Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Review] Netbook HP DM1-32x0br (APU AMD Fusion E-350)


Diego Paladin

Posts recomendados

  • Membro VIP

56k warning... fotos no meio do post

Este review baseia no modelo "de entrada" da série, o HP DM1-3250br. Atualmente já estão lançados os modelos 3260br e 3270br, cujas diferenças no hardware são o tamanho da memória RAM e do disco rígido que vem de fábrica, e no software há variação da versão do SO, a saber:

HP DM1-3250br -> (2 gb de RAM, 320 gb de HD, Windows 7 starter)

HP DM1-3260br -> (3 gb de RAM, 500 gb de HD, Windows 7 x64 HB)

HP DM1-3270br -> (4 gb de RAM, 500 gb de HD, Windows 7 x64 HB)

Sendo assim, as principais considerações feitas neste review (processamento, gráficos e estrutura) são comuns aos modelos citados acima.

Estou escrevendo aqui algumas primeiras impressões sobre este netbook que está começando a aparecer no nosso mercado. Seguindo os moldes do review sobre o Sony Vaio YB, um concorrente direto deste HP DM1 série 3200, tento descrever um pouco da minha curta experiência com o modelo até então.

Pesquisa/Compra/Configuração:

Meu objetivo na pesquisa era obter portabilidade (tamanho e peso reduzido, bateria duradoura) sem abrir mão de potência (fugir dos processadores Atom e outros ULV single core) e de alguma qualidade gráfica (pelo menos algum vídeo onboard que não desse calo nas vistas). Em vista disso, não tinha jeito, olhando em C/B eu estava mesmo procurando um netbook com uma APU Fusion.

Namorei durante um tempo o Sony Vaio YB, que por um bom tempo foi a única opção no mercado de netbook Fusion, até que surgiu a oportunidade de pegar este HP por R$ 998,00 no Walmart (R$ 948,00 com cupom de desconto), até 12x sem juros, contra a média de R$ 1400,00 que se paga pelo Vaio YB, em agosto de 2011.

Sobre a compra, super rápida. Na quinta-feira efetuei a compra, sexta já estava em transporte e domingo foi entregue (BH-MG).

Hoje de manhã comprei um módulo de 2gb de memória DDR3 1333 da Kingston para fazer o upgrade para 4gb no laptop, por R$ 65,00. Você encontra desses pentes por uns R$ 50,00 em lojas virtuais ou de marcas mais baratas, comprei em loja física mesmo (Hardplus) por não querer esperar frete, etc.

Mesmo considerando o preço com o pente de memória, esse netbook ainda fica em média 25% mais barato que o Sony Vaio YB, em agosto 2011. Vejamos quão bom negócio ele é.

EDIT: Em setembro de 2011 já foi possível comprar o DM1-3250br por R$ 848,00 à vista! Como não poderia ser diferente, o preço do Sony Vaio despencou para R$ 1180,00 à vista. A média de preço continua a mesma, o HP sendo 25% mais barato.

Configuração da versão 3250br

Tamanho da Tela: 11,6"

Resolução da Tela: 1366 x 768

Peso: 1,54 Kg (desse total, a bateria pesa 320 g)

Sistema Operacional: Windows® 7 Starter Edition

Processador: AMD E-350 (Dual Core, 1.6 Ghz)

Memória: 2GB DDR3 (1 DIMM marca Smart/HP) Expansível até 8GB

Placa de Vídeo: ATI Mobility Radeon™ HD 6310 com memória gráfica compartilhada, 384 mb separados pela BIOS e o restante alocado com hypermemory.

Tamanho do HD: 320GB SATA

Quantas RPM: 5400

webcam Embutida: Sim (0.3 MPixel)

Microfone Embutido: Sim (ao lado da webcam)

CD-Rom: Não

Placa de Rede: Sim (Gigabit Ethernet)

Wireless: Sim (Broadcam b/g/n)

Bluetooth: Sim (3.0)

Caixa de Som: Integrado (Altec Lansing DD)

Acompanha os Aplicativos: • Cyberlink DVD Suite • Adobe® Photoshop® Elements • Adobe Premiere® Elements • Adobe Reader • Adobe Flasy Player • Symantec Norton Internet Security ™ 2011 • HP ProtectSmart (HP 3D DriveGuard)

Conexões

Portas USB: 3

Entrada DVI: Não

Entrada HDMI: 1

Serial: Não

Rede: 1

Alimentação

Fonte de Alimentação: Adaptador AC Bivolt de 65W (DC 18.5V , 3.5A)

