Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de alimentação ajustável 1,2 a 20V x 10A - Primeira parte - Montagem


faller

Posts recomendados

Olá Faller, parabéns por por unir simplicidade e qualidade. Gostaria de montar uma fonte estabilizada partindo de uma sem regulagem que está à minha disposição, que vou aproveitar apenas o gabinete e o transformador (11.7V-0V-11,7V), vou usar o secundário sem CT (0-23.4V AC). O fio do secundário tem 3mm e suponho que aguente até 20A.

Usarei o LM338 em conjunto com um PNP Darlington MJ11033, uma ponte de 50A 600V, 8 (ou 10) capacitores 4700uF 50V.

Estou aprendendo com seus tópicos e postagens como configurar de acordo com estes componentes que eu tenho à disposição.

Para saber se aprendi certinho eu tentei calcular os resistores que seriam de 0R11 20W para o emissor do transistor e o outro de 0R6 15W para o regulador. Isso para passar 5A pelo regulador e 15A (ou 10A, por segurança?) pelo transistor. A regulagem da tensão seria de 1,25V-20V. Será que está bom?

Tentei simular no isis mas lá só tem o LM317 e o MJ11015 se não me engano...

Poderia me orientar com esta configuração?

Desde já agradeço por compartilhar seus conhecimentos com quem quer aprender sempre.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá Faller, parabéns por por unir simplicidade e qualidade. Gostaria de montar uma fonte estabilizada partindo de uma sem regulagem que está à minha disposição, que vou aproveitar apenas o gabinete e o transformador (11.7V-0V-11,7V), vou usar o secundário sem CT (0-23.4V AC). O fio do secundário tem 3mm e suponho que aguente até 20A.

Usarei o LM338 em conjunto com um PNP Darlington MJ11033, uma ponte de 50A 600V, 8 (ou 10) capacitores 4700uF 50V.

Estou aprendendo com seus tópicos e postagens como configurar de acordo com estes componentes que eu tenho à disposição.

Para saber se aprendi certinho eu tentei calcular os resistores que seriam de 0R11 20W para o emissor do transistor e o outro de 0R6 15W para o regulador. Isso para passar 5A pelo regulador e 15A (ou 10A, por segurança?) pelo transistor. A regulagem da tensão seria de 1,25V-20V. Será que está bom?

Tentei simular no isis mas lá só tem o LM317 e o MJ11015 se não me engano...

Poderia me orientar com esta configuração?

Desde já agradeço por compartilhar seus conhecimentos com quem quer aprender sempre.

Abraços.

Não sei se conseguirás 20 Volts estáveis com toda a corrente que desejas, pelas quedas na ponte (mais de 2 Volts, 1 por diodo, nessa corrente dai) e pelas quedas nos resistores de emissor e de amostragem. Se não der todos os 20 Volts com toda a corrente, pode chegar lá perto. 20 Volts com menor corrente ou toda a corrente com pouco menos de 20 Volts... Acho que ambas vão te servir...

Dicas:

1) Muito, mas muito arrefecimento é necessário ai pois, no pior caso (saída de 1,2 Volts x 20 Amperes) vais ter um diferencial da ordem de 22 vlts quem sabe a 20 Amperes.. São 440 Watts. Arrisco dizer que só com muito dissipador e ar forçado no mesmo... Veja, só para comparação... A mais potente CPU Phenom, com 6 cores, Dissipa 3 a 4 vezes menos que isso dai.. Por muito menos o pessoal de PC bota Watter cooler nas CPU's..

Com pouca dissipação a temperatura será muito elevada e o CI entra em proteção derrubando a saída do nada... Boqueia mesmo..

2) Use um resistência um pouco maior no resistor amostrador, antes do CI, pois seu transistor é darlington e nessa corrente dai sua Vbe na verdade é relativa a dois transistores... 0R6 será muito pequeno me parece..

E bote mãos a obra.. O melhor teste é na prática..

