Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de alimentação ajustável 1,2 a 20V x 10A - Primeira parte - Montagem


faller

Posts recomendados

  • Membro VIP

Estou pra montar uma fonte ajustável também, mas estou na dúvida se faço uma com 5 ou 10A. Sobre este seu projeto, se eu modificar o trafo para um de 24VAC na saída, será que a fonte entregará 24Vdc na saída ajustada?

Não garanto que ela conseguirá entregar 24 Volts x 10 Amperes.. Talvez a corrente total ela entregue somente com uma tensão pouco menor, pouca coisa... No entanto sim ela conseguirá entregar 24 Volts na saída, bastando para tal mudar o valor do resistor entre o pino de saída do CI e seu pino de ajuste de 330 para 250 Ohms, mantendo o potenciometro em 4k7..

olá faller, queria montar uma fonte igual a sua só que de 0V até 12V, como faço?

será 10A mesmo!

Teria como me passar um esquema?

Só mude o potenciômetro para 2k2 e mude o resistor de 330 para 270 ohms..

O transformador pode ter uma tensão da ordem de 13 a 15 Volts...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá faller,

Vou montar esse seu esquema, agora veja bem, o potenciometro de 4k7 pode ser aqueles lineares normais né?

Se eu quisse manter a tensão de saída sempre em 20V é só trocar o potênciometro 4k7 por um resistor de mesmo valor com potência 5W+-?

E se por acaso eu quisesse colocar uma outra saida de 12V o que teria de fazer no circuito? (ficando então a saída de 20V fixa e a de 12V fixa)

Se tiver como responder as perguntas separadamente, ficarei muito agradecido, obrigado por compartilhar conosco essa fonte ;D

@faller

só achei capacitores de 0R10 e 0R22 x 5W qual seria melhor comprar?

poderia comprar no lugar do LM338 um LM339?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
olá faller,

Vou montar esse seu esquema, agora veja bem, o potenciometro de 4k7 pode ser aqueles lineares normais né?

Tanto mais linear o potenciômetro mais linear a variação da tensão com o giro do mesmo. Use um linear mesmo..

Se eu quisse manter a tensão de saída sempre em 20V é só trocar o potênciometro 4k7 por um resistor de mesmo valor com potência 5W+-?

Exatamente.. o melhor mesmo é ajustares para 20 Volts a tensão da fonte, desligar a mesma, desconectar um dos lados do potenciômetro e medir a resistência do mesmo. Colocando essa resistência, nesse valor, recuperas a tensão de 20 Volts. A dissipação do resistor será de menos de 0,1 Watt. Pode colocar de 1/4 ou 1/8 de Watt.

Ou coloques uma resistência pouco mais baixa que o valor descoberto e um trim-pot de baixo valor em série com a mesma. Ai dá ajuste fino..

Trim-pot:

Trimpot.jpg

E se por acaso eu quisesse colocar uma outra saida de 12V o que teria de fazer no circuito? (ficando então a saída de 20V fixa e a de 12V fixa)

Repita o circuito, dobre a fonte, faça duas fontes. Se a fonte de 12 Volts fixo puder ser de até 1 ampere, use o LM7812 e não terás de colocar mais nenhuma peça.. Se for necessário maior corrente, duplique essa fonte dai..

@faller

só achei capacitores de 0R10 e 0R22 x 5W qual seria melhor comprar?

0R10 e 0R22 são resistores e não capacitores...

Qualquer uma das duas serve..

poderia comprar no lugar do LM338 um LM339?

Seria como eu querer ir para Santa Catarina e em vez de usar a BR101, por não ter achado a mesma, procurar a BR102, ou a BR100

Não tem absolutamente nada a ver, são componentes totalmente diferentes um do outro..

Pode usar o LM317, mas o LM339, só pelo nome dele e a cara vais ver que não dá..