Certificação de Consumo de Energia: Sim

Acabamento e impressões:

dsc00309eu.jpg

A embalagem do notebook é simples, mas o protege bem. Acompanham o aparelho sua bateria, o carregador, manual, encartes. Não vem nenhum CD de instalação ou de recovery já que o aparelho não tem drive de CD.

dsc00297rx.jpg

Para mais fotos, clique:

dsc00300k.jpg

dsc00306z.jpg

dsc00308x.jpg

O acabamento é excelente. Mesmo o exterior sendo inteiramente de plástico o notebook tem aparência sólida e resistente. O design em preto/prata é simples e sóbrio, e me agradou bastante.

dsc00327ic.jpg

Um detalhe, a parte de baixo do netbook é inteiramente lisa e a única saída de ar fica do lado esquerdo. Remover a tampa é muito simples, basta retirar a bateria e puxar a tampa de forma que trocar pentes de memória, o HD ou limpar a ventoinha da APU dispensa o uso de ferramentas. Muito bom. Na foto acima, vocês consegue ver também a posição das caixas de som, que ficam na parte dianteira do netbook, bem pensado.

Teclado/Tela:

dsc00312t.jpg

O teclado é padrão ABNT (possui ç) tipo chiclete e possui teclas de tamanho padrão, com bom espaço entre elas. O enter é de duas fileiras e a barra de espaço é ótima. Macio e silencioso, é o melhor teclado de netbook que já usei.

dsc00314sb.jpg

A tela é de LED e tem resolução 1366x768, que é uma resolução muito confortável para esse tamanho de tela. As cores são ótimas e a imagem é muito nítida, como é de se esperar de um adaptador gráfico Radeon HD6000. Na foto acima, estou rodando um filme MP4 720p com DXVA e filtros de shaders ativados, o ator à parte, bela imagem!

dsc00316gf.jpg

Mas... um ponto negativo é que a tela é bastante reflexiva, mas tem um bom nível de brilho de modo que os reflexos não incomodam ao trabalhar, navegar na internet, etc, talvez incomode para ver filmes ou jogar jogos escuros em ambientes muito claros. Na foto acima vocês conseguem ver o reflexo gerado pelo ambiente muito claro.

Dica: Para fins de economia de bateria, existe uma função no AMD Vision Control Center, no menu PowerPlay chamada Vari-Bright. A função deste recurso é economizar energia substituindo o brilho da tela (ou o controle de brilho da tela, teclas F2 e F3) por distorções na nitidez, contraste e gama da imagem, o que torna qualquer trabalho que envolva resolução de cores, mesmo assistir um filme de alta resolução, inviável. Se quiser um melhor desempenho do monitor, principalmente no modo bateria, desligue este recurso. Se você achar que o tempo de duração da bateria diminuiu e que essas distorções são toleráveis, mantenha ativado. Aqui eu mantenho desativado e não senti diferença na duração da bateria.

Desempenho:

Usando o computador “como chegou para mim”, como fiz até agora, notei que o processador é mais que suficiente para uma boa experiência com aplicativos, internet, etc. Ao fazer o upgrade de 2gb para 4gb de memória RAM o desempenho aumentou razoavelmente, o que leva a crer que para usar melhor este PC com 2gb de RAM você precisa ser mais diligente com o que você mantém instalado e/ou ativo no seu SO, ocupando espaço na memória. Em todo caso, o upgrade para 4gb de RAM e o uso de um SO 64 bits é bem recomendável.

Segue o print do Windows Experience Index da máquina com Home Premium x64 e 4gb de RAM, como pretendo usa-la:

printindex.jpg

Cabe ainda comentar aqui o que uns podem achar normal e outros podem achar um ponto fraco, mas são leis da física: temperatura e refrigeração. Assistindo o filme enquanto o windows atualizava (CPU sempre alta, porém oscilando) a ventoinha disparou mais forte algumas vezes, audível, mas não a ponto de me distrair do filme ou sequer me incomodar. Outra, é que o lado esquerdo onde fica a saída de ar, esquenta mais rapidamente do que o lado direito, o que pode causar algum desconforto de usar ele no colo para assistir ou jogar algo por um período longo.

O que me surpreendeu nessa história é que o Enforce Smooth Playback do Catalyst, não só garantiu que o filme rodasse lisíssimo mesmo com a CPU a 100% como também não degradou em nada a qualidade da imagem, mantendo todos os filtros padrões do Catalyst ativados mais os filtros do MPC HC. Bati palmas, o E-350 é em playback bem melhor que meu C2D E7300 + VGA HD 4550.

Bateria:

Testes com esse modelo indicam uma duração típica de 6h, ao longo da semana devo poder dar um parecer melhor sobre este número, mas a priori eu endosso este número. Com undervolt (veja no tópico mais abaixo), a bateria atinge fácil a marca das 7h de duração típica. No uso prático, eu nunca consegui descarregar a bateria para abaixo da metade antes de carregar novamente, bateria é dificilmente uma preocupação aqui.

Som/Touchpad:

O som deste pequeno é um som de note grande! Gostei do som, boa definição e volume médio. Ele é pouca coisa mais baixo do que o som do meu antigo HP Pavilion que também tem caixas de som Altec Lansing, em qualidade não fica devendo nada, o que é notável ao se considerar o tamanho do aparelho e o tamanho das caixas.

O touchpad é bom, é multitoque, os botões são precisos e macios, o tamanho é bom e não esquenta muito. O único porém é que os botões são integrados na área de toque, o que dificulta o uso do clicar e arrastar.

Dica: Mod e configurações para o touchpad

Depois de usar o netbook um bocado só no touchpad, você acaba querendo com que a rolagem funcione de maneira mais fácil, pois para quem tem mãos grandes as vezes você acaba se esquecendo de deixar os dois dedos bem próximos um do outro para fazer a rolagem e acaba gastando um pouco a paciência... enfim, instalei esse programinha aqui:

http://code.google.com/p/two-finger-scroll/

E o touchpad ficou bem mais "solto", fácil de usar. Tem várias opções de configuração a mais também, em relação ao driver do synaptics. Achei um bom conjunto de configurações para mim, coloco como sugestão.

No driver Synaptics (que pode ser acessado clicando sobre o ícone do Synaptics ao lado do relógio) alterei:

- Em opções de ponteiro, coloquei a velocidade do ponteiro em 70%;

Em configurações do dispositivo, cliquem no botão Configurações e vocês verão uma janela animada com exemplos de movimentos possíveis no touchpad. Nesta tela, alterei:

- Em rolagem com dois dedos, deixei ativada apenas as opções de rolagem horizontal e vertical, pois o resto das opções configurei no programinha mod Twofingerscroll;

- Pinça de zoom, desliguei (estava me estressando ativar a pinça por engano);

- Em Toque, sobre o ícone de configuração eu configurei o arrastar travado, pois como os botões do touch são integrados à zona de toque, clicar e arrastar vira uma tarefa muita chata sem arrastar travado.

No software Twofingerscroll, as únicas alterações são no menu Scrolling:

- Em Scroll Mode, selecionei o modo smart, que ajuda muito na hora de navegar em páginas da web. Caso a rolagem fique estranha em algum game ou software, aperte ctrl+alt+shift e tente rolar novamente, daí deve funcionar normal e ele grava o modo de rolagem diferente para aquela aplicação;

- Em acceleration, diminui para uns 25%, também para melhorar a navegação na web e evitar que a página "pule" com gestos bruscos.

Considerações finais:

Bom, terminando aqui as primeiras impressões sobre o aparelho, o que vale a pena frisar é que a experiência com ele não é uma experiência de netbook, pelo menos como eu estava acostumado. O teclado, o touchpad e a imagem são de outro mundo, do mundo dos notebooks top de linha. Em apenas alguns minutos eu me habituei a este teclado e consigo digitar rapidamente nele. O touchpad é ótimo, só aumentei um pouco a velocidade do ponteiro e achei meu equilíbrio, mas eu tenho um mouse wireless de bolso então acabo usando os dois todo o tempo. A imagem é fantástica, o conforto visual condiz com a proposta de ter uma máquina para trabalhar e olhar para a tela boa parte do dia. Estou satisfeito com a compra.

Obrigado pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Peso laptop/bateria

A bateria de 6 células 55 Wh inclusa com este modelo pesa 320 g.

dsc00569h.jpg

O conjunto completo, laptop + bateria, pesa 1,54 kg.

dsc00571za.jpg

BIOS/EFI:

O post deste netbook é bem veloz, você possui cerca de 2 segundos para pausar o post (com a tecla ESC) antes da máquina tentar carregar o SO no disco rígido interno. Uma vez que você pausa, as seguintes opções aparecem:

dsc00271h.jpg

Aqui as opções importantes são: F2 - System Diagnostics, F9 - Boot Device Options, F11 - System Recovery.

Aproveito para fazer uma observação sobre as partições do HDD. O disco, como vem de fábrica, possui 3 partições: Sistema (~ 280gb), Recovery (~12gb) e HP Tools (~4gb). Se você formatar o disco alguma vez, não exclua ou formate as partições Recovery e HP Tools, pois sem a partição Recovery as opções de restauração do F11 não funcionam e as ferramentas da EFI (F2) não funcionam com a exclusão da partição HP Tools (acredito que o Quickweb também utilize esta partição para funcionar, embora não tenha instalado esse soft no meu note). A HP deveria ter ocultado estas partições para evitar erros bobos.

