Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Motor AC


Junior Zancan

Posts recomendados

Pessoal, eu estou aqui com um motor AC 127V de um máquina de lavar roupas.

O timer da máquina estragou, então eu tirei o motor e o capacitor(nao tinha como ver como o capacitor estava ligado).

Eu queria saber se o capacitor deve ser ligado em série:

capturardz.png

Ou um ponta em cada ponta do motor:

capturar2na.png

Obrigado.

Imagens: Multisim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse capacitor deve ter a função de corretor de fator de potência, uma vez que um motor desses consome uma quantidade de sua potência aparente em reativa, esse capacitor tem a função de compensar isso elevando o fator de potência do sistema.

Então concluo que deva ser ligado em paralelo, como mostrado na segunda foto.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesoal, descobri que ele é assim:

Quando a máquina vai centrifugar o timer liga esse capacitor, para o motor "dar partida", assim que ele atinge uma velocidade, ele desliga.

Descobri isso, quando eu liguei o motor para centrifugar ele não ligou sozinho, eu tive que dar um "tranco" nele para funcionar.

Mas ai, e agora?

Eu desconectei todos os fios do timer (kkk) e não anotei, tem como eu fazer isso com uma chave? Se sim, como?

capturar2t.png

Ou

capturarla.png

Obs: O capacitor na imagem é de 55uF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...