LM339-1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

me perdoe pelo erro do capacitor / resistor, nem notei que tinha escrito errado.

faller o LM338 tem o encapsulamento TO3? já o LM317 tem outro tipo que não me lembro, isso não irá mudar nada? a corrente do LM317 não tem a capacidade bem menor?

em minha fonte antiga tinha 2 "reguladores" com encapsulamento TO3 mas não achei nada escrito neles.

são esses : V

http://img857.imageshack.us/img857/5571/foto0313t.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
...faller o LM338 tem o encapsulamento TO3? já o LM317 tem outro tipo que não me lembro, isso não irá mudar nada? a corrente do LM317 não tem a capacidade bem menor?

em minha fonte antiga tinha 2 "reguladores" com encapsulamento TO3 mas não achei nada escrito neles.

são esses : V

http://img857.imageshack.us/img857/5571/foto0313t.jpg

Sim o LM317 tem uma menor capacidade de manipular corrente.

Se auxiliado por transistores ele se comporta bem para fontes com até 10 a 15 Amperes de saída.Lembre-se que ele, o regulador, não será quem manipula a maior parte da corrente. Ele age como driver de corrente para os transistores auxiliares e estabiliza a tensão de saída, justo suprimindo essa corrente de controle aos mesmos, se e quando necessário..

Se sua fonte for bem antiga eles bem podem ser transistores 2N3055..

Mas podem ser muitos outros componentes. Impossível se dizer sem teste ou exercício de pesquisa até mesmo em cima do restante do circuito..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, poderia me indicar algo no qual eu possa facilmente substituir o LM338, pode ser de TO3 pois o dissipador já está furado.

De preferência, irei comprar pelo site "soldafria".

Agradeço por todo o apoio e me desculpe pela "burreza" sei um pouco sobre eletrônica, mas não o bastante para fazer alterações em componentes / circuitos.

Achei em uma eletrônica proximo de casa , um LM317 com encapsulamento TO3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Então, poderia me indicar algo no qual eu possa facilmente substituir o LM338, pode ser de TO3 pois o dissipador já está furado.

De preferência, irei comprar pelo site "soldafria".

Agradeço por todo o apoio e me desculpe pela "burreza" sei um pouco sobre eletrônica, mas não o bastante para fazer alterações em componentes / circuitos.

Achei em uma eletrônica proximo de casa , um LM317 com encapsulamento TO3

Sinceramente amigo..

Veja ai sua pergunta e pergunte-se a si próprio se você entendeu do que ela se refere???

"poderia me indicar algo no qual eu possa facilmente substituir o LM338???"

Simplesmente não dá para entender o que queres..

Poderia fechar os olhos, nem tentar entender o que realmente querias saber e te responder...

Algo no qual poderia facilmente substituir o LM338..

Esse algo pode ser uma fonte.. Essa é a resposta.. Uma fonte é algo aonde podes substituir o LM 338..

Sinto, mas não deu para perceber nem o cheiro da tua dúvida. Duvido que tu mesmo consigas entender...

A qualidade das respostas sempre é diretamente proporcional a clareza da pergunta..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

....poderia me indicar algum componente no qual seja o substituto do LM338...

Tomara que na eletrônica sejas melhor que na redação, em português...

"Um componente no qual (no qual significa ai nesse componente) seja o substituto do LM338???"

A concordância tá um desastre ai, mas deu agora para entender que queres um substituto para o LM338. Porque não simplificar o pedido???

Podes usar:

LM138 e LM238 => Ambos substititos diretos, sem nenhuma alteração, podendo entregar 5 Amperes e sendo encontrados em TO3. Só duvido que os encontre..

LM150, LM250, LM350 => Todos substitutos diretos mas com uma corrente final pouco mais baixa, de 3 Amperes somente e podem ser encontrados em TO3.

LM117, LM217, LM317 => Substitutos diretos mas com uma corrente final mais baixa ainda, da ordem de 1,5 Amperes. São mais comuns em TO220, mas podem ser encontrados em TO3 também.