Quando você aperta F2 no post, você vai ter o seguinte menu:

dsc00277m.jpg

Que tem opções interessantes, como teste de HD, memórias, bateria, update de BIOS, etc.

Quando você aperta F9 na inicialização, um pequeno menu listando os dispositivos bootáveis aparece e você pode escolher se quer bootar de outro lugar que não o HD interno.

Por fim, a opção F11 serve para acessar o menu de recovery:

dsc00289ys.jpg

Que oferece a opção de restauração do windows, a restauração padrão de fábrica e uma novidade, a restauração minimizada. Na restauração minimizada apenas os drivers são carregados e softs essenciais são carregados, descartando aquela "tralha" toda de sharewares e programas pouco úteis para você da HP e afiliados. Esta opção é muito útil, para quem for manter o SO original e/ou não planeja um upgrade de memórias eu acho interessante restaurar o netbook com esta opção. Fica a dica.

Ainda, no final deste post há mais sobre a BIOS, considerando os BIOS mod feitos até então.

Programas, drivers e manuais

Finalmente o site da HP Brasil listou nosso modelo:

Site da HP.com.br - DM1 série 3200

Então temos além do HP Support Assistant, este caminho para obter atualizações de drivers e programas. Os principais drivers e programas originais da pasta de recuperação foram upados por mim e continuam podendo ser baixados logo abaixo no tópico.

Você pode baixar o manual de serviço (que contem informações técnicas mais precisas e instruções de como desmontar) do HP DM1 pelo link abaixo:

http://www.mediafire.com/?5bfn8y0nh8n93be

Instalação limpa de um SO 64 bits:

Bom, o SO que acompanha este netbook é o Windows Starter 32 bits, um SO que na minha opinião limita as possibilidades desta máquina. Você tem a opção de upgrade pelo Windows Anytime Upgrade, só que esta opção só funciona bem para upgrade para outros SO 32 bits, pois ela instala "por cima" do starter e os drivers já funcionam numa boa, pois são 32 bits. Se você tentar fazer o upgrade para 64 bits, os drivers eventualmente não irão funcionar e é uma dor de cabeça adicional ter que reinstalar drivers e API's de controle.

Para realizar a instalação limpa, faça backup dos seus dados e da pasta C:\SWSetup, pois é nesta pasta que os instaladores dos drivers, API's e programas da HP estão. É recomendável que antes de formatar você baixe de antemão os drivers e API do Catalyst, do site da AMD.

Existem vários tutoriais para instalação de Windows em netbooks, inclusive aqui no fórum, então não vou detalhar os passos, apenas dizer o que eu fiz. Eu aqui instalei o Windows 7 Home Premium x64, copiando o DVD de instalação para o pendrive (de 8gb) utilizando o software WintoFlash, que já torna seu pendrive bootável. Daí basta apertar F9 no post e selecionar o pendrive como dispositivo de boot, para o Windows 7 apenas uma vez basta.

Observações: Ao instalar, você pode deletar a partição 0 (do windows starter 200mb) e 1 (primária 280gb) e criar uma nova, onde o windows home premium vai criar as dele. Não mexa nas partições 2 e 3 (recovery e hp tools).

Depois de instalado, segue uma ordem de instalação dos drivers sugerida. Já que a HP ainda não disponibilizou os drivers, tomei a liberdade de upar os essenciais, caso alguém tenha acidentalmente deletado a partição de recovery e a pasta SWSetup. Esses drivers também servem para outros sistemas Windows e de 32 bits, são os pacotes de instalação da HP:

AMD Catalyst Graphics (baixe no site do AMD Catalyst escolhendo Notebook Graphics -> APU E-series -> E-350 -> SO, no caso, Windows 7 x64)

AMD AHCI, SB drivers (baixe no site da AMD, seção downloads gerais do site acima)

SWSetup\drivers\video (para instalar os drivers sata, usb e video, se estiver com preguiça de baixar da AMD, mas é recomendável que você instale os mais atuais) - video.rar (124.62 MB)

SWSetup\drivers\audio - Audio.rar (21.7 MB)

SWSetup\drivers\lan - LAN.rar (3.54 MB)

SWSetup\drivers\wlan_b - WLAN_B.rar (27.21 MB)

SWSetup\drivers\bcbt7 (bluetooth) - BCBT7.rar (56.73 MB)

SWSetup\drivers\touchpad - TouchPad.rar (85.32 MB)

SWSetup\drivers\hpprotshd (protetor de HD) - HPProtSHD.rar (8.54 MB)

SWSetup\drivers\misc (leitor de cartão) - MISC.rar (7.62 MB)

Softs recomendáveis:

SWSetup\youcam (soft da webcam)

SWSetup\hpsf (suporte da HP - software framework e coolsense)

SWSetup\hppm (HP power manager) - hppm.rar (2.47 MB)

SWSetup\hpcm4 (hp connection manager) - hpcm_upd.rar (20.83 MB)

SWSetup\hpql (quick launch) - HPQL.rar (3.39 MB)

SWSetup\hposd (complemento/animações do quick launch) - HPOSD.rar (1.04 MB)

SWSetup\esuw7 (updates hp)

Claro, depois de muitos e muitos resets e atualizações de sistema, o net deve ficar pronto para você. Aproveite!

