Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cache


rsteimetz

Posts recomendados

As cache L1 e L2 sao memorias contidas no núcleo do processador que aceleram as execuçoes das funçoes do mesmo... o valor e limitado a especificação do fabricante que serao variadas apenas dependendo do processador.

Athlon T-Bred - 64 L1 e 256 L2

Athlon Barton - 64 L1 e 512 L2

Athlon 64 - 128 L1 e 1MB L2 (se eu não me engano...)

e assim a vida segue...

O motivo da dificuldade de se ter muita dessa memoria e o alto custo e o tamanho fisico do dispositivo que alem de onerar a fabricação ocupa espaço consideravel no núcleo do processador...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rsteimetz@05 abr 2004, 14:41

OK, ISSO É O Q QUE EU SABIA! MAS ENTÃO, É IMPOSSÍVEL AUMENTAR O CACHE?????  POIS, TENHO UM CONHECIDO QUE AFIRMA QUE AUMENTA(COLOCA +) CACHE DE SUAS MÁQUINAS! ELE TÁ ME ENROLANDO?????

Mas o cache L2 (ou L3, não tenho certeza)dos processadores da AMD não fica na placa mãe (cache externo), esse não dá pra aumentar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que ele ta vendo na BIOS aquela opção Base Memory Exchange, ou algo assim, e ta confundindo com cache L2, é impossível aumentar o L2 onboard, que fica DENTRO do processador, ou seja dentro do DIE dele...

E mesmo que que seu amigo faça uma gambiarra pode queimar e inultilizar o processador se ele tentar alguma coisa que não tenha nada a ver...

Existem processadores que vem com 512KB de L2, mas só 256KB habilitados, é o caso dos Thorton, que da pra ligar as pontes e hablitar todo o L2 que ele tem...

E alguns Duron que vem com 256KB de L2 mas só 64KB habilitados... que eu saiba são só estes...

falou!

(Hehe, mensagem n° 666) :devil:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara l3 de cache ficava na placa-mãe supersocket 7 pros processadores K6II e K6III, bom as vezes o que confunde a cabeca das pessoas é esse nome cache porque tem gente que chama os temp da internet de cache, se for isso ele pode aumentar quando ele quiser...

quanto a aumentar a cache de L1 e L2 se ele tiver um 486 de repente é verdade se não é mentira. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente... os processadores antigos não tinham cache dentro dele mesmo mas na placa-mãe, que tinha um slot proprio para instalação de cache adicional, quanto cache na placa-mãe, sao caches para configurações próprias dela e como já vem soldado no pcb e não tem nenhum slot para expansao... não tem como aumentar... e no caso de processadores, os que tem mais cache porém desabilitados seria os Duron Applebred que possuem 256 de L2 porém tem apenas 64k habilitado e os AXP Thortons com os 512 porém com 256 habilitados!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Renatomarcelino@05 abr 2004, 15:56

Exatamente... os processadores antigos não tinham cache dentro dele mesmo mas na placa-mãe, que tinha um slot proprio para instalação de cache adicional, quanto cache na placa-mãe, sao caches para configurações próprias dela e como já vem soldado no pcb e não tem nenhum slot para expansao... não tem como aumentar... e no caso de processadores, os que tem mais cache porém desabilitados seria os Duron Applebred que possuem 256 de L2 porém tem apenas 64k habilitado e os AXP Thortons com os 512 porém com 256 habilitados!

Atualmente as placas mães não utilizam mais cache externo? só o L1 e o L2 (interno)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...