Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.

Recommended Posts

Pessoal

cada dia que passa aumenta o número de posts pedindo ajuda urgente, etc...

o grande problema é que o pessoal NÃO informa nada sobre o tipo/modelo da placa, do sistema opercional, etc...

aí você tem que pedir informações "complementares".

particularmente, desta data em diante, não vou mais responder a este tipo de post, pois se escrevesse o que gostaria, seria considerado agressivo.

estou pensando em tomar a mesma atitude quanto a perguntas repetitivas ou para as quais já existam respostas, tutoriais ou artigos no próprio Clube do Hardware.

estou sendo muito radical???

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Querido,

Concordo plenamente com você , se todos tivessem o cuidado de colocar títulos correspondentes ao assunto principal seria de muita ajuda a todos, pois quando se faz uma busca de um assunto, na maioria nada se encontra.

Pois se por exemplo, Eu colocar o título de um tópico como: Ajuda! Urgente! e o Tópico for por exemplo sobre formatação NTFS. Quando um outro usuário for fazer a busca sobre Formatação NTFS, meu tópico não entrará no resultado da busca, obrigando assim a este usuário, abrir um novo tópico sobre formatação NTFS.

Em geral também, os usuários não colocam informações suficientes, impedindo assim que o problema seja identificado.

Quando a você não responder tais tipos de tópico, acho hyper válido, pois veja.

Eu como Moderadora, leio diariamente todos os novos tópicos e novas respostas em minhas áreas de atuação, mas procuro dar uma atenção especial aos tópicos que possuem "0" (zero) posts, pois neles nem sempre existem problemas insolúveis, mas costumam ter falta de informações, títulos adequados, mensagens sem propósito, erros de ortografia que deixam o texto incompreensível, assuntos irregulares....

E o fato de estarem com zero posts, posso filtrá-los e editá-los para que uma solução seja encontrada mais rapidamente (Movendo, editando o título, unindo tópicos com o mesmo assunto, separando mensagens que desvirtuaram o assunto inicial, notificar usuário infrator, trocar letras maiúsculas por minúsculas, linkar a outros que possuam informações complementares ...). Sem contar que o usuário se toca que está fazendo algo de errado.

Obs.: estes procedimentos são aplicados em todos os posts necessários não só aos que possuem "0" posts.

Porém se o usuário postar em armazenamento, um assunto relativo a Placas de vídeo, e obter a resposta que precisa. Ele continuará postando em local inadequado, mesmo sendo notificado pela moderação. Causando assim a falta de informação para o resultado de busca e levando a moderação a perder tempo notificando e movendo, quando poderia estar dando atenção, aos assuntos da área.

Mil Beijões! :wub:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Fracarolli820

Eu também acho o seguinte:

muitas das vezes os usuários são leigos, não sabem dar informações sobre o hardware ou sobre o defeito isso e um problema no qual nós profissionais de informática temos que ter paciência em explicar, pois um exemplo: o usuário pode sim saber qual e o seu SO mas n tem ou não sabe muitas informações sobre o problema, ele quer que seu problema seja resolvido, e eu acho q aqui no fórum do clube o pessoal que presta assistência aos tópicos muita das vezes também é muito técnico e o usuário que busca ajuda n sabe ou n entende como dar informações precisas, em resumo na minha opnião o que falta mesmo é paciência para explicar detalhadamente eu procuro fazer isso em todos meus posts ou então por e-mail, em resumo geral a Informática também é questão de se ter muita PACIÊCIA E DEDICAÇÃO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

:-BEER

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Silvana G Melo@09 abr 2004, 14:42

Querido,

Concordo plenamente com você , se todos tivessem o cuidado de colocar títulos correspondentes ao assunto principal seria de muita ajuda a todos, pois quando se faz uma busca de um assunto, na maioria nada se encontra.

Pois se por exemplo, Eu colocar o título de um tópico como: Ajuda! Urgente! e o Tópico for por exemplo sobre formatação NTFS. Quando um outro usuário for fazer a busca sobre Formatação NTFS, meu tópico não entrará no resultado da busca, obrigando assim a este usuário, abrir um novo tópico sobre formatação NTFS.

