Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Guest Odebrecht

[Resolvido] Conectiva 9 - 2 Placas De Rede

Recommended Posts

Guest Odebrecht

Seguinte pessoal, dúvida de principiante: Instalei o Conectiva 9 recentemente e preciso utilizar duas placas de rede nessa máquina. Instalei fisicamente as duas e durante a inicialização, como o Kudzu está habilitado, elas foram imediatamente reconhecidas e configuradas, sem aparentes problemas. Só que a segunda placa não responde. Coloquei os seguintes IPs.: na primeira 192.168.0.199, responde normalmente. Na segunda 192.168.0.29 que não responde. Detalhe importante: a primeira placa está respondendo pelos 2 IPs, pinguei o IP final 29 sem perceber que o cabo de rede estava na primeira placa ( teoricamente final 199 ) e obtive resposta normal. Eu não alterei nenhuma configuração, tudo foi feito automaticamente.

Desde já agradeço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que você fez foi configurar um alias de um segundo ip para uma placa que passa a responder por dois IP's.

Você precisa configurar o roteamento que é fácil:


Kernel IP routing table
Destination     Gateway         Genmask         Flags   MSS Window  irtt Iface
192.168.1.0     0.0.0.0         255.255.255.0   U         0 0          0 eth0
192.168.2.0     0.0.0.0         255.255.255.0     U         0 0          0 eth1
127.0.0.0       0.0.0.0         255.0.0.0       U         0 0          0 lo
0.0.0.0         192.168.1.1     0.0.0.0         UG        0 0          0 eth0

Você vai precisar configurar o IP para a segunda placa de rede e ter certeza de que ela está de pé e fazer o comando route:


route add -net 192.168.2.0 netmask 255.255.255.0 dev eth1

Mais informações man route.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Odebrecht

Certo, mas essa configuração aplicaria-se no caso de cada placa estar acessando uma rede diferente, certo? Acontece que essa máquina vai ser um servidor de arquivos, rodando o samba e cada placa de rede irá atender um hub diferente, porém todas as maquinas que acessarão tem um IP no range 192.168.0.x. Portanto as duas placas tem que reponder à mesma rede. Tem que ser possível porque funcionava no CL8, não tem porque não funcionar no CL9. Aproveitando a oportunidade, como faço pra instalar o CL8, com uma controladora Adaptec 29320, que usa o chip AIC79xx? Consegui o disquete de update com esse modulo apenas pro CL9, como faço no 8?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se é o caso é mais fácil ainda, basta configurar o IP para cada placa e adcioná-los nas rotas como expliquei acima independente do IP. O ideal é fazer segmentos de rede independente para cada rede.

No site da Conectiva você encontra o manual do usuário, vai lá e dá uma lida neles pois todas as suas perguntas estão respondidas lá.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest MosFET

Cara...

Manda aê seu arquivo "/etc/network/interfaces"

Manda o resultado do comando "ifconfig"

E o resultado do comando "route"

Provavelmente o kudzu se enrolou na hora de atualizar o /etc/network/interfaces e ao invés de adicionar a nova placa criou um alias da primeira placa de rede (eth0:1 ou algo assim).

Mais, pras duas redes conectadas na sua máquina se falarem você vai precisar habilitar o roteamento no kernel do Linux... Faça isso (assim que a placa estiver configurada corretamenete) com: "echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward". Não precisa mexer com a tabela de roteamento, o Linux é esperto o suficiente pra saber rotear automaticamente os pacotes entre as placas de rede configuradas.

Boa sorte!

PS. Instala um Linux de gente aí como Debian por exemplo! ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×