Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Relação Entre Pmpo X Rms?


AGK

Posts recomendados

Caro Amigo:

A relação vai depender do seu sistema de transdutores (alto-falantes) e da faixa de frequência medida. De uma forma bem geral, em um sistema doméstico, um watt rms equivale a 20 ou 30 watts pmpo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É mais ou menos isso o que o graphix escreveu. PMPO é a sigla de Peak Music Power Output (Potência de Saída de Pico Musical) que é a potência suportada no alto-falante por um pico de tensão com duração de milésimos de segundo.

Na verdade esse valor não tem um padrão de medição. Ele é calculado pegando a potência real do amplificador (dada em RMS) e multiplicada por um número entre 2 e 16!!!

Eu particulamente chamo a potencia PMPO de Potência Musical Para Otários porque os fabricantes colocam este valor absurdo apenas como atrativo de apelo comercial. Por exemplo: você pode comprar um Aiwa qualquer da vida que aparece na frente como 4000W PMPO quando na verdade tem 200W RMS. ou um rádio que tenha 500WPMPO quando na verdade tem 30W RMS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isto é algo confuso mesmo.

Às vezes fico fazendo as contas, pois, determinadas marcas indicam ambas potências do aparelho (RMS e PMPO). Mas, a razão entre as duas muda de aparelho para aparelho :muro:

Portanto, creio que devemos desconsiderar a potência PMPO indicada e ficar apenas com a RMS, que é a potência real.

Apenas a título de ilustração, tenho aqui em casa um aparelho de som da Sony que comprei em 1.992, :wub: , com muito custo, e que sua potência é de 8W RMS por canal. Quando coloco o volume proximo ao máximo, dá pra sentir o deslocamento do ar. É impressionante. Moral da estória: potência RMS é tudo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera é o seguinte, se vocês fizerem os cálculos corretos o resultado vai dar errado, isto porque os fabricantes medem a potência pelo máximo pico do valor de potência atingido em milésimos ou mesmo microsegundos, é uma malandragem! você falar que um amplificador tem 100WPMPO só por que ele atingiu o valor em alguns microsegundos não é correto. Para ter um exemplo bem claro é a mesma coisa você pegar uma caixa pesada grande por uns instantes mas não o tempo inteiro se fosse assim eu seria 10 vezes mais forte do que sou :tantan: o cálculo de potência obedece as mesmas regras do cálculo de tensão de pico ( é lógico pois a potência é tensão x corrente) ou seja:

Potência de pico = 1Wrms x (raiz de dois)1,4142 = 1,41 W

Potência de pico a pico= potência de pico x 2 = 2,82W

Sendo que: Um amplificador de 1Wrms tem 2,82WPMPO só

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PMPO, potencia de pico, acho q seria a potencia q o aparelho consome quando é ligado já diretamente no máximo, a potencia vai lá nas nuvens e depois abaixa para a potencia normal ( RMS ).

Mais ou menos quando sua mae liga a lavadora de roupa e a luz da uma baixada porque a potencia consumida quando a maquina liga é mmmuuuiito maior.

[]s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

so pra reforçar a safadeza dessa turma...

meu som tem 2000W PMPO e 220W RMS

ele da muita pancada e o estranho é: eu coloco no maximo qualquer tipo de musica e ele não distorce de maneira nenhuma...

por isso eu vou por um amplificador e ligar meu sub da rockford fosgate huhuhuh

Mas realmente, eu comprei meu som pela potencia em rms, tinha um som la com 2000W PMPO mas tinha 160W RMS... creio que o meu seja melhor que esse!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Fernando Pinheiro@13 abr 2004, 13:56

Você não pode afirmar. Os fabricantes estão colocando a relação que querem. Está uma bagunça. Hoje em dia, 4000W PMPO pode significar qualquer valor RMS, depende da honestidade (que praticamente não existe) do fabricante.

Abraços,

Fernando

Correto!

Vamos tomar um exemplo. O som que eu tenho (Aiwa NSX - V700) quando eu comprei, estava sendo anunciado como 700W PMPO. Depois de um tempo, o anúncio dizia 1000W PMPO.

O MESMO SOM, IDÊNTICO.

A safadeza continua... :angry:

A potência real é por volta de 30W / 35W

Sem comentários...

Aliás, outro comentário (irônico) que é feito sobre PMPO: 1000/45 = 22,222222. Basta multiplicar a potência real por dois patos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que acho muito interessante tambem sobre este assunto, é que acredito que estão adulterando a potencia em RMS tambem... tenho um som SONY que especifica 3400W PMPO e 170 W RMS por canal... ou seja, pela a SONY 3400W PMPO seria o mesmo que 340W RMS dividido pelo os dois canais, (por ai, até concordo, pois sempre apredi que WATs PMPO X RMS e so cortar o ultimo "0", isto é, 1000 W PMPO e igual a 100W RMS)... o que não concordo e o seguinte, trabalhei com sonorização de aluguel por nove anos na minha adolecencia, quando comecei, lembro-me que tinha um amplificador marca QUAZAR, que entregava quatro saidas de 60W RMS cada uma, e lembro-me que realizava bailes até em quadra de esporte, as vezes pra mais de 500 pessoas... ou seja tenho certeza que este amplificador "entregava" no minimo o dobro da potencia que meu SONY "entrega" hoje... por isto que acredito que até a potencia em RMS dos aparelhos atuais não é real... :tantan: o que acham galera... :sne:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por claudomirorl@09 abr 2004, 20:56

Isto é algo confuso mesmo.

Às vezes fico fazendo as contas, pois, determinadas marcas indicam ambas potências do aparelho (RMS e PMPO). Mas, a razão entre as duas muda de aparelho para aparelho :muro:

Portanto, creio que devemos desconsiderar a potência PMPO indicada e ficar apenas com a RMS, que é a potência real.

Apenas a título de ilustração, tenho aqui em casa um aparelho de som da Sony que comprei em 1.992,  :wub: , com muito custo, e que sua potência é de 8W RMS por canal. Quando coloco o volume proximo ao máximo, dá pra sentir o deslocamento do ar. É impressionante. Moral da estória: potência RMS é tudo...

neste ponto você tem razão... meu primo tem um SONY que entrega 6000W PMPO e 300W RMS por canal... agora a SONY lançou um aparelho (por sinal muito lindo) que entrega 6000W PMPO e 550W por canal... vai entender :tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por NEWSITEP@14 abr 2004, 19:15

Uma coisa que acho muito interessante tambem sobre este assunto, é que acredito que estão adulterando a potencia em RMS tambem... tenho um som SONY que especifica 3400W PMPO e 170 W RMS por canal... ou seja, pela a SONY 3400W PMPO seria o mesmo que 340W RMS dividido pelo os dois canais, (por ai, até concordo, pois sempre apredi que WATs PMPO X RMS e so cortar o ultimo "0", isto é, 1000 W PMPO e igual a 100W RMS)... o que não concordo e o seguinte, trabalhei com sonorização de aluguel por nove anos na minha adolecencia, quando comecei, lembro-me que tinha um amplificador marca QUAZAR, que entregava quatro saidas de 60W RMS cada uma, e lembro-me que realizava bailes até em quadra de esporte, as vezes pra mais de 500 pessoas... ou seja tenho certeza que este amplificador "entregava" no minimo o dobro da potencia que meu SONY "entrega" hoje... por isto que acredito que até a potencia em RMS dos aparelhos atuais não é real... :tantan:  o que acham galera... :sne:

Olha tem que analisar também as caixas acústicas. A tendência dos modernos aparelhos de som é a redução de tamanho físico. Basta você comparar uma pequena caixa de de som de 100W de um equipamento atual no mercado com uma imensa fabricada a 25 anos atrás que produzia no máximo uns 30W. Qual delas produziria mais som? vocês responderiam a primeira, mas é a SEGUNDA; sabe porque? Por causa do projeto e da madeira utilizada na construção. Isso envolve detalhes técnicos complicadíssimos pois não é só montar um caixote de madeira, fazer os buracos, colocar os alto-falantes e ligar. Tem que verificar a ressonância, fluxos de ar, tipo de material localização dos dutos... As caixas antigas eram grandes porque consideravam muito o fator acústica usando o mínimo de potência do alto-falante, era um projeto minucioso.

Hoje em dia com a tecnologia nova dos materiais é que nos temos caixas acústicas menores e mais leves e alto-falantes menores e mais potentes, porém com uma qualidade acústica MENOR. Para vocês entenderm o que eu digo, quem tiver a oportunidade ouça com atenção por exemplo uma música qualquer do Dire Straits num aparelho antigo e num aparelho atual para sentirem a diferença.

Sei que estou fugindo um pouco do assunto, mas é pra vocês terem uma ideia de como as coisas andam. Os fabricantes NÃO estão mentindo sobre o valor RMS mas é que tem que analisar a qualidade da parte acústica do equipamento. você pode ter uma caixa de 300W RMS que produz menos som que uma de 60WRMS.

Esta é uma discussão longa.... Teríamos que ter um fórum chamado "barraco" ... :chicote::muro::chicote:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já vi que tem gente DESCENDO A LENHA na AIWA.

o que acontece é o seguinte: quer ver só:

tenho 2 aparelhos dessa marca.

ambos importados.

Tem um que é 3200w PMPO...e a surpresa? Potencia real: 520W RMS! (200+200 +120 sub) esse é o mais antigo...

Já o mais novo é 1000w PMPO e dá 100RMS (o que eu ainda acho o mínimo aceitável q é 10 pmpo= 1 RMS)

o que acontece, é q os AIWA montados no brasil eram feitos por nada mais nada menos q a CCE.

EXPLICADA A BAGUNÇA?

quanto aos ap. de som da sony de 6000W, (300+300) não chegam nem aos pés do que dá este AIWA de 520 RMS....(não sei se pelo fato deste ter 2 caixas GRANDES, duas médias, uma central menor e uma subwoofer IMENSA e o sony só 2 caixas.)

Pra falar a verdade, não sinto a menor diferença de potência entre este sony e o aiwa de 100RMS, se neste forem usadas BOAS CAIXAS de som.

Eu ainda acho que deveria existir um padrão, ou simplesmente EXTIGUIR ESSA MEDIDA.

eU AINDA ACHO 10pmpo= 1 rms ACEITÁVEL... PASSANDO DISSO, absurdo!

EXEMPLO: CCE tem um aparelho de 4800 PMPO que dá 100 RMS...um absurdo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, a verdade é que cada fabricante calcula o PMPO de seus aparelhos de som usando a formula que mais lhe convém...! PMPO não é base de cauculo e nunca será !!!! já vi aparelhos de som em sites americanos mostrando 2200 watts PMPO e o mesmo aparelho aqui no Brasil com o adesivo mostrando 1800 !!!

Não tem como lhe falar que RMS é 1 para 10 ou 1 para 45, porque se você analisar uma caixa de som Pioneer que eu tenho, que tem 100 rms reais, é errado dizer que ela tem 1000 PMPO, pois existem SOM inteiros com menos que isso!!! Siceramente não sei da onde surgiu essa história de PMPO, mas faça como eu, quando for adquirir algo, procure saber a potencia RMS, se não há essa informação então disconfie do aparelho!!!

E só uma dica, não compre caixas de som pequenas que dizem ter 100 ou 200 rms porque essa também é outra ilusão... ela dá toda essa potencia se trabalhar na freqüência dela ( seja agudo, médio ou grave e no caso das pequenas é apenas agudo e médio voz, se trablahar com o o som normal ela estoura com pouco volume !!! )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uam philco não me lembro o modelo agora que dá 50W RMS por canal ou seja 100 RMS e marca uma potencia PMPO de 1700W ou seja 1 RMS= 17 PMPO pelos relatos que vi até agora parece que a philco é a que esta se saindo melhor. hehehe.... :D

Ou meu aparelho não tem 50RMS por canal. :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Toninho_Sv@18 abr 2004, 21:41

Já vi que tem gente DESCENDO A LENHA na AIWA.

o que acontece é o seguinte: quer ver só:

tenho 2 aparelhos dessa marca.

ambos importados.

Tem um que é 3200w PMPO...e a surpresa? Potencia real: 520W RMS! (200+200 +120 sub) esse é o mais antigo...

Já o mais novo é 1000w PMPO e dá 100RMS (o que eu ainda acho o mínimo aceitável q é 10 pmpo= 1 RMS)

o que acontece, é q os AIWA montados no brasil eram feitos por nada mais nada menos q a CCE.

EXPLICADA A BAGUNÇA?

quanto aos ap. de som da sony de 6000W, (300+300) não chegam nem aos pés do que dá este AIWA de 520 RMS....(não sei se pelo fato deste ter 2 caixas GRANDES, duas médias, uma central menor e uma subwoofer IMENSA e o sony só 2 caixas.)

Pra falar a verdade, não sinto a menor diferença de potência entre este sony e o aiwa de 100RMS, se neste forem usadas BOAS CAIXAS de som.

Eu ainda acho que deveria existir um padrão, ou simplesmente EXTIGUIR ESSA MEDIDA.

eU AINDA ACHO 10pmpo= 1 rms ACEITÁVEL... PASSANDO DISSO, absurdo!

EXEMPLO: CCE tem um aparelho de 4800 PMPO que dá 100 RMS...um absurdo!

Faço minhas suas palavras. E tem mais: os aparelhos de som da CCE são na verdade a 2ª, 3ª ..... 39ª .... 172ª linha da AIWA. São projetos e placas importados da China. Os AIWA montados no Brasil são realmente produzidos pela CCE. É a velha estratégia de mercado: é mais fácil você importar lotes de produtos pré-manufaturados da Ásia para montar aqui no Brasil do que desenvolver e fabricar um produto com tecnologia 100% brasileira com características similares ou melhores que o importado.

Insisto: isto é discussão para um fórum "barraco" :chicote::chicote::muro::chicote:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:priv: como diziam no curso de Som Automotivo da Bravox que fiz uma vez...

PMPO - POTÊNCIA MUSICAL PARA *****!!!!

Infelizmente não há um padrão 100 por cento utilizável para o calculo RMS/PMPO... fala-se de 4 a 12 vezes(!) o valor RMS...

então na hora de comprar um som, verifique a potência RMS...

Se for maior que 50w RMS, você tem um torpedinho na mão...

acima de 100w RMS, você QUER FICAR SURDO...

acima de 500wRMS, dá pra fazer um barulho num estádio!!!! :bandeira:

Agora falando da CCE... há produtos e PRODUTOS CCE...

A CCE montou no Brasil (leiam bem: MONTOU, e não FABRICOU) para a Aiwa, Sony e até Marantz produtos de primeiríssima linha!

Tenho um som que é 60 W RMS, mas precisam ver que grave e que qualidade de som que o bichinho dá~!!! Abri ele um dia, o carrossel é da Philips, e a saida totalmente transistorizada, dando até pra fazer umas brinaceirinhas mais interessantes...

E quanto a montagem de placas vindas da china, T O D A S (TODAS MESMO) usam desse artifício, desde a aclamada Sony, passando pela HP até as boca-de-porco da cougar, semivox,etc...

O mérito, na minha opinião, hoje não é DE QUEM é a marca, e sim QUEM FAZ O PROJETO, pois montar, até eu monto placa no fundo de quintal se tiver um projeto decente... :stupid:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...