Em geral também, os usuários não colocam informações suficientes, impedindo assim que o problema seja identificado.

Quando a você não responder tais tipos de tópico, acho hyper válido, pois veja.

Eu como Moderadora, leio diariamente todos os novos tópicos e novas respostas em minhas áreas de atuação, mas procuro dar uma atenção especial aos tópicos que possuem "0" (zero) posts, pois neles nem sempre existem problemas insolúveis, mas costumam ter falta de informações, títulos adequados, mensagens sem propósito, erros de ortografia que deixam o texto incompreensível, assuntos irregulares....

E o fato de estarem com zero posts, posso filtrá-los e editá-los para que uma solução seja encontrada mais rapidamente (Movendo, editando o título, unindo tópicos com o mesmo assunto, separando mensagens que desvirtuaram o assunto inicial, notificar usuário infrator, trocar letras maiúsculas por minúsculas, linkar a outros que possuam informações complementares ...). Sem contar que o usuário se toca que está fazendo algo de errado.

Obs.: estes procedimentos são aplicados em todos os posts necessários não só aos que possuem "0" posts.

Porém se o usuário postar em armazenamento, um assunto relativo a Placas de vídeo, e obter a resposta que precisa. Ele continuará postando em local inadequado, mesmo sendo notificado pela moderação. Causando assim a falta de informação para o resultado de busca e levando a moderação a perder tempo notificando e movendo, quando poderia estar dando atenção, aos assuntos da área.

Mil Beijões! :wub:

Boa Noite !!!!!!! Gostaria de Fazer um Parentes com relação ao questionamento feito pelo colega acima, e embora concorde com ele e com você tambem..... Pois se as informçoes colocadas pelos usuarios que pedem ajuda forem mais completas e especificas com certeza o ficaria muito mais fácil de ajudar e também de encontrar na busca......

Mais como o Colega abaixo também disse e eu pessoalmente acho que é a grande maioria das pessoas que buscam o forum, sao leigos ou quase no que diz respeito a informatica..... por isso acho que fica muito difícil impedir que isso aconteça.

Claro que se os usuarios fizessem um esforço para postar corretamente seria muito melhor .....

e Ficaria muito mais fácil para todos....

Só acho que não acontece devido a esta questao

Por isso devemos ter MUITA PACIENCIA para ajudar já que este é o objetivo do FORUM

Abraços

:palmas: :bye::wub::-BEER

Espero que não se fique brava........... :cry:

Compartilhar este post

Link para o post

Assim...

Paciência tem limite...

Por mais que eu goste de ajudar e de aprender, eu não respondo posts, por exemplo, que perguntam coisas facilmente acháveis, tipo: placa TAL suporta processador TAL? Na página do fabricante tem essas informações....

Mas o que me faz ferver o sangue é o pessoal que não lê as regras e já começa fazendo coisa errada.

Tem aquele tópico do Wellinton Nemura sobre como fazer perguntas, achei super boa a iniciativa dele, e aquilo deveria ser lido por todo mundo.

Acho que o título do tópico poderia ser "SE Ajude, para ser ajudado". A sua ajuda vai depender da importância que você dá a questão perguntada, e a importância dada à atenção dos outros.

Se pergunta de qualquer jeito, a resposta vai ser de qualquer jeito também.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por tabgal@13 abr 2004, 20:44

Assim...

Paciência tem limite...

Por mais que eu goste de ajudar e de aprender, eu não respondo posts, por exemplo, que perguntam coisas facilmente acháveis, tipo: placa TAL suporta processador TAL? Na página do fabricante tem essas informações....

Mas o que me faz ferver o sangue é o pessoal que não lê as regras e já começa fazendo coisa errada.

Tem aquele tópico do Wellinton Nemura sobre como fazer perguntas, achei super boa a iniciativa dele, e aquilo deveria ser lido por todo mundo.

Acho que o título do tópico poderia ser "SE Ajude, para ser ajudado". A sua ajuda vai depender da importância que você dá a questão perguntada, e a importância dada à atenção dos outros.

Se pergunta de qualquer jeito, a resposta vai ser de qualquer jeito também.

