Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
faustojunior

Agp Desativado

Recommended Posts

Olá pessoal do Clube do Hardware!

Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar a todos pelo excelente trabalho que realizam no campo de hardware! E a comunidade, por compartilharem seus conhecimentos no fórum.

Estes dias pra cá, após ler alguns documentos relacionados a placas de vídeos e desempenho, notei que minha placa não alcançava (nem se aproximava!) dos índices das estatísticas de desempenho, de acordo com testes e benchmarks realizados. Decidi checar algumas configurações de meu hardware, para saber se algo poderia ser feito de modo otimizar o desempenho de vídeo.

Após testes e tanto "fuçar", percebi que segundo muitos programas de diagnóstico e benchmarks, relatavam que minha placa não estava com AGP ativado.

Possuo uma placa mãe ASUS A7V8X-X (VIA KT400 - AGP 8X), e uma placa de vídeo nVidia GeForce2 MX 200 (32MB - AGP 4X).

Todos os programas que utilizei, diziam que o AGP estava desativado...

SiSoftware Sandra Pro 2004 

Warning W2513 - The AGP bus is disabled.

WCPUID 3.1a

AGP Spec. Revision > 2.0 / Disabled

RivaTuner 

$ffffffffff ---------------------------------------------------
$ffffffffff Northbridge information
$0400000000 Description     : VIA KT400
$0400000001 Vendor ID       : 1106 (VIA)
$0400000002 Device ID       : 3189
$0400000003 AGP bus         : revision 2.0
$0400000004 AGP status      : disabled
$ffffffffff Display adapter information
$0000000000 Description     : NVIDIA GeForce2 MX 100/200
$0000000001 Vendor ID       : 10de (NVIDIA)
$0000000002 Device ID       : 0111
$0000000003 Location        : bus 1, device 0, function 0
$0000000004 Bus type        : AGP revision 2.0
$0000000005 AGP status      : disabled

Bom... AGP realmente desativado... hehe.

Mas porquê?

Chequei a BIOS, existe a opção AGP Capability.

Ela estava em Auto. Deveria ser automaticamente detectado.

Tentei mudando manualmente para 4X. (A opção 8X não existe, provavelmente por causa da placa, ou minha MB é "Fake Edition" hehe).

Não adiantou.

Instalei os drivers mais novos da nVidia, pois estava usando os padrões do WinXP. Também de nada adiantou.

Nada parece ativar este bus AGP...

Alguém tem alguma ideia em relação a este problema?

Obrigado pela atenção!

Agradeço desde já!

Abraços,

Fausto Junior

PS: Minha MB usa a BIOS mais atual, Rev. 1009.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

:bandeira:

Como Vai fausto beleza?

Bom, uma coisa é fato! você esta usando o slot agp? hehe desculpa, mas já vi casos como o seu que a pessoa queria ativar agp mas estava com uma placa PCI hehehe, bom acredito que você sabe o que esta dizendo hehe..

Amigo isso esta me parecendo mais BUG destes programas que você usou!

já usei todos estes programas ai, e o melhor (maior margem de acertos) que já usei é o AIDA32. Aqui mesmo no site deve ter pra down. ok!

verifique novamente sua BIOS, coloque o agp em 2x (pois sua placa deve ser agp 2x) e baixa o aida32 ok?

Espero ter ajudado!

A[]s

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado pela atenção andreld!

Sim, ela realmente é AGP! Eu entendo, isso realmente acontece. :D

Foi bom ter lembrado do AIDA32! Eu tinha ele em disco, e executei os testes.

Propriedades do chipset	
Chipset da Placa Mãe VIA VT8377 Apollo KT400

...

Propriedades do AGP
Versão do AGP 2.00
Estado do AGP Desativado
Tamanho da abertura do AGP 256 MB
Velocidades do AGP suportadas 1x, 2x, 4x, 8x
Fast-Write Suportado, Desativado
Side Band Addressing Suportado, Desativado
...

Problemas e sugestões
Problema AGP está desativada. Isto pode causar uma perda de rendimento.
Problema O tamanho da abertura do AGP é superior à média da memória do Sistema. Isto pode causar uma perda de rendimento.

É, realmente desativado...

O AIDA mencionou sobre o tamanho de apertura do barramento AGP, dizendo que é superior à média da memoria. Eu tenho 512MB de RAM, e ouvi, não me lembro de onde, para colocar o Aperture na metade da RAM. É correto?

Vou tentar colocar o barramento em 2X, mas segundo a nVidia , a GeForce2 MX usa 4X. Mas vamos ao teste. Posto em poucos minutos o resultado do teste!

Obrigado!

Abraços,

Fausto Junior

Compartilhar este post

Link para o post

@Robby_Mottec

Vou realizar o teste utilizando o SP da VIA também!

Posto resultados em alguns minutos!

Obrigado a todos!

Compartilhar este post

Link para o post
Propriedades do chipset

Chipset da Placa Mãe VIA VT8377 Apollo KT400

In-Order Queue Depth 4

CAS Latency 2.5T

RAS To CAS Delay 3T

RAS Precharge 3T

RAS Active Time 7T

Slots de memória

Slot DRAM nº1 256 MB (DDR SDRAM)

Slot DRAM nº2 256 MB (DDR SDRAM)

Propriedades do AGP

Versão do AGP 2.00

Estado do AGP Ativado

Tamanho da abertura do AGP 256 MB

Velocidades do AGP suportadas 1x, 2x, 4x, 8x

Velocidade atual do AGP 4x

Fast-Write Suportado, Desativado

Side Band Addressing Suportado, Desativado

Fabricante do chipset

Nome da empresa VIA Technologies, Inc.

Informação sobre o produto http://www.via.com.tw/en/apollo/chipsetindex.jsp

Download do controlador http://www.viaarena.com/?PageID=2

Problemas e sugestões

Problema O tamanho da abertura do AGP é superior à média da memória do Sistema. Isto pode causar uma perda de rendimento.

Problema A velocidade AGP atual é inferior à máxima suportada pelo Sistema. Isto pode causar uma perda de rendimento.

:palmas: :D

Obrigado a andreld e Robby_Mottec pela ajuda!

Deveria ter instalado os drivers anteriormente.... :P

Quando eu havia ido no site da VIA, não encontrei nada relacionado a driver para AGP, e não lembrava do SP Hyperion! :rolleyes:

Agradeço-lhes pela atenção!

Espero que possa contribuir com algo a comunidade, em retorno da atenção que me prestaram!

Abraços!

Fausto Junior (leia-se, usuário freqüente do Clube do Hardware! ^_^ )

Compartilhar este post

Link para o post

caro amigo vi no forum do Clube do Hardware q você teve problemas de agp com uma placa GeForce2 MX 200, estou tendo o mesmo problema com uma GeForce4 MX 440 AGP 4x, vi que a minha mb é a mesma sua, uma ASUS A7v8X-X, vi também que você conseguiu resolver o problema, mas aqui eu tentei, instalando o kit da VIA assim como ta no forum e mesmo assim n foi resolvido, utilizando soft Sandra vi q minha geforce realmente tem suporte para 4x, mas com o mesmo soft, vi q minha mb está abilitada para 2x no maximo.... queria saber como exatamente você fez para resolver o problema, desde já agradeço.

Um Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

@[Niko]

Opa! Tudo bem cara?

Olha, em primeiro lugar em dei uma olhada no SETUP, e coloquei em Auto. No seu só pode escolher 2X? Porque a A7V8X-X suporta até 8X (AGP 3.0). E, realmente, sua placa GF4 suporta 4X. No meu caso, ela só mostra até 4X, provavelmente porque ela detecta que é o máximo da placa instalada.

Eu tinha tentado colocar o 4X no manual mesmo, mas não adiantou. Então instalei o SP Hyperion da VIA. Aí já funcionava OK, então voltei o SETUP para Auto.

Que Windows está usando? Já tentou reinstalar o driver da placa de video? Juntamente com o SP? Eu estou usando o driver oficial da nVidia (ForceWare 56.64). Ele é bom pois adiciona suporte a OpenGL 1.5, DX9.... Algo que muitos jogos e aplicativos gráfico-intensivos necessitam. Tente reinstalar o driver de video, e o SP da VIA. Seja o que for, teste o sistema com o AIDA, ele é free, e sinceramente, muito mais preciso. (Os criadores do AIDA pararam seu desenvolvimento, e se tornou EVEREST. Mas continua bom do mesmo jeito. :D )

Links:

GF4 MX Manual......: http://www.nvidia.com/object/LO_20020204_8254.html

ForceWare Driver..: Win9X/ME > http://www.nvidia.com/object/win9x_56.64

----------------------- Win2k/XP > http://www.nvidia.com/object/winxp_2k_56.72

VIA SP Hyperion....: http://downloads.viaarena.com/drivers/4in1...04IN1_V451v.zip

EVEREST...............: http://www.lavalys.com/index.php?page=products_index (Use o Home Edition, o Pro é pago)

Qualquer coisa posta ai novamente! Será um prazer lhe ajudar.

Abraços,

Fausto Junior

Compartilhar este post

Link para o post

Existem bilhôes de tópicos sobre isso, era melhor dar um pesquisar antes hein??!

Mais aí eu posso ajudar, pois tive uma.

vocês tem que pegar o cd da MB e instalar os drivers VIA 4 in 1 antes de tudo, pois sem ele seu AGP não funciona(sideband adressing, agp fastwrites), nem sua portas USB 2.0.

Logo depois disso instalem o driver de vídeo da nvidia, o 56.72 e já era,, podem ver em configurações avançadas de vídeo que se sua vga for agp4x vai ta agp4x lá..se for 8x o 8x também estará escrito lá.

Para fazer um teste, reiniciem e entrem na bios vendo qtas opcões de colocar a velocidade do agp tem lá.

OBS : Não existe FAKE MB não heehhe!

Compartilhar este post

Link para o post

O problema do NIKO é BIOS.. tem que atualizar!

Este chipset apresenta alguns problemas com o AGP estando com a BIOS desatualizada!

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por pedroh@05 maio 2004, 13:54

O problema do NIKO é BIOS.. tem que atualizar!

Este chipset apresenta alguns problemas com o AGP estando com a BIOS desatualizada!

Eu acho que não tem nada a ver não..eu tinha ela com a bios 1006.

Compartilhar este post

Link para o post

aí pessoal,

Estou com o mesmo problema, não consigo ativar minha AGP 4x.

Tenho uma MB FIC VC31 e quero espetar uma FX 5200.

Já tentei de tudo, última versão do forceware da NVIDIA, drivers da VIA e

nada, al´guém pode me ajudar ?

valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais