Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asus SABERTOOTH 990FX - Review e questões técnicas


Posts recomendados

Baixe os drivers dela na Asus. O vídeo, vai no site da vga.

Tu vais chiar o cooler box, viu! Exceto se moras < 25ºC máx. Qualquer um baratinho de 3 pipes é bem melhor.

estou baixando os drivers aquí pelo site da Asus, claro, mas os arquivos são enormes!!

o de chipset para Windows 7 64bits tem 901MB, quase 1GB. Credo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre coloco o Hd/SSD no Sata 0 (ou 1, depende da mobo). É só colocar no seguinte. Ou, outro que fique os cabos melhor de manusear.

Os 2 cinzas são controlado por chip ASMedia, de desempenho inferior, e não pelo SB950. O leitor não 'o faria cócegas' de qualquer forma. Então, se lotar os outros 6, pode deixar o leitor nesses 2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre coloco o Hd/SSD no Sata 0 (ou 1, depende da mobo). É só colocar no seguinte. Ou, outro que fique os cabos melhor de manusear.

Os 2 cinzas são controlado por chip ASMedia, de desempenho inferior, e não pelo SB950. O leitor não 'o faria cócegas' de qualquer forma. Então, se lotar os outros 6, pode deixar o leitor nesses 2.

opa valeu aí. Coloquei o dvd no cinza mesmo e na velocidade como instalou o windows não achei ruim nem um pouco. Vai ficar no Asmedia mesmo. Ví uns vídeos no youtube e fotos pelo google em que os caras colocam o dvd no asmedia mesmo. Por isso coloquei lá.

 

e por causa do espaço no gabinete e tamanho dos cabos da fonte que alimentam os hd's (2 somente), tive que colocar esse hd's mais pra cima, inutilizando o primeiro slot da placa de vídeo. Por isso a placa de vídeo teve que ficar no slot cinza mais baixo, que é 16x também. Daí fico pensando se realmente está rodando a 16x mesmo. Hehe!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está sim, pode ter certeza, mas se quiser tirar a dúvida é só rodar um bench.

E eu aqui ainda na dúvida entre a Saber R2.0 e a ASRock Extreme9.
No over, aparentemente, a asrock parece ser melhor, mas a Saber parece ser infinitamente mais parruda, resistente, como funciona a garantia de 5 anos da Saber???

Alias, o que piorou a minha dúvida é que em um review de um site gringo comparando ud7, v formula z, extreme9 e saber r2.0 a saber conseguiu pegar over maior das 4... Ta certo que com o sistema deles ela só chegou a 4885GHz e a extreme9 e a formula em overs superiores devem se sair melhor, mas eu penso aqui com os meus botões, eu farei um over superior a isso? Esta triste decidir, ainda mais que só vou ter a grana daqui a mês e meio xD

(alias, com a extreme9 o oversbr bateu o recorde da américa latina superando 8Ghz)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso a placa de vídeo teve que ficar no slot cinza mais baixo, que é 16x também. Daí fico pensando se realmente está rodando a 16x mesmo. Hehe!

 

Roda o GPU-z w verifica o "BUS Interface" se está informando 'PCIe 2.0x16 @ x16 2.0"

 

 

Está sim, pode ter certeza, mas se quiser tirar a dúvida é só rodar um bench.

E eu aqui ainda na dúvida entre a Saber R2.0 e a ASRock Extreme9.

No over, aparentemente, a asrock parece ser melhor, mas a Saber parece ser infinitamente mais parruda, resistente, como funciona a garantia de 5 anos da Saber???

Alias, o que piorou a minha dúvida é que em um review de um site gringo comparando ud7, v formula z, extreme9 e saber r2.0 a saber conseguiu pegar over maior das 4... Ta certo que com o sistema deles ela só chegou a 4885GHz e a extreme9 e a formula em overs superiores devem se sair melhor, mas eu penso aqui com os meus botões, eu farei um over superior a isso? Esta triste decidir, ainda mais que só vou ter a grana daqui a mês e meio xD

(alias, com a extreme9 o oversbr bateu o recorde da américa latina superando 8Ghz)

 

Quem dera o suporte da Asus fosse igual ao da Corsair!

