Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

A7n8x Deluxe... Não Sei Qual Medição é A Correta


Biter

Posts recomendados

O negócio é o seguinte, já queimei várias fontes e sei q foi por causa de over. Mas achei algumas coisas estranhas no monitoramento das tensões da fonte.

Na BIOS a 3.3=2.26, a 5=4.6 e a 12=13.18.... No programa da asus que veio com a placa a 3.3=3.26, a 5=4.89 e a 12=13.18... Ontem peguei a ultima versão do MBM e o 3.3=3.26, a 5=4.6 e a 12=12.55.... Sei que minha fonte não da conta, mas não tenho nenhum problema de instabilidade o problema é q quando exijo muito dela ela queima... todas q queimei são fontes genéricas.... e as tensões postadas são sem consumo de CPU...

Minha dúvida é qual destas leituras é a mais correta... o q me preocupa é o 12v muito alto... tenho medo de estragar alguma coisa.... se alguém tem uma A7N8X Deluxe pcb rev. >= 2.0 gostaria muito de saber quais são as tensões medias...

Obrigado...

falou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que você esta arriscando o teu equipamento; com as fontes genéricas você vai ter leituras aleatórias, cada hora uma das linhas te dando um valor com grande variação, sem qualquer estabilidade e consistência: troque sua fonte genérica por uma boa fonte capaz de aguentar as tuas necessidades de overclock!!! Faça as contas de quanto precisa sem o overclock, e compre uma fonte boa que cubra isso e ainda te dê folga para overclocar!!! Quantas fontes você já queimou? Some quanto já gastou e conclua se vale a pena correr riscos e danificar o teu sistema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei q preciso trocar urgentemente a fonte, por isso baixei o over... eu estava usando em 2327MHz(179x13) e vcore em 1.8.... mas tive q baixa pois essas fontes não aguentavam mesmo.... mas eu quero poder saber se a fonte q eu comprar vai estar dando conta, e pelo q me falaram se a linha 12v está muito alta é porque a 5v não ta dando conta.... mas se minha placa estiver fazendo as leituras erradas eu nunca vou saber... sei q o legal seria medir com um multimetro bom pra ter certeza, mas não tenho acesso a isso...

Valeu pela ajuda, vou confiar mais nas medições do MBM, além do mais nele elas estão menos piorer... hehehe

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Medições do MBM5, A7N8X Deluxe rev2.0:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://usuarios.lycos.es/phoenyx/MBM5.JPG' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Bate direitinho com o setup. Perceba q na hora d configurar o Mother Board Monitor o sensor primário para a medição das voltagens é o ASB100 Standard 2, não o ASB100 Standard 1, isto é muito importante. Outros programas, como o AIDA e ASUS Probe pegam pela outra linha, por isso a diferença...

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://usuarios.lycos.es/phoenyx/MBM5_1.JPG' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu havia notado a diferença entre os sensores mas ainda fiquei muito intrigado com as oscilações, mesmo sem over, pois acho que os reguladores de tensão que escolheram para essa placa não dão conta do recado.

Sei que dirão que pode ser a fonte mas em outra placa-mãe que também alimenta o processador com a linha 5V e em over razoável a fonte aguenta numa boa.

Como foi dito, usar o sensor correto no MBM5 e, quando necessário, conferir com um bom multímetro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Estas variações são exatamente pelo fato da linha 5v ser utilizada para o vcore. Perceba q para reduzir 12v até 1.5~2v é necessário um projeto mais robusto, mais fases d reguladores d tensão, mais capacitores, etc... Já pelo 5v a coisa fica mais fácil e barata. Praticamente todas as placas q seguem esta forma possuem oscilações semelhantes, a linha 5v desce e a 12v sobe. Na minha antiga VTA5 era assim, praticamente os mesmos valores da A7N8X, isto usando a mesma fonte(Maxxtro 500Watts).

Para estas placas é necessária uma fonte com a linha 5v forte. Outra coisa, quase todas as fontes possuem uma sobrecarga na linha 12v, esta Maxxtro por exemplo, no vazio(sem nada ligado nela) já apresenta 12.3v, enquanto a 5v somente 5.05v. Isto porque todas são voltadas hoje em dia para o padrão do P4, q usa justamente os 12v, independente da placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Phoenyx@08 abr 2004, 21:03

Bate direitinho com o setup. Perceba q na hora d configurar o Mother Board Monitor o sensor primário para a medição das voltagens é o ASB100 Standard 2, não o ASB100 Standard 1, isto é muito importante. Outros programas, como o AIDA e ASUS Probe pegam pela outra linha, por isso a diferença...

você tem razão Phoenyx, pena que a pré configuração dele usa o sensor ASB100 Standard 1. Sempre me orientei por ele, mas somente a linha +12v estava diferente dos outros porgramas. Agora está exatamente igual nos 3. valeu a dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Q pena q o correto é o Standard 2... pois nessa configuração o 12 vai pra 13.25... preciso trocar essa fonte urgentemente... mas eu moro numa ##### de fim de mundo q não tem nada.... da ultima vez q queimei uma fonte pedi pro cara cotar uma Maxxtro ou Thermaltake que pelo q vi são as com um preço melhor o cara não onseguiu nenhuma das duas.... e não achei uma maxxtro pra comprar pela net....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...