Links para download da partição HP TOOLS

Para quem deletou acidentalmente a partição HP TOOLS e quer a EFI e o Quickweb funcionais novamente, nosso colega XxWoRkSxX montou uma imagem da partição e upou para a galera:

Criei uma imagem da partição HP_Tools aqui do meu note e subi ela no mediafire.

Seguem os links:

http://www.mediafire.com/?p11r41kghpodnp1

http://www.mediafire.com/?j7t8ltx68sencbs

http://www.mediafire.com/?y3kx33xdnk73r3v

http://www.mediafire.com/?ha028bcvb7780jc

http://www.mediafire.com/?dmag9qvw249mmbc

Pra restaurar essa imagem se deve usar o programa Acronis True Image. Preferi a imagem com esse programa porque ela fica com um tamnho consideravelmente menor (~750 mb).

A versão trial (15 dias) do programa pode ser baixada em

http://br.acronis.com/homecomputing/products/trueimage/

Abs.

Guia de Undervolt no AMD E-350

Bom pessoal, quem tem o laptop sabe que a duração da bateria é ótima e que as temperaturas e ruído são aceitáveis. Isso leva a pensar que mexer em time que está ganhando, certo? Errado! Com undervolt dá pra melhorar ainda mais a duração da bateria e reduzir mais as temperaturas e consequentemente o ruído.

Vou focar aqui em falar sobre o E-350 em particular, mas quem tiver mais dúvidas sobre undervolt tem um tópico ótimo aqui no fórum, entre outros, vale a leitura: http://forum.clubedohardware.com.br/undervolt-visao-diferente/621418

programas Necessários

- AMD Vision Control Center (na versão mais recente do AMD Catalyst)

- HP Power Manager (na pasta SWSetup\hppm)

- HP Coolsense (na pasta SWSetup\hpsf)

- Um programa de monitoramento, como o AIDA64 versão 1.85 ou mais recente (suporta o E-350) ou o AMD Sensor Monitor (do site do Catalyst)

- Brazostweaker versão 1.04 ou mais recente

- Programas que estressem a CPU ou GPU, como benchmarks (3DMark 11) ou burn tests (Orthos, Prime, OCCP)

O Brazostweaker é o principal programa que utilizaremos aqui, e ele é uma ferramenta com uma GUI simples para você alterar os registradores da APU relativos as voltagens de cada P state. Na screenshot abaixo, você pode vê-lo aberto à esquerda:

brazosp2stress08.jpg

Cada aba deste programa corresponde a um P state específico, no caso da CPU do E-350 são 3 e no caso da NB (GPU?) são 2. O P0 é sempre o estado de maior desempenho. O campo que a gente vai alterar aqui é o VID, não adianta mexer por agora nos divisores e nem no clock base (infelizmente) que não tem overclock por hora, provavelmente em algum momento alguém vai conseguir desbloquear a BIOS/CPU para fazer isso, ficamos na torcida. Então seu objetivo é encontrar o menor VID com o que sua APU funcione sem travar. O jeito de encontrar esse valor é tentativa e erro, basicamente setar o valor e estressar o sistema para ver se está estável.

Os valores recomendados pelo cara que escreveu o software, que segundo ele funciona pra maior parte dos E-350:

P0: 1.225V

P1: 1.05V

P2: 0.85V

NB P0: 0.85V

NB P1: 0.8V

E esses foram os valores finais que eu obtive:

P0: 1.175V

P1: 1.05V

P2: 0.85V

NB P0: 0.85V

NB P1: 0.8V

O importante é vocês descobrirem valores ótimos para o P0 e o P2. Valor ótimo é para quando vocês acharem o melhor valor estável, e o ideal é adicionar a ele ainda de 25mV a 50mV para dar uma margem para a estabilidade.

Tá bem fácil explorar cada P state individualmente com o AMD Vision Control Center, basta configurar no menu CPU Power um mesmo valor mínimo e máximo de frequência para trancar o processador naquele dado P state. Na foto abaixo, por exemplo, escolhi o mínimo e máximo de desempenho para 80%, o que trava o processador no estado P1, 1280 Mhz:

brazostweakamd.jpg

Bom, usando o HP Coolsense para colocar a ventoinha no modo mais frio, testei estressando o P0 com tensão stock (1.3V) e a temperatura máxima foi de 71ºC, com a ventoinha no "alto" (o modo frio põe a ventoinha em rotação máxima mais cedo, aos 70ºC, e ela segura o processador ali). Com o undervolt para 1.15V, a temperatura máxima foi 67ºC, com a ventoinha no "médio", o que é um bom ganho de ruído e temperatura, bem mais de ruído. Agora, assistindo um vídeo 720p com shaders ativados ativa bem menos a ventoinha máxima, o que é bom de se ver (ouvir) e o notebook em IDLE esfria mais rapidamente também.

Um pequeno detalhe mas não menos importante, depois que você tiver certeza que o seus VID's estão estáveis, você pode colocar o Brazostweaker para rodar como um serviço eliminando a necessidade de refazer as configurações a cada vez que reiniciar o computador ou entrar em sleep mode. Para isso, basta clicar no botão "Service.." e selecionar a primeira opção "Save customs P states as service" e clicar em Apply.

Vale a pena comentar, mesmo que seja meio óbvio, o undervolt não afeta o desempenho da sua máquina. Ele pode deixar ela instável caso você seja agressivo nos VID, mas a perfomance da máquina não vai reduzir. Tô meio sem tempo para fazer battery tests, se alguém que fizer o undervolt puder dar seu depoimento sobre a bateria, será muito bem vindo.

Existem também opções mais avançadas, como você pode desenvolver o seu próximo algoritmo de Cool'n'quiet com o programa, mas eu acho melhor você ficar com o plano de energia HP Recommended mesmo, a menos que saiba muito bem o que está fazendo.

Por último, se gostaram do Brazostweaker e puderem, façam donate para o desenvolvedor, acho legal incentivar esses caras que querem libertar nosso hardware!

BIOS mod:

O usuário Roggerio disponibilizou uma BIOS modificada (versão F.12) que é desbloqueada no menu advanced, e que permite fazer algumas configurações de AHCI, energia, ativar/desativar periféricos e configurações avançadas de boot:

20110927162628.jpg

20110927170627.jpg

20110927170730.jpg

OBS: Essas imagens foram postadas originalmente pelo usuário Roggerio, aqui, onde outras podem ser encontradas. Seguem as instruções para unlock, do próprio:

ATENÇÃO:

Por se tratar de uma BIOS modificada/patcheada é arriscado o seu uso em modelos não suportados, podendo até "brickar" o seu netbook.

Modelos:

HP Pavilion DM1 3000 Series

Link para Download:

http://www.mediafire.com/?49zb8i1jordplpc

Instruções:

01) Carregue a bateria do seu netbook e mantenha conectada a fonte externa.

02) Feche todos aplicativos abertos e desative o seu antivirus, firewall, etc.

03) Descompacte o arquivo em qualquer lugar.

04) Execute como administrador o arquivo InsydeFlash.

05) Aguarde alguns segundos que o programa irá verificar a versão atual da sua BIOS e será exibido uma mensagem de CUIDADO!

Esteja certo que o sistema não entrará em Repouso (stand by) ou Hibernação, caso contrário configure como "Nunca repousar o computador" nas Opções de Energia no Painel de Controle.

Não EXECUTE nenhum programa durante a atualização da BIOS.

Não pressione o botão de ligar/desligar;

Não suspenda ou abaixe a tela LED;

Não bloqueie o sistema;

Não insira ou remova pendrives, cartões de memória ou quaisquer outro dispositivos removíveis durante a atualização da BIOS.

06) Clique em OK para iniciar o procedimento e aguarde a reinicialização.

Durante o procedimento a luz do Caps Lock estará piscando, quando ela apagar o precidimento estará concluido o sistema será reinicializado automaticamente.

Ao reiniciar, deixe carregar o sistema normalmente só para constatar que estar tudo ok. Reinicie e entre no SETUP e veja os menus desbloqueados.

ATENÇÃO: Se você alterou alguma configuração do SETUP e o netbook não deu boot e/ou a tecla Caps Lock fique piscando, faça este procedimento.

1) Pressione o botão de liga/desliga até desligar totalmente o netbook.

2) Remova a bateria.

3) Remova a tampa de baixo.

4) Desconecte a bateria (CMOS) e aguarde +/- 2 minutos.

5) Coloque-a no lugar e ligue o netbook.

ATENÇÃO: Ao salvar quaisquer alterações no SETUP, faça o seguinte:

1) Para salvar as configurações selecione Save Change Without Exit.

