Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe ASUS P8Z68-V PRO


Posts recomendados

  • Administrador

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:


Placa-mãe ASUS P8Z68-V PRO


"Vamos dar uma olhada nesta placa-mãe soquete 1155 intermediária da ASUS baseada no novo chipset Intel Z68 e que vem com suporte à tecnologia Virtu."


Comentários são bem-vindos.


Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendo porque as placa mãe ASUS com chipset Z68 estão tão caras, a gigabyte tem modelos de 130 dolares, mas o modelo mais barato da ASUS é de 180 dolares... agora que já encomendei o SSD de 60GB pra fazer SRT vou ter que comprar uma placa mãe da gigabyte? blergh...

Sobre a avaliação do codec de audio, gostaria que fosse informado as capacidades do codec em relação aos formatos de audio HD (se consegue decodificar DD, DTS, DTS HD e DD THD) mandando para o HDMI ou se separa nos canais analógicos..., ou seja, como se comporta o audio com as fontes; hoje em dia saber se a relação de captura para profissionais é muita vaga (sem falar que é um texto pronto e está em todos os reviews....)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Como é possível usar a tecnologia Virtu, na ASUS P8Z68 DELUXE, se a mesma não possui conectore de video integrados soldados nela?

conforme escrito na noticia: Para que este recurso esteja disponível em uma placa-mãe Z68, o fabricante da placa deverá ter licenciado o software Virtu, e a placa-mãe deve ter os conectores de vídeo soldados nela.

Mas a Top de linha das P8Z68, não tem esses conectores, e mesmo assim em seu manual consta tal recurso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • mês depois...
Como é possível usar a tecnologia Virtu, na ASUS P8Z68 DELUXE, se a mesma não possui conectore de video integrados soldados nela?

conforme escrito na noticia: Para que este recurso esteja disponível em uma placa-mãe Z68, o fabricante da placa deverá ter licenciado o software Virtu, e a placa-mãe deve ter os conectores de vídeo soldados nela.

Mas a Top de linha das P8Z68, não tem esses conectores, e mesmo assim em seu manual consta tal recurso.

Simples amigo! Nas placas que não possuem tal conector, a tecnologia Virtu é feita através da placa de vídeo, já que o virtu administra a gpu necessária ao gráfico executado... A vantagem das que possuem conector é que elas tmb operam em modo on-board, e sendo assim, você pode fazer upgrade de vga sem precisar ter a nova em mãos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Boa tarde amigos!

Não estou conseguindo instalar de forma alguma o windows xp tanto 32 bits como 64 bits.

Ele carrega a tela azul de instalação e quando vai mudar de tela aparace a "TELA AZUL DA MORTE"!!!

O que devo fazer?

P8Z68-v pro

ATI RANDEON 6870

8 GB MEMORIA CORSAIR

I7 2600K

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde amigos!

Não estou conseguindo instalar de forma alguma o windows xp tanto 32 bits como 64 bits.

Ele carrega a tela azul de instalação e quando vai mudar de tela aparace a "TELA AZUL DA MORTE"!!!

O que devo fazer?

P8Z68-v pro

ATI RANDEON 6870

8 GB MEMORIA CORSAIR

I7 2600K

Infelizmente o XP é um sistema desatualizado, natural que aconteça esse tipo de problema com hardware novo. Se você deseja muito usar o WinXP nesse sistema, manda uma descrição do problema para o pessoal da Microsoft e espera que lancem um novo Service Pack corrigindo esse erro... ou então instala um WinVista ou Win7.

Outra opção, que provavelmente vá resultar no mesmo problema, é instalar todo o sistema usando outro computador e depois transferir o HD para o teu sistema novo. Quem sabe o WinXP, tendo toda a instalação na mão, inicia o micro e faz as atualizações necessárias para rodar lisinho? Só uma sugestão, não garanto nada...

Aqui está rodando o Win7 instalado originalmente num Phenom II X6 1055T e tudo está funcionando corretamente, foi só instalar os drivers do DVD que acompanhava a placa-mãe (exceto o AI Suite II, que não instala por nada desse mundo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde amigos!

Não estou conseguindo instalar de forma alguma o windows xp tanto 32 bits como 64 bits.

