Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Du_Balaco_Bako

Upgrade De 333mhz P/ 400mhz

Recommended Posts

Fala Galera!!!!

To com uma duvida basica:

Eu tenho um Pentium 4 2000MHz (FSB 100x4), Pl. Mãe ASUS P4S333-M, e uma Memo de 512DDR 333MHz.

Minha Pl. Mãe suporta (400 FSB), DDR 333Mhz Pc2700...

chegou a duvida:

se eu trocar a Mamória e colocar uma 512DDR 400Mhz...

1-Minha Pl. mãe vai aceitar a memória na boa?

2-Minha Pl. mãe vai aceitar a memória mas vai rodar a 333MHz?

3- Ou o micro pode dar pau ou nem ligar?

:muro:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1º - Sim vai rodar numa boa

2º - Vai rodar na freqüência do barramento que nesse caso sera 100mhz x4

3º - Se rolar instabilidade poderá ser a assincorina, basta sincronizar a freqüência de operação e pronto!

Compartilhar este post

Link para o post

É que no maunal da pl. mãe só ta falando de até 333MHz

será que mesmo assim roda???

então o que comanda tudo é o FSB do Proc., se meu Proc. é 100x4 por ser pentium4 a memória roda a 400MHz ou a 100MHz???

nos MHz e tal o que conta é o real 100 ou o multipilcado 400

nas memórias a mesma coisa por serem DDR são x2 as(333Mhz são 166MHz) e (400MHz são 200Mhz), conta o real ou "x".

:muro:

Compartilhar este post

Link para o post

Seguinte.. rodar numa boa roda... pode ficar tranquilo... o osso e que o funcionamento dos INTEL e que eu não tenho tante certeza pois na verdade sao 4 dados por clock contra os dois dos AMD... ai fica uma duvida minha tambem pois se no caso da AMD poe ex: sao 200FSB x 2 dados por clock, encontramos nossa DDR400, mas no cado da Intel se for 200FSB x 4 dados por clock teriamos 800mhz, DDR400 em dual channel para melhor aproveitamento do FSB efetivo... então deixa eu pensar... placa-mãe com FSB 333... 333 : 4 = 83,5... seu processador esta com FSB 100 que multiplicado por 4 dados por clock encontramos os 400... sua placa-mãe seria o gargalo? :unsure: So que a DDR trabalha com 2 dados por clock... então voce teria por ciclo apenas 200mhz efetivos de FSB, ou seja... 166 ficariam desperdiçados... a placa-mãe esta sobrando então??? :unsure: Ta compicado... tenho que estudar mais... vamo ver se alguem que manja mais nos ajuda! :chicote:

Compartilhar este post

Link para o post

Tá entendi é o FSB que determina a velocidade, mas no caso agente conta 100FSB, ou a gente conta como 400FSB (100x4), e as memórias como são dual ao invés de contarmos 333, contamos 166...

ou a gente conta com o total de Mhz...

é ta complicado mesmo, :wacko: to querendo colocá duas Memo de 400MHz, (minha Pl. naõ faz Dual Chanel)... mas to com receio de pagar mais caro por nada...

Compartilhar este post

Link para o post

Por nada não vai ser... encare como investimento pois voce já tera memorias boas quando fizer um upgrade de placa-mãe e processador, alem de funcionar em plataformas Intel ou AMD... jogar grana fora não vai, pode ficar tranquilo e ainda poderá abaixar as latencias que dara um aumento consideravel no desempenho geral! Eu so estou em duvida quanto a maneira que o porecessador se comportara em termos de acesso a memoria, mas com certeza ira funcionar!

Compartilhar este post

Link para o post

então eu faço o calculo multiplicando (100FSBx4) ou apenas o real 100FSB

então o ideal para meu P4 é a memória de 400MHz, porque o clock dela é o mesmo do proc, apesar de ela fazer x2 enquanto o P4 faz x4???

ou minha memória deve estar rodando a 100Mhz porque o clock externo do P4 é 100FSB???

to meio confuso:muro: :muro::muro:

Compartilhar este post

Link para o post

Costumeiramente, trabalhamos com FSB em valores REAIS ou seja 133 166 e 200 mas quando trabalhamos com memoria usamos já o valor multiplicado 266 333 400 sacou? Isso não e regra mas e convencional usar esses termos, apenas um habito! oum seja seu P4 FSB 100 poderia usar memorias 400 para aproveitar o FSB totalmente! pois 100 x 4 seria os 400 da DDR!

Compartilhar este post

Link para o post

galera, li o tópico e acho que tem a ver com aminha dúvida, então achei besteira abrir um tópico novo... é o seguinte:

Fiz um upgrade legal, agora tô com 1024mb ram.

O cpu é um Barton FSB 333, a placa-mãe é uma KV7.

O lance é o segunite:

As memórias são 400Mhz, mas o cara q montou e configurou pra mim disse que fica mais rápido se deixar em 333Mhz, porque fica "alinhado" com o barramento do processador...

No bios os CAS Latency da vida ficaram "2" e "Turbo".

E aí, tá tudo certinho mesmo? Tem o que melhorar????

Aprecio a ajuda de vocês, pois sou um humilde leigo na área!!

abração!

Compartilhar este post

Link para o post

Exato... sincronia com o FSB na maioria das vezes aumenta o desempenho e a estabilidade! E pelo fato das suas memorias serem DDR400 e não estarem trabalhando nesta freqüência... voce poderá dimiuir as latencias... provavelmente tem uma condfiguração do tipo DRAM Timings com algo do tipo By SPD... coloque em manual e tente uma por uma diminuir e testar a cada alteração... não diminua tudo de uma vez, vai uma por uma mesmo... e faça testes com o 3Dmark2001 e o Aquamark 3... se o programa rodar na boa... batata!!!

Compartilhar este post

Link para o post

quanto mais baixo, melhor?

num sabia... :huh:

cara valeu pela ajuda!!!

então o negócio é deixar as DDR em 333Mhz mesmo!

não manjo nada disso mas desta vez vou dar uma fuçada no setup assim como você sugeriu!!!

cara... quanto ao Swap... você acha que com 1Gb de memo posso desativar?...

uso o winXP...

tem gente q diz que o winXP sempre precisa de Swap, não pode desativar por completo nunca... é por aí mesmo???? valeu bro, abrazzz!!! :-BEER

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Du_Balaco_Bako@08 abr 2004, 13:56

então eu faço o calculo multiplicando (100FSBx4) ou apenas o real 100FSB

então o ideal para meu P4 é a memória de 400MHz, porque o clock dela é o mesmo do proc, apesar de ela fazer x2 enquanto o P4 faz x4???

ou minha memória deve estar rodando a 100Mhz porque o clock externo do P4 é 100FSB???

to meio confuso:muro:  :muro:  :muro:

Opa...

Tá havendo uma pequena embolação de conceitos...

Memórias DDR400 em Pentium 4 seriam para barramento de 800Mhz, ou seja, ela trabalha na taxa real de 200Mhz, que multiplicado por 4 (QDR) dará os 800.

No caso do amigo aqui, o processador dele trabalha em default a 100Mhz (400Mhz QDR), ou seja, uma memória pra trabalhar em sincronia com esse processador seriam as DDR200, que já estão defasadas atualmente.

Eu já tive esse mesmo conjunto, e trabalhava com memória de 512Mb, DDR333, mas isso em modo assíncrono com o processador.

Essa placa mãe aceita processadores que trabalham até 133Mhz por default, que seria o modelo 533Mhz (x4), e para sincronia necessitaria de memórias DDR266.

Sobre a sua dúvida, você pode comprar sim um modulo DDR400 que vai funcionar normalmente na sua máquina, mas não nessa velocidade. Realmente, o maior valor suportado será o de 333Mhz, velocidade ditada pelo chipset (SiS645).

Se você quiser comprar, será interessante pois não deixa de ser um investimento pro caso de amanhã você trocar sua placa-mãe e processador pra trabalhar com essas DDR400 em 800Mhz (se for comprar um P4 novamente).

É isso aí!!!..........

Compartilhar este post

Link para o post

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.reynaldohm.ubbi.com.br/teste1.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.reynaldohm.ubbi.com.br/teste2.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Estou com a mesma duvida será que roda DDR 400 com o meu processador e minha placa...pelo que eu li no manual da placa não roda.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou comprar os 2 Módulos de 400MHz, e mais pra frente eu troco meu P4 100FSB, por um de 800FSB...

mandaram vê, agora sim ficou beleza B)

Valeu Galerinha...

:-BEER

Compartilhar este post

Link para o post

ENTÃO EU MULTIPLICO O REAL DA MEMÓRIA, PELOS PULSOS DE CLOCK DO PROC, QUE TERIA QUE SER IGUAL AO CLOCK EXETRNO DO PROC. (NO CASO 400fsb)?????

Acho que agora clariou as coisas... :palmas:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais