Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asus SABERTOOTH 990FX - Review e questões técnicas


Posts recomendados

cara, depois de muito pesquisar e tentar encontrar uma MSI 990FXA-GD80 e nao conseguir, acabei pegando a Crosshir V formula, no comeco fiquei sem saber como navegar na UEFI , mas agora ja estou ficando melhor, pelo menos consegui descobrir o HT 3.0 e demais configuracoes basicas e consegui fazer um over basicao. mas o maior problemas foi conseguir a atualizacao de UEFI pois nao entrava de maneira nenhuma e depois de muito tentar finalmente eu consegui o link que por sinal me pareceu o mesmo que eu vinha acessando e baixando , mas a asus me enviou um e-mail com o link que funcionou. ja no caso das portas SATA para teclado e mouse no comeco eu quase querbro a placa de raiva pois travava a toda hora dai eu arrisquei desabilitar os USB 3.0 e tudo funcionou , dai foi fácil depois do sistema instalado ja com os drivre também instalado eu habilitei novamente os USB 3.0 e esta tudo de boa.

Pois, é!.. Na minha não precisei fazer isso. Na verdade, ela reconheceu minha instalação anterior (havia slavo imagem com Acronis). Só pediu mesmo os drivers de chipset e audio. O restante, instalei por precaução. vou fazer este teste de desabilitar. Onde é a opção??

Vou salvar uma imagem atual e tentar instalar do zero pra ver.

Qual a versão da sua BIOS? E que ASUS você contatou? Acredito ser igual a minha, 04.02 16/05/11

Valeu a dica! ;)

Aí, Grilo, falei de boa.. na esportiva ;)

Galera, pensando em jogar o Bios 05.04 da Crosshair V Formula pra ver no que dá. Se der pau, como eu volto a original?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha veio com a versao 0404 dai eu tentei um over e deu tela azul acusando alguma coisa co o hd, foi quando eu busquei a bios nova e agora esta com a 0506 e consigo um over basico de 15% mas pretendo os 4.2ghz ou 4.4ghz com o v8. assim que chegar em casa mando o línk das fotos de bios. mas vai dando uma olhada na secao de usb onde tem marcado usb 3.0 , usb legacy, e mesmo deixando o 3.0 desabilitado as portas 3.0 nao funcionam sem o driver e se você nao instalar o sistema do zero o mouse e teclado fica dando travadas e apagando, aqui o g15 apagava toda hora, por isso que eu reinstalei o sistema. mas pode nao ser o seu caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha veio com a versao 0404 dai eu tentei um over e deu tela azul acusando alguma coisa co o hd, foi quando eu busquei a bios nova e agora esta com a 0506 e consigo um over basico de 15% mas pretendo os 4.2ghz ou 4.4ghz com o v8. assim que chegar em casa mando o línk das fotos de bios. mas vai dando uma olhada na secao de usb onde tem marcado usb 3.0 , usb legacy, e mesmo deixando o 3.0 desabilitado as portas 3.0 nao funcionam sem o driver e se você nao instalar o sistema do zero o mouse e teclado fica dando travadas e apagando, aqui o g15 apagava toda hora, por isso que eu reinstalei o sistema. mas pode nao ser o seu caso.

Rapaz, também acho que não é o meu caso. Essas travadas é dentro do S.O. né? Comigo é no setup, independe do Win7. Vou ver o lance do usb 3.0, de repente... Neste fim de semana vou fazer um teste doido: instalar o bios 05.06 dessa sua pra ver. A Asus informa que esta versão ,elhora a estabilidade, exatamente o que ocorreu contigo.

abraço.

EDIT: Resposta do questionamento ao Suporte AsusTek.

" Bom dia xxxxxx,

No caso, os dispositivos Wireless precisam de um driver para gerenciá-los, porém, o BIOS UEFI não é como o Sistema Operacional Windows, que existe a possibilidade de instalar drivers dos dispositivos ou possui drivers genéricos para gerenciar estes dispositivos sem fios. Sendo assim, não temos como garantir o total funcionamento de todos os dispositivos Wireless no BIOS UEFI, ficando mediante a um teste realmente...