Ele carrega a tela azul de instalação e quando vai mudar de tela aparace a "TELA AZUL DA MORTE"!!!

O que devo fazer?

Claro que é possível instalar o XP na placa!

Existe uma configuração na BIOS para isso. Só não me lembro mais onde é. Mas se você ler o manual encontrará tal ajuste.

Abraços e boa sorte! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro que é possível instalar o XP na placa!

Existe uma configuração na BIOS para isso. Só não me lembro mais onde é. Mas se você ler o manual encontrará tal ajuste.

Abraços e boa sorte! :)

Item 4.5.3 do manual:

Installing the RAID driver during Windows OS Installation - descreve como incluir os drivers RAID durante a instalação do sistema operacional. Esse procedimento é o mesmo para incluir os drivers da atual placa-mãe (drivers de controladores, de rede, de som, etc), mas onde estão os drivers e quais devem ser incluídos para que o sistema seja instalado nessa Mobo eu não sei... terás de pesquisar você mesmo, na base da tentativa e erro, ou refinar buscas no Google.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Pessoal,

comprei recentemente um combo de P8Z68-V Pro, um Core i5 2500K, 8BG RAM Vengeance lá na Santa Efigênia (estive em SP a trabalho e o preço estava BEM melhor).

A coisa toda funcionou lindamente até que eu percebi que a placa de vídeo (uma HD6870 que eu já tinha) estava rodando em 8x. Troquei a placa de som de slot (do 8x para um dos 1x) para ver se era algum conflito, e a placa de vídeo parou de ser reconhecida. Claro que, na primeira vez que comprei alguma coisa em SP, ia dar defeito. Sorte...

Ocorre que a placa de vídeo funciona bem quando ligo no slot 8x, rodando todos os jogos com bom desempenho (Crysis 2, Skyrim, BF3, ARMA2, Saints Row 3, GTA IV), e o computador está estável. Obviamente, os 2 plugues de força de 6 vias estão ligados na placa, os drivers estão todos atualizados.

Duas perguntas, então:

- Quanto desempenho estou perdendo por usar um slot 8x em vez de 16x? Quanta diferença a banda de transferência PC - Vídeo faz?

- Vale a pena tentar mandar a placa pro conserto? Trocar o slot 16x e ver se funciona? Duvido que a lojinha em SP vá me socorrer (Highlander em hlander.com.br), já estão ignorando meus emails... E RMA vai demorar mil anos.

Ou seja, fico assim mesmo e azar? Procuro um técnico que faça um reparo? Ou corro atrás da troca?

abs a todos,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

comprei recentemente um combo de P8Z68-V Pro, um Core i5 2500K, 8BG RAM Vengeance lá na Santa Efigênia (estive em SP a trabalho e o preço estava BEM melhor).

A coisa toda funcionou lindamente até que eu percebi que a placa de vídeo (uma HD6870 que eu já tinha) estava rodando em 8x. Troquei a placa de som de slot (do 8x para um dos 1x) para ver se era algum conflito, e a placa de vídeo parou de ser reconhecida. Claro que, na primeira vez que comprei alguma coisa em SP, ia dar defeito. Sorte...

Ocorre que a placa de vídeo funciona bem quando ligo no slot 8x, rodando todos os jogos com bom desempenho (Crysis 2, Skyrim, BF3, ARMA2, Saints Row 3, GTA IV), e o computador está estável. Obviamente, os 2 plugues de força de 6 vias estão ligados na placa, os drivers estão todos atualizados.

Duas perguntas, então:

- Quanto desempenho estou perdendo por usar um slot 8x em vez de 16x? Quanta diferença a banda de transferência PC - Vídeo faz?

- Vale a pena tentar mandar a placa pro conserto? Trocar o slot 16x e ver se funciona? Duvido que a lojinha em SP vá me socorrer (Highlander em hlander.com.br), já estão ignorando meus E-mails... E RMA vai demorar mil anos.

Ou seja, fico assim mesmo e azar? Procuro um técnico que faça um reparo? Ou corro atrás da troca?

abs a todos,

Olha, a princípio 8x e 16x não altera muito o desempenho. As placas de vídeo não utilizam toda a capacidade que as 16 trilhas oferecem, nem os jogos utilizam-se de toda capacidade que as placas de vídeo são capazes de oferecer, de modo que 8x deve dar praticamente o mesmo desempenho que colocar em 16x.

Eu não faria nada, se for pensar só no desempenho ATUALMENTE. Entretanto, não posso prever o futuro, muito menos o seu... melhor dizendo, mesmo que tenhamos placas de vídeo, num futuro próximo, capazes de ocupar toda a largura das 16 trilhas PCI-E 2.0, não posso prever a sua necessidade de obtê-las ou mesmo que hajam jogos que usufruam de todo esse potencial.

Em última análise, quem compra mercadoria Top de linha dificilmente chega a usufruir todo o seu potencial, de modo que a média é o que mais se aproxima do máximo real.

Espero ter me feito compreender. Mas apoio qualquer iniciativa com vistas a recuperar o equipamento totalmente funcional. Acho que, se pagamos por X, temos de ter X.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
..."Em última análise, quem compra mercadoria Top de linha dificilmente chega a usufruir todo o seu potencial, de modo que a média é o que mais se aproxima do máximo real.

Espero ter me feito compreender. Mas apoio qualquer iniciativa com vistas a recuperar o equipamento totalmente funcional. Acho que, se pagamos por X, temos de ter X."

Falou tudo! Até me emocionei com seu texto.

Estou com uma P8Z68-V Pro, mas aínda não tive oportunidade e nem tempo de me aventurar fazendo over... Estou querendo fazer SLI e trocar as minhas memórias por outras de maior velocidade, aí sim o over vai ferver!!! vou ver até onde meu 2600K com o H100 podem ir sem torrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Item 4.5.3 do manual:

Installing the RAID driver during Windows OS Installation - descreve como incluir os drivers RAID durante a instalação do sistema operacional. Esse procedimento é o mesmo para incluir os drivers da atual placa-mãe (drivers de controladores, de rede, de som, etc), mas onde estão os drivers e quais devem ser incluídos para que o sistema seja instalado nessa Mobo eu não sei... terás de pesquisar você mesmo, na base da tentativa e erro, ou refinar buscas no Google.

Resposta pra essa dúvida da instalação do Windows XP (acho que meio tardia mas como não vi respostas...rs)

Na minha máquina tbem estava com problemas devido a BSOD, pra arrumar foi só alterar uma configuração na BIOS acessando no modo avançado:

Advanced -> SATA Configuration -> SATA Mode

Neste ponto você verá que está configurado para AHCI Mode, isso deve ser alterado para IDE Mode. Aparentemente o Windows XP é incompatível com o AHCI Mode. Alterando isso consegui instalar o Windows XP sem problemas ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal.

Estou diante do seguinte cenário com esta placa-mãe:

- Tenho 3 HDS, sendo:

- 1 SSD de 120GB - o qual quero usar para dar boot e instalar Windows;

- 2 HD's SATA 3 ligados em RAID 1 (espelhamento).

A placa tem 4 conectores SATA 3, sendo 2 na controladora Intel e mais 2 na controladora Marvell.

Lendo a especificação, vi que na Marvell não é possível dar boot (não é lida pela ATAPI). Os hds na Marvel nem são vistos pela BIOS.

Também não há nenhuma referencia a respeito de RAID nesta controladora, e pelo que entendi só é possível montar RAID nos discos da controladora Intel.

É isto mesmo? Não consigo montar um array na controladora Marvell?

Dessa maneira estou diante de um dilema... o que eu deixo de fora do SATA 3? Meu HD SSD ou meus 2 HD's SATA em RAID?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por mim... essa placa deveria ter todas as portas Sata 3 controladas pelo Z68, e as outras pelo Marvel.

Se eu tivesse um terceiro HD, eu tentaria fazer o espelhamento pelo chip Marvel usando seus respectivos drivers, se possivel é claro. Eu li no manual, e me corrijam se eu estiver cego, mas não encontrei informação referente a montar um arranjo usando este segundo controlador das outras duas Sata 600.