Concordo como você tem cada Pergunta simples que doi..... Claro que existem os preguissosos......(e esse não Chegam a lugar nenhum) nem que ajudemos, e existem aqueles que não sabem procurar.....

Infelizmente Tem muita gente ai que que confundem coisas simples como teclado e mouse ai So Deus sabe o pode acontecer.... :cry:

valeu :bye:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também concordo, dos posts que já fiz 95% foram soluções de problemas e 5% foram discussões, batepapo mesmo. Isso que eu só tenho pouco mais de um mês de fórum.

Eu tento ajudar mas agora na maioria dos casos eu evito justamente pela falta de informações fornecidas pelos próprios usuários por vários motivos na sua maioria a preguiça de procurar.

Por isso mesmo que fiz esse tópico.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por wellingtonuemura@14 abr 2004, 13:02

Eu também concordo, dos posts que já fiz 95% foram soluções de problemas e 5% foram discussões, batepapo mesmo. Isso que eu só tenho pouco mais de um mês de fórum.

Eu tento ajudar mas agora na maioria dos casos eu evito justamente pela falta de informações fornecidas pelos próprios usuários por vários motivos na sua maioria a preguiça de procurar.

Por isso mesmo que fiz esse tópico.

E isso ai Wellington... Se as pessoas tiverem um pouco de boa vontade encontraram... o que procuram na propria...Mais como disse anteriormente Tem pessoas que não sabem a difença entre teclado e Mouse..... ai fica mais duifil mais parabens pelas instruções...

:bye:

Compartilhar este post

Link para o post

Ao meu ver o maior problema não são as perguntas com as suas respostas facilmente encontradas em uma pesquisa aqui ou ali, mas sim a falta de cuidado ao escrever... O cara não precisa manjar de hardware ou informática para se tocar que títulos como "Ajudaeee! Help!!! Pô, entrem aí, etc" só fazem com que a sua pergunta seja mais difícil de ser respondida ou levada a sério...

Ou então, quando fulano faz um título coerente mas mal sabe "escrevinhar" o seu problema, fica tudo muito difícil...

Fico imaginando um "Curriculun Vitae" escrito por pessoas assim... Ou uma prova na escola, na faculdade... Puts! :tantan:

[]'s :priv:

Compartilhar este post

Link para o post

Acrescentando

Mesmo o usuário sendo leigo no assunto hard ou soft de seu interesse, não custa nada adicionar esta informação pois assim, quem tem pretenção de ajudar já vai entender que o cara é newby e vai guiá-lo na busca de soluções. Geralmente, quando vejo uma pergunta meio sem nexo, verifico quantos posts o interessado já fez ou o tempo de forum. Isto pois, se tem 500 post e 1 ano de forum e não sacou ainda como a coisa rola, deixo penar mais um pouco e quem sabe um dia, ele leia as regras...

Sou quase um matuto em termos de hardware e quando fui registrar-me no forum, já tinha uns 3 meses de coruja para evitar dar mancadas grotescas e ainda assim, vez em quando escapa uma...

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com tudo o que foi falado aqui!... Mas quero expressar minha opinião dizendo que uma das piores coisas que acontece no Fórum é o cidadão que fez uma pergunta sobre um determinado problema e a ele foram apresentadas sugestões para a resolução possível do tal problema, não responder depois se o caso foi solucionado ou não!... Vejam que até hoje estou com mais de 1900 respostas dadas e pouquíssimos foram os que me declararam ter encontrado a solução pela sugestão apresentada!

:(

Compartilhar este post

Link para o post

O que venho percebendo de uns tempos pra cá no Fórum é que muitos usuários avançados (digo aqueles que resolvem quase qualquer problema e entendem bem do assunto), que são os que podem dar uma resposta mais concreta e certeira, não estão ajudando muito...

Muitos só querem saber de Benchmarks, Rolos e vejo fóruns importantes com muitas perguntas sem respostas e, se há respostas, não tem nada a ver com o problema.

Sempre que posso eu entro por aqui e vejo quase todas as seções e ajudo quando sei de alguma maneira de solucionar o problema de alguém, não fico só querendo saber de Benchamark e de trocar/vender minhas peças (pra fazer mais benchmark).

