Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacitores


danilo_sanguebao

Posts recomendados

Aí vão algumas dúvidas:

• qual seria a aplicação de um capacitor eletrolítico funcionando em corrente contínua? Funcionando com AC, entendo o seu funcionamento, onde faz o papel de "estabilizador" da tensão.

• qual a aplicação dos capacitores não-eletrolíticos (cerâmicos, poliester, tântalo, etc)?

• enquanto um capacitor está sendo carregado, ele "descarrega" alguma tensão (por ex: em um resistor)?

• como calculo a corrente em um resistor, ligado em paralelo à um capacitor eletrolítico (o capacitor está filtrando um sinal AC proveniente de um retificador meia-onda)?

Quem conhecer algum material bacana sobre capacitores, peço a gentileza de que me mandem.

Um abraço,

Danilo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá Danilo!

1. Ele não faz o papel de estabilizador de tensão mas sim de filtro. Num retificador ele tenta deixar o sinal o mais contínuo possível, quanto maior a sua capacitância, mais fiel será a filtragem.

2. Basicamente, os capacitores se diferenciam pela capacitância. Há certos valores que só existem em um tipo de capacitor. Por exemplo, se você precisar de um capacitor de 10pF, obrigatoriamente você irá usar um capacitor cerâmico já que não existem outros tipos de capacitores com outro valor. Os capacitores eletrolíticos são muito maiores que os outros, por isso atingem capacitância tão elevadas (na ordem de F - 1F, 2F, etc).

3. Enquanto está sendo carregado não. Quanto maior a capacitância, mais tempo ele absorve carga elétrica, depois ele a descarrega no circuito em que está ligado (pode conter resistores, transistores, etc).

4. O capacitor não altera o valor da tensão bruscamente. Se você sabe a tensão nos terminais do resistor basta divi-la pela sua resistência ôhmica, normalmente.

Sugiro a você dar uma olhada nos sites que estão no tópico fixo deste fórum. ;)

Abraços,

Fernando Pinheiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por danilo_sanguebao@07 abr 2004, 11:38

Aí vão algumas dúvidas:

• qual seria a aplicação de um capacitor eletrolítico funcionando em corrente contínua? Funcionando com AC, entendo o seu funcionamento, onde faz o papel de "estabilizador" da tensão.

• qual a aplicação dos capacitores não-eletrolíticos (cerâmicos, poliester, tântalo, etc)?

• enquanto um capacitor está sendo carregado, ele "descarrega" alguma tensão (por ex: em um resistor)?

• como calculo a corrente em um resistor, ligado em paralelo à um capacitor eletrolítico (o capacitor está filtrando um sinal AC proveniente de um retificador meia-onda)?

Quem conhecer algum material bacana sobre capacitores, peço a gentileza de que me mandem.

Um abraço,

Danilo

Fazendo a retificaçao de onda completa da senoide de entrada, a tensão tera a forma de "senoidal" com a parte negativa da onda de entrada refletida positivamente.

Adicionando o capacitor eletrolitico, ele ira carregar e descarregar, conforme a constante de tempo do circuito.

Com o capacitor, a oscilação da onda de saída diminui - essa oscilacao é chamada de ripple - o objetivo da tensão DC é diminuir esse riplle tornando-se "constante".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por dwbmetal@10 abr 2004, 01:50

B) Olá amigo, se você quiser informações avançadas, você pode pesquisar um livro:

Eletromagnetismo, Willian Hayt, dê uma olhada primeiro em uma biblioteca, pois o livro é de quebrar a cabeça.

Denis B)

HAHAHAHA!!!!!

Eu tenho esse livro, vai dar um nó na cebeça do coitado...

Afial, não sei qual a dificuldade com os capacitors, basta lembrar que I = C(dv/dt).... simples, não (kkkk)

Se vocÊ quer um livro pra entender o esquema, veja um livro de circuitos elétrico, tem de vários autores (o nome é esse mesmo, Circuitos Elétricos, Teoria de Circuitos, etc)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Primeiramente muito obrigado pelas respostas. Vou seguir o conselho de vocês e procurar um livro de física para me aprofundar no assunto "capacitores".

Tenho mais uma pergunta: em circuitos retificadores, eu sempre vejo o capacitor de filtro em paralelo com o que vem pela frente, certo? Está em paralelo porque está funcionando exatamente como uma fonte de tensão, correto? Eu já alguns circuitos que um capacitor está em série com determinada parte do circuito. Um exemplo: se um capacitor estiver em série com um resistor, como é que o capacitor "descarrega" no resistor?

Um abraço,

Danilo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"em circuitos retificadores, eu sempre vejo o capacitor de filtro em paralelo com o que vem pela frente, certo?"

Certo! Em paralelo com a carga.

"Está em paralelo porque está funcionando exatamente como uma fonte de tensão, correto? "

Durante alguns milisegundos sim!

"se um capacitor estiver em série com um resistor, como é que o capacitor "descarrega" no resistor?"

Ele não descarrega no resistor e sim através dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando o capacitor está em série num circuito ele efetua "o inverso" do que efetua quando em paralelo.

Se você sabe algo de cálculo, poderia entender que em paralelo, o capacitor funciona como um Integrador, e quando em série, como um diferenciador.

Basicamente, em paralelo (como nas fontes) , ele tira a média do sinal de entrada. Em série, ele só deixa passar a variação, retirando o valor médio (muito usado em áudio)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por danilo_sanguebao@14 abr 2004, 07:40

Pessoal,

Eu já alguns circuitos que um capacitor está em série com determinada parte do circuito.

Em muito circuitos os capacitores estão em serie, para desacoplar o circuito AC do DC.

Circuito amplicadores é um exemplo disso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Em uma de minhas pesquisas, li que o capacitor, funcionando em CA, "deixa" a corrente fluir. Entretanto, em CC, funciona como um "aberto". É isso mesmo? Caso positivo, gostaria que alguém me explicasse fisicamente como isso acontece.

Uma outra questão é a seguinte: a corrente proveniente dos diodos retificadores é CA ou CC? Eu entendo que ela é CA, pois mesmo tendo o seu semi-ciclo negativo "cortado", ainda varia seu valor.

Um abraço,

Danilo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O capacitor, funcionando em CA, "deixa" a corrente fluir. Entretanto, em CC, funciona como um "aberto". É isso mesmo?

Depende. Pode ser em série ou em paralelo, isso varia. Em CC leia o post do tabgal que ele já explicou.

A corrente proveniente dos diodos retificadores é CA ou CC?

Já está no nome, se o diodo é retificado, vai retificar a corrente (de CA para CC). Mas essa retificação não é precisa nem com uma ponte de 4 diodos. A corrente proveniente é uma corrente contínua pulsativa. A variação é toda no ciclo positivo, não há sinal negativo por isso não alterna sua polaridade e não pode ser chamada de corrente alternada. Os capacitores usados como filtros ajudam a diminuir a pulsação da corrente mas mesmo assim não a estabiliza. Uma corrente CC retificada nunca será igual a uma CC originada por reações químicas (pilhas, baterias, etc).

Abraços,

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...