Aquele certificado T/\F de 5 anos só serve lá, comprada lá e endereço lá. 1 ano aqui, se comprada oficialmente aqui.

 

Entre as 2, a mais barata. Se mesmo preço, Extreme9.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Danilo aquí a Saber (R2.0) está ótima, ainda me parece excelente, mas não fiz over. Vou instalar Crysis 3 e mandar ver aquí essa noite. Pegue a R2.0 se for comprar uma Saber. Mas eu não conheço o modelo GEN3.

 

agora queria saber se essa mobo pode usar o Asus Cool'n Quiet pra controlar o fan do cpu? Não tem ele no Suite que vem no cd. Tem algum programa para a Saber R2.0 que faça essa função?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cool'n'Quit é uma função do BIOS. Fuça o setup que está lá.

O que você quer é o Thermal Radar que vem no Suite. É até melhor, mai amigável, porque tem o gráfio pra ajustar rpm x ºC.

 

Lost, faz-me um favor... passa-me o modelo da tua fonte e as tensões 5V+ e 12V+, mín, máx, avg., que o HW Monitor registra em idle, em ogo e 100%load... por favor.

Estava com tensões baixas, 11,6-10,3V e 4,8-4,6V. A HX650W queimou e derreteu parcialmente 2 conectores amarelos (12V+) do cabo 20+4p e chamuscou por dentro e 'bronzeou' por fora o conetor da mobo.

Porém, instalei uma CX500V2 e apenas melhorou um pouco, mas, não bate 12V. Estava no PC do meu sobrinho com 11,96-12,10 V tranquilo. Começo a suspeitar da mobo não estaria regulando bem. Sem provas ainda...

 

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cool'n'Quit é uma função do BIOS. Fuça o setup que está lá.

O que você quer é o Thermal Radar que vem no Suite. É até melhor, mai amigável, porque tem o gráfio pra ajustar rpm x ºC.

 

Lost, faz-me um favor... passa-me o modelo da tua fonte e as tensões 5V+ e 12V+, mín, máx, avg., que o HW Monitor registra em idle, em ogo e 100%load... por favor.

Estava com tensões baixas, 11,6-10,3V e 4,8-4,6V. A HX650W queimou e derreteu parcialmente 2 conectores amarelos (12V+) do cabo 20+4p e chamuscou por dentro e 'bronzeou' por fora o conetor da mobo.

Porém, instalei uma CX500V2 e apenas melhorou um pouco, mas, não bate 12V. Estava no PC do meu sobrinho com 11,96-12,10 V tranquilo. Começo a suspeitar da mobo não estaria regulando bem. Sem provas ainda...

 

opa vamos lá:

 

minha fonte é uma OCZ 600W StealthXtream

tem 4 linhas de 12 volts com 18 amperes cada, e os cabos (ou linhas PCIEX) são dois. Um de 6 e outro de 6+2 pinos. Mas esses dois cabos saem da quarta linha de 12 volts, o que quer dizer que tem uma linha de 12 volts só para alimentar a placa de vídeo.

 

as tensões que você pediu são:

 

+12V --------- Value = 12.261V; MIN = 12.210 V; MAX = 12.261

+5V   --------- Value = 4.996V;   MIN = 4.996 V;   MAX = 4.996

 

mas tem um lance estranho aqui em temperaturas. CPU e Mainboard (placa mãe) estão em 42 e 43 graus celsius respectivamente, mas como temperaturas máximas. Isso tá normal né. O problema é que que aparece nessa parte do HWMONITOR é um tal de TMPIN2 que está sempre cravado em 128 graus. Muito quente né, mas também não sei o que é esse TMPIN2. O que seria?

Cool'n'Quit é uma função do BIOS. Fuça o setup que está lá.

O que você quer é o Thermal Radar que vem no Suite. É até melhor, mai amigável, porque tem o gráfio pra ajustar rpm x ºC.

 

Lost, faz-me um favor... passa-me o modelo da tua fonte e as tensões 5V+ e 12V+, mín, máx, avg., que o HW Monitor registra em idle, em ogo e 100%load... por favor.