Tome só um cuidado com a pinologia que pode, conforme o modelo ou fabricante, mudar de um dispositivo para o outro. Vale consultar o datasheet..

Leia mais, muito mais. Ler ajuda a bem escrever..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então será difícil montar essa fonte, nenhum dos LM's que possuem uma corrente de 10A eu consigo encontrar, e se fosse para fazer uma fonte com 1,5A seria um disperdicio de transformador.

Teria alguma loja online que eu encontre algum desses LM's?

soldafria - não tem nenhum de 10A

farnel - procurei rapído pelos LM's de 10A não achei nenhum

Queria muito fazer essa fonte, mas pelo que estou vendo, não vai dar certo.

@IMAGEM QUE POSTEI UM POUCO ACIMA

Com uma lanterna e uma lupa, consegui enxergar alguns traços do que estava escritos naqueles "reguladores" com encapsulamento TO3, pelo que consigo ler é algo parecido com "2N2055, 2N3055" algo assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Então será difícil montar essa fonte, nenhum dos LM's que possuem uma corrente de 10A eu consigo encontrar, e se fosse para fazer uma fonte com 1,5A seria um disperdicio de transformador.

Teria alguma loja online que eu encontre algum desses LM's?

soldafria - não tem nenhum de 10A

farnel - procurei rapído pelos LM's de 10A não achei nenhum

Acorde amigo..

Não vais encontrar nenhum CI regulador de 10 Amperes e nem necessitas..

Note que justo nesse tópico onde estamos, lá no início, apresento um diagrama de uma fonte ajustável de 1,2 a 20 Volts com capacidade de fornecer até 10 Amperes e uso um LM338 para isso, auxiliado por transistores baratos e de fácil acesso..

Poderia ter feito a fonte para até 15 Amperes pois o transformador atenderia. Era só colocar um transistor a mais.. Não fiz por não necessitar de tamanha potência..

Se não achares o LM338, podes usar o LM317, de fácil aquisição e de baixo custo (menos de R$ 1,00).. Acorde portanto amigo...

@IMAGEM QUE POSTEI UM POUCO ACIMA

Com uma lanterna e uma lupa, consegui enxergar alguns traços do que estava escritos naqueles "reguladores" com encapsulamento TO3, pelo que consigo ler é algo parecido com "2N2055, 2N3055" algo assim.

Como imaginei e citei, deve ser um 2N3055..

Vale R$ 3,00 cada um e não te ajuda na elaboração da fonte por ser NPN e a fonte exigir transistor darlington PNP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa noite colegas do forum, caro faler, to precisando fazer uma fonte de 5 amp. 25v

e tenho aqui um lm 317

e o tip 120 e o 122, teria como fazer com esses tip? nao sei olhar no datasheet, mas to vendo o datasheet do 147 e do 122 e comparando os 2.

mas como nao sei qual as caracteristicas principais que deve ser olhada, gostaria de tua ajuda.

sera que consigo fazer esta fonte com estes tip, colocando 1 ou 2 ou 10 tip em paralelo conseguiria esses 5 amp?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
boa noite colegas do forum, caro faler, to precisando fazer uma fonte de 5 amp. 25v

e tenho aqui um lm 317

e o tip 120 e o 122, teria como fazer com esses tip? nao sei olhar no datasheet, mas to vendo o datasheet do 147 e do 122 e comparando os 2.

mas como nao sei qual as caracteristicas principais que deve ser olhada, gostaria de tua ajuda.

sera que consigo fazer esta fonte com estes tip, colocando 1 ou 2 ou 10 tip em paralelo conseguiria esses 5 amp?

Até daria se ele fosse PNP.

Os transistores que são PNP desse par dai são TIP125, TIP126 e TIP 127.

Com dois deles e um LM 317 tira fácil 5 Amperes ajustáveis até 25 Volts..

