Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Depois Que Limpei O Cmos, O Micro Não Inicializa


Visitante

Posts recomendados

AMIGOS

Estou com uma maquina de um cliente que tem a seguinte configuração:

placa-mãe M756 t+, PC-133 da PC Chips, P3-850 Mhz (processador no Slot 1), 64 MB de ram.

Aconteceu o seguinte:

O cliente tinha fuçado no Setup, e o micro estava travando direto, como eu não achei qual a opção do Setup que ele tinha alterado, resolvi limpar o CMOS.

Com o gabinete aberto, mudei o jamper de posição, tentei ligar a maquina mas ela não ligava.

Esperei uns 5 segundos, e mudei o jumper para a posição normal, e quando eu fui ligar o micro, ele dá um bip (indicando o boot), e fica travado na primeira tela onde ele testa o processador.

Ao invés dele aparecer Pentium III - 850 Mhz, ele só aparece Pentium 3 e o cursor, mais nada funciona, trava tudo. Não aparece o texto da contagem da RAM, e nem do reconhecimento dos IDEs. E tbem não aparece a opção de precionar o DELETE para entrar no SETUP.

já tirei a bateria do CMOS, troquei o pente de memoria, tirei as placas PCI, mas não testei o processador em outro micro.

O que pode estar acontecendo ?

Por favor, me ajudem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça testes de procedimento básico,

Retire todas placas off-board (Rede, Som, Etc), limpe contatos de memória, e tente ligar, se funcionar, vá colocando placa por placa até encontrar o que está acontecendo o problema.

Verifique tambem se não é problema com fonte, teste com outra para ver se o problema continua...

Espero ter ajudado !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá fragoso, bom me desculpe a ignorância, mas você pode me explicar direito o negocio de queimar a placa-mãe.fiz um curso de hardware e aprendi a fazer assim(graças a Deus ainda não fiz em nenhum pc!!!)e estou muito confuso....tipo, porque isso acontece, com q placas geralmente como o mar_tchello falou...

tive um pro com a bateria aqui em casa também, mas deu aquele pro de cmos cheksum error, aí comprei uma bateria nova e a coloquei perto do celular, (descarrega???)

bom só sei q quando troquei continua com o mesmo pro!

sera q pode ser na cmos mesmo ou minha bateria descarregou mesmo?

bom obrigado!!! B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carrapatu_Baliadu: - olá fragoso, bom me desculpe a ignorância, mas você pode me explicar direito o negocio de queimar a placa-mãe.fiz um curso de hardware e aprendi a fazer assim...

Amigo, pode ser que a ignorância não seja sua e sim de minha parte! Mas o que sempre fiz foi "zerar CMOS" retirando a bateria ou através do jumpeamento, se houver! Mas sempre com o micro desligado!

Quanto a você achar que sua bateria nova se descarregou por ter deixado junto ao Celular, não acredito que isso aconteça!

Quando você trocou a bateria, entrou no Setup do BIOS para configurar novamente:

"Load Setup Default"?

:bored:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é q tipo

quando cv reseta a cmos, colokando o jumper na posiçao de clear cmos, é com o micro desligado, assim q reseto você já volta o jumper a posiçao original e boa, acabo, isso tudo com o micro desligado

mas se você colocou ele em posiçao de clear cmos e ligo ele ness aposiçao, muito provavelmente a placa-mãe já elvis, já vi algumas q permitem você liga assim, mas a maioria, se não me engano, não permite isso

verifica aí o q você fez esatamente , fa zuma forcinha pra lembra

teh mais, falou!!!!! :-BEER:-BEER:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mar_tchello@10 abr 2004, 02:05

assim q reseto você já volta o jumper a posiçao original e boa, acabo, isso tudo com o micro desligado

primeiramente obrigado pela antenção e a disposição de vocês mar_thello e fragoso, mas não entendi uma coisa....

essa parte q você falou de "reseto", como vou resetar se não posso ligar a maquina???O q entendi é q devo desligar o micro colocar o jumper na posição clear e logo apos destrocar, para poder então ligar a maquina....é isso???

ei fragoso na no setup só tem duas opções de LOAD, "load fail-safe options" "optimized options", dei um fail safe(segurança)

e ficou nessa.se não é a bateria, me falaram q pode ser a cmos, minha pl. é a k7vta-pro , dá pra trocar, se sim, como faço?

