Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa Atx não Liga Pela ManhÃ


Visitante

Posts recomendados

Bom dia, trabalho numa empresa que tem 32 máquinas, sendo que a maioria delas, pela manha....não ligam, (só as ATX)

o fato de não ligar que eu falei, é não ligar mesmo, quero dizer, pressiona-se o power, e não dá sinal algum, como se estivesse descinectada da tomada, o que eu faço...bem abro a CPU e coloco um jumper entre o fio verde da fonte (ATX) e qualquer fio preto da fonte, fazendo assim que ela ligue diretamente, e deixo funcionar por alguns minutos, aí é só tirar o jumper, e feixar a CPU e tá pronto...

aí a chave de power funciona perfeitamente, mas amanhã demanhã tem mais computadores assim, normalmente, todas as segundas-feira sao assim, acho que é devido ao fato de a empresa que eu trabalho ser um PORTO, e esssass 32 máquinas estarem a menos de 1Km da agua do mar, será que é isso? ou é porque fica algum tempo sem ligar>?

poxa, se alguém já pegou esse defeito e já encontrou solução, pode me dar um toque???? desde que não seja trocar a placa-mãe, né...

Osvaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro tony, sou técnico em eletrônica e em eletrotécnica, e já fiz os procedimentos necessários pra me assegurar que não há mal contato e nem defeito nas microswths, entende?

esse problema existe e não nem mal contato e nem as chaves de power...

mas mesmo assim obrigado pela ajuda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por osvaldcd@06 abr 2004, 09:15

Bom dia, trabalho numa empresa que tem 32 máquinas, sendo que a maioria delas, pela manha....não ligam, (só as ATX)

o fato de não ligar que eu falei, é não ligar mesmo, quero dizer, pressiona-se o power, e não dá sinal algum, como se estivesse descinectada da tomada, o que eu faço...bem abro a CPU e coloco um jumper entre o fio verde da fonte (ATX) e qualquer fio preto da fonte, fazendo assim que ela ligue diretamente, e deixo funcionar por alguns minutos, aí é só tirar o jumper, e feixar a CPU e tá pronto...

aí a chave de power funciona perfeitamente, mas amanhã demanhã tem mais computadores assim, normalmente, todas as segundas-feira sao assim, acho que é devido ao fato de a empresa que eu trabalho ser um PORTO, e esssass 32 máquinas estarem a menos de 1Km da agua do mar, será que é isso? ou é porque fica algum tempo sem ligar>?

poxa, se alguém já pegou esse defeito e já encontrou solução, pode me dar um toque???? desde que não seja trocar a placa-mãe, né...

Osvaldo

pode ser pelo fato do botao de power não dar a resistencia necessario pra ligar donte FRIA... aqui acontecia isso com um outro gabinete onde o reset não funcionava em uma placa-mãe por causa disso, e em outra funcionava normal..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ô pessoal, obrigado pelo tempo dispensado, mas o problema que eu encontro aqui, não é tão obvio assim, se assim o fosse, eu teria encontrado...

como já falei, não se trata de mal contatos ou chaves que não funcionam direito...pois tem vezes que eu chego a trabalhar com ela fora do gabinete, na bancada do laboratório...com fonte do laboratório (analítica) e mais nada conectado, só o monitor, teclado, processador (do laboratório), memória (do laboratório) cooler, só pra refrigerar e em ambiente climatizado a 20ºC.

O que ocorre é que ele vai esquentando (é o que me parece) e aí libera a conexão do power, pois logo pela manhã, ele reage como se não estivesse alimentado pelo 5Vcc, porém, está...

pois é...essa é a minha dúvida...se alguém poder me dar uma dica, posta aí...

abraços...

Osvaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo...

o laboratório fica sim no porto, porém, é uma sala climatizada e com controle de umidade do ar, entende?

e bem, das 32 máquinas, 18 sao AT, não apresentam problemas, as outras sao ATX, dentre estas 14 ATX, 11 apresentam o mesmo problema, que acentua nas segundas feiras pela manhã...pelo fato de não haver expediênte no escritório no fim de semana...