O transistor tem de ser

- PNP

- Aguentar no mínimo 5 Amperes

- Ser Darlington ( na verdade são dois transistores em série)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Já estou começando a montar a fonte, comprei boa parte dos componentes, falta o LM317 -TO3, capacitores de filtro e o resistor de 0R15 que na minha cidade só achei de 0R33!

Dois desses de 0R33 em paralelo e está resolvido, se não achares o de 0R15

Improvise vai..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller, nao to entendendo como tu calculaste esses resistor http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Fonte12a20V10A-Esquemticodafonte.jpg

(voce esplico de outra forma na pagina passada mas nao entendi)

depois de filtranda digamos que ta 20v, através do resistor de 1R nao taria uma corrente de 20A ali nao?

acho que descobri o que ta me complicando, to olhando so o resistor e pra fazer os calculos tem que somar as quedas de tensão da malha né

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller como vai? Ja estou montando estás fontes a algum tempo (pois precisei de algumas) mas ainda tenho dúvidas e como o tópico está movimentado te mando umas:

Esta é a minha fonte:

somentefonte.jpg

1º. Supondo que eu queira que meu regulador trabalhe no máximo a 1,2A, o cálculo é 0,7V/1,2A ou 0,6V/1,2A? Qual é a tensão correta que o resistor deve amostrar? 0,6V ou 0,7V?

2º. Se eu colocar uma carga e ir aumentando a corrente linearmente sei que o CI (conforme o cálculo acima) ira trabalhar sozinho até 1,2A, acima disso o transistor ira ajudar. Até ai tudo bem, mas conforme o consumo continua a aumentar até 10A ou mais, o CI LM317 ficará somente nos 1,2A ou pode aumentar também?

3º. Quando se calcula a corrente limite no Circuito Integrado, conforme a 1º questão, isto deve ser feito em um determinado regime de tensão x corrente ou isto vale para toda a faixa de tensão x corrente?

Me explico melhor:

Quero que minha fonte tenha em 12V uma corrente de 10A e destes, 1,2A passem pelo LM317. Então o resistor na entrada do CI será de (0,7/1,2A) 0,58Ω

Agora, se eu for configurar a fonte para 20V x 10A, os cálculos são sempre os mesmo?

4º e ultima. Quanto ao resistor de polarização, os datasheets sempre mostram um valor de 240Ω, mas eu coloco 220Ω pois é o valor comercial encontrado. Este valor de 220Ω influência no valor da tensão final? como no meu esquema acima, sempre coloco potenciômetro de 5k, ja que 4k7 é difícil. Gostaria de entender como calcular este resistor.

Desculpe o texto longo e tantas perguntas:wacko:

Agradeço muito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
faller, nao to entendendo como tu calculaste esses resistor http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Fonte12a20V10A-Esquemticodafonte.jpg

(voce esplico de outra forma na pagina passada mas nao entendi)

depois de filtranda digamos que ta 20v, através do resistor de 1R nao taria uma corrente de 20A ali nao?

acho que descobri o que ta me complicando, to olhando so o resistor e pra fazer os calculos tem que somar as quedas de tensão da malha né

Se olhares e entenderes essa distribuição de correntes ai, será meio caminho andado para saber como é que uma fonte dessas funciona..

Note que tentei mostrar o caminho de cada corrente, para uma saída de 10 Amperes, não importando a tensão de saída.. A tensão de entrada menos a tensão de saída vai estar ai distribuida sobre a junção coletor emissor dos transistores, entre entrada e saída do CI (e por isso eles aquecem, pelo produto dessa tensão diferencial multiplicada pela corrente em cada um deles)

Algumas simplificações foram assumidas:

- Um hfe de 400 para o transistor darligton;

- Uma tensão Vbe de 1,4 Volts nas condições de corrente analisadas;

Uma breve explicação:

Note que se uma corrente de 2 Amperes passar pelo resistor de 1 ohm causará uma queda de tensão sobre o mesmo de 2Volts.

Desses 2 Volts 1,4 estão na junção Vbe dos transistores, sobrando 0,6 Volts sobre os resistores de 0R15. Ora, 0,6V/0,15 = 4A nesse resistor e consequentemente no emissor do transistor.

Desses 4 Amperes é desviada, para a base do transistor, uma corrente Ib, 400 (hfe) vezes menor que IC dele, ou seja, 4/400 = 0,01A..

Note que as correntes assim se dividem e se juntam ao final, resultando em 10 Amperes que sai para a carga..

Assim dá para ver que cada um dos elementos colabora na condução da corrente..

Se o CI, que é a parte inteligente da coisa, sente que a tensão na saída tende a subir, ele pede menos corrente da entrada e desse modo cai a tensão sobre o R de 1 ohm, reduzindo também a corrente nos transistores.. Se a tensão de saída tender a cair, o CI pede mais corrente, aumentando a tensão sobre 1 Ohm, aumentando desse modo sobre os transistores..

Fontedealimentao-Anlisedascorrentes.jpg

Dúvidas pergunte..

PS: Me deves uma aula sobre fontes...

Faller como vai? Ja estou montando estás fontes a algum tempo (pois precisei de algumas) mas ainda tenho dúvidas e como o tópico está movimentado te mando umas:

Esta é a minha fonte:

somentefonte.jpg

1º. Supondo que eu queira que meu regulador trabalhe no máximo a 1,2A, o cálculo é 0,7V/1,2A ou 0,6V/1,2A? Qual é a tensão correta que o resistor deve amostrar? 0,6V ou 0,7V?

Em eletrônica se convenciona algumas coisas que na verdade podem ser um pouco diferentes em situações especiais..

O Vbe, de 0,6 ou 0,7, pode não ser tão 0,6 Volts assim, ou tão 0,7Volts assim... O Datasheet (sempre o datasheet) indica o seguinte..

MJ15004-Vbe.jpg

Veja ai, bem ele pode chegar a 2 Volts, totalmente diferente do que a didática ensina...

Como fazer então...

Fácil.. Deixe a eletrônica lhe ajudar..

Note que essa tensão dai, se fosse sempre Vbe = 0,6 Volts, aceitemos, sua fonte ficaria ai nessa instabilidade tremenda... Até 1,2 Amperes, o CI trabalharia. Acima disso, pegaria auxílio do transistor.. Mas e dai, o que aconteceria na hora de um curto??? Eu te digo. Queimaria o CI pois ele teria de mandar por ele uma corrente tendendo ao infinito.. Claro, isso ele não consegue, ele queima, o transformador não fornece, queima diodo... ou sabe mais o que..

Bote alguma coisa ai para te ajudar.. Um resistor no emisor desse transistor, por exemplo...

Experimente analisar o circuito com o efeito desse resistor no emissor do transistor.

Veja como a operação ficará muito mais estável, pois se a corrente de emissor tender a subir, a tensão sobre ele tmbém sobe e tende a cortar o transistor, correto??? Então já estabeleceste uma realimentação negativa que vai segurar esse transistor.. Tens o transistor "muito mais na mão" do que antes...

Esse é o único problema que vejo nessa sua fonte dai, que aliás tem uma implementação interessante que é o diodo rápido invertido na saída. Excelente para remoção de surtos negativos ou inversões, na hora de aplicar a fonte numa bateria, ou num capacitor carregado inversamente..

Parabéns quase completo.. Para completo eu colocaria resistor no emissor do transistor..

2º. Se eu colocar uma carga e ir aumentando a corrente linearmente sei que o CI (conforme o cálculo acima) ira trabalhar sozinho até 1,2A, acima disso o transistor ira ajudar. Até ai tudo bem, mas conforme o consumo continua a aumentar até 10A ou mais, o CI LM317 ficará somente nos 1,2A ou pode aumentar também?

Vai aumentar no CI pois o Vbe do transistor tem um componente dependente da corrente circulante nele e esse Vbe aumenta com o aumento da corrente. Se o Vbe aumenta, maior corrente terá de passar no CI...

