Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bios


123Off

Posts recomendados

Ilustres amigos,

Caiu a luz enquanto atualizava a BIOS, agora a máquina não liga. Ou melhor, liga mas não entra nada.

Testei todos os componentes e estão funcionando.

Já encontrei em vários tópicos a obs. "NUNCA DESLIGUE A MÁQUINA ENQUANTO ESTIVER ATUALIZANDO A BIOS". Mas nunca encontrei nada sobre "O QUE FAZER SE DESLIGAR".

A Motherboard é a FIC CW33.

Se alguém souber como me ajudar, por favor responda.

Grato.

:help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O chip do BIOS foi apagado, você deve regravá-lo. Existem duas maneiras:

1. Alguém (ou alguma empresa) que tenha um gravador de EPROMs fazer isso pra você.

2(!). Com uma placa-mãe igual (funcionando) você pode ligá-la e, retirar uniforme e cuidadosamente o chip do BIOS com a placa ligada e rapidamente colocar o seu que foi apagado no soquete. Isso irá fazer com que a CMOS grave na sua EPROM. Depois religue a placa-mãe e veja se deu certo.

(!) Esse processo é arriscado pois pode queimar o outro chip de BIOS, deixando você com dois chips queimados. Para evitar isso você deve pedir para alguém especializado fazer o serviço pois o chip deve ser retirado rapidamente mas com extremo cuidade de uniformidade.

Abraços,

Fernando Pinheiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro colega, o que vou lhe dizer é por experiência própria.

Não vale a pena tentar gravar no circuito as informações da bios.

Pois você precisaria de uma placa idêntica a sua, funcionando. Aí você executaria o programa de gravação (uniflash é ótimo), após o programa fazer uma identificação da sua placa (chipset e etc), você cuidadosamente com a máquina ligada, retiraria o circuito bom e colocaria o circuito a ser gravado. Aí você daria o ok p/ o programa gravar.

Sugiro a você encomendar um outro circuito, pois é barato. Você pode encomendar no site www.mobofix.com.br, custa r$ 30,00. Mais a despesa de envio, sai por r$ 35,00. Você precisará informar sua placa mãe e a versão de sua bios. Muita gente confunde versão com atualização. Por exemplo, a placa que eu tinha era uma m571. Existem 3 versãos 3.2 5.0 e 7.0, dentro destas versões existem atualizações. A atualização é vista pela data. A versão de sua placa provavelmente está decalcada na própria placa. Em uma de suas extremidades. As vezes tem uma pequena etiqueta colocada em cima.esta é a minha dica.

Recentemente passei pelo q você está passando, só que no meu caso eu fui sacaneado pelo programa de gravação. Logo que eu executava o pragrama (programa baixado do site do fabeicante: amixxxx), ele já zerava todo o conteúdo do circuito que estava bom. Resultado: perdi dois circuitos da bios (eles ficaram igualzinho ao meu completamente zerados).

Espero telo ajudado.

Naldo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em primeiro lugar fico contente por estarem dispostos a ajudar.

Já localizei uma empresa aqui em Curitiba que cobra R$30,00 para gravar EPROM.

Falei com o cara da empresa e ele me disse para levar a EPROM da minha placa e o software num disquete. Pois vai gravar no EPROM da minha placa o software que levarei em disquete.

É esse mesmo o procedimento?

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, se eles cobram trinta reais para gravar, que eles arrumem os arquivos da bios, certo ?

na mobofix você compra um outro circuito com total garantia.

Quero que fique claro q não é propagando, ok?

Lembro-lhe que se eles não tiverem experiência, podem fazer nhaca.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa! Pera aí!

Tipo vocês tão falando que precisa de uma placa-mãe idêntica pra regravar a bios?

Tipo, serve qualquer placa que tenha o mesmo modelo de bios e com a mesma tensão de bios (tipo tem umas de 12 e outras de 5v, acho que é isso ...).

Eu já fiz umas três vezes assim e nenhuma das recuperações foi com uma placa igual.

No site do fórum também fala pra usar uma placa igual, mas se não me engano tem uma correção, mais abaixo falando que pode ser qualquer placa ... se não foi aqui que eu li, foi em algum lugar parecido ...

Dá uma procurada como hot flashing (é assim que se escreve? :blink: ).

De qualquer forma da uma lida no site do Clube do Hardware que dá uma boa explicada de qual pino colocar primeiro, qual tomar cuidado coisas e tal.

Boa sorte.

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

opa...

to com o mesmo problema aqui ... fui atualizar a bios mais no meio da instalação travou :angry::angry:

A placa é uma k7s5a-pro e como a bios dessa placa é AMI , falam que da pra arruma salvando a bios original em disquete renomeando o arquivo pra amiboot.rom , colocar no floppy e ligar o cpu e, esperar um pouco ai vai dar 4 beeps e dps a placa ressucita...

O problema aqui é que eu faco isso mais o cpu não tenta ler o floppy..então não acontece nada..

Em vez de tentar ler o floppy , FICA TENTANDO LER O CR-ROM

então gostaria de saber c é posivel fazer com que o cd-rom simule o floppy, fazendo o mesmo procedimento citado acima só que em vez de usar o disquete fazer pelo cd ..gravando a bios em um cd.... qual a tecnica pra gravar no cd e o cpu reconhecer como c fosse floppy ...

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, uma vez meu irmão acidentalmente instalou uma versão errada de BIOS em uma máquina, resultado: mesmo problema que os aqui apresentados.