Amigo Milton, não sei se seria o caso, mas depois que instalar o OS, você pode converter seus discos de forma dinâmica e fazer o espelhamento diretamente pelo sistema operacional.

Muita gente critica fazer o espelhamento pelo Windows... Mas funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por mim... essa placa deveria ter todas as portas Sata 3 controladas pelo Z68, e as outras pelo Marvel.

Se eu tivesse um terceiro HD, eu tentaria fazer o espelhamento pelo chip Marvel usando seus respectivos drivers, se possivel é claro. Eu li no manual, e me corrijam se eu estiver cego, mas não encontrei informação referente a montar um arranjo usando este segundo controlador das outras duas Sata 600.

Amigo Milton, não sei se seria o caso, mas depois que instalar o OS, você pode converter seus discos de forma dinâmica e fazer o espelhamento diretamente pelo sistema operacional.

Muita gente critica fazer o espelhamento pelo Windows... Mas funciona.

Cara, eu acho que essa dica é válida sim!

É uma solução alternativa. Ao invés de montar o RAID pela controladora, montaria pelo Windows.

Eu nunca fiz dessa maneira - e nem sei se tem esse recurso nativo no Windows, ou se tenho que instalar algum tipo de software a parte para isso.

Mas fica uma dúvida: como fica o desempenho desse espelhamento direto pelo Windows? Ele é síncrono ou assíncrono?

Como ficaria a performance? Pior ou igual a maneira tradicional?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu acho que essa dica é válida sim!

É uma solução alternativa. Ao invés de montar o RAID pela controladora, montaria pelo Windows.

Eu nunca fiz dessa maneira - e nem sei se tem esse recurso nativo no Windows, ou se tenho que instalar algum tipo de software a parte para isso.

Mas fica uma dúvida: como fica o desempenho desse espelhamento direto pelo Windows? Ele é síncrono ou assíncrono?

Como ficaria a performance? Pior ou igual a maneira tradicional?

Realmente é uma alternativa se não é possivel montar o arranjo da forma que queria.

Esse recurso é nativo do Windows sim amigo, só você abrir o console de gerenciamento de discos, clicar com botão direito em cima do volume e pedir pra converter para disco dinâmico. E fazer o espelhamento a partir daí.

Se a comunicação ocorre de forma síncrono ou assíncrono eu não sei informar, é uma ótima dúvida e vou pesquisar a respeito pra descobrir.

Quanto ao desempenho, montar o espelhamento pelo gerenciamento de discos do Windows certamente é inferior do que se a Raid fosse construida de forma "física", seja pela placa mãe ou por uma controladora Raid dedicada profissa.

Eu ja fiz esse tipo de espelhamento 2 vezes, em servidores de um cliente. Ele economizou demais pra comprar os servidores, com 2 Discos de 500Gb cada, mas ele queria redundância caso um dos discos falhasse, e pela Mobo não deu pra montar a raid nem por decreto. Então tive que recorrer a conversão dos discos para montar o espelhamento pelo Windows.

Estes servidores rodam um software ERP, com banco de dados SQL Server com aproximadamente 20 usuários em cada um... ou seja... o volume que requisições em cima destas máquinas é contínuo e por inclivel que parece não dá fila de disco, e o desempenho fica dentro do esperado e aceitável. Está rodando assim a 8 meses e nunca deu zica na Raid pelo Windows.

Eu já até desliguei 1 dos discos pra testar e segurou na boa.

Então retomando o assunto, se tivesse como fazer o espelhamento usando os drivers do Marvel, com certeza eu o faria... Mas na ausência desse advento, eu iria recorrer ao espelhamento usando o Gerenciador de Discos do Windows se eu não tivesse grana pra comprar uma placa controladora dedicada pra espetar na placa mãe e montar uma Raid mais confiável.

Só montando e testando mesmo pra descobrir como isso iria se comportar na nossa P8Z68.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • mês depois...

Boa noite pessoal, firmeza!

Por favor, alguém pode me ajudar?

Hoje foi dia de faxina aqui no Desktop.

Desmontei todo o hardware para poder tirar a poeira, principalmente do radiador do H100...

Até então tudo bem, ficou lindo, limpinho e reluzente... caprixei no acabamento na organização dos cabos da fonte (polvo)... Beleza!

