Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

5V de fonte ATX - regulador de tensão


rafael_kl

Posts recomendados

A algum tempo, quando precisei utilizar um PIC, com alimentação de 5V, com uma fonte atx, me recomendaram não pegar os 5V da fonte, mas utilizar um regulador de tensão LM7805 ligado aos 12V.

É mesmo necessário isto? Sempre ouvi falar que a tensão de uma fonte de PC é constante, sem variações.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Sim, nas duas alternativas terei os 5V, mas corro risco de queimar o pic se utilizar os 5V da fonte?

Pois se não mudar nada opto pela mais simples e fácil (soldar o fio de 5V da fonte na placa).

A fonte ATX oferece os 5 Volts com disponibilidade de alta corrente, com uma tensão estável e dentro de uma padrão de +-5% e não queima nenhum componente da lógica de 5 Volts de seu PC... Alimenta parte da lógica de sua placa-mãe, dos drivers e HD´s..

Por que haveria de queimar seu PIC???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fontes de PC sim são isoladas da rede elétrica...

Mesmo que não fosse, não seria o fato de colocares um 7805, derivando da tensão de 12 Volts desse PC, que iria se livrar do problema de isolação desse PC..

O fato do PC ter em seu gabinete tensão residual se deve de um lado a não ter aterramento, de outro lado em não respeitar a polarização correta da tomada, com o uso de adaptadores e de tomadas que não ajudam na polarização correta da rede AC

Rede AC tem polarização correta e padronizada mostrada ai:

Polarizaodetomadaseltricas.jpg

Quando a tomada da parede não tem três pinos ou se usa adaptador, não se consegue garantir a correta polarização, o correto posicionamento do fio fase. Aliado a isso tendo os demais periféricos do PC também de qualquer modo plugados, ai corre-se o risco do aparecimento daquela tensão do famoso choquinho que se toma na carcaça do PC. Isso aliado ao fato de se operar de pés descalço ou em piso frio acaba por potencializar a queima de algu componente que se manipule, mas isso independe se a alimentação vem do +12 com 7805 ou do 5 Volts direto, pois esse diferencial vem do terra do gabinete, comum ao 5 Volts e ao 12 Volts. E note, não vem do fase, da não isolação da fonte, pois se fosse não isolada não daria choquinho e sim chocão...

De modo que podes sim usar qualquer das tensões, os 5 Volts diretos ou 5 Volts derivado de LM7805 a partir dos 12 Volts e, evite fazer caminho para ao terra, a massa a menos que sua tomada da parede tenha aterramento, alguma fuga vai passar é por dentro de você e pelo terra que fazes num piso frio de pés descalços etc..

Se observares qualquer fonte que se prese tem na entrada AC, em seu filtro, dois capacitores chamados de capacitor y, geralmente de 4,7 nF, que levam ao terra, ao gabinete, tanto o fio fase quanto o fio neutro.. Isso é parte da filtragem.. É necessário..

Ac possível fuga por esse capacitor desde o fase até o neutro, se você não tiver aterramento na carcaça do PC (provido pela tomada dea alimentação) você, de pés descalço, pode fazer esse caminho, e se estiveres segurando algum componente sensível, qeu de um modo ou outro esteja em contato com o PC, na alimentação, principalmente em seu terra/gabinete, esse componente também poderá estar no caminho dessa corrente de fuga..

Olhe ai a entrada de uma fonte:

Veja C1,C2,C5 e C6..

Fonte-Entradacomdobradordetenso.jpg

Veja em um filtro de linha tradicional:

Lá estão os capacitores de filtro cuja função é a aliminação de ruído em modo comum, ligando tanto o fase quanto o neutro a massa..

ACLineFilter-FiltrodelinhaAC.jpg

Então, o problema de fuga por massa para o terra é, de um lado a falta de aterramento na sua tomada aonde liga o PC, associado a você, na manipulação de circuitos sensíveis estabelecer esse caminho para o terra...

Então se não tens terra, não faça você mesmo, através de seu corpo, esse caminho de terra...

E isso nada tem a ver com alimentar via 5 direto ou via 12 através de CI regulador..

Se quiseres independencia total e completa isolação da rede elétrica (sem essa comunicação com esse capacitor de 4n7, faça uma fonte de 5 Volts com um transformador isolador, retifique, filtre e ai coloques um 7805..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fontes de PC sim são isoladas da rede elétrica...

Faller,o esquema que postou,mostra claramente a não isolação da rede elétrica.

Máquinas de fliperama profissional,utilizam o transformador isolador para segurança dos usuarios.

A maioria das instalações,não são feitas corretamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isolada da rede elétrica ela é. Existe sim a conexão de seu aterramento via esse capacitor de 4,7 nF que representará uma reatância capacitiva abaixo de 1.000.000 ohms

Toda aquela parte que mostrei do esquema está no nível do AC.. logo a seguir, num esquema completo, aparecerá o transformador de isolação..

Veja ai como exemplo: http://2.bp.blogspot.com/_jbboYmrl3zk/SpWHfH_-itI/AAAAAAAAASw/HJIVStyzo-8/s1600-h/2003_2.GIF

Os transformadores isoladores são T1 T2 e T3..

Concordas comigo que tanto em 5 Volts e derivado de 12 Volts o problema será o mesmo, pois a conexão com o fio fase, mesmo que em alta impedância, se dá via o comum???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre uso fonte de PC, com o 5V ou com o 12V com 7805, só tem 2 coisas a fazer: 1° Aterrar essa fonte. 2° colocar um capacitor de 100nF e depois dele um de 10uF/16V. Se for usar o 7805, colocar os capacitores no Vout do regulador.

As vezes nem é necessário os capacitores, mas não gosto de perder tempo procurando um eventual defeito num projeto, que pode ser evitado por preguiça. Ainda mais esses capacitores que são tão insignificantes, qualquer sucata tem.

Mas o aterramento é essencial, já quebrei cabeça com projetos que hora funcionavam, hora não. E tudo era por causa do aterramento. Tem fontes chaveadas que dão isso, outras não.... Vai saber por que....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...