Obrigado

Osvaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eletrônicamente falando, todo botão que não faz um " click " ( quero dizer não fecha/agarra contatos) na eletrônica funcionam como um circuito flip-flop biestável. Antes pensar que estou viajando siga o este raciocinio: Se ele é um biestável, ele precisa de um pulso para sair da condição de standby,( na condição standby sabemos que o circuito sempre está alimentado ); ou seja ele sai da condição quando você presiona power/off do seu pc. O jumper está sendo um " pulso manual " no bichinho, ai beleza ele funciona um tempo necessário fazer o warn-up do circuito e tudo bem.

Segundo meu raciocinio eu verificaria a fonte.

Parece uma linha de pensamento meio loca concorda? porque ai você tem problema em 14 fontes ( coisa de maluko ) mas cara, veja bem, o que seria dos técnicos em eletrônica sem esses defeitos ? Trocar placa é fácil.... :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo VENON, estou utilizando fonte estabilizada analítica de laboratório, e é infalível, pelo menos até agora...mas porém, tenho certeza que esta fonte (do LAB) está normal...o que tenho é realmente um defeito nas placas mãe...

só que como já dito, realmente eu não quero simplesmente trocar as placas, entende? gostaria mesmo de poder consertá-las.

agora pela manhã, eu estou tentando fazer um esquema elétrico de um circuito de power on, de uma placa que eu tenho aqui, já velhinha, pra poder me auxiliar no futuro com esses problemas, mas descobrí, que é bem mais difícil do que eu imaginava, por se tratar de placas com várias camadas...

eu pensei que fosse como antigamente, que as placas eram só dupla face, como as placas de dispositivos comuns, tipo modens e vídeo e de rede etc...

descobrí que elas agora vêm com 4 faces condutivas...

elas são montadas assim, 2 placas finas dupla face perfeitamente coladas a uma placa isolante dos dois lados...o que gera um problema gigante pra quem quer seguir os pontos afim de fazer algum reparo...a placa fica assim...

descrevendo as faces: condutor / isolante / condutor / isolante / condutor / isolante / condutor...

aí meu caro, fica mesmo bem difícil seguir a linha defeituosa...né?

os meus problemas ainda persistem, estou avançando no analise, mas é lento...

fica a pergunta, neste site do Sr. Gabriel, tem pra vender CDs com vários manuais de diversar placas mãe, será que estes CDs, têm os esquemas destas placas ou somente manuais de ligação e configuração.

qualquer ajuda é importante pra mim, mas se alguém conseguir um local ou alguém que tenha esquemas de placas mae, ficaria eternamente grato, pois não vejo a menor chance de eu fazer um esquema do circuito que estou trabalhando, como antigamente eu fazia...

desde já agradeço a todos...

abraços

Osvaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:muro:Olá colega,já tive varios problemas com placa mãe e o meu primeiro procedimento para resolver problemas como esse é retirar a pcb do gabinet e dar uma boa lavada com àgua e detergente neuto,depois ou seco com jato de ar,e dou uma boa aquecida com soprador termico.

Por incrivel que pareça já resouvi varios problemas intermitentes dessa maneira.

Espero ter ajudado,um abraço do Rony!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Amigo para a fonte ATX ligar ela precisa de nivel lógico 0 (GND), no fio verde que é o que você realmente garante quando você aperta o botão power no gabinete este coloca nivel lógico 0 pela motherboard e a fonte liga, provavelmente as motherboards devem ficar com algum transiente que não consegue gerar este nivel 0, tente deixar as máquinas fora da energia elétrica no fim de semana, ou verifique o sinal de terra da rede.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já vi várias PC CHIPS M810 com esse problema...

aqui no sul, onde é muito frio ( e úmido no inverno)é normal isso acontecer... tem gente q deixa o ar cond alguns minutos ligados até ligar a máquina, ou simplesmente passa um secador de cabelo pra aquece-la.

pode ser umidade concentrada próximo as ligações do conector ATX da fonte...

Bom, só o q eu faço é desejar boa sorte...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, muito obrigado pela ajuda...