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não

é que a maioria das placas mae atualmente tem um jumper no qual você limpa a cmos, sem precisa tira a bateria pra q isso aconteça

mas faze isso basta você coloca ele na posiçao clear cmos, cada placa-mãe tem o seu, basta olha no manual

mas se você liga a placa-mãe com o jumper nessa posiçao a maioria delas queima

teh mais! :-BEER:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ah, agora entendi , foi apenas uma má interpretação do seu reset, o jumper de clear sei onde fica , so não sabia muito na pratica como usar, (se tivesse q fazer algum dia, teria feito igual ao nosso colega e ###### a placa),mas na dúvida é melhor tirar a bateria e colocar de novo!!! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mar_tchello@12 abr 2004, 20:08

não

  é que a maioria das placas mae atualmente tem um jumper no qual você limpa a cmos, sem precisa tira a bateria pra q isso aconteça

mas faze isso basta você coloca ele na posiçao clear cmos, cada placa-mãe tem o seu, basta olha no manual

mas se você liga a placa-mãe com o jumper nessa posiçao a maioria delas queima

   teh mais!   :-BEER   :-BEER

realmente, basta voce colocar o jumper na posição "clear" (com o pc desligado) esperar uns 10 segundos e depois recolocar o jumper na posição normal e ligar o pc.

agora eu nunca vi placa-mãe queimar por liga-la com o jumper em "clear", tanto que algumas placas mae vem da loja com o jumper colocado dessa forma. também não vejo nenhuma explicação tecnica ou logica para a placa queimar apenas colocando o jumper em clear e ligar com ele nesse estado. mas se alguem tiver aí uma explicação para isso eu gostaria de saber.

provavelmente depois que voce conseguir ligar o pc a placa irá reconhecer o processador como um pIII 566 e não um pIII 850, aí basta voce configurar o FSB para 100mhz e tudo estará ok.

falou

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rambo-GRUNGE-+12 abr 2004, 20:48-->
mar_tchello@12 abr 2004, 20:08

não

  é que a maioria das placas mae atualmente tem um jumper no qual você limpa a cmos, sem precisa tira a bateria pra q isso aconteça

mas faze isso basta você coloca ele na posiçao clear cmos, cada placa-mãe tem o seu, basta olha no manual

mas se você liga a placa-mãe com o jumper nessa posiçao a maioria delas queima

   teh mais!   :-BEER   :-BEER

realmente, basta voce colocar o jumper na posição "clear" (com o pc desligado) esperar uns 10 segundos e depois recolocar o jumper na posição normal e ligar o pc.

agora eu nunca vi placa-mãe queimar por liga-la com o jumper em "clear", tanto que algumas placas mae vem da loja com o jumper colocado dessa forma. também não vejo nenhuma explicação tecnica ou logica para a placa queimar apenas colocando o jumper em clear e ligar com ele nesse estado. mas se alguem tiver aí uma explicação para isso eu gostaria de saber.

provavelmente depois que voce conseguir ligar o pc a placa irá reconhecer o processador como um pIII 566 e não um pIII 850, aí basta voce configurar o FSB para 100mhz e tudo estará ok.

falou

B)

Acontece sim

teve um caso aqui mesmo no forum

pena que já fa zum tempinhu

o cara queimo a placa-mãe do pc do pai dele

e já vi isso aqui também, placas mae que queimam se deixar o jumper na posiçao clear cmos, isso com certeza deve ta especificado no manual delas

mas como já disse depende da placa-mãe, depende de cada fabricante, etc e tal

teh mais, falou!!!!!!! :-BEER:-BEER:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ferinha,

Como você disse pode ser q algumas MB queimem se ficarem com o jumper no clear da CMOS, muto embora eu nunca tenha me deparado com um caso desse.

Mas estas MB PCChips aceitam o jumper em clear CMOS sem q a mesma seja apagada.

