Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de alimentação ajustável 1,2 a 20V x 10A - Primeira parte - Montagem


faller

Posts recomendados

Em 08/02/2018 às 15:36, Sérgio Lembo disse:

Não me dei ao trabalho de recalcular o capacitor de entrada. Ao calcular leve algumas coisas em conta:

- não há necessidade de fazer uma super filtragem na entrada, existe um regulador na saída.

- não caia na tentação do quanto mais melhor, esse tipo de fonte já faz o transformador trabalhar com baixo fator de potência. O aumento descomunal do valor só agrava a questão.

ok meu amigo, muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Em 23/01/2018 às 14:46, Sérgio Lembo disse:

@gordotronica , fiquei curioso. Quando usa a parafusadeira, queima logo de cara ou funciona por algum tempo? Os componentes que citou são robustos, não queimam tão fácil. Se puder postar o circuito que montou, ajuda e muito.

me desculpe a superausencia mas tive uns probleminhas pessoais mas estou de volta!!!rsrsrsrs

na verdade sergio lembo quando eu ligo os bornes da fonte na parafusadeira é quase que instantaneo,ela começa a girar de acordo com a tensão mínima que coloco e de repente ela dispara em alta velocidade e quando vejo...........já era!!! a fonte é essa que vi nesse fórum já queimei uns 5 lm317 ele que queima e não o tip, nã sei se é porque é falsiê.......???!! gostaria de saber tabém  alguma proteção boa contra esse tipo de curto!! a fonte que fiz está aí nesse anexo e como foi de foto tirada da tela tem ainda parte do texto do amigo que publicou a fonte dizendo que esta forma ao qual está confeccionada com um BD deixou bem protegida mas no meu caso nao esta funcionando a proteção não!!! alguma sugestão?

20180103_214726.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

ola, boa tarde a todos. Estou montando uma fonte identica a essa já comprei quase todo o material, eu só tenho 2 duvidas sobre a fonte. 1ª se o transformador em questão conseque entregar 15 amp. Como você limitou em 10 amp. sendo seu amperimetro também de 10 amp.???  2ª  sobre a proteção termica eu entendi tudo em um só dissipador, mas sobre a proteção contra curto circuito, tanto os transistores quanto ao ci estão todos ligados a mesma saida, se fechar um curto na saida o ci vai sobreviver. E quanto aos transistores vão morrer kkk ????? essas são minhas apavorantes duvidas !!   Se alquem puder esclarecer ou o próprio mestre faller ficarei muito grato! Mas uma vez peço descupa por algum erro ou pergunta que fiz !! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Boa tarde pessoas.

@faller Seu circuito esta dando cria rsrsrs, também vou fazer um parecido, mas a tensão pretendo chegar nos 24V e o trafo de nobreak 1400VA tinha na placa fusiveis de 25A com duas baterias em série, vi em outra pagina que você falou pro cidadão mexer em um resistor e manter o potenciometro, mas no caso da corrente total posso manter o LM338 mas adicionar mais um Tip147 para uma corrente de uns 15 a 20A?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

É pessoal primeiro teste e o amperimetro que eu comprei conjugado com voltimetro, aqueles vendidos no mercado livre, o amperímetro não funcionou,a regulagem de tensão ficou de 1,2V a 20V, eu queria mais, pelo menos 24V.

Liguei um cooler na saída, funcionou de boa como a corrente era baixa demais achei que não ia marcar mesmo por ser um amperímetro com shunt de 30A, coloquei uma lâmpada de carro de 60W e queimou a lâmpada e o voltimetro acusou uma tensão de 40V e não baixou mais independente da posição do potenciômetro.

O que será que aconteceu? Queimou o regulador fácil assim? Como faz para testar se queimou mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
25 minutos atrás, Marcelotronic disse:

lâmpada de carro de 60W

no momento zero a lâmpada é quase um curto por estar fria.

26 minutos atrás, Marcelotronic disse:

fácil assim

 

Além do +  não vi proteção de sobrecorrente no circuito acima.

 

29 minutos atrás, Marcelotronic disse:

Liguei um cooler na saída, funcionou de boa como a corrente era baixa demais achei que não ia marcar mesmo por ser um amperímetro com shunt de 30A

tem razão. Só não devia deixar passar da V máxima do cooler

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

no momento zero a lâmpada é quase um curto por estar fria.

 

Além do +  não vi proteção de sobrecorrente no circuito acima.

 

tem razão. Só não devia deixar passar da V máxima do cooler

Não vi no datasheet a tensão máxima para o Lm 338, minha fonte retificada e filtrada está dando 40V, é muito? Será que queimou o regulador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/12/2018 às 16:55, Marcelotronic disse:

Não vi no datasheet a tensão máxima para o Lm 338, minha fonte retificada e filtrada está dando 40V, é muito? Será que queimou o regulador?

Sim, 40V é muito é o máximo dele. A tensão recomendada pra ele é de 35V.