3º. Quando se calcula a corrente limite no Circuito Integrado, conforme a 1º questão, isto deve ser feito em um determinado regime de tensão x corrente ou isto vale para toda a faixa de tensão x corrente?

Me explico melhor:

Quero que minha fonte tenha em 12V uma corrente de 10A e destes, 1,2A passem pelo LM317. Então o resistor na entrada do CI será de (0,7/1,2A) 0,58Ω

Agora, se eu for configurar a fonte para 20V x 10A, os cálculos são sempre os mesmo?

Isso tudo ai tem tudo a ver com a inserção do resistor de emissor.

Veja na distribuição de corrente que fiz no meu circuito ai acima..

Veja que com o resistor de emissor presente fica tremendamente fácil se analisar as correntes. Sem o resistor de emissor, impossível...

Numa análise de correntes como fiz, algumas variáveis a gente fixa, por exemplo eu fixei o Vbe em 1,4 Volts mesmo sabendo que não é...

Mas o tipo de erro que introduzo não é catastrófico pois sei que se ele aumentar a corrente dos transistores diminuirá, ou seja, não vou correr o risco de danificar o transistor por não ter considerado esse efeito..

Assim é a eletrônica, muitas variáveis interagindo. Não necessitas considerar todas mas sim saber que existem e trabalhar sempre de modo seguro..

4º e ultima. Quanto ao resistor de polarização, os datasheets sempre mostram um valor de 240Ω, mas eu coloco 220Ω pois é o valor comercial encontrado. Este valor de 220Ω influência no valor da tensão final? como no meu esquema acima, sempre coloco potenciômetro de 5k, ja que 4k7 é difícil. Gostaria de entender como calcular este resistor.

Desculpe o texto longo e tantas perguntas:wacko:

Agradeço muito!

O resistor tem limites.. Se muito pequeno, estabelece muita corrente através do mesmo e o potenciômetro faísca e queima. Se muito grande determina uma corrente através dele muito pequena, prejudica a estabilidade pois a corrente que sai do pino de ajuste passa a ser importante, quase igual a corrente do resistor, e desestabiliza o CI.. Na prética fique por ai de 150 Ohms a 300 ohms...

Para calcular o resistor é necessário que se entenda que esse CI estabelece uma tensão extremamente estável entre seu pino de saída e o pino de ajuste. Essa tensão é de 1,25 Volts..

Essa tensão dai (1,25V), dividida pelo resistor é que vai estabelecer a corrente do potenciômetro.

Por outro lado a corrente do potenciômetro x a resistência do mesmo, define uma tensão entre o terra e o pino de ajuste. A tensão de saída será exatamente a tensão sobre o potenciômetro + aqueles 1,25 Volts...

Resumindo..

Se quero uma fonte que dê no máximo 13,8 Volts e tenho um potenciômetro de 2k2, qual o resistor que devo usar???

Ora, 13,8 Volts - 1,25 Volts = 12,55 Volts..

Para se ter essa tensão de 12,55 Volts sobre o potenciometro de 2k2 deve passar pelo mesmo uma corrente de 12,55/2.200 = 0,0057045 Amperes.

Ora, o resitor que devo colocar lá deverá ser de 1,25V / 0,0057045A = 219,12 ohms..

Alguma dúvida, 220 =Ohms e deu.. Simples não...

Tomara que tenha me feito entender..

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que disposição para escrever heim! Parabéns! Pois são dicas que serão levadas pra vida toda. Obrigado!

Isso tudo ai tem tudo a ver com a inserção do resistor de emissor.

Veja na distribuição de corrente que fiz no meu circuito ai acima..

Agora entendo a função desse resistor. Antes imaginava que ele servia somente para a distribuição de corrente entre os transistores. Vou providenciar na minha fonte no mesmo valor de 0,15R.