Depois nos conta o resultado..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se conseguirás 20 Volts estáveis com toda a corrente que desejas, pelas quedas na ponte (mais de 2 Volts, 1 por diodo, nessa corrente dai) e pelas quedas nos resistores de emissor e de amostragem. Se não der todos os 20 Volts com toda a corrente, pode chegar lá perto. 20 Volts com menor corrente ou toda a corrente com pouco menos de 20 Volts... Acho que ambas vão te servir...

Pode ser 15A então, ou 1,25-15V... quero aproveitar o trafo mas com segurança.

Como você faria a fonte com o material que informei? Imagine que fosse para você. :)

Dicas:

1) Muito, mas muito arrefecimento é necessário ai pois, no pior caso (saída de 1,2 Volts x 20 Amperes) vais ter um diferencial da ordem de 22 vlts quem sabe a 20 Amperes.. São 440 Watts. Arrisco dizer que só com muito dissipador e ar forçado no mesmo... Veja, só para comparação... A mais potente CPU Phenom, com 6 cores, Dissipa 3 a 4 vezes menos que isso dai.. Por muito menos o pessoal de PC bota Watter cooler nas CPU's..

Com pouca dissipação a temperatura será muito elevada e o CI entra em proteção derrubando a saída do nada... Boqueia mesmo..

Mas não queima nada por causa da proteção do CI correto? Os dissipadores são bem parecidos com os que você colocou na sua.

2) Use um resistência um pouco maior no resistor amostrador, antes do CI, pois seu transistor é darlington e nessa corrente dai sua Vbe na verdade é relativa a dois transistores... 0R6 será muito pequeno me parece..

Eu cheguei a este valor com os cálculos que ensinaste em outras postagens... 5A pelo resistor de amostragem (5x0,6=3V) menos 1,4V do Vbe, 1,6V pelo resistor de emissor para uma saída de 15A (1,6/15=~0,11ohms). Errei?

Se fosse o resistor de 1R na amostragem: 3,6V no resistor de emissor, seu valor deveria ser 0R24.

Talvez eu não saiba interpretar o datasheet do transistor para colher as informações corretas, é muita informação, :).

E bote mãos a obra.. O melhor teste é na prática..

Desenha um esquema como se a fonte fosse a sua, eu não tenho experiência e, apesar da vontade de aprender ainda não estou pronto, calculei tudo errado...

Depois nos conta o resultado..

Ah, vou colocar um amperimetro digital 50A e um voltimetro digital também, os dois adquiridos na sure-electronics. Preciso de duas fontes distintas para eles (os medidores) ou uma resolve?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ah, vou colocar um amperimetro digital 50A e um voltimetro digital também, os dois adquiridos na sure-electronics. Preciso de duas fontes distintas para eles (os medidores) ou uma resolve?
Muito provavelmente uma fonte para cada medidor, mas isso tudo depende do arranjo e do medidor usado..

Outra alternativa é colocar uma fonte e um módulo conversor isolado para alimentar um segundo medidor com outra referência. Esse tipo de conversor dai: http://www.ebay.com/itm/Isolated-Power-Module-DC-DC-Converter-10-16V-Out-12V-/180630473063?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item2a0e6a4967

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por faller Ver Mensagens

Não sei se conseguirás 20 Volts estáveis com toda a corrente que desejas, pelas quedas na ponte (mais de 2 Volts, 1 por diodo, nessa corrente dai) e pelas quedas nos resistores de emissor e de amostragem. Se não der todos os 20 Volts com toda a corrente, pode chegar lá perto. 20 Volts com menor corrente ou toda a corrente com pouco menos de 20 Volts... Acho que ambas vão te servir...

Pode ser 15A então, ou 1,25-15V... quero aproveitar o trafo mas com segurança.

Como você faria a fonte com o material que informei? Imagine que fosse para você.

Dicas:

1) Muito, mas muito arrefecimento é necessário ai pois, no pior caso (saída de 1,2 Volts x 20 Amperes) vais ter um diferencial da ordem de 22 vlts quem sabe a 20 Amperes.. São 440 Watts. Arrisco dizer que só com muito dissipador e ar forçado no mesmo... Veja, só para comparação... A mais potente CPU Phenom, com 6 cores, Dissipa 3 a 4 vezes menos que isso dai.. Por muito menos o pessoal de PC bota Watter cooler nas CPU's..

