Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador Fervendo


Thamy

Posts recomendados

Pessoal,

Faz umas duas semanas que eu troquei a placa-mãe do meu micro. E desde então, o processador está fervendo!

Utilizo o Probe, da Asus, para monitorar a temperatura. A média tem estado em 70ºC. Domingo à tarde, chegou a 77ºC.

Fiz alguns testes assim: Liguei o micro, verifiquei a temperatura, estava entre 47ºC e 50ºC. Em 10 a 15 min, a temperatura aumenta pra 70ºC.

Liguei pra assitência técnica, pra reclamar, e o técnico me disse que é normal o micro esquentar, porque o hardware atual costuma esquentar mesmo. Mas eu já dei uma verificada na internet, e aqui mesmo no fórum, e ninguém trabalha com temperatura tão alta.

Gostaria de dicas ou soluções para conseguir baixar esta temperatura, porque sei que isso está alto demais.

Meu micro:

Athlon XP 2000+, com cooler da AMD

MB Asus A7V8X-X

512Mb DDR266 Samsung

GeForce4 MX440 64Mb TV-Out

HD Samsung SP0802N 80 Gb

CD-ROM LG 52x

CD-RW LG 24x10x40

Windows 2k

Gabinete com 3 baias

Uma ventoínha de 120mm instalada na parte da frente do gabinete, meio inclinada, tocando ar pra cima.

Não entendo muito dessas coisas, não sei mais o que pensar. Acredito que possa ter a ver com a pasta térmica, mas não sei se tem fundamento.

Enfim, alguém teria uma dica pra me dar?

Obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1º Troque o seu cooler. Pegue um Vcom 19b ou 21b q custa em torno de R$35,00 e, na minha opiniao é o melhor cooler em custoxbeneficio. Mesmo sem lapidá-lo, ele ficará bem mlehor q o cooler box da amd.

2º O Asus Probe tem esse problema. ele mede a temp em uns 10ºC acima do que realmente ela está, de acordo com esse tópico http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=128871

Se o seu gabinete for de 3 baias, troque por um de 4.

No mais acho q é so

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Apollyon_antichrist@04 abr 2004, 23:29

Melhore a circulação de ar no gabinete, coloque coolers adicionais no gabinete, compre um cooler melhor pro processador.....

Não é apenas a quastão da circulação, pois ele não tinha essa temperatura antes de trocar a MB, o problema tá na plca, liga pra loja e bota a boka nos cara!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thamy, olá!

Não tá normal não......

O meu é um Athlon XP 2400+ e quando chega em 52ºC, começa a ficar lento.

Como o local que o meu micro fica não é muito adequado com relação à ventilação, tirei a tampa lateral da CPU para resolver o problema.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É espantoso como a CPU esquenta muito nessa placa-mãe,se bem q é um xp2000 palomino q tá na máq. q eu montei, está sempre nas casa do 50 e com cooler volcano 7 lapidado.

Já tinha chegado nos 60, a solução foi colocar um cooler na parte de "trás" em cima do processador(manja?) tirando ar, funcionou q é uma beleza.

Mas 70 tá muito alto, nã é Pau na placa não?BIOS ?

As vezes é melhor "tirar" o ar do q "injetar", eu vi na revista q o simples fato de mudar a direção do fluxo de ar melhora muito a temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o Ar do gabinete na realidade deveria entrar pela parte frontal do gabinete passarp pelo HD dps pasar pelo processador e a fonte faria a exauztao .. ou vice-versa .... então deve ter algum cabo ou provavelmente um flat na frnete das ranhuras da sua fonte ... que iria interferir na circulaçao de ar .. verifique e poste os resultados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ou além do cara ter q melhora a circulaçao de ar ele deve pensar q o ar qnt fica em cima!no meu eu fiz um rombo na parte de cima do lado da fonte e coloquei um cooler lá, e em caso você esteja querendo usar a temperatura adquirida do processador pode colocar uma panela também e usar ele cm fogao!!! ehauheauhea :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thamy

Bom se eu fosse você primeiro verificaria a possibilidade da atualização da BIOS porque sua placa já tem uma versão 1009, depois eu instalaria o MBM para monitorar as temperaturas, depois eu retiraria a pasta térmica e colocava uma de boa qualidade tipo AS3 ou 5... agora se isso não resolver seria bom você colocar um desses cooler Vcom 21b que é baratinho e mais confiável (mais tem que lapidar).