Esse é o único problema que vejo nessa sua fonte dai, que aliás tem uma implementação interessante que é o diodo rápido invertido na saída. Excelente para remoção de surtos negativos ou inversões, na hora de aplicar a fonte numa bateria, ou num capacitor carregado inversamente..

Este diodo é uma tentativa de combater o FCEM ao alimentar carrinhos de autorama, entre outros como você explicou. Aqueles "motorzinhos" chegam a arrancar 4 ampéres... Acho que está resolvendo.

Naturalmente, Quanto mais se sabe, mais se descobre que há muito por saber...

Isto me leva a mais duas dúvidas:

No caso específico da minha fonte, devo fazer os cálculos do resistor de entrada do LM317 usando então 2V como Vbe para o transistor MJ15004? Foi isso que você quis dizer? É porque não ficou claro para mim. Recentemente tentei colocar uma carga de 10A e a fonte entrava em foldback. Então com meu resistor de 1R do CI deve estar manipulando mais corrente do que eu imaginava.

E a outra questão é meio diferente. Tendo o domínio dos cálculos, o conhecimento da eletrônica e os manuais em mãos (claro), um engenheiro nunca dispensa o teste prático para um ajuste fino de algum circuito sendo necessário as vezes modificações que fogem a teoria e os cálculos que estavam ainda na "prancheta"? Resumindo: Apesar de se calcular tudo, sempre havera uma modificação a ser feita para que tudo funcione como se deve!

Isso é verdade? É assim mesmo?

Abração e obrigado mais uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
....Isto me leva a mais duas dúvidas:

No caso específico da minha fonte, devo fazer os cálculos do resistor de entrada do LM317 usando então 2V como Vbe para o transistor MJ15004? Foi isso que você quis dizer? É porque não ficou claro para mim. Recentemente tentei colocar uma carga de 10A e a fonte entrava em foldback. Então com meu resistor de 1R do CI deve estar manipulando mais corrente do que eu imaginava.

Não obrigatoriamente tens de ter ai 2 Volts.. Eu usei um resistor mais alto (1 ohm) na amostragem por que estou usando transistores darlington que tem 2 Vbe's... Com o MJ15004 pode até ser menos um pouco. Mas de modo geral não baixe muito essa amostra ai pois gera instabilidade.

O compromisso entre o resistor de amostragem e o reistor de emissor é uma ciência. De um correto, perfeito, adequado equilíbrio depende a estabilidade de sua fonte (não tem receita para descobrir esse equilíbrio, aconselho muito bom senso e experimentação)

ATENÇÃO: O foldback pode ser ocasionada por incorreto, insuficiente arrefecimento..

E a outra questão é meio diferente. Tendo o domínio dos cálculos, o conhecimento da eletrônica e os manuais em mãos (claro), um engenheiro nunca dispensa o teste prático para um ajuste fino de algum circuito sendo necessário as vezes modificações que fogem a teoria e os cálculos que estavam ainda na "prancheta"? Resumindo: Apesar de se calcular tudo, sempre havera uma modificação a ser feita para que tudo funcione como se deve!

Isso é verdade? É assim mesmo?

É assim sim.. Se deve buscar projetar com o conhecimento que se tem, sempre pensando em não entrar em armadilha, projeto que se anzole, que entre em avalanche, e ainda usar o coeficiente K (de kagasso) para tentar prever tudo que se consiga.

Não fugir de testar exaustivamente para checar se algo não foi previsto..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tudo comprado, começando a montagem da fonte.

Comprei os eletroliticos 25uF para colocar no lugar de 1uF e resistores de 0R10 para colocar no local de 0R15, LM317 para colocar no lugar do LM338!

Agora, fazendo as trilhas dos capacitores para a corrosão.

@faller

Observando novamente as fotos, notei que você só fez a placa para os capacitores de filtro. Como uniu todos os outros componentes? utilizando solda e fios? ou fez alguma outra placa?

Teria como tirar foto destes detalhes para mim? Assim como das trilhas dos capacitores...