2) Para sair, selecione Exit Discarding Changes.

É isso ai gente.

Como ele disse no final, com esta BIOS modificada não selecione a opção de Salvar Configurações e Sair, pois não está dando o boot. Então primeiro escolha Salvar Configurações e Não Sair, e logo em seguida, Sair.

Clear CMOS:

Como realizar o procedimento de clear CMOS, removendo a bateria da placa mãe. Para mais detalhes, baixe o manual de serviço na parte de Programas, drivers e manuais.

Sobre a bateria faça os seguinte:

1- Remova a tampa.

2- Destaque a bateria(do adesivo).

3- Na parte onde fica o áudio (alto falantes) remova os parafusos próximos, somente nesta parte da frente, da esquerda, direita e central.

4- Com um estilete ou algo do tipo, coloque entre o encaixe que fica próximo ao touchpad, com uma chave de fenda fina, introduza-o no meio e force um pouco para destacar. Faça isso em toda frente.

5- Esteja num local claro ou com bastante luminosidade, ou tenha uma mini lanterna. Com a mesma chave de fenda ou pode ser uma caneta, afaste um pouco a placa mãe e puxe a bateria pelo fio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Benchmarks:

3Dmark Vantage - Entry

vantagee.jpg

3Dmark Vantage - Perfomance

Detalhe, antes de dar o score abaixo o programa deu uma mensagem de erro dizendo que o score não reflete o desempenho da máquina e que eu deveria rodar o teste entry para um score mais acurado. Em suma, tirou onda com o netbook.

vantageerrop.jpg

3Dmark 11 - Entry

3dmark11e.jpg

3Dmark 11 - Perfomance

3dmark11p.jpg

Jogos

Por favor acompanhem neste tópico testes e dicas de configurações de jogos, e como os testes foram feitos:

Netbook HP DM1-32x0BR :: Guia de Jogos e Configurações

Atualizarei aqui periodicamente os resultados de testes de jogos na tabela abaixo:

Civilization V - Jogável com ressalva - by Diego Paladin

Crysis 2 - Cryengine 3 - Injogável - by Diego Paladin

Super Street Fighter IV Arcade Edition - Jogável - by Roggerio , DJEBA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem interessante seu review. Estou aguardando mais opiniões de compradores em relação ao produto... o que me chama atenção nele mesmo é a bateria e qualidade dos componentes. De fato, fazer upgrade só abrindo uma tampa é um ponto fortíssimo na compra desse note (ou net como quiser).

O bom dele é que você pode levar pra faculdade sem grande peso e ter duração de uma única carga para várias aulas.

Uma dúvida, os drivers dele estão em uma partição?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bem interessante seu review. Estou aguardando mais opiniões de compradores em relação ao produto... o que me chama atenção nele mesmo é a bateria e qualidade dos componentes. De fato, fazer upgrade só abrindo uma tampa é um ponto fortíssimo na compra desse note (ou net como quiser).

O bom dele é que você pode levar pra faculdade sem grande peso e ter duração de uma única carga para várias aulas.

Uma dúvida, os drivers dele estão em uma partição?

Os drivers dele estão na pasta C:\SWSetup, mesma partição do sistema. No entanto, ao fazer o recovery a pasta de drivers também é restaurada. Se você for formatar para instalar um SO limpo você vai ter que salvar a pasta antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
@Diego

Amigo se você conseguir realizar testes com jogos parecido com o do review do sony YB ficaria muito agradecido, pois dizem(:o) que o sony tem um fps melhor...queria ve na real :P

Abraços.

Olha, testar jogos vai ser um pouco complicado por causa de tempo, mas eu tento. Certamente outros testarão antes de mim, o tópico aqui fica aberto para quem quiser postar screenshots e benchs da máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema de se basear a perfomance do notebook em vídeos é que não tem como saber todas as informações a respeito ...

Por exemplo nesse vídeo o Hp DM1, parece ter uma perfomance inferior ao Sony :

Pelo que li o jogo rodou com 3 gigas de memória....

A mesma conclusão pode ser tida desse outro vídeo :

e desse :

Porém é aquela estória, só teria certeza desses dados caso alguém testasse .... :confused:

P.S. O lenovo de configuração similar a ambos, possui um desempenho pior para jogos, mesmo utilizando os mesmos parâmetros do sony. :eek:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo custo/benefício! Agora, estava precisando de um note para faculdade. Basicamente utilizarei para programação java e php, usando netbeans, eclipse, etc. E também programas para calculos matemáticos, como o Matlab. Pelo pouco que li, esse netbook/notebook aguenta tranquilamente, correto? Estou quase fechando a compra no walmart. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Depende do quanto você vai usar o matlab... se forem cálculos muito grandes, coisa de horas, pegar um note com processador mais rápido (como um Core i3 2ª geração) vai fazer muita diferença para você. Agora se for para estudar apenas cálculo númerico, uma ou outra matriz ou gráfico ou integração numérica simples, é tranquilo.