Acredito q possa ter ocorrido outro problema para q o pc não ligue e o fato de você ter dado reset na CMOS foi apenas coincidência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trabalhei como analista de suporte técnico em uma universidade com mais de 2.000 máquinas e NUNCA vi uma placa mãe queimar por ser ligada com o jumper na posição clear. Aliás, algumas placas mãe só zeram o setup após "ligá-las" (elas não ligam com jumper em clear) com o jumper nesta posição.

Retirar a bateria, normalmente, resolve, mas em muitas placas somente retirando a bateria não zera o setup. Existe um capacitor que segura a carga para que possa ser feita a troca de bateria sem que haja perda da configuração e em algumas placas este tempo é beeemmmm longo.

O melhor a se fazer é ler o manual da placa e verificar qual é o procedimento específico para sua placa.

Abraços,

Gambler

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma, muita calma nessa hora

uma coisa que aprendi a um tempinho atrás, não é só por que as coisas sempre foram de uma forma que elas sempre serao assim

é só um exemplo, calma, desculpe se disse alguma asneira, juro que não foi intensao minha, mas juro que teve placa-mãe queimada sim devido a isso, inclusive aqui no forum mesmo

ok?

desculpe qualquer coisa

Amigo, tente tirar a bateria por algumas horas , não sei quanto tempo esse capacitor aguenta, nunca se sabe né, mas não acredito q seja tanto, nem que seja pouco, por que não sei a potencia que ele consome pra mante a bios "carregada", mas não custa tenta, afinal não vai afze diferença se voce deixa algumas horas sem bateria, pois esta sem uso mesmo, certo?

teh mais, falou, me desuclpem qualquer coisa!!!!!!!

vamo toma umas breja :-BEER:-BEER:-BEER:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom os circuitos elétricos das placas mudam de placa para placa e até mesmo na mesma marca. Bom eu penso assim as que não aceitam serem ligada com jumper em clear é porque alguma corrente a mais é passado para a Bios a qual não consegue ser suportada e queima, mas, quando isso acontece a máquina nem chega a ligar, porque na verdade a bios foi danificada então não temos o que, nem como reconhecer qualquer coisa... mas a maioria tem razao algumas placas queimam quando estão com os jumpers em clear. Eu mesmo comprei uma que veio desse jeito que vocês comentaram com o jumper em clear eu liguei e ela queimou era uma ASROCK K7VM sei la o que, não lembro, fiquei estão ###### que quase mui a placa na parede, sorte que, quando levei de volta a loja expliquei a situação e o cara entendeu, imagine se tivesse muído mesmo ai moeria a minha cabeça lol, lol,.. ah e outra coisa a máquina não precisa ser ligada com Jum em clear porque a carga da própria bateria se encarrega de fazer isso ou seja a carga da bateria é suficiente para apagar a Bios. Mas retirar a bateria creio que não seja a melhor ideia pra se apagar a bios, afinal é como o nosso amigo falou alguns capacitores fazem o papel de ficarem segurando carga pra que a bios não perca a configuração, as vezes por pouco tempo, às vezes por muito tempo, e isso pode no caso não dar certo pra quem está querendo apagar a Bios... Ok meus caros talvez exista alguém que possa explicar melhor tudo isso mas é o que achei para o momento. Gostei do tópico!!!!!! muito gente faz isso.

Abraços à todos :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AAhh , acabei de lembra

algumas vezes estava vendo aqui no forum que o pessoal colokava as placas mae sobre uma chapa de papel aluminio, pra fecha os contatos desses capacitores e descarrega eles, talvez isso descarregue o que ta segurando a bios

mas eu não faria isso de JEITO NENHUM , poxa, se ele fecha os contatos é logico que não vai fica só ali, vai pra tudo quanto é lugar que tie conectado

tem o risco, creio eu, que danifike algum outro dispositivo, não sie d eonde tiraram essa ideia de coloca a chapa embaixo, sei la veio, fica a sua esoclha arrisca eprde de veiz a placa-mãe, mas eu não faria

teh mais, falou!!!!!! :-BEER:-BEER:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...