Mas ao ligar o micro veio a surpresa... "sumiu" 8 Giga de memória ram!!! kkkkkkkk

Atualmente, tenho 4 módulos de memória Kingston idênticos, cada um com seus 4 Giga e de 1.333Mhz, alocados nos 4 bancos totalizando os tão sonhados 16 Giga de Memória.

Como disse, não fiz nada de anormal ou imprudente quanto a limpeza e a remontagem de todos os componentes no gabinete. Mas depois de inicializar o SO, ele só enxerga 8 Giga... Sendo que os 4 módulos estão instalados na placa mãe.

Nem na própria Bios é possivel visualizar os 16 Giga de memória instalados, apenas 8.

fiz alguns testes, mas pelo resultado pude observar de que não é problema nos módulos.

Tirei todas elas e fui testando uma a uma e alternando entre os slots do banco de memória e funciona na boa.

Coloco 8 Giga (2X 4GB) em modo dual channel, também alternando entre os módulos de memória assim como nas posições sugeridas pelo manual da placa e funciona perfeitamente.

Mas ao usar os 4 módulos com o intento de totalizar os 16 Giga, o mesmo não ocorre.

Mas que situação... Rsrsrs. Nunca vi isso com memórias idênticas.

Cheguei ao extremo fazendo atualização da BIOS para a versão mais recente disponível no site da ASUS, porque nem o Clear Cmos resolveu, por isso decidi atualizar a BIOS.

O que será que pode ter acontecido? Será que a placa mãe está me castigando por eu te-la limpado?

Alguém passou por uma situação parecida que poderia me dar uma dica ou apontar uma solução por favor?

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Boa noite pessoal, firmeza!

Por favor, alguém pode me ajudar?

Hoje foi dia de faxina aqui no Desktop.

Desmontei todo o hardware para poder tirar a poeira, principalmente do radiador do H100...

Até então tudo bem, ficou lindo, limpinho e reluzente... caprixei no acabamento na organização dos cabos da fonte (polvo)... Beleza!

Mas ao ligar o micro veio a surpresa... "sumiu" 8 Giga de memória ram!!! kkkkkkkk

Atualmente, tenho 4 módulos de memória Kingston idênticos, cada um com seus 4 Giga e de 1.333Mhz, alocados nos 4 bancos totalizando os tão sonhados 16 Giga de Memória.

Como disse, não fiz nada de anormal ou imprudente quanto a limpeza e a remontagem de todos os componentes no gabinete. Mas depois de inicializar o SO, ele só enxerga 8 Giga... Sendo que os 4 módulos estão instalados na placa mãe.

Nem na própria Bios é possivel visualizar os 16 Giga de memória instalados, apenas 8.

fiz alguns testes, mas pelo resultado pude observar de que não é problema nos módulos.

Tirei todas elas e fui testando uma a uma e alternando entre os slots do banco de memória e funciona na boa.

Coloco 8 Giga (2X 4GB) em modo dual channel, também alternando entre os módulos de memória assim como nas posições sugeridas pelo manual da placa e funciona perfeitamente.

Mas ao usar os 4 módulos com o intento de totalizar os 16 Giga, o mesmo não ocorre.

Mas que situação... Rsrsrs. Nunca vi isso com memórias idênticas.

Cheguei ao extremo fazendo atualização da BIOS para a versão mais recente disponível no site da ASUS, porque nem o Clear Cmos resolveu, por isso decidi atualizar a BIOS.

O que será que pode ter acontecido? Será que a placa mãe está me castigando por eu te-la limpado?

Alguém passou por uma situação parecida que poderia me dar uma dica ou apontar uma solução por favor?

Muito obrigado.

Com todas as memorias ligadas na placa, tente usar o botao memOK! Que tem na placa, caso nao conheca procura no manual :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja apertei esse botão man! Muito legal por sinal.

Mas não funcionou...

Eu até troquei os módulos de memória, coloquei novas memórias da Corsair XMS3 4X 4Giga

Mas a danada da placa ainda continua se recusando a ler os 16 giga de Ram... apenas 8.

Honestamente... não sei explicar.

De qualquer forma, agradeço pela dica. Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...