Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador 62W com filtro para subwoofer


jotah

Posts recomendados

quero ligar duas caixas de som que tenho de um microsystem na saída de som da minha tv sem ter q ligar o microsystem, mas não sei como fazer o circuito para amplificar o som com um controle de volume e outro circuito para filtrar os sons graves na mesma proporção, os altos falantes são de 12w e 50W.

se isso ajudar, um adesivo pregado na frente do som diz:

1440W pmo

50W/ch <subwoofer> 12W/ch <main>

total: 62w + 62w (rms)

queria um amplificador em q o subwoofer desse aquele impacto que a gente sente no peito :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isso dai é só um somador de dois canais para formar um somente (para subwoofer ok) e um filtro ativo passa baixas.. Adicionalmente, abaixo, tem uma fonte simétrica com componentes demais (pode substituir por dois CI´s somente, 7815 e 1915.

Para amplificador use algum CI da série Overture da National Semiconductors, como o LM3886, famoso Gainclone (bote no Google isso dai)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

achei esse aqui(já vem com os graves e os agudos):

tda4935.jpg

C1 y C2-1 Microf./100V

C3-1Kpf/100V

C4-1000Microf./35V

C5-100Kpf/100V

C6-100Microf./35V

C8 y C10-220Kpf/63V

C7 y C9-1.000Microf./25V

C11 y C12-1Kpf/63V

C13 y C14-2.2MicF/35V(sin polaridad)

R1 y R2- 4.7k- 1/2W

(R3 e R4) 1 ohmio/ 1/2W

alto falantes: 8 Ohmios/25 Watios

(o documento tá em espanhol :S)

mas não sei qual a potência real q ele fornece, porque na imagem e nem no documento diz qual a potencia dele :mellow:

Isso dai é só um somador de dois canais para formar um somente (para subwoofer ok) e um filtro ativo passa baixas.. Adicionalmente, abaixo, tem uma fonte simétrica com componentes demais (pode substituir por dois CI´s somente, 7815 e 1915.

Para amplificador use algum CI da série Overture da National Semiconductors, como o LM3886, famoso Gainclone (bote no Google isso dai)

ainda bem, porque eu já ia endoidar mais ainda tentando montar esse circuito :D

dá pra fazer um circuito com esse CI fazendo a 'mesma' coisa como na imagem acima? não necessariamente 4 saidas de som num único ci, mas pelo menos dois, agudo e grave em cada circuito, porque o q eu notei nesse circuito q eu postei é que, o alto falante que sai os som agudos vem acompanhado de um capacitor, mesma coisa q eu vi no som do carro do meu pai, q tem a qualidade q eu quero (aquele som grave bem definido e com o impacto no peito :wub:), no alto falante dos agudos tinha um capacitor soldado nele

enquanto isso vou procurando alguns circuitos com esse CI q você me recomendou faller ;D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
achei esse aqui(já vem com os graves e os agudos):

tda4935.jpg

C1 y C2-1 Microf./100V

C3-1Kpf/100V

C4-1000Microf./35V

C5-100Kpf/100V

C6-100Microf./35V

C8 y C10-220Kpf/63V

C7 y C9-1.000Microf./25V

C11 y C12-1Kpf/63V

C13 y C14-2.2MicF/35V(sin polaridad)

R1 y R2- 4.7k- 1/2W

(R3 e R4) 1 ohmio/ 1/2W

alto falantes: 8 Ohmios/25 Watios

(o documento tá em espanhol :S)

mas não sei qual a potência real q ele fornece, porque na imagem e nem no documento diz qual a potencia dele :mellow:

ainda bem, porque eu já ia endoidar mais ainda tentando montar esse circuito :D

dá pra fazer um circuito com esse CI fazendo a 'mesma' coisa como na imagem acima? não necessariamente 4 saidas de som num único ci, mas pelo menos dois, agudo e grave em cada circuito, porque o q eu notei nesse circuito q eu postei é que, o alto falante que sai os som agudos vem acompanhado de um capacitor, mesma coisa q eu vi no som do carro do meu pai, q tem a qualidade q eu quero (aquele som grave bem definido e com o impacto no peito :wub:), no alto falante dos agudos tinha um capacitor soldado nele

enquanto isso vou procurando alguns circuitos com esse CI q você me recomendou faller ;D

Esse amplificador dai é estereo (dois canais) de 15 Watts cada um. Não é o amplificador ideal para subwoofer.

Para sub woofer nada melhor que um amplificador somente, acima de 30 Watts, e, principalmente, atacando a um sub-woofer que é um alto falante apropriado para reprodução dos graves..

Procure por "gainclone" no Tio Google e se possível compra um sob a forma de kit, que vai facilitar e muito a sua montagem..

Quanto a agudo e grave.. Decida-se

Lembre-se do título de saeu tópico: Amplificador de 62 Watts com filtro para sub woofer

Não existe sub woofer para graves e agudos..

Decida-se pelo que queres...Ou é um amplificador linear, para toda a faixa de frequencias ou é um amplificador para subwoofer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, creio que o problema de nosso amigo seja pesquisar.

O gainclone se bem me recordo fornece até 68W...tudo que ele teria de fazer seria colocar um filtro passa baixas na entrada do mesmo. O que sugiro, um filtro passa baixas baseado no LM833 que é um ampop feito para aplicações de áudio:

http://www.circuitschematicdiagram.com/wp-content/uploads/2011/04/LM833-Butterworth-Second-Order-Low-Pass-Filter-circuit.gif

põe isso ai na entrada desse cara aqui:

http://diyaudioprojects.com/Chip/LM3886_CA/F01-LM3886-chipamp.png

Pelo titulo do seu tópico esses circuitos devem atender bem...

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

feller, acho q me expressei mal, o que eu quero é ligar somente as caixas de som com amplificador na minha tv, ambas as caixas têm alto falante para os agudos de 12w rms e um alto falante para subwoofer de 50w rms, ambos com 5ohms ^_^

por isso q eu tava procurando um circuito que desse saída de som graves e agudos ao mesmo tempo.

e quanto a minha pesquisa, eu tento, mas não sei direito o que pesquisar ou se o circuito que pesquisei atende a minha necessidade, por ser novo nessa área de eletrônica e, principalmente, de sons. :unsure:

Felipe_Eletronic, o circuito deve ficar assim?

soundc.png

não consegui entender direito o circuito porque não vi a saida dos altos falantes

o do filtro de sub acho q entendi, mas o amplificador não consegui decifrar

devo ligar o alto falante abaixo do resistor L?

mais uma vez peço desculpas pela minha ignorância, mas é vivendo que se aprende :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jotah,

calma não é isso

o circuito do filtro é que vai ligada a entrada do gainclone.

o alto-falante está representado por RL no esquema do gainclone,ali efetivamente sera ligado suas caixas de som.

Abs.

mas em qual entrada que você diz? se não fosse pedir demais, dá pra só dá um pequeno risco no paint onde eu tenho que ligar?

e como eu coloco no google pra pesquisar sobre a escolha das voltagens dos capacitores? :mellow: porque no esquema não diz, só diz os farads

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se colocares no Google a string de busca

gainclone

será capaz de retornar uns 10 desses esquemáticos como CI LM3886.

Se colocares no google a string

LM3886 datasheet

vais ter acesso ao datasheet do CI

Quanto a tensão dos capacitores, essa deve ser maior ou igual a tensão da fonte, que ai também não tens, mas pode ser de +-30 Volts (esse mais o menos 30 Volts não significa aproximadamente 30 Volts e sim uma fonte simétrica de 30 Volts)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
não tô conseguindo achar no datasheet do ci onde devo ligar o filtro de subwoofer

http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/nationalsemiconductor/DS011833.PDF

o datasheet é esse mesmo? :mellow:

Sim o datasheet é esse mesmo e o filtro para subwoofer deve ser inserido antes da entrada do amplificador..

Esse amplificador deverá ficar escravo somente às baixas frequências e deve ser ligado a uma caixa de som com somente altofalante do tipo sub-woofer

O restante do programa de áudio, cada um dos canais, deve entrar, cada canal em outro Amplificador ou, se quiseres, podes usar outro CI da linha Overture, que seja estéreo, tenha dois amplificadores de potência em um mesmo chip.. O LM 4780 por exemplo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

achei esse esquema na net:

amplificadorsubwooferat.jpg

vocês acham q ele funciona?

Caros, se eu ligar um outro amplificador através das saídas da fonte L e R em paralelo com esse esquema, o fato de haver um encontro dos dois canais depois de R3 e R4 não vai eliminar o estéreo nesse outro hipotético amplificador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para seu sistema completo vais ter de fazer alguma coisa com a seguinte topologia:

Sistemadesom.jpg

Aquela fonte que acompanha o esquemático do filtro é fria.. Faça uma fonte, para o filtro. com dois CIs somente, o LM7815 e o LM 7915 e não todos aqueles componentes que lá estão... Aquela fonte é só para o filtro, não para os amplificadores...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...