Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com fontes de alimentação


Posts recomendados

Eu liguei minha fonte em uma tomada que estava 110v ( porém a energia estava em meia fase ) e quando voltou ao normal a energia da tomada voltou trabalhar em 220v ( eu não sabia que isso iria acontecer ) e a chave seletora da minha fonte estava em 110v, no mesmo momento que voltou a energia ao normal, meu pc deu um 2 estalos e um cheiro de queimado, eu desliguei ele na mesma hora mas na hora de ligar após o ocorrido não estava ligando mais.

Dei uma pesquisada para ver o que poderia ter acontecido e abri ela e encontrei um capacitor estufado, sera que se eu trocar esse capacitor ela volta a funcionar? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm igual eu disse em cima, eu não sabia que a tomada iria trabalhar em 220v quando a energia voltasse ao normal pois eu fiz o teste na tomada e ela estava em 110v.

Eu fiz mais alguns testes aqui e quando eu ligava o pc com a fonte a ventoinha do processador rodava por menos de 1 segundo e parava ( um led verde da placa mãe continuava aceso ). 

Agora eu to com a fonte desmontada e fiz um teste com clips para ela "pensar que a placa mãe esta conectada" e na hora que ligo a fonte a vontoinha roda e para em menos de 1 seg. e parece que fica um ruido agudo bem baixo como se a fonte permanecesse carregada de energia mas mesmo assim não funciona.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

eu não sabia que a tomada iria trabalhar em 220v quando a energia voltasse ao normal pois eu fiz o teste na tomada e ela estava em 110v.

 

@Ramon Mendes, eu sei que não estou ajudando a responder sua questão, mas pode ser útil para o aprendizado coletivo:

  1. Como você sabia que a tomada estava com algum erro?
  2. Havia um diagnóstico dado por alguém? Qual era?
  3. A tomada esteve errada por quanto tempo?

Eu nunca vi algo parecido. Foi tipo um sistema trifásico funcionando pela metade?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm 

então cara eu tenho um aparelho que testa tomada se ela é 110v ou 220v. No momento que usei o pc nessa tomada ela estava em 110v ( eu testei ela), mas como eu disse a energia estava em meia fase e quando voltou ao normal a energia, meu pc de um estouro e eu desliguei ele na mesma hora. Depois desse ocorrido eu testei a tomada e ela estava em 220v. 

Sabe aqueles problemas elétricos quando para de funcionar metade da energia na sua casa ? era tipo um desses.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ramon Mendes

 

Ai aonde você mora é 220 Volts, certo? Na sua casa, todas as tomadas são 220 Volts ou algumas são 110/127 Volts??

 

Se aí tudo é 220 Volts e, num certo momento estava em 110 Volts, independente do que causou essa queda, era de se esperar que, cedo ou tarde, voltaria ao normal.. Provavelmente, sua casa não foi a única afetada..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm Não alexandre. Eu testei a tomada quando estava com esse problema de energia e ela estava em 110v e eu estava usando o PC normalmente sem problemas por várias horas. Mas quando a energia voltou ao normal essa tomada voltou a operar em 220v ( pois eu testei ela depois do pc dar o estalo ), e nisso o meu pc deu um estalo e saiu um cheiro de queimado eu desliguei na mesma hora mas quando fui ligar em uma tomada 110v ele só girava a ventoinha da fonte e processador por menos de 1 seg e parava e continuava um led verde aceso na placa mãe.

 

@RS.Faria a maioria é 110v mas eu dei azar dessa que eu liguei o pc voltar a trabalhar em 220v eu não tinha marcado ela antes pois eu fiz o teste na hora que  a energia estava com esse problema e marcou 110v. Foi isso ai que você disse.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, galera.

Minha fonte Corsair CX430M está possuída.

Primeiro, meu PC estava desligando sozinho e, quando pressionado o botão de ligar (ou dando curto no pwr de), os fans da fonte e cooler giram e param, e só é possível tentar ligar de novo tirando o cabo de força da fonte e aguardando um tempo.

Fui testar todos os componentes e, ao testar a fonte isoladamente, percebi que a saída que alimenta a placa mãe está com tensão dobrada. Onde deveria ser +12, tem +24, onde deveria ter +5, tem +10 e etc.

Como não possuo outra fonte semelhante à disposição, não tenho como testar, mas acho que isso está errado, afinal, quem tem que regular a tensão é a fonte e não a placa mãe.

Alguém já passou por isso?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos,


Conserto fonte a alguns meses,geralmente fontes ATX 250. Pois bem estou com um lot de fonte do modelo que esta em anexo nesse post,que esta com um defeito da fonte não iniciar.


