Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Peça Da Placa De Vídeo Quebrada


Neobius

Posts recomendados

Olá.

Pedi a uma pessoa para me enviar uma placa de vídeo Chaintech do tópico abaixo, e a placa chegou bem embalada, com plastico de bolinhas... no entanto, entre o dissipador de memoria e a memoria, veio uma pecinha quebrada, uma espécie de cilindro minusculo de plastico, cor marrom, que deveria estar com suas extremidades soldadas no chip da PV.

Essa pecinha estava como um sanduiche lambusada de pasta termica, e o local da placa de video ficou sem ela. É logo acima da memória, ela ficaria soldada com os 2 polos ali. Repito, parece plastico de cor marrom, cerca de 1 milimetro, sendo que a placa tem varios desses ao longo de si.

Eu não tenho slot AGP de onde teclo agora, vocês poderiam me explicar com urgencia se isso faz falta ou não ?? Se pode comprometer completamente o funcionamento da placa ?? Se há como soldar isso ??

Por favor, é urgente, pessoal.

Um abraço! :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Fernando!

Eu tinha dito que era um cilindro, mas na verdade era um paralelepipedo de um milimetro, que se encaixa horizontalmete, ou seja, não fica em pé como aqueles capacitores cilíndricos. Fica escrito em baixo do lugar de onde ele quebrou: C 243 de tinta branca... isso é realmente um capacitor? ele é minusculo demais! É possivel soldar algo estão pequeno?

Vou tentar desenha-lo aqui:

>>>C 243<<<<

::|||||:: Escala de cerca de 10 a 15 vezes de aumento em tamanho real

Barras verticais: entenda como sendo o corpo marrom do componente;

Dois pontos: Solda, nas extremidades: equivalem, em seu local, à face menor de um paralelepipedo, portanto sao duas soldas, uma em cada face menor (direita e esquerda da figura)

Depois que quebrou:

Na placa de video ficou assim:

:: ::

(só as soldas quebradas com um vão entre elas, que correspone ao verniz da placa de video)

E em mãos eu tenho:

|||||

(só o paralelepipedo marrom)

SE EU LIGAR ELA ASSIM CORRO ALGUM RISCO?

Infelizmente uma imagem vale mais que mil palavras, mas eu estou muito ansioso com esse problema, por favor me ajudem, eu confio em vocês!

Obrigado Fernando por ter me dado uma luz, confira se é isso mesmo, amigo!

Um abraço! :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Neobius@07 abr 2004, 14:15

Mas, tipo, tem dezenas desses espalhados pela placa de vídeo, e esse é um dos menores, será que se eu ligar assim algo de ruim pode acontecer? Estou muito inseguro, agora eu sei o que as pessoas que chegam aqui desesperadas sentem :(

Um abraço!  :(

sem desespero, de um jeito de tirar uma foto da VGA e mandar pra nos... seguinte arranquei uma vez um resistor da minha radeon também.. e deu tudo certo depois que soldei ele outra vez...

isso não seria um resistor... já que você disse que tem so um milimetro.. capacitor acho meio difícil pelo tamanho que você falou... sem o resistor acho que a placa não vai ligar não ou se ligar vai faltar alguma coisa (tensão, instrução, vai falhar memoria... sei não.. a minha radeon quando ranquei o resistor não funcionava as textura AGP mas a placa ligava normal.. depois que arrumei as textura agp voltaram....

faz o que eu pedi manda uma foto ou scaneia a placa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara aí fica difícil pois to sem scanner e máquina digital... não sei o que fazer, estou com medo de levar num zé ninguém para soldar e ele fazer meleca na placa...

A parte "boa" é que pelo menos eu achei a peça que quebrou né... e ainda por cima ela tinha caído no chão, e meu piso é cheio de gretas pretas :ahh:

Só por curiosidade, por que você tirou o resistor da sua Radeon? E como é ele fisicamente, poderia descrevê-lo?

http://www.mecatronicafacil.com.br/oficina.../montatreko.htm

Veja aqui, parece muito com isso o que perdi, fica do lado das memórias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Neobius@07 abr 2004, 14:54

Cara aí fica difícil pois to sem scanner e máquina digital... não sei o que fazer, estou com medo de levar num zé ninguém para soldar e ele fazer meleca na placa...