Não tô querendo julgar ninguém aqui, só sou adepto daquela filosofia: se você tem um conhecimento, compartilhe-o... ajude quem puder.

[]´s...

Compartilhar este post

Link para o post

WaVe, mas sabe qual é o problema? Eu por exemplo, me vejo perfeitamente na descrição q você deu... Eu não tenho mais s.a.c.o. para perguntas q já foram respondidas centenas d vezes, portanto quando vejo uma nem dou mais bola...

Olha este caso por exemplo: http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=139301

O cara nem ao menos pesquisou, quer tudo mastigado... Aí eu dei um cutucão e ele c ofendeu... Quer dizer, vale a pena?

E tem outra, não é porque sei sobre tal assunto q me sentirei obrigado a responder, assim, como c fosse um "Suporte ao usuário 24hs"... Antes d qualquer coisa sou um membro também, portanto venho para cá encontrar os amigos, procurar soluções aos meus problemas (é... não sou o sabe tudo), me divertir um pouco nos benchs e ajudar quando possível e necessário...

Acredito q muitos users pensam desta mesma forma...

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por WaVe@17 abr 2004, 04:51

O que venho percebendo de uns tempos pra cá no Fórum é que muitos usuários avançados (digo aqueles que resolvem quase qualquer problema e entendem bem do assunto), que são os que podem dar uma resposta mais concreta e certeira, não estão ajudando muito...

Tem um problema grave também que é o usuário não "captar a mensagem"...

Por exemplo, a gente fala que a solução para o problema é tal, daí vem 100 pessoas dizendo que não, que não tem nada a ver, desmerecendo a resposta dada, ou até pior, gozando da resposta dada...

Nessas horas, o importante é rester ZEN B)

Eu li o tópico: completamente sem noção o cara... :tantan:

Uma coisa que deu pra ver, a medida que fui participando do fórum, é que número de posts realmente não influencia NADA. Tem gente que tem 1 post e pelo jeito que foi escrito esse 1 post já dá pra saber se o cara é sério ou se é um (...) como o colega do post citado pelo Phoenix...

Mas enfim, continuo tendo o maior prazer em responder questões inteligentes, participar de boas discussões , e o resto é resto.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Fragoso@17 abr 2004, 03:05

Mas quero expressar minha opinião dizendo que uma das piores coisas que acontece no Fórum é o cidadão que fez uma pergunta sobre um determinado problema e a ele foram apresentadas sugestões para a resolução possível do tal problema, não responder depois se o caso foi solucionado ou não!

Concordo plenamente com e entendo perfeitamente você, Fragoso. De tudo que foi destacado neste tópico e no tópico de wellingtonuemura, não há nada mais frustrante do que isso. Não raro, entre pensar, pesquisar, testar e redigir a solução para uma dúvida, horas se passam. Quando não há uma resposta por parte de quem perguntou, quando não se recebe ao menos um "não funcionou!" em troca, o que resta é uma desagradável sensação de tempo desperdiçado.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Phoenyx@17 abr 2004, 16:45

WaVe, mas sabe qual é o problema? Eu por exemplo, me vejo perfeitamente na descrição q você deu... Eu não tenho mais s.a.c.o. para perguntas q já foram respondidas centenas d vezes, portanto quando vejo uma nem dou mais bola...

Olha este caso por exemplo: http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=139301

O cara nem ao menos pesquisou, quer tudo mastigado... Aí eu dei um cutucão e ele c ofendeu... Quer dizer, vale a pena?

E tem outra, não é porque sei sobre tal assunto q me sentirei obrigado a responder, assim, como c fosse um "Suporte ao usuário 24hs"... Antes d qualquer coisa sou um membro também, portanto venho para cá encontrar os amigos, procurar soluções aos meus problemas (é... não sou o sabe tudo), me divertir um pouco nos benchs e ajudar quando possível e necessário...

Acredito q muitos users pensam desta mesma forma...

[]'s

Sei como é Phoenyx, existe muita gente que posta uma coisa onde, com certeza (sabendo que aqui é um Fórum), sabe que aquilo já deve ter sido discutido, mas por preguiça ou seja lá o que for posta sobre o mesmo assunto. Eu achei que percebi esse "vazio" dos users mais avançados ajudando quando realmente tô precisando de ajuda :P, porque tô com um problemão aqui com o XP e nesses 3 dias que postei a mensagem lá no Fórum Armazenamento não obtive ainda uma resposta concreta, apesar de dois users muito bons já terem me ajudado.

Eu sei que você não tem nenhuma obrigação de responder dúvida de ninguém aqui, mesmo porque não tá sendo pago pra isso, mas peço que os user que acham que se encaixem nesse perfil que eu dei tentem andar mais pelos Fóruns e tentem ajudar mais porque, apesar de existirem user que querem tudo mastigado, existem também users precisando de ajuda com problemas que ainda não foram discutidos...

Sem contar também que isso baixa muito o nível do Fórum, vejo cada resposta sem fundamento em alguns tópicos, que um visitante que entenda um pouco do assunto vendo esse tipo de coisa corre léguas e não vai nem atrás de se cadastrar no Fórum... o que os Fóruns precisam é da presença dos users mais avançados, ignorando e retrucando, claro, esse tipo de tópico que você postou.

[]´s...

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por WaVe@17 abr 2004, 22:12

Eu sei que você não tem nenhuma obrigação de responder dúvida de ninguém aqui, mesmo porque não tá sendo pago pra isso, mas peço que os user que acham que se encaixem nesse perfil que eu dei tentem andar mais pelos Fóruns e tentem ajudar mais porque, apesar de existirem user que querem tudo mastigado, existem também users precisando de ajuda com problemas que ainda não foram discutidos...

Sem contar também que isso baixa muito o nível do Fórum, vejo cada resposta sem fundamento em alguns tópicos, que um visitante que entenda um pouco do assunto vendo esse tipo de coisa corre léguas e não vai nem atrás de se cadastrar no Fórum... o que os Fóruns precisam é da presença dos users mais avançados, ignorando e retrucando, claro, esse tipo de tópico que você postou.

[]´s...

Na minha opinião os piores usuários não só aqui mas em todos os fórums que já participei, são aqueles que perguntam, você passa quase 30min digitando a reposta correta(isso porque eu digito rápido) e o usuário chega e fala:

- Mas meu amigo disse que não é assim....

Ou "Me falaram que não é assim", fora os outros usuários que se cadastram apenas para fazer uma pergunta e depois de respondidas as suas duvidas nunca mais aparecem e sequer agradecem a ajuda, isso é o que desanima mais e te faz pensar se realmente vale a pena gastar tempo respondendo uma dúvida.

Tópicos que não foram abordados ainda eu até respondo, mas penso umas três vezes antes de fazê-lo.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, eu penso da seguinte maneira: as coisas vão ser sempre assim, e nunca vão mudar.

Isso ocorre muito principalmente com novos usuários, ou com os que não participam com tanta frequência. E vale lembrar que muitos desses novos usuários do Forum são também novos na net, e ainda não aprenderam como se expressar e se relacionar com os outros participantes. Nisso o texto do tópico do wellington é bem instrutivo, apesar de "pegar pesado" em alguns momentos.

Em qualquer Fórum de qualquer que seja o assunto, sempre vão existir aqueles que não querem se dar ao trabalho de "folhear" as páginas ou pesquisar, o que necessariamente não quer dizer que o sujeito seja preguiçoco, mas pode ser falta de tempo, de "jeito", de conhecimento sobre as ferramentas que o Fórum oferece para isso, etc...

Mas o que seria de um Fórum sem as perguntas, ainda que classificadas como bobas, chatas, repetitivas, longas demais, etc...?

Sempre vão existir aqueles que já estão cansados de responder as mesmas dúvidas, mas sempre vão estar se cadastrando aqueles que vão tê-las, e sempre vão existir os que sempre estarão dispostos à responder essas dúvidas.

Para quem já está "saturado" do assunto, é chato. Mas para quem está "chegando agora", tudo é novidade, tanto o "perguntar" como também o "responder".

Portanto, pergunta quem precisa, responde quem sabe ou quem quer, e assim caminha a humanidade. É isso que move as "engrenagens"...

Ninguém é "100% nice guy" sempre, ou seja: um Fórum não tem o tempo todo perguntas que julgamos como inteligentes, adequadas ou "useful"...

Quanto aos usuários que encaram o Fórum como um suporte gratuito, tudo bem... afinal o Fórum não é gratuito mesmo? Infelizmente nem todos tem aquele sentimento que une uma comunidade, não pensam em ficar pra participar e ajudar, muitos caem aqui "de para-quedas" e nunca mais voltam...

Mas fazer o quê? Eu mesmo já empreguei horas preciosas (tiradas do que realmente me sustenta) formulando respostas para tópicos, as quais que eu julgava serem importantes para o autor... mas os tópicos acabaram ficando para trás na lista e o autor nem apareceu mais...

Agora imaginem se isso seria diferente aqui no Fórum do Clube do Hardware, que é o maior Fórum sobre Hardware da America Latina...

Portanto, sejamos tolerantes quanto à essas pequenas coisas. Os que estão aqui há mais tempo, ajudem cordialmente os que chegaram agora, e certamente muitos deles também ficarão para ajudar os que vierem depois.

Estou aqui não faz nem um ano, e acompanho com satisfação muitos que entraram junto comigo ou depois de mim, e continuam ajudando a comunidade Clube do Hardware com o mesmo empenho.

São esses os que me movem à continuar participando aqui com meu trabalho voluntário, e que tornam esse trabalho gratificante. Se não fosse assim, eu não estaria aqui em plena manhã de Domingo (às 5:30hs) participando.

O resto eu "deixo passar"...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu concordo com você, Clemente. Duvido que as coisas mudem, a não ser que sejam criadas e aplicadas regras muito rigorosas, o que não faria sentido e serviria somente para afastar as pessoas do fórum. Como a moderação é muito atuante, como já existe uma comunidade formada, esses problemas não chegam a ser uma grande ameaça ao fórum. Quem perde de fato são as próprias pessoas que não sabem (e não querem aprender a) se expressar.

A única coisa que realmente chateia é o que Fragoso apontou acima, ou seja, a falta de resposta por parte de quem tem dúvida. Não há pouca intimidade com computadores ou dificuldade de expressão que justifiquem isso. É uma questão de educação, respeito, consideração, gratidão mesmo. Somos pessoas reais, ainda não nos tornamos programas dentro de uma "Matrix".

Compartilhar este post

Link para o post

eu acho que requisito básico pra ser moderador é ter paciência com os usuários e saber ser educado

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por micolins@18 abr 2004, 17:28

eu acho que requisito básico pra ser moderador é ter paciência com os usuários e saber ser educado

Disse tudo, paciência e boa educação não custa nada... B)

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Clemente Silva@18 abr 2004, 05:22

E vale lembrar que muitos desses novos usuários do Forum são também novos na net, e ainda não aprenderam como se expressar e se relacionar com os outros participantes. Nisso o texto do tópico do wellington é bem instrutivo, apesar de "pegar pesado" em alguns momentos.

Depende do ponto de vista de quem lê, eu não achei que peguei pesado mas toquei em um assunto delicado.

Mas o caso dos usuários é a própria evolução do reino da "internet" algumas pessoas podem pensar que deixar de responder uma pergunta é errado e um pouco de falta de sensibilidade para com a pessoa quando na verdade não é.

É justamente fazendo assim que esses novos usuários aprendem a andar com as próprias pernas, eu não fico com "pena" ou tenho um sentimento de pensar que eles sejam "coitados" por serem novos na informática, pois dar as coisas mastigadas para eles não os ajudam a se desenvolverem, pelo contrário, retardamos ainda mais o desenvolvimento dessa pessoa.

Se a cada dúvida que ele tiver ele receber a informação de graça o usuário não irá agregar nenhum valor ao conhecimento recebido, se assim o fizermos estariamos "viciando" estes usuários de uma forma errada. Eu acredito naquele ditado que diz que é mais importante ensinar a pescar do que dar o peixe, se nós dermos o peixe todos os dias e se pararmos, eles se acharão no direito de continuar recebendo, o que ocorre muito em grupos de discussão aonde os usuários pensam que tem o direito de ter as suas perguntas respondidas e de preferência no menor tempo possível.

Talvez eu tenha este pensamento pelo fato de eu sempre ter me virado sozinho, na época que aprendi a usar um SO Windows não tinha ninguém por perto, pois ele acabara de ser lançado (Windows 95) e comecei por acidente, na época não fazia a menor questão de usar um computador. E para piorar, eu não sabia nem formatar/particionar um HDD, não havia internet e como estava no Japão na época o DOS e o Windows estavam em Japonês e eu não entendia absolutamente nada de japones. Eu fui obrigado a aprender um raciocínio lógico sem ter nenhum professor por perto para me ensinar, mesmo que de maneira errada no ínicio aos poucos nós vamos entendendo o por que das coisas e eu acho que todos tem o direito de criar o seu raciocínio lógico.

Eu sei o que eu sei hoje devido a mérito próprio, custou muito caro e cada um aqui sabe o quanto de tempo foi investido com cada um dos Srs para aprender. O que eu acho é que eu não tenho o direito de "castrar" as pessoas dando o conhecimento de mão beijada. Isso não quer dizer que "não ajudarei mais ninguém" e o que eu sei é "segredo nacional" mas hoje eu dou prioridade para as pessoas que tem o interesse de aprender e não apenas um desinteressado que está tendo problemas com o computador.

Compartilhar este post

Link para o post

Wave...

Como o Phoenyx disse, a gente acaba ficando "saturado" de ver tanto post repetitivo.

Por exemplo, sou mais ativo no fórum de placas-mãe (21% dos meus posts to vendo aqui no meu perfil)mas ultimamente só anda aparecendo coisa repetitiva (como enquete sobre qual q melhor placa mãe... :wacko: ), duvidas que já foram sanadas e que com uma simples pesquisa pode se encontrar a resposta.Graças ao nivel dos users que tem aqui o fórum está com conteúdo muito bom quando eu entrei aqui... poxa... qtas vezes eu queria que tivesse um tópico fixo sobre atualização de bios, qual a melhor placa mãe, diferença entre fat e ntfs...igual tem hoje. O que eu acho é que ainda rola o velho problema que os users mais novos tem de não fazer um "tour" pelo fórum em busca de sua resposta.

Vejam esse tópico: http://forum.clubedohardware.com.br/index....opic=139165&hl=

Como alguém que faz esse tipo de tópico espera que a gente ajude?

O conhecimento que nós temos não foi conseguido da noite pro dia, muita coisa que eu aprendi aqui foi ao longo dos dois anos que participo desse fórum, acho até injusto isso, porque quem chega dessa forma depois que consegue sua resposta some e nunca mais aparece não deixa uma colaboração pros outros participantes (sem contar aqueles que quando resolvem alguma coisa só falam "problema resolvido" já teve tópico que eu me matei de dizer, "faz isso", ai o cara "não deu certo", então eu digo "pode ser isso também", ai o cara "também não deu certo" ai quando vou olhar tá la "problema resolvido" o que ele fez? Ninguém fica sabendo...

Não to generalizando, ainda bem que tem muitos usuarios que agradecem a ajuda seja no fórum ou por mp isso é pra mim gratificante...

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Adriano Silva@19 abr 2004, 09:22

Vejam esse tópico: http://forum.clubedohardware.com.br/index....opic=139165&hl=

Como alguém que faz esse tipo de tópico espera que a gente ajude?

Eu preciso de um tratamento médico, curiosamente eu sei responder tudo aquilo :wacko::blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa! Não tinha visto este tópico, a escala dele está na casa do "gigatópico"... são dúvidas básicas, acho que a faculdade que deveria ensinar. Muita gente entra para faculdade sem ter ideia do que está fazendo. A faculdade recebe bilhões de pessoas que nunca tiveram contato com nada da área que escolheram. O Welington tá certo, é bom ensinar a pescar.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais