Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estou Correndo Risco?


marcos_vargens

Posts recomendados

Seguinte galera, eu tenho a config da assinatura. Andei vendo que os valores mostrados no AIDA32 e no MBM5 andam meio diferentes do normal. A maquina funciona normal, não trava, não da boot nem nada. já tentei fazer overclock e meu impecilho foi a temperatura. Só que eu vi alguns casos que a fonte foi responsavel por detonar o equipamento todo. Dai fiquei olhando minha config e pensando nessa fonte que veio com o gabinete. É uma ViewTech 500w (gabinete tambem). O problema é que está na garantia e quando comprei o gabinete o cara falou que não poderia vender sem ela. E todas as lojas vendiam com a fonte. Ou seja, podia levar o gabinete e deixar a fonte se eu quisesse mas ia pagar por ela de qualquer jeito. Nessa loja consegui um desconto, portanto se eu estiver correndo risco mesmo, acho que vale a pena comprar outra, mas por outro lado senão tem risco fico com ela até queimar dai posso pegar outra melhor descontando o preço dessa. Esse é meu dilema:

Valores de voltagens:

Núcleo CPU 1.66 V

CPU Auxiliar 1.66 V

+3.3 V 3.23 V

+5 V 4.73 V

+12 V 12.67 V (MBM5 mostra 11.98 V)

-12 V -12.59 V (MBM5 mostra 12.45 V)

-5 V -4.58 V (MBM5 mostra 5.04V)

Valores no rotulo da fonte:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www16.brinkster.com/apostdown/CH/amperagem2.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Se baseando nos valores dessa fonte qual eu escolho?

1 - Espero ela queimar? Dai compra uma melhor com desconto dessa.

2 - Se ela queimar leva o resto junto. Compra outra fonte logo e encosta essa.

3 - Ela não vai pifar, se está boa pra que trocar?

Me ajudem por favor não entendo o suficiênte sobre o assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MArcos,

o assunto sobre fontes está começando a ficar importante e, infelizmente, por medo de prejuízo futuro, ou por prejuízo já consumado!!! Quantos já perderam componentes, sem saber que o responsável principal é a fonte? No Brasil as coisas são realizadas geralmente pelo lado financeiro, sendo que o lado técnico foi muitas vezes esquecido. Como diz o Gabriel Torres, tem muito micreiro montando computador sem qualquer parâmetro, e muitas vezes, vale a pena, por causa do atendimento e da segurança, adquirir um computador montado por uma HP ou Dell; você fica restrito por não poder fazer um upgrade da máquina, mas fica tranquilo, pois está tudo dimensionado pra funcionar bem!

Com relação à tua pergunta, quem é o fabricante da fonte?

O que diz a etiqueta colada na lateral da fonte (abra o gabinete!!), com relação Às amperagens das linhas.

você deu toda a configuração da tua máquina. Entre no link abaixo, vá adicionando os componentes que você tem, e no final, veja qual a potência mínima teu sistema necessita. Não deixe de ver na tua fonte quais as amperagens que cada linha de tensão te fornece...

Cálculo de Potência

Se você esperar a fonte queimar pra trocar, pode ser que a fonte acabe levando junto algum componente de hardware...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já fiz esse teste a um tempo atrás, ta em 348Watts + ou -. Eu resolvi postar aqui porque ela não está dando nem sinal de que não está aguentando. já fiz overclock e a maquina bootava. Eu até achei que fosse a fonte, dai resolvi mexer nos tempos das memorias. Pimba!!! parou de bootar. já joguei 1.80 de vcore e ela nem deu sinal de dar problema. Claro que não deixei rodando mais que 2 horas assim, mas como não entendo do assunto não quero arriscar o equipamento todo por causa da fonte. Mas uma decente ta custando R$200,00 senão mais. As genéricas eficiêntes está em torno de R$80,00. Para trocar a minha que não está dando problema até agora por uma dessas genéricas eficiêntes não sei se vale a pena. Não achei nada relacionado a essa fonte que tenho. E sendo de gabinete não acho que da para confiar. Vou ver as amperagens e posto aqui.

Eu já perdi um HD e uma placa mãe com um P200 mhz. Foi a muito tempo atrás. Troquei a fonte e nunca mais tive problema. Mas troquei por uma troni na época. Mas pelo que pude ver lendo o forum uma Troni tambem não é recomendada para meu caso. Confesso que estou indeciso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom,

pelas amperagens da tua fonte de 500W:

3,3 x28= 92.4W

5,0 x30 = 150W

12,0 x18=216W , e somando os 3 valores

você tem um total 458,4W.

Uma fonte Seventeam de 400W (ou seja 'menos potente que a sua) nos dá

3,3 x 20A= 66W

5,0 x 35A= 165 W

12,0 x 22A=264W ,

com um total de 495W. Ou seja, a fonte da Seventeam menos potente, já´é mais potente na soma das linhas do que uma fonte genérica View Tech de 500W. Não te parece estranho?

Considera-se também que as fontes disponibilizam apenas 70% do valor total de potência, e assim:

View Tech 500W = 458,4 x 0,7 = 320,88 W (?)

Seventeam 400W = 495 * 0,7 = 346,50 W. (!)

Acho que você não deve confiar muito na sua fonte View Tech. Faça o cáculo semelhante para uma fonte Enermax modelo 465X-VE, e você verá a diferença

(3,3V=36A; 5,0V=36A; 12,0V=33A).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava desconfiado que ela ia para o espaço. Mas veja que ela tem uma garantia (porcaria). Eu so acelerei o processo para não perder o desconto. Apósto que ela queimaria depois da garantia (foi projetada para isso). Mas valeu. A inteção é que vale. Vou comprar uma decente e vou usar sua conta pra fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...