Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estação De Solda A Ar Quente


wellingtonuemura

Posts recomendados

Eu venho acompanhando as revistas Saber Eletrônica e Elektor e em determinada edição das duas eles mostraram matérias sobre manutenção (remoção e soldagem de componentes SMD) e qual não foi para a minha surpresa que em nenhum das duas eles explicaram corretamente o processo de montagem, soldagem e manutenção.

E acredito que a maioria acredita no que eles informam, um dos absurdos foi a revista Saber Eletrônica que mostrava que a maneira de remover esses componentes era quebrando eles com um alicate ou que na montagem desses componentes nas placas vai uma cola EPOX em baixo dos componentes.

Eu não sei como é o processo de montagem desse tipo de placa aqui no Brasil mas na SONY do Japão aonde trabelhei o processo é totalmente diferente e as informações que mais chegaram perto ao que eu conheço foi informada pela recista Elektor.

Na SONY para fazer manutenção das placas nós usamos ferros de solda a ar quente tanto para CI como para componentes CMD (resistores e capacitores), na montagem desses componentes na placa ele usam um robô que parece uma máquina de costura para colocar os componentes, só que antes disso, tem um silk-screen que eles fazem com estanho em pasta de baixo ponto de fusão, uma vez que eles são colocados em contato com essa pasta os componentes já ficam fixos e não necessitam de nenhum tipo de cola e daí sim quando vão para o forno essa pasta derrete dando a fusão no componente e a placa.

Eu já enviei um email para essas revistas me colocando a disposição de mostrar como é que se faz para remover e soldar tais componentes e os processos utilizados mas nenhuma resposta até agora.

E vocês?

Como vocês fazem para fazer manutenção em placas que usam componentes SMD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim.

Parece que vai um PINGO de cola em ALGUNS componentes... Mas agora quebrar pra tirar também é demais... :tantan:

Bom, como aquele ditado que diz "Quando você tem um martelo todos os problemas se parecem com pregos", a minha experiência de manutenção em SMD se resume ao que eu consigo fazer com um ferro de solda comum.

Pra dessoldar é uma desgraça, principalmete coisas como resistor e capacitor, pra soldar nem é tão difícil assim: já soldei CIs SMD usando a técnica da "bolota". VocÊ faz uma bolota de solda e vai passeando ela pelos terminais depois suga com o sugador, fica "razoavelmente" bom, o problema são os curtos.

Outro jeito seria estanhar a placa e depois passar o ferro, muitas vezes dá certo.

Para manutenção eu já vi ferros de solda especiais, em formato de pinça, cuja ponta é trocável, inclusive para CIs TQFP e afins (daí é uma ponta em L) , é uma pinça que toca todas as pernas e depois remove o componente, bem interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Welington, sempre bons tópicos. Boa observação, não é de hoje que a revista é criticada, eu mesmo já mandei vários e-mail mas todos sem sucesso. Eles possuem uma linguagem muito superficial e resumida dos assuntos, eu prefiro a ELEKTOR também, mas acho que ela caiu muito também devido seus projetos se concentrarem a comercialização dos programas microcontrolados, mas de vez em quando compro uma. Eu quebro o galho, trabalho com uma estação de solda e retiro somente estes componentes mais simples, resistores, capacitores e CIs DIP. Os maiores não tenho prática nem a ponta para tira-los, o que eu faço e aquecer os terminais do componente com uma ponta adequada e com uma espátula desgruda-lo da cola, isto no caso dos DIP dual in line.

Abraços :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É complicado mesmo, eu já cheguei a ver assistência técnica autorizada da Sony utilizando martelo para quebrar CI com defeito para poderem ser removidos. Seria o mesmo que tentar apertar uma rosca com chave de fenda.

Em minha bancada na SONY eu trabalhava com uma Hakko 936 uma Hakko 850B e uma Hako 851

Muitos CI's que precisavam ser removidos/substituidos eram essas ferramentas necessárias, fora outra que quando na necessidade de remover CI's que não tem pernas laterais mas pequenos pontos em baixo é que eram utilizados outras ferramentas um pouco mais complexas.

Acho que para qualquer um que tenha necessidade ou trabalhe com CMD essas são as melhores ferramentas que você pode ter para substituir qualquer componente da placa sem danificá-la. Eu sei o que é trabalhar sem elas também, o meu HUB queimou e foi um inferno para trocar os CI's que tinham queimado só com o ferro de solda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem no mercado uns Kits para dessoldagem de SMD que constituem basicamente uma liga, como se fosse um fluxo de solda que você passa nos terminais do IC SMD, e depois é só dar um giro horario ou anti-horario no Cara que ele se solta facinho, já usei é legalzinho..... :ZZZ:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Os Kits (fluxo e estanho) vendidos para retirada e soldagem são bonzinhos, funcionam desde que você treine e pegue prática. Já sopradores térmicos são rápidos, mas exigem muita experiencia, senão você sobreaquece e queima os componentes, ou então pior, aquece vários componentes ao mesmo tempo( se descolam) e sai tudo voando pela placa, já era sua placa...hehe...Agora essas ferramentas especiais ai que o amigo falou que usava no Japão, aqui no Brasil é sonho.....nunca vi a cara, nem sei como são....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...