T+

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro: A circulação internado do ar dentro do gabinete deve ser com o ar entrando pela parte inferior frontal e saindo pela parte superior traseira, entrando pelas partes infariores laterais e saindo pelas partes superioes laterais.

Seguindo isto, você observa a melhor forma de adicionar algunas ventoinhas no gabinete, e observe também se seu gabinete já não tem locais específicos para a instalação destas.

Segundo: O fluxo correto do ar no cooler doprocessador é jogando o ar contra o dissapador de colar e não tirando o ar quente gerado no dissipador. A pressão do é fundamental para o resfriamento.

Terceiro: Coolers de processadores In-Box (Homologados AMD ou similares) não prestam, e principalmente a tira-térmica (Croma Lix ou algo assim) deve ser retirada pois não tem o mesmo efeito que a pastas térmica. Um opção seria a troca do cooler por um de melhor qualidade, e para você determinar a qualidade do cooler procure verificar o valor do CFM do cooler, da mesma forma que em processadores clock elevado não significa melhor desempanho, nos coolers velocidade elevado de RPM não significa maior descolacamento de ar (CFM). Um exemplo são os Thermaltakes Volcano 7 e 9, onde o primeiro tem velocidade máxima de 5000RPM por 53CFM de deslocamento de ar e o segundo tem velocidade máxima de 4800RPM por 75~CFM de deslocamento de ar. Lembra-se, quanto maior a pressão de ar sobre o dissipador melhor é o resfriamento.

Quarto: Nunca compre cooler com dissipador de calor feito de aluminio, sempre de preferência aos de cobre pois este material dissipa o calor quase duas vezes melhor que o aluminio.

Quinto: Verifique se sua fonte de alimentação está funcionando de forma correta, ou seja, jogando o ar de dentro para fora do gabinete. Caso esteja funcionando ao contrario você deverá desmontar a fonte e inverter a posição do ventilador interno.

Sexto: Processadores AMD Palomino, T-Bred e Barton devem funcionar a temperatura entre 45ºC e 60ºC e a temperatura máxima suporta é de 85ºC para os T-Bred e Barton e de 90ºC para os Palomino.

Observação: Os coolers mencionados (Volcanos) talves não sejam adequados para seu gabinete devido a possível localização de sua fonte de alimentação. Observe se sua fonte está em posição vertical ou horizontal, estando em vertical será necessário a troca do gabinete já que geralmente a fonte acaba ficando sobre o soquete do processador e assim sobrando pouco espaço entre ambos para a instalação do destes coolers.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu costumo corrigir esse tipo de problema, relativamente frequente, simplesmente trocando por um gabinete de 4 baias, com uma fonte melhor e um fan de 80mm atrás, sempre funciona, processador q antes ficava em 70ºC de bobeira cai pra 50º e fica em 60ºC no máximo!!!

Isso é claro, sem fazer lapidação, e nem se quer mexer no cooler...

Geralmente eles vem com cooler BOX da AMD q é uma BOOOSTA, ou uns genéricos da Mtek com apenas a base de cobre, nenhum deles é polido de fábrica, e alguns são fora de esquadro inclusive! Segundo maior problema, é a desorganização dos cabos dentro do gabinete, sempre prenda-os, deixe o ar fluir, se o ar não circular, meu, não adianta nem por 40 fans... Coloque sempre os CD-Roms dvds e gravadoras o mais alto possível! HDs, o mais baixo possível! Placas de Vídeo PCI, sempre no mais alto, e as outras periféricas o mais baixo!!!

Nunca deixe a traseira do gabinete muito ecostado na parede, nem em locais fechados, já vi cada mesa tosca q se vende por aí... normalmente deixe uns 20cm de folga na traseira, e assegure-se de que esse ar possa subir, processadores com mais de 2GHz podem ser mais problemáticos nesse aspecto se não forem ajustados corretamente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...