Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gerador de documentos de texto


caiocaesar

Posts recomendados

Prezados,

Estou querendo desenvolver um aplicativo simples, que consiste em um gerador de documentos de texto, a partir da entrada de dados pelo usuário.

A ideia do algoritmo é esta:

Leia Nome;

Leia Sexo;

Leia Idade;

Se Sexo = 'Masculino' então

Escreva 'O'

Senão

Escreva 'A';

Escreva Nome;

Escreva ' tem ';

Escreva Idade;

Escreva ' anos.'

(Não sei se consegui expor corretamente o algoritmo, caso não esteja correta a escrita, por favor me avisem, para que eu possa tentar explicar melhor o que estou querendo).

Certamente o aplicativo, embora simples, será mais complexo que o exemplo, imagino que cada texto gerado terá em torno de 40 variáveis.

Não sou programador, embora tenha estudado sobre o assunto no passado, mas estou disposto a me dedicar para desenvolver este aplicativo.

No momento estou utilizando um livro de Delphi, pois conheço um pouco de Pascal, o que iria me ajudar, mas não sei se é exatamente a melhor escolha.

A dúvida é: qual linguagem vocês recomendam para este uso específico?

Outro ponto: eu consigo imaginar que este gerador de texto possa criar um arquivo .txt sem maiores problemas. Porém, seria desejável que ele já criasse um arquivo .odt, para o BrOffice, com toda a formatação pronta. Alguém sabe dizer se é possível/simples fazer isso?

Att,

Caio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Robson,

Obrigado pela ajuda.

Passei a tarde quebrando a cabeça pra conseguir passar essa lógica pro Lazarus, com bastante dificuldade no começo, pra me adaptar a certas particularidades que não exisitiam no "Turbo Pascal", mas acabou que saiu:


procedure TFormPrincipal.ButtonGerarClick(Sender: TObject);
begin
Sexo:=EditSexo.Text;
if (Sexo = 'M') or (Sexo = 'm') then
begin
Texto:='O '+EditNome.Text + ' tem ' + EditIdade.Text + ' anos.';
Showmessage(Texto);
end
else
if (Sexo = 'F') or (Sexo = 'f') then
begin