Trabalhei por um ano quase em uma empresa que também consertava fonte do mesmo modelo e de vez em quando aparecia esse mesmo modelo com o mesmo defeito,como a empresa era de produção em grande escala,esse defeito nunca foi olhado com carinho,sempre um ou outro tentava mais nunca era solucionado e a fonte virava sucata. Acontece que estou em casa agora e apareceu um lot pra mim consertar de um amigo,cerca de 10 fontes com o mesmo defeito.


O Standy bay dela funciona normalmente,os diodos secundários também ,os 945,,troquei o CI 2005z dela algumas vezes e nada,enfim já verifiquei tudo que eu sei e tudo esta com suas medidas em normalidade.


Tenho duas duvidas:Primeira,existe alguma medição exata que agente faz no CI 2005z ou equivalente fora da placa para atestar que aquele CI esta bom?(eu trabalho muito com sucatas de outras fontes,por isso o teste.). E a segunda pergunta é alguém que tenha pegado esse mesmo modelo com um defeito parecido tem alguma ideia?Andei pesquisando aqui mesmo no fórum e algumas pessoas disseram que em fontes parecidas como é,tem um transistor 8550 que geralmente ele queima,mais como vocês podem verificar nas imagens que anexei esse transistor nessa fonte não existe.


Bom ficou meio confuso mais acho que deu pra entender. Qualquer outra informação me perguntem,eu preciso consertar essas fontes,o prazo de entrega esta se esgotando.


Obrigado a todos...


post-790345-0-59433900-1448888157_thumb.

post-790345-0-02829900-1448888170_thumb.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

CARO Faller e amigos,, você me ajudou a um bom tempo atras a converter de 220v p/ 120v

Eu gostaria de outra ajuda de vocês por-favor ...

 

eu preciso saber se eu posso retirar este transformador que esta grudado na tampa desta fonte, qual a utilidade dele?

 

Isto e por-que quero passar a placa para uma outra caixinha, este transfomador nao entra na outra caixinha,...

 

pois meu gabinete e modelo antigo e nao encaixa esta fonte e nao quero trocar o gabinete.

 

Valeu

post-614082-0-33029600-1397393501.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Juniocruz disse:

CARO Faller e amigos,, você me ajudou a um bom tempo atras a converter de 220v p/ 120v

Eu gostaria de outra ajuda de vocês por-favor ...

 

eu preciso saber se eu posso retirar este transformador que esta grudado na tampa desta fonte, qual a utilidade dele?

 

Isto e por-que quero passar a placa para uma outra caixinha, este transfomador nao entra na outra caixinha,...

 

pois meu gabinete e modelo antigo e nao encaixa esta fonte e nao quero trocar o gabinete.

 

Valeu

post-614082-0-33029600-1397393501.jpg

 

Essa fonte deveria entrar em praticamente qualquer gabinete que não seja da década de 90...

Tem certeza absoluta que não cabe? qual o modelo do seu gabinete?

Se não me engano esse transformador faz parte do circuito de pfc passivo, mas quem vai saber disso com mais certeza é o @faller

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então beleza amigao,, ala encaixa no gabinete sim, mas o ventilador de 12cm fica em cima do cooler entendeu? ahe nao rola a boa circulaçao de ar .... eu tenho que virar o ventilador para cima e fazer uma MOD ou trocar a caixinha

 

eu entendi que a (fonte e passiva) mas eu estava pensando que este trafo era da corrente 220v para aguentar ... vou tirar ele então confiando em vocês ...

 

obrigadao ahe novamente ...

 

 

 

sera que vocês podem me dar uma força, eu comprei uma placa maeG41 e uma fonte com 80plus Gold 500w, eu envio o comando para desligar mas a placa nao desliga fica o cooler girando eu ja troquei a fonte o processador e E8400, ... memoria ...

 

então baixei varios programa AIDA64 Extreme, everent,,,,mas os programa nao reconhece a placa e nem a fonte nao mostra as tensoes ....

 

o que devo fazer paguei caro na placa estou quase descartando ela... 

e uma placa chinesa nao tem marca replica ...

 

eu penso em atualizar o BIOS mas nao sei como fazer porque nao tem manual..

 

 

Sem título.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Juniocruz disse:

então beleza amigao,, ala encaixa no gabinete sim, mas o ventilador de 12cm fica em cima do cooler entendeu? ahe nao rola a boa circulaçao de ar .... eu tenho que virar o ventilador para cima e fazer uma MOD ou trocar a caixinha

 

Pode usar com o ventilador para baixo mesmo, não vai atrapalhar em nada a cirulação de ar... ela foi feita para ser utilizada dessa forma.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/11/2015 às 09:56, Vallentyne Atila disse:

Olá a todos,

 

Conserto fonte a alguns meses,geralmente fontes ATX 250. Pois bem estou com um lot de fonte do modelo que esta em anexo nesse post,que esta com um defeito da fonte não iniciar.

 

 

Trabalhei por um ano quase em uma empresa que também consertava fonte do mesmo modelo e de vez em quando aparecia esse mesmo modelo com o mesmo defeito,como a empresa era de produção em grande escala,esse defeito nunca foi olhado com carinho,sempre um ou outro tentava mais nunca era solucionado e a fonte virava sucata. Acontece que estou em casa agora e apareceu um lot pra mim consertar de um amigo,cerca de 10 fontes com o mesmo defeito.

 

 

O Standy bay dela funciona normalmente,os diodos secundários também ,os 945,,troquei o CI 2005z dela algumas vezes e nada,enfim já verifiquei tudo que eu sei e tudo esta com suas medidas em normalidade.

 

 

Tenho duas duvidas:Primeira,existe alguma medição exata que agente faz no CI 2005z ou equivalente fora da placa para atestar que aquele CI esta bom?(eu trabalho muito com sucatas de outras fontes,por isso o teste.). E a segunda pergunta é alguém que tenha pegado esse mesmo modelo com um defeito parecido tem alguma ideia?Andei pesquisando aqui mesmo no fórum e algumas pessoas disseram que em fontes parecidas como é,tem um transistor 8550 que geralmente ele queima,mais como vocês podem verificar nas imagens que anexei esse transistor nessa fonte não existe.

 

 

Bom ficou meio confuso mais acho que deu pra entender. Qualquer outra informação me perguntem,eu preciso consertar essas fontes,o prazo de entrega esta se esgotando.

 

 

Obrigado a todos...

 

 

post-790345-0-59433900-1448888157_thumb.

 

post-790345-0-02829900-1448888170_thumb.

 

procure no datasheet do ci as tensoes dos pinos e veja se estão batendo... verifique o power good etc..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller ola faller  eu comprei uma fonte da corsair CX750M ela chegou funcionando mas quando alguem liga o chuveiro começa um chiado muito grande e incomodo ai so desligar o chuveiro o barulho some sabe o que pode ser e como resolver ? minha casa e muito velha nem aterramento tem eu acho que isso pode ser uma causa do problema outra coisa que acho que pode ser e que eu uso aqueles filtro de linha vagabundos que na verdade e so uma regua de extensao sera que poderia ser ele que esta causando e se eu comprar um clamper resolveria ? e mesmo com pc desligado o barulho continua eu tb gravei um video pequeno de como esta minha situaçao
 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Chog disse:

 

@faller ola faller  eu comprei uma fonte da corsair CX750M ela chegou funcionando mas quando alguem liga o chuveiro começa um chiado muito grande e incomodo ai so desligar o chuveiro o barulho some sabe o que pode ser e como resolver ? minha casa e muito velha nem aterramento tem eu acho que isso pode ser uma causa do problema outra coisa que acho que pode ser e que eu uso aqueles filtro de linha vagabundos que na verdade e so uma regua de extensao sera que poderia ser ele que esta causando e se eu comprar um clamper resolveria ? e mesmo com pc desligado o barulho continua eu tb gravei um video pequeno de como esta minha situaçao
 

 

Ai tens a resposta:   http://adrenaline.uol.com.br:80/forum/threads/corsair-ax1200-fazendo-zzzzzzzzzzzzzzzzzz.344053/page-4#post-1064993899

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

olá Senhores,

 

@faller

para o @faller ou algum outro colega que entenda de manutenção de fonte... é o seguinte estou com uma Seasonic S12II 430 parada aqui há mais de 1 ano pois a mesma estava apresentando problema.

 

Resolvi tentar recuperar ela e fazendo uns testes ligando o fio verde + preto as vezes ela liga, porém desliga alguns minutos ou segundos depois, outras vezes não liga e outras vezes ela demorava um  pouco e só então começava a girar o ventilador porém desligava pouco tempo depois, sendo que quando estava ligada cheguei a medir as tensões e estava tudo normal, 12v, 5v e 3,3v...

 

o +5V Standby está normal e já testei todos os diodos, transistores chaveadores, vários resistores e tudo indica que estão bons... não estava conseguindo achar onde estava o problema dessa fonte, ate que ontem fazendo uma inspeção visual percebi que tinha uma bobina no secundário com algumas marcas estranhas como se tivesse sofrido aquecimento vide fotos abaixo.

 

Gostaria de saber se isso pode ser o causador do problema dessa fonte e se teria uma maneira de eu consertar ou refazer essa bobina.

 

Queria saber também se eu poderia fazer uma ponte com fio nas ligações dessa bobina só para ligar a fonte e saber se a bobina é a causadora do problema, por algum curto ou algo parecido.

 

 

IMG_7027_1.jpg

 

IMG_7074.jpg

 

IMG_7082.jpg

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...