A parte "boa" é que pelo menos eu achei a peça que quebrou né... e ainda por cima ela tinha caído no chão, e meu piso é cheio de gretas pretas  :ahh:

Só por curiosidade, por que você tirou o resistor da sua Radeon? E como é ele fisicamente, poderia descrevê-lo?

http://www.mecatronicafacil.com.br/oficina.../montatreko.htm

Veja aqui, parece muito com isso o que perdi, fica do lado das memórias

você se refere intao a um resistor SMD mesmo... o que tem escrito em cima dele.. repare que no site que você me mandou tem um que tem escrito 472, olhe no seu ai o que tem escrito .....

ah quanto a minha radeon, o resistor foi um acidente não arranquei porque quis não.. quando fui tirar o cooler dela a chave de fenda escorregou e arrancou ele...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por arbalest+07 abr 2004, 15:15-->
Neobius@07 abr 2004, 14:54

Cara aí fica difícil pois to sem scanner e máquina digital... não sei o que fazer, estou com medo de levar num zé ninguém para soldar e ele fazer meleca na placa...

A parte "boa" é que pelo menos eu achei a peça que quebrou né... e ainda por cima ela tinha caído no chão, e meu piso é cheio de gretas pretas  :ahh:

Só por curiosidade, por que você tirou o resistor da sua Radeon? E como é ele fisicamente, poderia descrevê-lo?

http://www.mecatronicafacil.com.br/oficina.../montatreko.htm

Veja aqui, parece muito com isso o que perdi, fica do lado das memórias

você se refere intao a um resistor SMD mesmo... o que tem escrito em cima dele.. repare que no site que você me mandou tem um que tem escrito 472, olhe no seu ai o que tem escrito .....

ah quanto a minha radeon, o resistor foi um acidente não arranquei porque quis não.. quando fui tirar o cooler dela a chave de fenda escorregou e arrancou ele...

Está escrito C 243 de tinta branca no verniz da placa de vídeo, ao lado de onde estaria a peça q saiu.

Repito: não há nada escrito na peça que saiu, ela é marrom e tem as extremidades sujas de solda

Agora pintou uma dúvida: capacitor, resistor, ou nenhum deles ?

Um abraço e grato pelo auxílio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Neobius+07 abr 2004, 15:55-->
Postado Originalmente por arbalest@07 abr 2004, 15:15

Neobius@07 abr 2004, 14:54

Cara aí fica difícil pois to sem scanner e máquina digital... não sei o que fazer, estou com medo de levar num zé ninguém para soldar e ele fazer meleca na placa...

A parte "boa" é que pelo menos eu achei a peça que quebrou né... e ainda por cima ela tinha caído no chão, e meu piso é cheio de gretas pretas  :ahh:

Só por curiosidade, por que você tirou o resistor da sua Radeon? E como é ele fisicamente, poderia descrevê-lo?

http://www.mecatronicafacil.com.br/oficina.../montatreko.htm

Veja aqui, parece muito com isso o que perdi, fica do lado das memórias

você se refere intao a um resistor SMD mesmo... o que tem escrito em cima dele.. repare que no site que você me mandou tem um que tem escrito 472, olhe no seu ai o que tem escrito .....

ah quanto a minha radeon, o resistor foi um acidente não arranquei porque quis não.. quando fui tirar o cooler dela a chave de fenda escorregou e arrancou ele...

Está escrito C 243 de tinta branca no verniz da placa de vídeo, ao lado de onde estaria a peça q saiu.

Repito: não há nada escrito na peça que saiu, ela é marrom e tem as extremidades sujas de solda

Agora pintou uma dúvida: capacitor, resistor, ou nenhum deles ?

Um abraço e grato pelo auxílio!

ACHO QUE SEJA CAPACITOR MESMO, seguinte vai ter que soldar ele mesmo ai no lugar.. leva em alguem que mexa com solda de celular que ele vai dar conta de fazer ou então conserte maquina fotografica... meu tio mexe com maquina fotografica e consguiu soldar um pino de processador pra mim uma vez... com certeza se o cara for bom de solda arruma numa boa... a peça que saiu tá danificada???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ACHO QUE SEJA CAPACITOR MESMO, seguinte vai ter que soldar ele mesmo ai no lugar.. leva em alguem que mexa com solda de celular que ele vai dar conta de fazer ou então conserte maquina fotografica... meu tio mexe com maquina fotografica e consguiu soldar um pino de processador pra mim uma vez... com certeza se o cara for bom de solda arruma numa boa... a peça que saiu tá danificada???

Que bom saber disso, ainda tenho esperanças...

Bem, não parece estar danificada, não derramou nenhum liquido nem nada parecido... o objeto parece sólido compacto... nas sujeiras de solda q sobraram na placa de video tem vestigios acobreados em cada solda, não sei se pode estar danificado com certeza absoluta... mas a princípio, não, até pelo tamanho fica difícil dizer... :(

Outra coisa, tem diferença em soldar ele em sentido inverso da posição original? Porque se tiver amigo... vai ser dureza detectar qual lado é qual nakela bagunça...

Um abraço, continuem ajudando!

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedi a uma pessoa para me enviar uma placa de vídeo Chaintech do tópico abaixo, e a placa chegou bem embalada, com plastico de bolinhas... no entanto, entre o dissipador de memoria e a memoria, veio uma pecinha quebrada, uma espécie de cilindro minusculo de plastico, cor marrom, que deveria estar com suas extremidades soldadas no chip da PV

Neobius, você está esquentando a cabeça sem necessidade! E os amigos daqui do Fórum também!...

Essa pessoa que enviou a Placa é que deve arcar com a responsabilidade da troca por outra Chaintech!

Já entrou em contato com ela?

:wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Com certeza é um capacitor, mesmo com este tamanho. Provavelmente de uma capacitância extremamente baixa (pelo tamanho) e sem polarização.

Só por estar escrito C43 você já deduz que é o 43º capacitor do circuito. Se fosse resistor, seria R43.

Acho que o mais difícil vai ser você arrumar outro capacitor de valor idêntico a este. A soldagem em SMD não é fácil mas nada de outro mundo também! :P

Abraços,

Fernando Pinheiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, Fernando Pinheiro !

Veja esta foto, gentilmente encontrada pelo Phoenyx:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.ocworkbench.com/2002/chaintech/ag441/Picture_546_copy.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

O que saiu está no topo da placa de vídeo, de nome C 243, veja se você consegue identificar com os olhos o paralelepipedo marrom naquela posição, à esquerda e um pouco acima de R 220, e logo abaixo do grafado C 243.

Foi essa peça que quebrou, e por sorte encontrei ela aqui no meio da pasta térmica. Posso reaproveitá-la ?

No fórum de PV me disseram que é um resistor... não sei mais o que é essa "coisa", mas agora com a foto e com os seus conhecimentos, poderia me dar um diagnóstico final?

PS: O modelo da placa da foto é exatamente o mesmo que tenho aqui.

Obrigado e desculpe o incômodo!

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Trata-se de um capacitor smd.

Se você descobrir o valor dele, dá para soldar no lugar um capacitor semelhante.

Mas você já testou a placa? Teste.

Capacitores em circuitos digitais em 99% dos casos servem só para "filtrar" sinais indesejáveis, estabilizando a tensão em algum ponto. Pode ser que a placa funcione perfeitamente sem ele.

O 1% restante refere-se a capacitores de osciladores. Aí, ela não vai funcionar... Mas também não vai queimar se você ligar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por coelho72@08 abr 2004, 09:50

Trata-se de um capacitor smd.

Se você descobrir o valor dele, dá para soldar no lugar um capacitor semelhante.

Mas você já testou a placa? Teste.

Capacitores em circuitos digitais em 99% dos casos servem só para "filtrar" sinais indesejáveis, estabilizando a tensão em algum ponto. Pode ser que a placa funcione perfeitamente sem ele.

O 1% restante refere-se a capacitores de osciladores. Aí, ela não vai funcionar... Mas também não vai queimar se você ligar.

Que bom saber q tenho 99% de chances de sucesso...

Mas veja bem, voltando à pergunta, não posso reaproveitar o capacitor antigo que quebrou? Ele parece estar intacto e olhando com uma lupa se vê as extremidades com residuo de solda... se não for possivel, qual o preço medio de um capacitor SMD desse tipo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Neobius, se o capacitor está intacto, apenas resolde-o no local. Isso é um capacitor com certeza! Não é um resistor.

Mas como o coelho sugeriu, teste antes a PV antes. Capacitores SMD possuem uma capacitância extremamente baixa (proveniente de seu tamanho reduzido) e, se realmente este C243 for apenas um filtro, não haverá praticamente nenhuma diferença no funcionamento da placa.

Se ela não funcionar, resolde o capacitor.

Abraços,

Fernando Pinheiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para todos os colegas que ajudaram até aqui:

Muito obrigado e desculpe se meu desespero pareceu incômodo, é que eu não tinha noção do grau de importância desse ocorrido, o qual se mostrou bem mais amigável que na primeira impressão que tive a respeito do mesmo.

A partir do momento em que eu tomar providências como testar a placa e/ou ressoldar o CAPACITOR (;)) voltarei aqui para dar um desfecho a esse 'drama'.

Um abraço a todos, até breve!

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma vez decepei um smd da minha gf 4 e ela funcionou sem o capacitor!!!!! :wow:

Isso também aconteceu com a minha MB, só q esse capacitor não era smd... a mb funcionou também sem o capacitor...

POr via das duvidas, substitui tanto o da pv quanto o da mb...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...