Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração de IP com duas placas de rede


WebSwat

Posts recomendados

Olá pessoal.

Estou com um pequeno problema a ser resolvido aqui no serviço.

Trabalho no Centro de Processamento de Dados da Prefeitura Municipal de minha cidade, aqui usamos um HUB Switch de 24 portas e outro de 26.

Tenho um departamento (imprensa) que foi adicionado um computador, e na sala não disponibiliza de mais um cabo de rede para esta máquina. Puxar um novo cabeamento até essa sala, que é distante do Centro de Processamento de Dados, fica inviável. A solução encontrada foi adicionar uma placa de rede secundária ao computador que já estava na sala, para fazer ligação em rede com o computador adicional.

Até aí tudo bem, instalei os drives e a placa reconheceu.

Fiz um cabo de rede 'crossover' para ligação cruzada entre os dois computadores. Os dois reconheceram na rede e há comunicação entre eles, porém, apenas de dados.

Configurei a "Rede 2" com os seguintes parâmetros:

-Computador Primário:

IP: 192.168.1.2

Máscara de Sub-rede: 255.255.255.0

Gateway padrão: 192.168.1.2

DNS primário: 200.204.0.10

DNS secundário: 200.204.0.138

-Computador Secundário:

IP: 192.168.1.3

Máscara de Sub-rede: 255.255.255.0

Gateway padrão: 192.168.1.2

DNS primário: 200.204.0.10

DNS secundário: 200.204.0.138


Os dois têm uma comunicação normal de dados, porém não consigo fazer a ponte de conexão de internet entre eles. Os dois utilizam o MSW XP.

O que posso ter deixado de configurar, ou qual pode ser o erro?

Desde já, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não dá pra colocar um Switch ali no dpartamento? Um de 5 portas, ou de 8? Acho bem mais prático. Tu paga mal 30 reais e nem se estressa. Eu tive por um tempo isso em casa pra compartilhar a discada, mas na época eu nao entendi a de nada e meu pai mandou uma empresa fazer. Até hoje não sei como faz, só sei que é complicado pakas. Mais barato, simples, rápido e eficaz é um switch, além de que, quando tu for colocar a terceira máquina, vai meter cross entre a 2 e a 3? Isso vasi ficar uma zona, além de lento pra caramba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, Adryanss, eu acredito que a solução vai ser essa:

Comprar um HUB Switch de 8 portas e inutilizar a placa de rede adicional (secundária) do computador principal deste setor. De qualquer forma, se alguém souber como fazer a configuração dos IPs, Gateway e DNS eu agradeceria muito se a informação fosse postada aqui. Contudo, agradeço pela atenção.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá WebSwat

Desfaça o compartilhamento, clique nas duas placas e crie uma conexão de ponte, antes deixe a 2° placa e o 2° PC com TCP/IP em automático. A placa que recebe o sinal fica como está. Veja se agora funciona.

Caso ainda não der certo, fale com o administrador da rede e pergunte se é ativado o controle MAC. Se for isso peça para adicionar e endereço do 2° PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não seria mais fácil comprar um switch de mesa para interligar os 2 micros no cabo já passado? Em todo o caso você pode ativar o ICS no PC1, mas isso faria o PC2 ficar em uma sub-rede diferente, se houver alguma aplicação que tenha regras de rede para funcionar, então o PC2 não irá rodar algumas coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...