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

primeiro gostaria de te dar os parabens faller, sua fonte e comentarios estão com nota 10.

procurei aqui na minha cidade o tip 147 e qualquer outro pnp com as caracteristicas que tu descreveu e nao achei.

ai procurando alguma coisa sobre fonte na internet achei este link http://forum.clubedohardware.com.br/montar-fonte-entrada/697682

que é até daqui do forum, achei esta fonte com o tip2955.

preciso de uma fonte com a saida de 19v 4a.

tenho um tip2955 e um lm317, será que teria como fazer?

(na verdade preciso de 3,5A de saida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
tudo comprado, começando a montagem da fonte.

Comprei os eletroliticos 25uF para colocar no lugar de 1uF e resistores de 0R10 para colocar no local de 0R15, LM317 para colocar no lugar do LM338!

Agora, fazendo as trilhas dos capacitores para a corrosão.

@faller

Observando novamente as fotos, notei que você só fez a placa para os capacitores de filtro. Como uniu todos os outros componentes? utilizando solda e fios? ou fez alguma outra placa?

Teria como tirar foto destes detalhes para mim? Assim como das trilhas dos capacitores...

Obrigado

Veja ai, a única foto que tenho dessa parte, aqui comigo, é essa dai:

Fonte12a20V10A-DetalhedoCIetransistores.jpg

Ai dá para ver os dois resistores um de cada transistor e o resistor amostrador. Os diodos estão montados la, junto ao CI, não dá para ver dai pois a caixa tapa. O resistor também, em paralelo com um dos diodos. Curto e direto...

Olhe ali o capacitor de tantalo, direto sobre o potenciômetro:

Fonte12a20V10A-Visointernavoltmetroeampermetro.jpg

O outro, de tantalo, está soldado direto nos bornes de saída da fonte. Não tenho aqui a foto..

Repare a espessura dos fios que usei para as ligações de alta corrente:

Fonte12a20V10A-Visointerna01.jpg

Repare as ligações da ponte retificadora...

E deu... Não tem mais peças amigo..

Se eu quisesse colocar alguma coisa em uma placa de impresso, teria que inventar, pois não teria uma peça sequer para colocar na placa...

Não vejo o que poderias colocar numa placa de impresso que não ficasse muito melhor colocado ai direto sobre os componentes, autosuportada pelos mesmos..

primeiro gostaria de te dar os parabens faller, sua fonte e comentarios estão com nota 10.

procurei aqui na minha cidade o tip 147 e qualquer outro pnp com as caracteristicas que tu descreveu e nao achei.

ai procurando alguma coisa sobre fonte na internet achei este link http://forum.clubedohardware.com.br/montar-fonte-entrada/697682

que é até daqui do forum, achei esta fonte com o tip2955.

preciso de uma fonte com a saida de 19v 4a.

tenho um tip2955 e um lm317, será que teria como fazer?

(na verdade preciso de 3,5A de saida)

Use o esquemático do colega Rafael.R, ai em cima citado.. Ele usa um MJ15004, podes usar um 2955, se já o tens.

Agregue o resitor de emissor, que essa sua fonte tem e a do Rafael ainda não tem..

Essa fonte por ti citada tem umas cacetadas que é coisa de estagiário.. (com o devido respeito). Falo dessa dai:

Fontede12Vx35A.jpg

Ele me coloca um resistor de 100 Ohms na entrada, que limita a máxima corrente pelo CI em algo como 33/100 = 330 mili Amperes. Impossível passar maior corrente ai..

Ai ele bota um fusível de 1 Ampere na saída desse CI.. É para jamais queimar..

Falta ai nesse circuito o diodo de proteção do CI aquele que vai inverso entre entrada e saida do CI..

No mais está legal até..

A diferença enter usar o 2N2955 ou o MJ10004 e aquele que usei, é que aquele transistor que usei é darlington, com ganho de corrente de 500 a 1.000 enquanto os 2N2955 ou MJ15004 tem ganho por volta dos 20 a 80...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...