Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Speedtest é confiável??


thum3

Posts recomendados

Pessoal,

sou assinante da GVT aqui no Espirito Santo, tenho um pacote de internet de 15 megas e estou sofrendo bastante com as oscilações na velocidade da conexão e as quedas rotineiras de sinal.

Tem dias que a conexão está boa, rápida. Mas em outros dias a conexão está muito lenta, se arrastando e tenho dificuldade até mesmo para ler os e-mails.

Mas o que chama a minha atenção, é o fato de todas as vezes que resolvo medir a minha conexão pelo speedtest, o resultado sempre mostra uma velocidade até superior a contratada, mesmo nos dias em que a conexão está muito lenta.

Ontem por exemplo, a internet estava muito lenta e resolvi fazer alguns testes.

Primeiro medi a velocidade pelo speedtest:

resultado: 15,13 Mbps para Download

Depois medi a velocidade pelo RJNET:

resultado: 112,63 Kbps para Download

Depois medi a velocidade pelo velocimetro: (minhaconexao.com.br)

resultado: 0,22 Mbps para Download.

A diferença é muito grande de um medidor para outro.

Na semana passada, num outro dia de internet lenta, resolvi fazer um teste, baixando um arquivo do site da Receita Federal e o resultado foi um Download de 35Kbps. Quando entrei no speedtest, a velocidade estava marcando acima dos 15Mbps.

Alguém sabe o porque de tanta disparidade?

abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

speedtest é o melhor e mais confiável, também tenho gvt, entrei em contato com eles e me disseram para eu testar também no testepower.com.br e falaram que o sistema do rjnet de chegagem de velocidade faz uma rota la diferente da gvt sei la . Mas enfim, o rjnet é completamente bugado e ele só da mais precisao em velox,virtua,3g...

Aqui minha gvt é de 10 megas e a velocidade sempre fica em torno de 11~12megas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não poderia variar tanto a velocidade assim , claro que os ISP só garantem 10% da velocidade contratada , mas 15MB chegar a 35kb/s de download é uma absurdo ao meu ver.

Olha se o seu modem e roteadores estão bem configurados e suportam essa alta conexão , não é qualquer modem/roteador que aguenta.

É um bom também pedir para eles irem na sua casa ver tudo.

Tenta fazer um download de um arquivo de provedores da internet , eu gosto desse link:

http://speedtest.tele2.net/

Eu ainda acho que essas velocidades acima de 10MB são muito bugadas no Brasil , toda hora tem alguem com algum tipo de problema , não boto muita fé.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não poderia variar tanto a velocidade assim , claro que os ISP só garantem 10% da velocidade contratada , mas 15MB chegar a 35kb/s de download é uma absurdo ao meu ver.

Olha se o seu modem e roteadores estão bem configurados e suportam essa alta conexão , não é qualquer modem/roteador que aguenta.

É um bom também pedir para eles irem na sua casa ver tudo.

Tenta fazer um download de um arquivo de provedores da internet , eu gosto desse link:

http://speedtest.tele2.net/

Eu ainda acho que essas velocidades acima de 10MB são muito bugadas no Brasil , toda hora tem alguem com algum tipo de problema , não boto muita fé.

Concordo com você, essas variações de velocidade são absurdas. Num dia a internet está super veloz, baixando arquivos numa velocidade impressionante e no outro parece conexão discada. O problema é que não existe uma legislação que obrigue essas empresas a oferecer um padrão de qualidade.

Quando a GVT começou a operar aqui na minha cidade, assinei um plano de 10 Mb e funcionava muito bem. Eu acho que o problema é que eles venderam muitos pacotes de internet de alta velocidade e não tem condições de bancar isso.

Eu, sinceramente, não acredito muito nesses medidores de velocidade. Normalmente uso como parâmetro o próprio download, para medir a velocidade. O que me chamou a atenção no speedtest, é que mesmo nos dias em que a velocidade de download está muito baixa (30 / 40 Kb/s), ele continua apresentando velocidades acima de 15 Mb/s.

Quanto ao modem/roteador, eu uso um modelo da D-Link fornecido pela própria GVT, que é modem e roteador no mesmo aparelho. O modelo é o seguinte: WIRELESS G ADSL2 + ROUTER - DSL 2640 B. Realmente não sei se este modelo é bom ou não. De qualquer forma agendei uma visita do técnico da GVT para verificar a instalação aqui em casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu confio no speedtest. Aqui hoje mesmo eu notei minha internet lenta se arrastando (slowly 1 mega) e no speedtest bateu 0.85 Mbps e no pingtest 39ms com o servidor de teste deles.

O segredo é a saturação de rotas, modem, routers, etc., que pode estar afetando o site que você faz download. Tente baixar um arquivo do site da Microsoft, seja um Directx ou algum aplicativo para testar, provavelmente vá dar um bom download. Outra opção seria baixar o kernel do Linux no www.kernel.org, que é um site que tem uma boa banda de upload.

Em que momentos/horário você sente mais essa queda de velocidade? Nunca é demais lembrar que isso pode ser algum problema na linha telefônica. Suspeito que o teu GVT seja Adsl, confere?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu confio no speedtest. Aqui hoje mesmo eu notei minha internet lenta se arrastando (slowly 1 mega) e no speedtest bateu 0.85 Mbps e no pingtest 39ms com o servidor de teste deles.

O segredo é a saturação de rotas, modem, routers, etc., que pode estar afetando o site que você faz download. Tente baixar um arquivo do site da Microsoft, seja um Directx ou algum aplicativo para testar, provavelmente vá dar um bom download. Outra opção seria baixar o kernel do Linux no www.kernel.org, que é um site que tem uma boa banda de upload.

Em que momentos/horário você sente mais essa queda de velocidade? Nunca é demais lembrar que isso pode ser algum problema na linha telefônica. Suspeito que o teu GVT seja Adsl, confere?

Sim, a minha internet é Adsl.

Quanto aos horários em que a internet fica lenta, não existe um padrão. As vezes num mesmo horário ela sofre variações enormes.

Por exemplo, alguns dias atrás comprei um jogo de computador no site do Extra, para download. O tamanho total do arquivo era de 11 GB, divididos em arquivos de 1,5 GB. Quando comecei a baixar os arquivos, alguns eu conseguia baixar em minutos (+-15min), outros eu precisava interromper o download, porque a previsão de término era de 9 horas. E eu estava baixando em sequencia, no mesmo horário e de um site que costuma apresentar uma boa velocidade de download.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No teu caso deveria abrir um chamado na GVT para que eles verifiquem isso, pode ser problema na tua linha ou algum microfiltro defeituoso. Quando você fala ao telefone, nota ruídos?

Sim. De um tempo para cá, tenho percebido ruídos no telefone quando o Modem está ligado. De qualquer forma, já agendei uma visita do técnico da GVT para verificar o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...