho um Q6600 igual ao seu, ele esta com o cooler original, e ja fazem mais de 2 anos que tenho a maquina e nunca deu problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o Asus Probe é bom!! quanto a isso tranquilo.

Mas faz o seguinte: instala o Everest e da uma checada nas temperaturas se são iguais ao Asus Probe, aproveita pra ver tambem a RPM da Fan do teu processador, para atingir essas temperaturas ela deve estar passando dos 3000 Rpm's!!! Eu uso o Everest, inclusive instalei um gadget dele na area de trabalho, pra monitorar temperaturas, rpm, clocks, voltagens. veja imagem em anexo.

Ta muito estranho essas tuas temperaturas, muito altas!! vou ver se me ocorre mais alguma coisa, depois te falo.

post-429570-13884959772846_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o Asus Probe é bom!! quanto a isso tranquilo.

Mas faz o seguinte: instala o Everest e da uma checada nas temperaturas se são iguais ao Asus Probe, aproveita pra ver tambem a RPM da Fan do teu processador, para atingir essas temperaturas ela deve estar passando dos 3000 Rpm's!!! Eu uso o Everest, inclusive instalei um gadget dele na area de trabalho, pra monitorar temperaturas, rpm, clocks, voltagens. veja imagem em anexo.

Ta muito estranho essas tuas temperaturas, muito altas!! vou ver se me ocorre mais alguma coisa, depois te falo.

Cara, valeu pela dica do everest, ja conhecia o programa mas nunca tinha ido atras do completo, baixei ele no torrent e instalei, ai vai o printscreen, na hora que tirei não tinha quase nada aberto, ele estava a 71ºC e o cooler estava a 2880RPM.

post-885504-13884959773436_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto está a temperatura via BIOS?

Seu processador está com overclock?!

Se tiver, tira ou reduza.

Caso não, reveja a maneira que você aplicou pasta térmica.

Sempre muito pouco.

Veja o artigo do CdH.

http://forum.clubedohardware.com.br/qual-melhor-maneira/943651

Você também pode fazer um UnderVolt no processador para ter maiores ganhos(mas antes veja os passos anteriores).

Boa sorte, estarei acompanhando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos, como me recomendaram verifiquei a pasta mas estava tudo ok.

No sábado acabei indo a santa ifigenia e troquei o cooler em uma loja de minha confiança, coloquei o Venom da Akasa que foi o melhor custo beneficio.

Segue o link dele:

http://www.akasa.com.tw/update.php?tpl=product/cpu.product.tpl&no=181&type=CPU coolers&type_sub=Retail cooler&model=AK-CCX-4002HPV2

Agora a temperatura esta entre 45ºC e 50ºC, quando rodei o Dirt 2 chegou a 56ºC.

Essa é mesmo a temperatura de trabalho dele ou deveria estar mais baixo?

Outra duvida, qual a temperatura ideial para a placa mãe?A minha esta em torno de 40ºC

Obrigado a todos que vem ajudando...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara você fez overclock e nao trocou o teu cooler?

voce fez algo errado, porém ja foi bem resolvido teve sorte de nao quimar teu processador,

no forum tem topicos como fazer um overclock com segurança para nao afetar o processador, e nao subir muito ele e claro..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara você fez overclock e nao trocou o teu cooler?

voce fez algo errado, porém ja foi bem resolvido teve sorte de nao quimar teu processador,

no forum tem topicos como fazer um overclock com segurança para nao afetar o processador, e nao subir muito ele e claro..

Então, o pior é que eu não fiz overclock!

O processador estava com o clock de fabrica dele e o cooler de fabrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...