Com certeza queimou o regulador e talvez o potenciômetro também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, Marcelotronic disse:

Não vi no datasheet a tensão máxima para o Lm 338, minha fonte retificada e filtrada está dando 40V, é muito? Será que queimou o regulador?

É só olhar, 

6 Specifications

6.1 Absolute Maximum Ratings 

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm338.pdf

Estás operando muito próximo ao limite máximo absoluto..

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, faller disse:

É só olhar, 

6 Specifications

6.1 Absolute Maximum Ratings 

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm338.pdf

Estás operando muito próximo ao limite máximo absoluto..

 

 

 

 

 

Poxa vida demorei para achar o LM e quando achei paguei 25 reais.20181216_013431.thumb.jpg.2551cec24b26a28668fde874b0029c71.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Digikey, Mouser e afins tem chance menor de falsificação. O problema são os óbvios, preço, impostos, viabilidade etc...

Tenta com o feijão com arroz lm317 , mamão com açúcar, baratíssimo, pode comprar de + 1 fabricante/fornecedor. Desta vez prestenção no datasheet seu sem noção !!😡

  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Digikey, Mouser e afins tem chance menor de falsificação. O problema são os óbvios, preço, impostos, viabilidade etc...

Tenta com o feijão com arroz lm317 , mamão com açúcar, baratíssimo, pode comprar de + 1 fabricante/fornecedor. Desta vez prestenção no datasheet seu sem noção !!😡

KKKK preciso estudar muito ainda para poder assimilar informações de um datasheet.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Mestre88 disse:

transistores em paralelo dá pra usar até os falsos que funcionam

Só prestenção na seguinte Conjectura Hipotética Universal Técnico Explicativa...

20180103_214726.jpg

Aquele 1R5 limita a corrente no lm nuns 500mA. Pra um falso isso até pode ser muito. Eu (eu) colocaria pelo menos 10R

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Só prestenção na seguinte Conjectura Hipotética Universal Técnico Explicativa...

20180103_214726.jpg

Aquele 1R5 limita a corrente no lm nuns 500mA. Pra um falso isso até pode ser muito. Eu (eu) colocaria pelo menos 10R

Esse circuito é para quantos amperes? Acho que meu transformador deve gerar 20A fácil. No circuito do Faller eu coloquei 3 TIP147. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, Marcelotronic disse:

Esse circuito é para quantos amperes?

Eu não passaria de 5A com ele.

 

53 minutos atrás, Marcelotronic disse:

Acho que meu transformador deve gerar 20A fácil. No circuito do Faller eu coloquei 3 TIP147. 

Se fosse com o LM338K original pode até ser.

Pela foto percebi que usou o LM e os transistores com o invólucro TO220.

 

Se o LM fosse do tipo TO3 e os TIP147 do tipo TO218 dissipa o calor muito melhor, o difícil mesmo é encontrar componentes desses de boa qualidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Mestre88 disse:

Eu não passaria de 5A com ele.

 

Se fosse com o LM338K original pode até ser.

Pela foto percebi que usou o LM e os transistores com o invólucro TO220.

 

Se o LM fosse do tipo TO3 e os TIP147 do tipo TO218 dissipa o calor muito melhor, o difícil mesmo é encontrar componentes desses de boa qualidade.

Acho que eu fui com muita sede ao pote porque se meu transformador gera mais corrente que o trafo do Faller, eu teria que ter recalculado os resistores? Se for isso mesmo vou ter que fazer tudo de novo 😭. Não achei TIP147 com involucro TO218. Meu finado LM338 é TO3.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Marcelotronic disse:

Acho que eu fui com muita sede ao pote porque se meu transformador gera mais corrente que o trafo do Faller, eu teria que ter recalculado os resistores?

Ainda penso que o maior problema é o seu trafo liberar 40V em aberto.

Qualquer variação na rede elétrica e adeus LM.

Para trabalhar com segurança o máximo é 35V mesmo.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Mestre88 disse:

Ainda penso que o maior problema é o seu trafo liberar 40V em aberto.

Qualquer variação na rede elétrica e adeus LM.

Para trabalhar com segurança o máximo é 35V mesmo.

 

Então olha a doidera que vou fazer, no primario do trafo tem varios fios, eu peguei o primeiro e o penultimo para ligar em 110V, ai no secundario deu 30Vca, se eu pegar o primeiro e penultimo fio estava dando 22Vca. Provavelmente vou perder corrente né?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Marcelotronic disse:

Provavelmente vou perder corrente né?

 Vai.

Esse de 22VCA é uma boa, terá uns 30VCC com ele em aberto.

Se antes tinha 20A e agora você ficar com 10 ou 15A dependendo do enrolamento, não é mal negócio.

 

Eu também tive esse mesmo problema, só que como meu trafo era de 5A, a corrente caiu pra três (ele tem um enrolamento na entrada pra 200VCA, liguei esse em 110).

Como ficou muito fraco, desisti da ideia e resolvi desmontar o transformador. Cortei um pedaço do enrolamento e ficou com 32VCC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...