Com pouca dissipação a temperatura será muito elevada e o CI entra em proteção derrubando a saída do nada... Boqueia mesmo..

Mas não queima nada por causa da proteção do CI correto? Os dissipadores são bem parecidos com os que você colocou na sua.

2) Use um resistência um pouco maior no resistor amostrador, antes do CI, pois seu transistor é darlington e nessa corrente dai sua Vbe na verdade é relativa a dois transistores... 0R6 será muito pequeno me parece..

Eu cheguei a este valor com os cálculos que ensinaste em outras postagens... 5A pelo resistor de amostragem (5x0,6=3V) menos 1,4V do Vbe, 1,6V pelo resistor de emissor para uma saída de 15A (1,6/15=~0,11ohms). Errei?

Se fosse o resistor de 1R na amostragem: 3,6V no resistor de emissor, seu valor deveria ser 0R24.

Talvez eu não saiba interpretar o datasheet do transistor para colher as informações corretas, é muita informação, .

E bote mãos a obra.. O melhor teste é na prática..

Desenha um esquema como se a fonte fosse a sua, eu não tenho experiência e, apesar da vontade de aprender ainda não estou pronto, calculei tudo errado...

Depois nos conta o resultado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Desenha um esquema como se a fonte fosse a sua, eu não tenho experiência e, apesar da vontade de aprender ainda não estou pronto, calculei tudo errado...

Simples meu amigo... Use exatamente o meu esquemático e se quiseres pouco mais de corrente, diminua aquele resistor de 1 ohm colocando 0,82 ohms..

Afinal funcionou, está operando numa boa, montada, testada e operacional.. Prá que inventar???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simples meu amigo... Use exatamente o meu esquemático e se quiseres pouco mais de corrente, diminua aquele resistor de 1 ohm colocando 0,82 ohms..

Afinal funcionou, está operando numa boa, montada, testada e operacional.. Prá que inventar???

Mas e quanto às diferenças de transistores? O MJ11033 (http://www.onsemi.com/pub/Collateral/MJ11028-D.PDF) tem hfe 1000 e a tensão de vbe é 1,4V e não 2,8 como no caso de sua fonte. Por isso as dúvidas. Só quero aprender a fazer certo.

Pode ser 15A então, ou 1,25-15V... quero aproveitar o trafo mas com segurança.

Como você faria a fonte com o material que informei? Imagine que fosse para você.

Se ela entrar em proteção não queima nada por causa da proteção do CI correto? Os dissipadores são bem parecidos com os que você colocou na sua.

Eu cheguei a este valor do resistor amostreador com os cálculos que ensinaste em outras postagens... 5A pelo resistor de amostragem (5x0,6=3V) menos 1,4V do Vbe, 1,6V pelo resistor de emissor para uma saída de 15A (1,6/15=~0,11ohms). Errei?

Se fosse o resistor de 1R na amostragem: 3,6V no resistor de emissor, seu valor deveria ser 0R24.

Talvez eu não saiba interpretar o datasheet do transistor para colher as informações corretas, é muita informação.

Tenho ainda um termostato bimetalico 75°C aparafusável que penso em colocar entre o transistor e o regulador no dissipador. Ele ficaria ligado antes do resistor amostrador e cortaria o sinal deste caso a temperatura passe dos 75°C. Só por precaução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mas e quanto às diferenças de transistores? O MJ11033 (http://www.onsemi.com/pub/Collateral/MJ11028-D.PDF) tem hfe 1000 e a tensão de vbe é 1,4V e não 2,8 como no caso de sua fonte. Por isso as dúvidas. Só quero aprender a fazer certo.

Pode ser 15A então, ou 1,25-15V... quero aproveitar o trafo mas com segurança.

Como você faria a fonte com o material que informei? Imagine que fosse para você....

Eu usaria exatamente o mesmo esquemático que usei para a minha fonte..

Note que o TIP147 é um PNP darlington com hfe de 1000 e 20 A máximos de corrente de coletor

O MJ11033 é um PNP darlington com hfe de 1000 e 50 A máximos de corrente de coletor.

Não tem nada de diferente , isso de 1,4 e 2,8 Volts é ilusão sua.. Ambos devem ter o Vbe muito semelhante e por volta dos 1,4 Volts..

Pode usar exatamente o mesmo esquemático e com somente um transistor. É assim que eu faria...

Nota: Use muita dissipação para o transistor e CI, Não estranharia a necessidade de insuflar ar, com um fan, sobre o dissipador.. Fontes lineares com 15 Amperes aquecem muito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
nintendo;5336216]onde eu pposso encontra esse tipo de amperimetro que voce usou na sua fonte?

belo trabalho

Eu o comprei no e-bay.. Demora de um a dois meses para chegar mas é barato e muito bom..

Veja ai por exemplo..

Menos de R$ 15,00 entregue na sua casa no Brasil..

http://www.ebay.com/itm/DC-0-10A-Analog-Ampmeter-Ammeter-Current-Panel-Shunt-/190537879718?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item2c5cf150a6

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faz tempo que eu queria um assim estou cansado desse amperimetros dos multimetros que na medição de 10A pode no maximo ficar 10 segundos conectado e tem que esperar 15 minutos para usar de novo e olha que eu comprei um dos bons para não ficar tendo limitações de uso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá faller, como você fez para medir a corrente?

o que devo utilizar na saida para medir a corrente? eu sei que é um multimetro, mas o que eu devo colocar? um reistor? qtos ohm x W?

o amperimetro que parece um relogio do lado da fonte

veja o link

http://www.ebay.com/itm/DC-0-10A-Ana...item2c5cf150a6

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, terminei minha fonte...

Fiz alguns testes utilizando alguns acessórios aqui de casa, e pelo que vi, algum componentes aquecem, e estou requesitando mais de 10A da fonte.

Utilizando uma lampada halogena de carro, com 120W ligava em 13,5V

Um cooler direto no dissipador que requer 2A em 12V, mas liguei em 13,5V

Com uma breve soma temos algo em torno de 11A e a fonte aqueceu um pouco, não para ficar com a mão por mais de 30segundos ...

Amanhã eu faço um vídeo, vai algo em torno de 1,4V a 19,8V +-

Muito obrigado faller pela fonte! (y)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, ainda estou aguardando os componentes, nesse meio tempo tento aprender mais um pouco sobre a fonte...

Existe a possibilidade de adicionar um transistor adicional como proteção contra curto conforme a figura 13 deste datasheet? Uma proteção adicional para o transistor da fonte:

http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/fairchild/LM7805.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller, ainda estou aguardando os componentes, nesse meio tempo tento aprender mais um pouco sobre a fonte...

Existe a possibilidade de adicionar um transistor adicional como proteção contra curto conforme a figura 13 deste datasheet? Uma proteção adicional para o transistor da fonte:

http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/fairchild/LM7805.pdf

Dá sim, sem nenhum problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"But", com a correta distribuição de corrente pelo transistor e pelo circuito integrado, a fonte já não esta protegida? Como o Faller preza, a simplicidade desta fonte esta justamente no fato de se poder disprezar mais e mais componentes tendo em vista que o CI é capaz de proteger tudo.

Só para enriquecer o conhecimento...

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só umas perguntinhas, procurei aqui na net e nao achei.

Preciso de um resistor de 0,25 ohm, e nao tenho aqui, minha duvida é:

1 - tenho 2 resistor de 1 ohm 5w. e outros de menor potencia, se eu ligar eles em paralelo somaria a potencia? ou a potencia será do resistor de menor valor?

a ideia é ligar +/- assim:

( 1ohm 5w ) + ( 1,2ohm 1/4w) e assim vai, ater chegar em 0,25.

2 - posso ligar vários capacitores de valor diferente e tensão diferentes?

ex: tenho 2 capacitores de 6800uf 34v ..... e outros 4 capacitores de 3300uf de 50v

pode ligar, ou seria melhor se for tudo igual? obs: capacitor pro filtro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja dei um jeito aqui.

Esse é o único problema que vejo nessa sua fonte dai, que aliás tem uma implementação interessante que é o diodo rápido invertido na saída. Excelente para remoção de surtos negativos ou inversões, na hora de aplicar a fonte numa bateria, ou num capacitor carregado inversamente..

tenho um diodo 1n4937, posso colocar ele?

e vou colocar um potenciometro de 1k em serie com o outro pot, pra ter um ajuste mais fino, pode né?

essas perguntinhas besta é porque preciso dessa fonte com o melhor desempenho que eu possa montar, porque ela é pro notebook.

faleu ai faller e os demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como posso testar a fonte?

ja vi em algum lugar falando de usar uma resistencia, como assim?

a ideia dessa fonte é para notebook tambem, e nao vou testar direto no notebook né, então gostaria de ter uma ideia de como posso testar.

o note precisa de 19v 3,42amp.

a fonte pode fornecer até 5amp.

o esquema ta igual a do brother Rafael.R

http://imageshack.us/photo/my-images/840/somentefonte.jpg/

esse valor desses eletroliticos ai do final ta certo? tenho aqui em casa 3 capacitores de tantatlo so que sao de 0,22uF , seria melhor os 3 em pararelo ou esse de eletrolitico fica melhor?

valeu

(a valor do trafo ai da minha foto nao é o verdadeira, o verdadero tem o valor de 22v 7amp.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
como posso testar a fonte?

ja vi em algum lugar falando de usar uma resistencia, como assim?

Eu uso resistência de chuveiro, e se necessário mergulhada em água. Dois fios com garras ajudam muito nessa hora. O amperímetro em série ajuda a escolher a parte, ou o tanto de resistência necessária..

tomarpedaodaresistncia.jpg

Só umas perguntinhas, procurei aqui na net e nao achei.

Preciso de um resistor de 0,25 ohm, e nao tenho aqui, minha duvida é:

1 - tenho 2 resistor de 1 ohm 5w. e outros de menor potencia, se eu ligar eles em paralelo somaria a potencia? ou a potencia será do resistor de menor valor?

a ideia é ligar +/- assim:

( 1ohm 5w ) + ( 1,2ohm 1/4w) e assim vai, ater chegar em 0,25.

2 - posso ligar vários capacitores de valor diferente e tensão diferentes?

ex: tenho 2 capacitores de 6800uf 34v ..... e outros 4 capacitores de 3300uf de 50v

pode ligar, ou seria melhor se for tudo igual? obs: capacitor pro filtro.

Em resumo.. Se colocares um resistor de 1/4 de Watt, certamente de filme de carvão, em série com um resistor de fio, para manipular ou amostrar alta corrente ele vai funcionar por alguns microsegundos talvez.. Essa série dai é tão robusta quanto o mais fraco deles, o de carvão... Esqueça.. Use resistor de fio...

Quanto aos capacitores, se a tensão de isolação dos mesmos for maior que a tensão de trabalho a que eles serão submetidos, tudo bem...

ja dei um jeito aqui.

tenho um diodo 1n4937, posso colocar ele?

e vou colocar um potenciometro de 1k em serie com o outro pot, pra ter um ajuste mais fino, pode né?

Pode, com suas consequências..

Ai para trás, num dos posts, ensinei como se fazer para dimensionar esses resistores. Siga aqueles passos... Em resumo, se calculado um valor para o potenciômetro em 5K, por exemplo e queres colocar outro de 1K em série, para ajuste fino, troque o de 5K para 4K.. (ai 4K + 1K recuperas os 5K do dimensionamento).

Quanto ao diodo, o 1N4937 serve sim para proteção do CI..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por favor, su novo aqui no forum... Gostaria de saber o seguinte, esta fonte vai de 1,2V até 25V...

Esse 1,2V é devido à saida do LM correto?

Nao é possível eliminar essa tensão ? Fazendo com qu e a fonte fiquei de 0-25V, eu dei uma lida em outros projetos e percebi que alguns usaram um diodo zener para eliminar essa tensão...como faço a ligação do diodo zener? ou existe outra maneira?

DEsde já agradeço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...