A BIOS era da AMI também. O computador nem era nosso, procuramos adoidados na internet algo que pudesse ajudar, li essa história de retirar a BIOS e colocar em um PC ligado, mas não foi preciso!

As BIOS da AMI e acredito que as da AWARD também tem um sistema interessante justamente pra esse caso. Elas guardam duas bios dentro delas, uma é a que você usa (a que está com problemas atualmente) e a outra é uma versão que vem de fábrica do componente.

Havia um modo, que não lembro qual (fazem anos que fiz isso), em que se resgatava essa cópia da BIOS de fábrica para a atual, fazendo o PC voltar ao normal.

Procurando alguma coisa na internet é capaz de vocês encontrarem algo relacionado. Achei num tutorial em inglês, creio que da própria AMI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Brow, também sou de Curitiba, me diga qual é essa empresa que cobra 30,00, lá na loja que trabalho vira e mexe aparece BIOS zeradas ou com falhas,(Parece Karma) :chicote: e trinta reais está barato, tem um mercenário que faz isso para nós mas o cara cobra os olhos da cara, dependendo da placa nem vale a pena

Há, e se quiser levar ideia me procure certo, té mais. :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por CH4CK4L®@25 abr 2004, 21:59

Olá Brow, também sou de Curitiba, me diga qual é essa empresa que cobra 30,00, lá na loja que trabalho vira e mexe aparece BIOS  zeradas ou com falhas,(Parece Karma) :chicote:   e trinta reais está barato, tem um mercenário que faz isso para nós mas o cara cobra os olhos da cara, dependendo da placa nem vale a pena

Há, e se quiser levar ideia me procure certo, té mais. :bye:

Putz Cara,

É o seguinte, mandei nessa empresa que encontrei. Seguem dados abaixo:

Delta (Mário)

Fone (41) 233-2425

Rua Sete de Setembro, 3561

Cheguei a essa empresa por indicação de um conhecido.

Liguei e falei com esse Mário (Dono), ele falou que gravava e iria cobrar R$30,00.

Então mandei o motorista da minha empresa levar o BIOS para ele.

Passou-se uma semana, e o cara nada. Daí liguei e perguntei sobre. Ele veio com um papo que precisava saber quantos bytes era o chip, etc... (EU NÃO SEI NADA SOBRE ISSO!!!)

Então ele me ligou para eu mandar buscar o BIOS pois já estava pronto.

Quando chegou aqui, coloquei o BIOS na Motherboard e não funcionou.

Acho que esse cara não entende disso, não.

Infelizmente continuo com o problema e aguardando uma solução.

Se puder me passar os dados desse mercenário, de repente ele consegue resolver meu problema. Mas dessa vez vou pessoalmente e levarei a máquina junto, o cara grava e testa, se não funcionar esqueça pagamento.

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhor não arriscar o hot swap mesmo...se você não tem pratica melhor pagar 35,00 do que perder a placa-mãe toda.

Mas já recuperei varias bios (de placas-mãe antigas, de M810 que sempre tinha onde eu trabalhava e vira e mexe alguma delas travava na atualização e da placa-mãe que eu uso no meu servidor de net) nunca usei a mesma placa-mãe pra gravação só tinha o cuidado de sempre usar a placa-mãe que possuia a bios do mesmo fabricante da bios bichada (bios ami, placa-mãe com chip ami...bios award, placa-mãe com chip award)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por naldospa@11 maio 2004, 01:49

Cara, por que você não procura o www.mobofix.com.br, por R$ 35,00 você resolve o seu problema. Eles despacham para todo o Brasil. Eu trabalho com isso e precisei e fui muito bem atendido. Eu só precisei porque não tinha essa placa mãe, pois era muito antiga da PCCHIPS.

Amigos,

A BIOS que o Mário da Delta gravou para mim não funcionou e ele não me deu suporte algum.

Então mandei na MOBIFIX, indicada pelo "naldospa".

Um sucesso!!!

Depositei e assim que eles constataram o depósito, me enviaram a BIOS por carta registrada. Também encaminharam um mail de confirmação.

A BIOS funcionou perfeitamente!!!

Indico para todos.

MOBOFIX

Claudio Santos de Souza

[email protected]

www.mobofix.com.br

R$ 35,00

Caso encerrado.

Obrigado a todos pelas ajudas.

naldospa, sua ajuda valeu "OURO"

Abraços.

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Postado Originalmente por rogcon@25 de abril de 2004, 08:47

opa...

to com o mesmo problema aqui ... fui atualizar a bios mais no meio da instalação travou  :angry:  :angry:

A placa é uma k7s5a-pro e como a bios dessa placa é AMI , falam que da pra arruma salvando a bios original em disquete renomeando o arquivo pra amiboot.rom , colocar no floppy e ligar o cpu e, esperar um pouco ai vai dar 4 beeps e dps a placa ressucita...

O problema aqui é que eu faco isso mais o cpu não tenta ler o floppy..então não acontece nada..

Em vez de tentar ler o floppy , FICA TENTANDO LER O CR-ROM

então gostaria de saber c é posivel fazer com que o cd-rom simule o floppy, fazendo o mesmo procedimento citado acima só que em vez de usar o disquete fazer pelo cd ..gravando a bios em um cd.... qual a tecnica pra gravar no cd e o cpu reconhecer como c fosse floppy ... 

valeu

Ola amigo ! Este ´post é meio antigo mas estou com o mesmo problema (bios apagada...ligo e funciona os coolers e leds mas não dá sinal de vida só fica tentando ler o cd(dvd)room) , e se possivel gostaria de saber se você conseguiu resolve-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...