Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
e-spyko

Aproveitando Driver Cd-rom

Recommended Posts

Estou pensando em pegar minha unidade de cd-rom, aposentada e colocar-lá para tocar cds de música como um discman!

Já tenho as seguintes ideias:

1- Irei cortar de uma fonte antiga um plug daqueles de ligar hd, cd-rom (não sei o nome)

2- Irei colocar 4 pilhas de 1,5v (cada pilha) logo, 4 x 1,5 = 6v (a tensão do leitor de cd é 5,5v).

° no cabo de força da Fonte, exitem 4 outros cabinhos que não sei o que reprentam. Em quais cabos devo ligar as pilhas?

° Vou precisar de algum método para diminuir a tensão das pilhas que juntas fazem 6v, eu apenas preciso de 5,5v

¡Enjoy!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Guilherme, uma vez eu encontrei neste site um arquivo ensinando como a gente colocar um drive de cd-rom para ser usado como tocador de cd de carro, acho que as instruões desse arquivo poderá te ajudar e também ajudar a incrementar sua ideia. Espero que você consiga.

Ryane :bandeira:

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • é eu já ví esse, inclusive é do CH. Mas preciso criar uma forma de regular a tensão de 6v das pilhas para 5,5v. E além disso saber se há alguma frescura em usar pilhas no lugar de corrente eletrica das tomadas (tem umas frescuras dessas ai...)

Compartilhar este post

Link para o post

Cara resolvendo isso, fala aí como foi feito...

Fiquei interessado.... :zoio:

Um abraço

Kreig-Vampire

Compartilhar este post

Link para o post
    Postado Originalmente por guilhermemelotudo@06 abr 2004, 13:16

E além disso saber se há alguma frescura em usar pilhas no lugar de corrente eletrica das tomadas (tem umas frescuras dessas ai...)

Por acaso você está falando em Corrente Contínua e Alternada!?

B)

Compartilhar este post

Link para o post

você vai precisar de 8 pilhas, pois o drive de cd-rom funciona tanto com 12 volts quanto com 5 volts (fios amarelo e vermelho, respectivamente). Os 2 fios pretos você junta eles e liga no pólo negativo.

Agora para obter os 5 volts você usa 4 pilhas, mas aí daria 6 volts, seria bom você fazer uma pergunta na área de Eletrônica para te ajudarem. Boa sorte com seu projeto! :-BEER

Compartilhar este post

Link para o post
    Guest Edgar Serra

Tópico movido para Fórum mais adequado.

De Hardware - Outros para Gravadores e Leitores.

Compartilhar este post

Link para o post

Saudação Comunidade!

Galera que magavilha essa de fazer os cdrom virar tocador de cd de carro!!!

Agora kd os cara que fizeram isso!

Acho que o Clube Poderia disponibilizar estas matérias pra gente poxa!

porque na crise que estamos hoje! não tem como comprar um tocador de cd pro carro né e ainda sim continuar com o toca fita que não toca $%#$ nenhuma!

Se poderem indicar ai onde a gente poder fazer isso!

"Ficariamos" gratos!! Ficariamos no plural - pra quem interessar fazer tocador de cd no carro Valeu! :bandeira:

Inté! Fiquem Com DEUS!

:palmas:

Compartilhar este post

Link para o post
    Postado Originalmente por <STC>Pomarolli<STC>@20 abr 2004, 08:47

Saudação Comunidade!

Galera que magavilha essa de fazer os cdrom virar tocador de cd de carro!!!

Agora kd os cara que fizeram isso!

Acho que o Clube Poderia disponibilizar estas matérias pra gente poxa!

porque na crise que estamos hoje! não tem como comprar um tocador de cd pro carro né e ainda sim continuar com o toca fita que não toca $%#$ nenhuma!

Se poderem indicar ai onde a gente poder fazer isso!

"Ficariamos" gratos!!* * Ficariamos no plural -* pra quem interessar fazer tocador de cd no carro Valeu! :bandeira:

Inté! Fiquem Com DEUS!

:palmas:

já existe uma materia explicando como:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/746

Compartilhar este post

Link para o post
    Postado Originalmente por psYco@06 abr 2004, 13:16

é eu já ví esse, inclusive é do CH. Mas preciso criar uma forma de regular  a tensão de 6v das pilhas para 5,5v. E além disso saber se há alguma frescura em usar pilhas no lugar de corrente eletrica das tomadas (tem umas frescuras dessas ai...)

não é 5,5 e sim 5V!

você tera q comprar uma "pecinha" que transforma 12V em 5V

Na materia mostra direitinho!

falou

Compartilhar este post

Link para o post
    Postado Originalmente por e-psYco@06 de abril de 2004, 13:04

é eu já ví esse, inclusive é do CH. Mas preciso criar uma forma de regular  a tensão de 6v das pilhas para 5,5v. E além disso saber se há alguma frescura em usar pilhas no lugar de corrente eletrica das tomadas (tem umas frescuras dessas ai...)

A frescura que você falou deve ser a respeito de corrente continua ou alternada, mas no caso acho q você não vai ter este problema porque os componentes do pc utilizam corrente contínua (proporcionada pela fonte que transforma a corrente alternada da tomada para continua) e se não me engano as pilhas tb usam corrente contínua, o problema agora é só conseguir a tensão ideal (5,5 ou 5 v)

Compartilhar este post

Link para o post

Estou tentando fazer esta adaptação para ligar o drive ao meu aparelho de som... (Um R-Aiwa NSX999-MK2) comprei o regulador de tensão 7805 (12 > 5) fiz a ligação e o drive fica com o led piscando e não abre nem opera (logicamente).

Estou utilizando uma fonte de 12 v (de camelô mesmo...)

Alguém sabe qual o problema?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom cara, é o seguinte, os leitores de cd's trabalham com corrente continua e aceitam uma variação de tensão de aproximadamente 10%, logo se o leitor é 12v e 5v, serão aceitas voltagens de 13,2v e 5.5v a mais, logo tb são aceitas voltagens de 10,8v e 4,5v. no caso de fazer isso como discman, ficará meio inviável, porque as pilhas gastam muito rapidamente, se for para usar em casa como cd player é só comprar um transformador 120v p/ 12v e 120v p/ 5v e ligá-los a entrada de energia do cd/rom. Os cabos da fonte representam: amarelo=12v, vermelho=5v, e pretos são terras (-), seria mais legal adaptálos a um carro, só seria preciso de um transformador de 12v p/ 5v, assim você ligária os fios do carro (12v claro e direto da bateria), liga o positivo na onde seria o fio amarelo e o negativo no conector ao lado (na onde seria o fio preto). Ai é só fazer o mesmo com o transformador de 5v, ligá-lo a bateria (negativo e positivo) e conectar as saidas do transformador ao cd rom (vermelho=positivo do transformador, e preto=negativo). Para fazer isso, recomendo, que isole muito bem os fios para não haver curto circuitos, e também, use cd roms que tenham os comandos na sua frente (play,>>,<<,stop e eject) pois com outros modelos não é possível, pois os mesmos são comandados por software (computador).

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Postado Originalmente por Jhon_c800@10 de abril de 2005, 21:54

Bom cara, é o seguinte, os leitores de cd's trabalham com corrente continua e aceitam uma variação de tensão de aproximadamente 10%, logo se o leitor é 12v e 5v, serão aceitas voltagens de 13,2v e 5.5v a mais, logo tb são aceitas voltagens de 10,8v e 4,5v. no caso de fazer isso como discman, ficará meio inviável, porque as pilhas gastam muito rapidamente, se for para usar em casa como cd player é só comprar um transformador 120v p/ 12v e 120v p/ 5v e ligá-los a entrada de energia do cd/rom. Os cabos da fonte representam: amarelo=12v, vermelho=5v, e pretos são terras (-), seria mais legal adaptálos a um carro, só seria preciso de um transformador de 12v p/ 5v, assim você ligária os fios do carro (12v claro e direto da bateria), liga o positivo na onde seria o fio amarelo e o negativo no conector ao lado (na onde seria o fio preto). Ai é só fazer o mesmo com o transformador de 5v, ligá-lo a bateria (negativo e positivo) e conectar as saidas do transformador ao cd rom (vermelho=positivo do transformador, e preto=negativo). Para fazer isso, recomendo, que isole muito bem os fios para não haver curto circuitos, e também, use cd roms que tenham os comandos na sua frente (play,>>,<<,stop e eject) pois com outros modelos não é possível, pois os mesmos são comandados por software (computador).

Brigado por sua excelente ideia!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais