Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar e resetar o pc por meio de controle remoto


rox315

Posts recomendados

Galera agora é para valer eu quero fazer com que meu pc ligue e deligue e resete com 2 botões on/off e reset isso é possivel SIM já vi muito disso na net mas não tenho minima ideia de como faz então eu axoq o caminho não é usar o receptor da placa mãe e sim criar literalmente um receptor e transmissor ou comprar algum e no caso o receptor ficaria ligado naqueles fios onde se ligar power led, reset led e etc da placa mãe ele ficaria por ali para que quando eu apertasse o botão a distância fosse como se estivesse ligado com cabo na teoria é simples mas na pratrica não tenho ideia então amanha postarei fotos de como esta indo a ESTETICA do controle e os engeiros eletronicos por favor coloquem alguns projetos por ai mas com um jeito q eu possa entender aqueles desenhos estilo PAINT pois esses códigos eu não entendo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Velho, se eu fosse fazer um circuito desses, faria da seguinte forma:

Faria um pequeno controle remoto com um led infra vermelho que seria o emissor. Esse controle remoto teria um PIC 16F628A e ele seria programado para quando eu apertar o botão "ligar" soltar uns 10 pulsos pelo led de luz infra vermelho, e quando eu apertar o botão "desligar" soltar 20 pulsos pelo led de luz infra-vermelho.

No PC, eu colocaria outro PIC 16F628A, com um foto diodo para luz infra vermelho que seria o receptor. Programaria o PIC para quando receber os 10 pulsos em uma entrada ligada ao foto diodo, ativar um CI 4n35 (que nada mais é do que um fotoacoplador (que poderia ser até ser substituido por um relé ou um transistor) para dar um pulso no circuito que liga o PC. Quando o pic que está no PC receber 20 pulsos, ele liberaria outro pulso no 4n35 para desligar o PC.

Acho que o programa tem que ter duas constantes, uma para contar o numero de pulsos, e outra para determinar um tempo máximo para o pic receber os pulsos, caso não seja alcançado, o numero certo, a constante de contagem de pulsos seria resetada.

Acho que no controle remoto, que provavelmente será movido a baterias, ativar o PIC pela interrupção externa pra poupar a bateria.

E sim... sou viciado em PIC. =D . Embora saia um pouco mais caro, acho que se você fizer com PIC as possibilidades de você expandir o seu sistema no futuro são enormes, dando a ele muito mais funções.

Mas sou novata pacas no negócio, talvez não seja tão boa ideia assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

que????????

você tem alguma noção de eletrônica? (solda, fios, componentes, etc...)

Todas as alternativas que os colegas passaram servem, mas todas necessitam de um certo grau (mesmo que mínimo) de conhecimento. Se não tiver, seja sincero, porque senão vamos fazer coisas aqui e você não vai entender nada, como foi o caso que o cpexpert disse e você não entendeu nada.... rs

Se não souber diga ai começamos do início, ou melhor, do início do início!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vtrx pode postar este codigo do receptor?

To no trampo agora,mas á noite ,posto o hex e o esquema.

É simples de usar,funciona com controle remoto comum de uma sony(TV,VHS ou outro).

No circuito do PIC,voce precisa apenas fazer as alterações que precisar(configuração de portas de saida).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Serve outro sim,olhe no datasheet qual a pinagem,este que citei não precisa de resitor Pull Up.

Relembrando e lembrando a quem não conhece bem esses módulos infrared(3 pinos),só serve eles,não serve phototransistor ou photodiodo pois esses não fazem a demodulação do sinal.

voce pode trirar de uma Tv,Receptor de parabólica ou outro equipamento que usa esses receptores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

Olá boa noite. Alguém realmente conseguiu terminar esse projeto? Gostaria de saber como fazer na pratica talvez, um video algo que explique melhor. Pesquisei na net e vique algumas pessoas utilizaram receptor de controle de garagem. Obs: Sou leigo nesse assunto mas gostaria muito de saber como fazer. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Ola, gostaria de saber como eu poderia ligar o pc pelo controle, tenho distrofia muscular, uso cadeira de rodas, e recentemente, depois de 7 anos juntando dinheiro, consegui comprar um pc pra jogos, porém, minha raque de pc,  é daquelas q o gabinete fica embaixo, (é adaptada ao meu uso), pro meu pc antigo, era de boa, mas esse novo, fica muito pouco ventilado, e acaba esquentando, a unica solução foi por o gabinete na raque da sala (q fica ao lado da raque do pc, ap pequeno), com isso o pc fica ventilado e sem esquentar, mas o problema é q como fica no alto, eu n consigo ligar o pc, tenho sempre q pedir pra alguém ligar, e eu quero eu poder ligar meu pc, dai vem meu pedido de ajuda, alguém poderia ajudar eu a conseguir de alguma forma, ligar/desligar/reiniciar pelo controle? sou totalmente  nob nesse assunto, mas dou um jeito de fazer se alguém me ajudar com alguma explicação... minha placa-mãe é: 'gigabyte ab350m ds3h v2'

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É daquele de botão de apertar? tipo push button? Parece que existe extensor...

ecddb82c8f53e01739f55b18ff6259f2_tn174ea81589957203509a7da1644c370a_tn

https://shopee.com.br/FEML_1.6m-Gabinete-para-PC-de-mesa-Fonte-de-Alimentação-On-Off-Reset-Reset-HDD-Push-Button-Switch-i.191741223.4204910735

 

Mas minha alternativa preferida é a imaginação/criatividade como p.ex. um sistema com cordinha adaptado no botão. O desenho que está na minha mente é uma gangorrinha em forma de L com botão em baixo dele e a cordinha puxando a ponta superior pra direita. Algo como puxar a cordinha de descarga... bem... pelo menos esta última parte está coerente com minha ideia...:hehehe:

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/12/2016 às 22:18, Renato.88 disse:

É possível fazer com micro controladores e controle remoto desses controles de portão, pesquisando pela net acha-se o programa pronto e até mesmo como gravá-lo no PIC.

E alguns meses depois desse post eu realmente fiz isso... 

Adaptei um sensor infra vermelho no PC com um micro controlador 12F629.

Uso o controle da minha TV pra ligar. 

 

2 horas atrás, CVJuliato disse:

Ola, gostaria de saber como eu poderia ligar o pc pelo controle, tenho distrofia muscular, uso cadeira de rodas

Já nesse caso, concordo com a @.if melhor comprar um botão daquele do anúncio ou puxar fios e colocar outro botão num local de acesso mais próximo de suas mãos. 

A ideia da cordinha é válida, e ainda pode ter custo zero! :lol:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...