Bom o lancee é o seguinte...

a fonte quando alimentada e em stand by, gera 5,2Vcc no pino roxo e 3,2Vcc no fio verde. Bem, o pino de 5,2Vcc alimenta o CI flip-flop de warn up que no caso da PCSHIPS é o (texas) 22d79jk +b no pino 14, tendo essa tensão nesse pino, a fonte está alimentando o circuito de stand by perfeitamente, dando um pulso entre o pino 13 e o terra (chassi) da placa, deverá zerar o pino verde da fonte aterrando-o e forçando esse pino a obter nivel 0, a partir daí a placa liga...

no pino 13 deste CI, tem um capacitor SMD 47nf e um resistor de 51Kr, bem o fato é que esse resistor (SMD) estava alterado e dando uma resistência de 220Kr, gerando o meu problema dee demanha, quando eu dava o puso na chave power - on a corrente que passava por essa resistência era muito menor do que a nessessária pra ligar...porém, quando o sistema se aquecia a impedãncia deste resistor diminuia, deixando passar a corrente adedquada e BINGO...ligava...

o que ocorre, é que no pino 13 tem que se injetar uma tensão próxima ou igual a zero pra podeer baixar a diferença de potencial do pino verde 3,2VCC...

bem troquei o resistor na sesta feira...hoje é segunda feira com chuva e frrio...clima adequado pra dar o deefeito referido...

e bem...só um toque no power on e funiconou...

bom resolví uma das 11 placas...agora só tenho 10 com defeito...não é o máximo???

agradeço a todos...

espero que meu relato tenha ajudado alguém, pois deescobrí com muito empenho...chegava a sonhar com esse dedfeito...e afinal dee contas...salvei uma plaquinha...

Osvaldo do nascimento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:-BEER

Boa noite Osvaldcd.

Estava acompanhando sua luta sobre o reparo desse defeito, mas o que achei interessante foi o fato de ser 11 placas com defeito. Isso vem provar que o problema é um defeito de fábrica. Acredito que as outras máquinas devam estar com o mesmo problema, ou seja, esse resistor que você achou alterado. Pela minha experiência, acredito que o problema não deva ser umidade, uma vez que o resistor é específico, se fosse o caso , outros estariam também alterados. Estou com um problema em minha placa mãe M810. Todos os dias quando ligo meu micro, tenho que cair no Setup e configurá-lo novamente, pois recebo a mensagem de bateria fraca. Na verdade a bateria está boa, e já troquei por via de dúvidas duas vezes, mas neca, tudo continua na mesma. Será que o amigo tem alguma dica para me dar? Pensei nos capacitores eletrolíticos que compõem o CMOS, mas a solda é eletrônica, e também recai no caso das linhas de impresso serem duplas e internas, aí fica difícil de substituí-los se fosse o caso, já pensei em até jampeá-los por cima do impresso, mas tenho receito de danificar a placa mãe, pois mesmo do jeito que está , pelo menos consigo trabalhar com meu micro. Se tiver alguma dica, será bem aceita. Obrigado.

Pesquisador de Niterói-RJ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por WarriorXP@23 abr 2004, 13:39

Atualize a bios!!!

cara... não tem nada a ver isso...

acontecia isso muito comigo (inclusive em fontes ATX), em dias de chuva piorava, tinha que tentar várias vezes antes de conseguir... acho que é umidade (bem provável) e acredito que isso não seja problema da fonte em si e sim da energia (instalação do local, fiação,etc)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixe ver se eu entendi :tantan: você tenque abrir as Cpus e tipo fazer um curto não?? Seria mais ou menos oke o botão de power faz, só num esquema diferente, está ligação que você faz quanto tempo você deixa? Pois uma solução seria fazer o seguinte( Não é uma solução mas um quebra galho :priv: ).

* Se você colocar um interuptor externo para fazer está ligação manual??

* Ou seja teria 2 botões para ligar o micro pela manha!!

Se o micro não ligar na primeira o funcionario pressiona o segundo botão pelo tempo que você definir e logo após da a partida normal... Posso não resolver o seu problema mas até você descobrir oke está acontecendo é um bom quebra galho para você não se incomodar enquanto não encontra a solução!!!

Um Abraço :palmas: (Espero ter ajudado poste alguma coisa sobre minha dica)

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!