Estamos à disposição.

Atenciosamente

Tiago Pereira

Suporte ASUS Brasil "

Isto me deixou 'mais tranquilo'. Praticamente - na minha opinião - explica que não é um defeito e sim uma imcompatibilidade. Questionarei quanto a esta afirmação e se haverá correção em atualizaçõpes futuras.

E já que terei de enviar pra fora do Pais (ou à loja em Orlando, ou à AsusTek), vou convivendo com esse pequeno inconveniente até sair a solução. Se não chegar até o 35º mês da garantia, reclamo a troca.

Vou tentar organizar todo o desenrolar no 1º post - como um Review - para ajudar a quem venha consultar sobre a placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha veio com a versao 0404 dai eu tentei um over e deu tela azul acusando alguma coisa co o hd, foi quando eu busquei a bios nova e agora esta com a 0506 e consigo um over basico de 15% mas pretendo os 4.2ghz ou 4.4ghz com o v8. assim que chegar em casa mando o línk das fotos de bios. mas vai dando uma olhada na secao de usb onde tem marcado usb 3.0 , usb legacy, e mesmo deixando o 3.0 desabilitado as portas 3.0 nao funcionam sem o driver e se você nao instalar o sistema do zero o mouse e teclado fica dando travadas e apagando, aqui o g15 apagava toda hora, por isso que eu reinstalei o sistema. mas pode nao ser o seu caso.

Fala ADMendes, beleza?

Sua mobo é Crosshair V formula?

Estou tendo tela azul frequentemente aqui e também parece ser algo com o hd como você disse, tenho ate fotos.

Acho tb que estou tendo problemas com os 4Gb Corsair Dominator GT 2000MHz c8... não consigo fazer ela rodar a 2000MHz. Tb uso a versão da bios 0506.

Sabe de algo que possa me ajudar?

Um abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala ADMendes, beleza?

Sua mobo é Crosshair V formula?

Estou tendo tela azul frequentemente aqui e também parece ser algo com o hd como você disse, tenho ate fotos.

Acho tb que estou tendo problemas com os 4Gb Corsair Dominator GT 2000MHz c8... não consigo fazer ela rodar a 2000MHz. Tb uso a versão da bios 0506.

Sabe de algo que possa me ajudar?

Um abraço...

Amizade, sua experiênia com a Crosshair V é interessante e informação é sempre bem-vinda...Mas, ficará melhor organizado se você expor seu problema no tópico abaixo, pra não gerar "off-topic", ou seja, sair do assunto. ;)

http://forum.clubedohardware.com.br/placa-mãe-asus/946744

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amizade, sua experiênia com a Crosshair V é interessante e informação é sempre bem-vinda...Mas, ficará melhor organizado se você expor seu problema no tópico abaixo, pra não gerar "off-topic", ou seja, sair do assunto. ;)

http://forum.clubedohardware.com.br/placa-mãe-asus/946744

Com certeza Dalai, estou criando um topico pra isso. Só mencionei aqui porque neste mesmo tópico já falaram sobre ela...

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza Dalai, estou criando um topico pra isso. Só mencionei aqui porque neste mesmo tópico já falaram sobre ela...

Um abraço

Espero que tenhas comprrendido.. Pra não alongar, esclareço por MP.

Mas, o link que passei é o Oficial para discussão dessa placa e do teste feito pelo CDH.

Abraço pra você. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então galera tive uns problema técnicos com a entrega da sabertooth 990fx mas ela chego hj, assim que chegar em casa vou da uma olhada nela e fazer um unboxing... já q é meio difícil encontrar esse tipo de coisa em portugues, num possuo tantos conhecimentos tecnicos como se ve em alguns por ai, mas vou tentar fazer o melhor e assim que tiver tudo certo eu posto o link aqui pra vocês darem uma olhada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então galera tive uns problema técnicos com a entrega da sabertooth 990fx mas ela chego hj, assim que chegar em casa vou da uma olhada nela e fazer um unboxing... já q é meio difícil encontrar esse tipo de coisa em portugues, num possuo tantos conhecimentos tecnicos como se ve em alguns por ai, mas vou tentar fazer o melhor e assim que tiver tudo certo eu posto o link aqui pra vocês darem uma olhada

beleza, Stahl?!

Aproveita e vê se consegue um conjunto tec/mou wireless pra checar a compatibilidade com o setup do UEFI BIOS. Se você conseguir até domingo e postar o resultado, vai me ajudar muito. Assim, tiramos a dúvida se é característica dela ou um problema só da minha. E domingo 11/9 (vôte!) é o prazo pra abrir RMA direto com loja - que é mais rápido - já que comprei 12/8.

Desde já agradeço. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então vai ser meio complicado porque tenho q esperar o processador e a ram chegar.. o q deve acontecer entre segunda e terça feira... mas tava dando uma olhada em uns reviews em outros sites, teve uma galera que relatou o mesmo problema, principalmente com o mouse sem fio, com o teclado num consegui encontra nada, mas vou ficar te devendo a certeza, pois como falei to dependendo do processador e da ram chegar, já que os que eu tenho aqui num serve

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então vai ser meio complicado porque tenho q esperar o processador e a ram chegar.. o q deve acontecer entre segunda e terça feira... mas tava dando uma olhada em uns reviews em outros sites, teve uma galera que relatou o mesmo problema, principalmente com o mouse sem fio, com o teclado num consegui encontra nada, mas vou ficar te devendo a certeza, pois como falei to dependendo do processador e da ram chegar, já que os que eu tenho aqui num serve

Esfria a cabeça!.. essa informação já ajuda bastante. :joia:

Tens os links desses 'reviews' pra me passar?.. Gostaria de dar uma olhada, pois, não encontrei em minhas pesquisas.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas noticias

então galera dei sorte a ram e o processador chegarão... montei tudo certinho com o maior cuidado possível, num ambiente quase cirúrgico... rsrsrsrsrs... todo tranquilo na hora de ligar ele deu red light na luz da cpu... alguma dica do que eu posso fazer... por favor me ajudem... bem de qualquer forma vou ta levando o pc o mais rápido possivel pra um conhecido que tem uma loja de informatica e tudo mais... la ele tem com certeza muito mais coisa pra poder fazer teste do que eu aqui em casa

então dalai_brhama to procurando link aqui no meu historico pra ve se eu consigo encontrar ele, assim q achar te passo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas noticias

então galera dei sorte a ram e o processador chegarão... montei tudo certinho com o maior cuidado possível, num ambiente quase cirúrgico... rsrsrsrsrs... todo tranquilo na hora de ligar ele deu red light na luz da cpu... alguma dica do que eu posso fazer... por favor me ajudem... bem de qualquer forma vou ta levando o pc o mais rápido possivel pra um conhecido que tem uma loja de informatica e tudo mais... la ele tem com certeza muito mais coisa pra poder fazer teste do que eu aqui em casa

então dalai_brhama to procurando link aqui no meu historico pra ve se eu consigo encontrar ele, assim q achar te passo

ôpa!.. led cpu?! não foi do memOK???.. vou ver o manual e fuçar os fóruns que visitei. Ah!.. vai no fórum da placa no site da Asus! Lembro de tópicos com algo parecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então galera ontem como eu disse montei o novo pc e na hora de ligar ele acendia a cpu led e nem fazia o boot, hj domingo tentei sabe deus porque liga ele... de repente ele fez o beep e tudo esta funcionando normal... como eu num sei, mas to usando o novo pc já, se alguem souber o porque aconteceu isso por favor eu ficaria grato se pudessem explicar, porque para mim foi algo completamente bizarro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então galera ontem como eu disse montei o novo pc e na hora de ligar ele acendia a cpu led e nem fazia o boot, hj domingo tentei sabe deus porque liga ele... de repente ele fez o beep e tudo esta funcionando normal... como eu num sei, mas to usando o novo pc já, se alguem souber o porque aconteceu isso por favor eu ficaria grato se pudessem explicar, porque para mim foi algo completamente bizarro

A pergunta que não quer calar: sua ASUS Sabertooth 990FX possui algum bug idêntico a do outro colega?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá, pessoal!

Boas notícias. Saiu ataulização de bios pra 'bixinha'. Versão 07.05 16/09/2011. vou colocar o link abaixo e também no 'post' inicial pra facilitar pros 'chegantes'.

Se vocês repararem no site da ASUS, é a mesma versão bios da Crosshair V Formula. Ou seja, a Asus fez o que eu não tive coragem de fazer - 'flashear' da Crosshair V na minha Sabertooth. :lol:

Abaixo, deixo também o link do fórum da Asus sobre a Sabertooth 990FX. Tem cada coisa! Nunca pensei que houvesse tantos 'causos' com essa danada. :D

Depois de analisar os relatos de quem já atualizou, decido atualizar ou não, e digo o resultado.

BIOS 07.05 16/09/2011:

ftp://ftp.asus.com.tw/pub/ASUS/mb/SocketAM3+/SABERTOOTH_990FX/SABERTOOTH-990FX-ASUS-0705.zip

ou www.asus.com na área de downloads.

Fórum Asus:

http://vip.asus.com/forum/topic.aspx?board_id=1&model=SABERTOOTH+990FX&SLanguage=en-us

[url=http://vip.asus.com/forum/view.aspx?SLanguage=en-us&id=20110916223025955&board_id=1&model=SABERTOOTH%20990FX&page=2&count=12]http://vip.asus.com/forum/view.aspx?SLanguage=en-us&id=20110916223025955&board_id=1&model=SABERTOOTH%20990FX&page=2&count=12

http://vip.asus.com/forum/view.aspx?id=20110921222114097&board_id=1&model=SABERTOOTH+990FX&page=1&SLanguage=en-us

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acabei de ver tb Dalai... ou se fez algum oc no seu proc com ela... se fez qual foi o mais estavel q você conseguiu... acho q hj a noite vou atualiza a bios... passo o relato aqui pra ver se apareceu ou não algum tipo de Bug... e se melhoro alguma coisa...

Fala Stahl!

Fiz alguns testes de OC com AI suíte. Neste ambiente é mais fácil manipular do que no setup. Não dá pra passar detalhes agora - procurarei fazer um 'mini-review' depois dos testes com bios atualizado- mas, resumo abaixo o que fiz (bios 04.02 original):

4.1GHz - 20x205 / 19,5x210 / 19x215 - Vcore 1,4875/1,49375

Não consegui estabilizar - 52ºC máx

4.0GHz - 19,5 x 205 - dram 1367mhz

Vcore: 1,475 - Vdram: 1,55 - Vcpu/nb: 1,05 - Vnb ht: 1,25 - VRM digi+: High

Estabilizado - prime95 3h15m - 52ºC - Vcore chegou a 1,50

4.0GHz - 19 x 210 - dram 1404mhz

Vcore: 1,4875 - Vdram: 1,55 - Vcpu/nb: 1,05 - Vnb ht: 1,25 - VRM digi+: High

Estabilizado - prime95 1h30m - 52ºC - Vcore chegou 1,52

3.9GHz - 19 x 205 e 3.8GHz - 18,5 x 205 - Dram 1367MHz

Vcore: 1,45 - Vdram: 1,55 - Vcpu/nb: 1,05 - Vnb ht: 1,20 - VRM digi+: padrão

Estabilizado - não testado no prime95, apenas jogos (Stalker, é pouco?!..rs) - 49ºC máx.

Pra ser sincero, melhora apenas os 'benchs'. Nem o Índice do Win7 melhorou. Não sei se vale sacrificar a CPU, por isso, dou-me por satisfeito com 3,8 ou 3,9GHz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Stahl!

Fiz alguns testes de OC com AI suíte. Neste ambiente é mais fácil manipular do que no setup. Não dá pra passar detalhes agora - procurarei fazer um 'mini-review' depois dos testes com bios atualizado- mas, resumo abaixo o que fiz (bios 04.02 original):

4.1GHz - 20x205 / 19,5x210 / 19x215 - Vcore 1,4875/1,49375

Não consegui estabilizar - 52ºC máx

4.0GHz - 19,5 x 205 - dram 1367mhz

Vcore: 1,475 - Vdram: 1,55 - Vcpu/nb: 1,05 - Vnb ht: 1,25 - VRM digi+: High

Estabilizado - prime95 3h15m - 52ºC - Vcore chegou a 1,50

4.0GHz - 19 x 210 - dram 1404mhz

Vcore: 1,4875 - Vdram: 1,55 - Vcpu/nb: 1,05 - Vnb ht: 1,25 - VRM digi+: High

Estabilizado - prime95 1h30m - 52ºC - Vcore chegou 1,52

3.9GHz - 19 x 205 e 3.8GHz - 18,5 x 205 - Dram 1367MHz

Vcore: 1,45 - Vdram: 1,55 - Vcpu/nb: 1,05 - Vnb ht: 1,20 - VRM digi+: padrão

Estabilizado - não testado no prime95, apenas jogos (Stalker, é pouco?!..rs) - 49ºC máx.

Pra ser sincero, melhora apenas os 'benchs'. Nem o Índice do Win7 melhorou. Não sei se vale sacrificar a CPU, por isso, dou-me por satisfeito com 3,8 ou 3,9GHz.

ou meu ta em 3.6ghz por causa do turbo core ativo, consegui chegar a 4.0 com o vcore em 1.52, a hora que fui arruma ele pra 1.4 deu crash...mas fiz o bench pelo amd overdrive... com 3.6 ele fico com 7200 pontos mais ou menos e a 4.0ghz ele subiu pra 7500 com o stock de 6800

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Observe: o meu processador é x4 965BE 3,4GHZ e o seu é um x6 1090T. Não dá pra relacionar os ajuste.

Atualizei o bios pra 07.05. Corrigiu a questão da navegação 'sofrível' no UEFI Bios com o conjunto mou/tec wireless. Apenas, notei que o teclado agora funciona e o mouse não. Melhor assim, só preciso usar um mouse usb. Estou satisfeito, exceto quanto a lentidão do 'post' que leva 20-30s até a tela "iniciando windows" (acho que em parte pelo setup do raid). Estas são minhas primeiras impressões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um teclado desses '-' ... éu durante uns temos não consegui mexer na parte do boot pois o teclado é wirless bluetooth é não reconhecia o teclado no DOS e muito menos na bios...

Experimente um teclado USB e volte a tentar...

aqui sempre que tem de entrar na BIOS dá esse pau horrivel tenho que usar o teclado USB.

minha placa-mãe é igual...

Já agora como muda a ***** da assinatura?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um teclado desses '-' ... éu durante uns temos não consegui mexer na parte do boot pois o teclado é wirless bluetooth é não reconhecia o teclado no DOS e muito menos na bios...

Experimente um teclado USB e volte a tentar...

aqui sempre que tem de entrar na BIOS dá esse pau horrivel tenho que usar o teclado USB.

minha placa-mãe é igual...

Já agora como muda a ***** da assinatura?

Olá, Cata. Seja bem-vindo. Fico feliz do tópico alcançar a Europa.

Tudo isso que você falou já foi dito e feito. Apenas, não havia aparecido outro usuário com o mesmo problema. A dúvida era se tratava-se de defeito ou 'característica'. Acho que você não leu todo o tópico. Já tínhamos uma resposta da Asus dizendo que é incompatibilidade do bios. O que foi confirmado com esta atualização 07.05 que melhorou - ainda não completamente - esta e outras questões.

Mesmo assim, obrigado, sua experiência é bem-vinda. Você é o primeiro usuário com o mesmo problema que eu. Continue participando, pois, espero torna o tópico um Tópico Fixo - Destacado. ;)

Quanto a assinatura, calma, nada de stress... :lol: vá em " Links Raípdos - Painel de Controle do Usuário - Editar Assinatura ".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...