Sobre jogos: eu acho muito difícil o desempenho deste netbook ser muito diferente do Sony Vaio YB. O principal, que é a APU, é a mesma nos dois modelos. O vaio tem um HD que é 200 rpm mais rápido (pouca diferença e pouca interferência em jogos). Sobra então ver qual SO está instalado e quantidade de memória, estas duas coisas sendo iguais, dá pra esperar resultados semelhantes também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal o meu chegou hoje, eu havia adquirido o Acer 722 (Processador C-50)e estou com os 2 aqui, confesso que rodando o Windows Starter o Hp deixa o Acer no chão, o Acer engasga num simples navegar e o Hp corre bem, fiz o backup dos Drivers, vou por mais 4 GB de ram até sexta, agora a tarde vou instalar o Windows 7 Home Premium x64, achei o acabamento do acer melhor, porém o teclado e o touch do hp são melhores. agora quero ver como faço pro Acer 722 ficar mais rápido, pois pretendo vende-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava querendo um note pequeno e leve para levar para faculdade e viagens, sem a necessidade de ter um grande desempenho.

Fiz algumas pesquisas e achei a relação custo x benefício desse note. Depois de testá-lo vi que o desempenho dele ficava próximo do Acer core 2 duo que eu tinha.

Para melhorar a máquina eu instalei o Win 7 Ultimate 64 bits, colocando 8Gb de memória dele. Depois disso tudo o índice de classificação do win subiu de 3.7 (2GB com Win 7 Starter 32 bits) para 3.8 (8GB com Win 7 Ultimate 64 bits). Sei que essa classificação não vale muito para parametro, mas coloquei aqui só para vocês terem uma ideia.

O que estou querendo fazer agora é aumentar a memória de vídeo compartilhada dele, mas não achei em nenhum lugar (até mesmo na BIOS) aonde eu posso fazer isso. O modelo 3260br tem a mesma configuração, porém vem de fábrica com 3Gb e com mais memória compartilhada (totalizando 1.4Gb de vídeo). Alguém já conseguiu fazer o aumento da memória de vídeo?

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele é um notebook ou netbook? pois pretendo comprar um notebook para trocar o meu netbook. (Asus EEPC 1005HAB) estive pensando em um AMD ou Intel Core I3,i5

que fosse bom, ai vi que tinha esse AMD Fusion E-350 1,6ghz. ele é bom? rápido? pelo que eu vi nos benchmarks comparados com o atom eles sao mais rapidos! mas tenho receio de me arrepender depois! vale a pena? e eu queria uma coisa mais pratica tambem, ao invés de carregar uma coisa muito pesada e grande!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ele é um notebook ou netbook? pois pretendo comprar um notebook para trocar o meu netbook. (Asus EEPC 1005HAB) estive pensando em um AMD ou Intel Core I3,i5

que fosse bom, ai vi que tinha esse AMD Fusion E-350 1,6ghz. ele é bom? rápido? pelo que eu vi nos benchmarks comparados com o atom eles sao mais rapidos! mas tenho receio de me arrepender depois! vale a pena? e eu queria uma coisa mais pratica tambem, ao invés de carregar uma coisa muito pesada e grande!

Você vai sentir muita diferença do E-350 pro Atom N270, ele é na pior das hipóteses 2x mais rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você vai sentir muita diferença do E-350 pro Atom N270, ele é na pior das hipóteses 2x mais rápido.

Valeuu! e parece tambem que ele não esquenta tanto quanto os outros AMDs ne? o modelo que eu pretendo comprar e um DM1-3210us (vou comprar nos EUA) ou talves outro modelo, mas com o mesmo processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigos.

Comprei esse note, achei ótimo e tudo mais...

Porém, após instalar o W7 Ultimate 64 Bits, não estou conseguindo instalar o Bluetooth.

É apresentado um erro dizendo que nenhum dispositivo Bluetooth foi detectado.

Alguém poderia me ajudar???

Corrigindo..

Consegui instalar somente após instalar o HP Connection Manager.

#ficadica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Diego Paladin... você, por gentileza, poderia me informar extamente o modelo de memória que veio nesse seu note/net da HP?

Comprei um, estou aguardando chegar, mas já estou providenciando a memória para da um up na máquininha!

Qual foi a memória que tu colocou no seu HP?

A marca é a padrão da HP, Smart e é DDR3 1333.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...