Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Urgente!não Está Desligando O Windows!


Tiagors

Posts recomendados

:muro: Olá pessoal! Estou precisando de ajuda! O problema é o seguinte:

Quando eu clico em iniciar/desativar, o Windows ao invés de desligar, apenas fecha o anti-vírus(ìcone de inicialização do Norton), e também fecha o ìcone de inicialização do meu modem.

Ou seja, para eu conseguir desligar o computador, eu tenho que repetir a operação de Iniciar/desativar. O que eu faço??? Ele sempre desligou normalmente. Fui no painel de controle e opções de energia, e vi que a opção de desligar está marcada. Estranho não é????

Me ajudem!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O seu WinXP não desliga corretamente?

Janeiro, 2003

Em computadores ATX (notebooks ou CPUs com botão de apertar ao invés do botão liga/desliga) o Windows permite o seu desligamento por completo. Para isso é necessário que ele detecte essa característica na placa-mãe e - ao contrário do que muitos pensam - o desligamento também é possível em micros que não estão configurados como ACPI ...

O ideal é que o seu micro esteja configurado como ACPI: vá em Painel de Controle (Control Panel) > System (Sistema) > Hardware > Gerenciador de Dispositivos (Device Manager) > duplo-clique em Computador (Computer) e veja se ele está configurado como "Interface de energia e configuração avançada (ACPI) PC (Advanced Configuration and Power Interface (ACPI) PC)" ou Computador Padrão (Standard PC). Se ele estiver configurado como Computador Padrão, restarte o WinXP, entre na BIOS do micro e habilite o APM (Advanced Power Management).

O principal motivo para o shutdown (desligamento) não funcionar no WinXP é o uso de drivers não-certificados pela Microsoft, que impedem o acionamento do Desligamento, Hibernação e Standby. Vamos às soluções:

1. Desabilite a Reinicialização automática do WinXP, pois se estiver ocorrendo um erro durante o shutdown, o micro rebootará: vá em Painel de Controle (Control Panel ) > Sistema (System) > Avançado (Advanced) > botão Cinfigurações em Inicialização e Recuperação (Startup and Recovery) > desclique a opção Reiniciar automaticamente (automatically Restart) na área Falha do Sistema (System Failure) ...

2. Desabilite o ACPI na BIOS do seu micro, pois se o ACPI da sua BIOS tiver um bug ou não seguir 100% o padrão estabelecido, o WinXP é afetado por isso ...

3. Verifique o NT Apm/Legacy Interface Node indo em Painel de Controle (Control Panel) > System (Sistema) > Hardware > Gerenciador de Dispositivos (Device Manager) > menu Exibir (Show) > Mostrar dispositivos ocultos (Show hidden devices). Se aparecer a opção NT Apm/Legacy Interface Node, dê um duplo-clique nela e habilite-a. Se essa opção não aparecer, ignore essa dica ...

4. Verifique os drivers que não têm assinatura digital da Microsoft.

Estes drivers normalmente são os responsáveis por impedir o desligamento do WinXP (um dos aplciativos mais "tradicionais" que após ser instalado impede o desligamento correto do WinXP é o Easy CD Creator). Clique no botão Iniciar (Start) > Executar (Run) > digite "Sigverif" (sem as aspas) e tecle <enter>. Este (desconhecido) aplicativo verifica os drivers instalados no computador e lista aqueles que não têm assinatura digital.

Com a lista dos drivers e arquivos que não têm assinatura digital, você deve checar qual é o periférico que está utilizando-o - pois dessa maneira você poderá procurar por drivers atualizados que não causam esse problema. Como exemplo, utilizamos o arquivo ptserial.sys mostrado na lista à direita criada pelo programa, pois normalmente os driver localizados na pasta \Windows\system32\drivers são os mais críticos em relação ao funcionamento do Windows (sempre comece a verificar os drivers desta pasta):

A. Verifique o nome do arquivo e a pasta aonde ele se encontra (ptserial.sys em c:\Windows\System32\drivers neste exemplo)

B. Vá até a pasta em questão e localize o arquivo. Clique com o botão da direita do mouse no arquivo > menu Propriedades (Properties) > Versão (Version).

C. No caso do arquivo ptserial.sys, o campo Descrição (Description) indica que o driver é do HSP Modem Serial Device Driver for NT 5.0 fabricado pela PCTEL, conforme você vê na imagem à esquerda. Sabendo disso, você está à par que o seu modem pode estar causando esse problema e com isso você deve procurar um driver diferente para ele.

Uma maneira simples de confirmar a "culpabilidade" do periférico ou software em relação ao problema de desligamento do WinXP é retirando-o do micro (ou desabilitando-o na BIOS caso ele seja onboard) ou desinstalando o software e verificando se o WinXP desliga normalmente. Se ele desligar, o driver do periférico em questão é o responsável pelo problema ...

OBSERVAÇÕES:

- Os perféricos e aplicativos conhecidos por causar esse problema no WinXP (e também no Win2000) são: Easy CD Creator, DirectCD, Nero, WinOnCD, Sound Blaster Live ! e placas de vídeo baseadas no chipset Kyro II

- Se durante o shutdown o WinXP travar com os erros STOP 0000009F, DRIVER_POWER_STATE_FAILURE, STOP 0x0000001E: KMODE_EXCEPTION_NOT_HANDLED ou STOP 0x000000D1: DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL, isso indica um problema GRAVE de compatibilidade do driver com o WinXP, podendo inclusive impedir que o sistema operacional funcione normalmente ...

5. Desabilite a opção para ativar o computador em placas de rede indo em Painel de Controle (Control Panel) > System (Sistema) > Hardware > Gerenciador de Dispositivos (Device Manager) > duplo-clique na sua placa de rede > Gerenciamento de energia (Power management) > Desclique a opção "Este dispositivo pode ativar novamente o computador (Allow this device to bringteh computer out of standby) ...

6. Se a sua placa de vídeo é baseado no chipset nVIDIA, desabilite o Serviço Nvidia Helper: vá em Painel de Controle (Control Panel) > Ferramentas Administrativas (Adminstrative Tools) > Serviços (Services) > duplo-clique em NVIDIA Driver Help > em Tipo de Inicialização (Startup type) escolha a opção Desativado.

Se mesmo assim o problema não for resolvido, faça uma atualização da BIOS do seu micro ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:######: Valeu pela ajuda PC400! Mais infelizmente não deu cero. Tentei fazer todas as dicas que você me passou, mas não obtive êxito. Meu computador está funcionado normalmente, tanto que esse problema aconteceu de uma hora para outra. Até pensei que fosse vírus;passei o scan do Norton e ele não encontrou nada. Por incrível que pareça, esse problema apareceu depois que eu abri um e-mail que se referia a página do humortadela.com.br. Nesse e-mail tinha um arquivo que se dizia ser um cartão para mim. Visto que no download do e-mail não foi encontrado nenhum vírus eu executei o arquivo que se chamava tadela.exe, não me lembro direito, e quando eu pedi para abrir o arquivo, o windows me avisou sobre o certificado,etc... mesmo assim eu abri. Só que não abriu nada logo, pensei logo em vírus.

Resumindo: Não sei se foi esse o problema.

O meu grande problema é que ao ínves de desligar o computador, como sempre ocorreu, apenas é fechado o ícone do Norton e ícone do modem, restando apenas o ícone do áudio e discadorda ADSL.

Você tem + alguma alternativa para solucionar o meu problema???Se tiver eu agradeço. Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Tiagors@07 abr 2004, 01:01

:######: Valeu pela ajuda PC400! Mais infelizmente não deu cero. Tentei fazer todas as dicas que você me passou, mas não obtive êxito. Meu computador está funcionado normalmente, tanto que esse problema aconteceu de uma hora para outra. Até pensei que fosse vírus;passei o scan do Norton e ele não encontrou nada. Por incrível que pareça, esse problema apareceu depois que eu abri um e-mail que se referia a página do humortadela.com.br. Nesse e-mail tinha um arquivo que se dizia ser um cartão para mim. Visto que no download do e-mail não foi encontrado nenhum vírus eu executei o arquivo que se chamava tadela.exe, não me lembro direito, e quando eu pedi para abrir o arquivo, o windows me avisou sobre o certificado,etc... mesmo assim eu abri. Só que não abriu nada logo, pensei logo em vírus.

Resumindo: Não sei se foi esse o problema.

O meu grande problema é que ao ínves de desligar o computador, como sempre ocorreu, apenas é fechado o ícone do Norton e ícone do modem, restando apenas o ícone do áudio e discadorda ADSL.

Você tem + alguma alternativa para solucionar o meu problema???Se tiver eu agradeço. Muito obrigado.

Cara, depois que isso aconteceu comigo , eu fiquei muito ###### .... mais o meu funcionou....

O pior que estas sao as unicas soluções para o problema !

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí PC400 beleza? Consegui arrumar aquele problema. Como eu tinha suspeitado era vírus, daqueles que chegam como um "cartão virtual". O nome do vírus era "tadela.exe"e o pior que quando ele chegou o Norton não detectou nada!

Depois que eu consegui remover o vírus, não tive nenhum problema para desligar o Windows. Comigo, é a primeira vez que acontece isso e agora não sei o que fazer, porque até pensei em formatar, mais tô em dúvida. Não sei se o vírus corrompeu o meu Windows, deixando alguma coisa,ainda estou testando o computador para ver se ainda está com algum defeito. O que você acha??Formatar ou não???Valeu!!! :chicote:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Tiagors@08 abr 2004, 09:57

E aí PC400 beleza? Consegui arrumar aquele problema. Como eu tinha suspeitado era vírus, daqueles que chegam como um "cartão virtual". O nome do vírus era "tadela.exe"e o pior que quando ele chegou o Norton não detectou nada!

Depois que eu consegui remover o vírus, não tive nenhum problema para desligar o Windows. Comigo, é a primeira vez que acontece isso e agora não sei o que fazer, porque até pensei em formatar, mais tô em dúvida. Não sei se o vírus corrompeu o meu Windows, deixando alguma coisa,ainda estou testando o computador para ver se ainda está com algum defeito. O que você acha??Formatar ou não???Valeu!!! :chicote:

Se você não notar nada de diferente , não formata ...

agora se sentir perda de desempenho , formata sim !

falou !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...