Estava com tensões baixas, 11,6-10,3V e 4,8-4,6V. A HX650W queimou e derreteu parcialmente 2 conectores amarelos (12V+) do cabo 20+4p e chamuscou por dentro e 'bronzeou' por fora o conetor da mobo.

Porém, instalei uma CX500V2 e apenas melhorou um pouco, mas, não bate 12V. Estava no PC do meu sobrinho com 11,96-12,10 V tranquilo. Começo a suspeitar da mobo não estaria regulando bem. Sem provas ainda...

 

.

Dalai achei aqui uma imagem da minha fonte, é a primeira tabela que aparece nesse pagina:

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1056382-fonte-x-configuração/page-1756#entry5785129

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu mesmo! Excelentes tensões.

Roda o AIDA e compara pra ver o que é esse TMPIN2. Nem VRM era pra estar assim, mas, como Saber é Bug, já viu, né?

Com o Suite rodando, acontece da leitura bugar com AIDA, mas, com HW não lembro. Tive impressão desses 128ºC ser a soma dos VRM1 e2, PCIe's ou DIMM's.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera estou com um pente de 8gb Corsair Vengeance aqui, aquele de dissipador de calor preto saca!

 

daí estou querendo colocar outro pente de ram mas de 4gb. Qual pente eu posso colocar aqui, de outro modelo ou marca, que não dê conflito com esse de 8gb que já tenho aqui?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teoricamente, outro Vengeance de 4GB. Mas, creio que qualquer outro de mesma frequência deva funcionar.

E, por via das dúvidas, de mesma densidade (single side - 8x512MB  ou double side - 16x256MB). No pc do meu sobrinho, funcionava uma HyperX 4GB 1333 com outra Value 2GB 1333)

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

colocar outro de 8 gb é exagero, pois assim fico com 16gb de ram!!

 

até porque vejo os gamers dizendo que 8gb já é o suficiente. Mas tem jogos como BF4 recomendando 8gb. Daí pra ficar com boa folga e não ter que me preocupar no futuro quero colocar logo mais 4gb. Até acho que mais 2gb somente já ficaria bom.

 

mas 8gb dessa qualidade é o suficiente? O minha é de 1600mhz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

colocar outro de 8 gb é exagero, pois assim fico com 16gb de ram!!

 

até porque vejo os gamers dizendo que 8gb já é o suficiente. Mas tem jogos como BF4 recomendando 8gb. Daí pra ficar com boa folga e não ter que me preocupar no futuro quero colocar logo mais 4gb. Até acho que mais 2gb somente já ficaria bom.

 

mas 8gb dessa qualidade é o suficiente? O minha é de 1600mhz.

Concordo com você, mas se quiser usar o dual channel das memórias terá que ter módulos iguais tanto em tamanho como em frequência. Se quiser usar 8 + 2 ou 8 + 4 não tem problema nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fica nos 8GB e sobe pra 1866. Vai fácil com 1,575V! se sentires necessidade, espera uma promoção e mete +8GB. Não faz sentido +2GB apenas, pelo preço +/- de 4GB.

A recomendação do BF4 de 8GB não só pro jogo. É pra tudo e com sobra. Não iriam recomendar 8GB pra usar 100% né?!.. Mas, olha que BF3 rodando aqui o so vai à 6,5GB.

Mas, meus sobrinhos com 4GB DDR2 e 6GB DDR3 jogam normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Modo SATA" => 'AHCI

 

Vai aqui nesse guia http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/966436-guia-de-instala%C3%A7%C3%A3o-e-otimiza%C3%A7%C3%A3o-do-windows-7-para-ssds-e-hds/ . tem tudo nele.

 

 

Cara, usar dois pentes de 2x4GB é infinitamente melhor do que 1x8GB por causa do dual Channel.
Ou você coloca outro de 8GB ou não coloque, porque nada atualmente usa mais que 8GB e, colocar mais que isso sem ser dual channel é desperdiçar grana.

 

 

"infinitamente melhor" você forçou. Recomendo pesquisar mais a fundo. Parece-me que não são todas as situações que se aproveitam do 'dual channel'.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...