Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

"CPUTIN" a 85° C ? O que é isso ?


Azarack

Posts recomendados

Como disse em outro tópico, a placa - mãe do meu computador pifou, então comprei uma Asus P8H61-M e um i3 2100 3,1 Ghz (socket 1155). Mas estou vendo em dois programas diferentes (SIW e OCCT) a temperatura do valor "CPUTIN" variando entre 84 e 87°C! Mas as temperaturas dos núcleos estão boas (23 - 24 graus), e no teste de esforço com o Orthos, não passam de 34 - 35.

n5khfn.png

2v2yvwl.png

Curiosamente durante o teste o Cputin caiu pra 69°C. O cooler é um Thermaltake Contac 30. Isso é erro de leitura? Ou tem algo esquentando mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para você ver a leitura correta do CPUTIN nas placas asus da série P8h61 você tem que instalar o Asus Suite 2 que vem com o CD da placa. Depois de instalado abra o sistema e vai na parte de Sensor, ele vai mostrar a real temperatura do CPUTIN.

Infelizmente é só dessa forma. A minha placa é a mesma e só assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera, tudo bem?

Estou exatamente com o mesmo problema com uma placa do mesmo modelo (ASUS P8H61-M LE), comprei ela há pouco tempo e depois de alguns dias de uso resolvi medir o desempenho e a temperatura do computador, e me assustei com os 90º graus mostrados no CPUTIN. Andei fazendo umas pesquisas e alguns dizem que não há problema nisso e que o que realmente importa é a temperatura dos núcleos do processador, outros dizem que talvez seja um problema no sensor de temperatura da placa, mas a questão é que após fazer o teste do "dedômetro" no dissipador de calor da southbridge verifiquei que ele está realmente fritando. Usando o mesmo software que o amigo Azarack usou (OCCT) tive os mesmos resultados ressaltando que ao realizar o teste disponível no programa, que estressa e aumenta o uso do processador, a temperatura do CPUTIN diminiu pela metade e a temperatura dos cores dobrou. Muito estranho. Neste link alguém menciona os mesmos sintomas: http://www.tomshardware.com/forum/308814-28-high-cputin-core-temperature-asus-p8h67

Seria um defeito de fabricação da placa? Já atualizei a BIOS para uma versão bem recente (09/09/11) e o problema persiste. Será que é uma boa opção fazer o pedido de troca da placa? Afinal o todos os componentes do computador (Fonte, Processador, Memórias, HD) são novos. Alguém tem algo a comentar? Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Varini, assim como eu falei no post anterior, para você saber exatamente a temperatura do CPUTIN tem que instalar o Asus Suite 2 que vem no CD da placa mãe.

Na verdade tanto o CPU como o núcleo são importantes monitorar desde que você saiba o limite de cada um deles.

Sugiro a leitura deste tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/guia-tcase-tjunction/968397

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei com o Asus Suite 2 e os resultados de fato são diferentes. Mas o problema é que como eu disse anteriormente o dissipador de calor da ponte sul da placa mãe está muito quente, e não estava anteriormente. Também tenho notado travamentos e demoras no sistema (estou usando Windows 7 64bits aqui). Já testei tudo o que restava para testar, que raiva, comprei o computador na esperança de trabalhar mais tranquilo com alguns programas e agora me vem essa, estou sem saída e sem saber o que fazer, acredito que seja defeito da placa mãe, visto que outros usuários também relataram o mesmo problema. Valeu pelas dicas de qualquer modo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O único modo confiável de se ver temps é pela BIOS e mesmo ela pode haver erros de leitura

varini, não tem como esquentar duma hora para outra do nada, isso é erro de leitura e sobre travamentos, passe um limpa registro, Ccleaner ou se realmente necessário o Advanced SystemCare, também pode ser que o HD esteja fragmentado (embora desfragmentar nunca me deu resultado positivo, só deixou 2x mais lento por 2 semanas) pois se o HD está fragmentado, os arquivos estão "mais no interior do disco", não é como o CD que grava do começo até o fim, o HD grava do fim até o começo, aumentando desempenho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, o que me deixa preocupado é a temperatura do dissipador como falei anteriormente. Existem outros fatores também: RPM do cooler do processador está baixo (1300RPM ou menos), diferente de quando usei o computador nos primeiros dias, programas em geral demoram para abrir e às vezes travam, até mesmo o software da Asus AI Suite 2 trava frequentemente, e o curioso comportamento de diminuir a temperatura da placa mãe e aumentar a dos cores ao estressar o processador. Sei apenas que algo de estranho está acontecendo com o computador e tudo indica que a raiz do erro é essa placa P8H61-M LE. Pow, a máquina está com um i5 e 8GB de RAM e está com problemas para rodar o Xadrez do Windows 7? Francamente, alguma coisa está errada, acho que vou pagar para ver comprando outra placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desativei o CPU Q-fan control e o mesmo atingiu a faixa das 2000 RPM, porém com um barulho chato. Desconsiderando isso, a impressão que eu tenho é que algo está acontecendo de errado com o computador, e tudo indica que é a placa mãe. Os programas não estão abrindo normalmente e lentidão é comum no uso do sistema, até mesmo o meu outro computador que tem um AMD Athlon 64 e 1GB de RAM parece demonstrar um desempenho melhor. Será que isso se deve ao fato de eu não ter colocado ainda uma placa de vídeo independente? Eu não me conformo com o maldito dissipador a ponto de queimar o meu dedo. E ainda encontro outro detalhe para completar: Tentei instalar uma webcam churumela aqui da C3 Tech (que funcionava normalmente no meu antigo computador com Windows XP) no Windows 7 64bits e não obtive sucesso. Até aí tudo bem, mas então, apenas para desencargo de consciência, instalei o Windows XP na máquina nova e para minha surpresa o computador também não reconheceu a maldita webcam. Talvez eu possa estar enganado e muito neurótico, mas essa plaquinha que eu comprei é uma verdadeira porcaria, bem budget mesmo. Novamente, obrigado pelas dicas pessoal, e desculpem-me as respostas com o teor de frustração, mas é **** você gastar uma graninha a mais em um PC novo esperando algo, e as suas expectativas caírem por água a baixo. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Varini,

Eu tenho a p8h61 pro e ela está me atendendo muito bem.

Talvez você teve o azar de pegar uma com defeito... mas ainda vou tentar te ajudar.

CPUTIN esquece, veja pelo Asus Suite 2 e relaxa que lá é confiável. Use também o Asus Suite 2 para ver a temperatura da placa mãe que lá tem o nome de motherboard.

CPU Fan. Já que ele chegou aos 2.000 rpm, faz assim: Ligue novamente o CPU Q fan control. Abra o Asus Suite 2 clique em tools, e vá em fan xpert.

Lá você pode configurar a relação temperatura x velocidade para que ele refrigere e ao mesmo tempo só faça barulho quando necessário. Não esqueça de aplicar as alterações que você fizer.

Faça um teste, faça coisas rotineiras, jogos ou afins e deixe o Asus Suite 2 funcionando. Depois vá em Tools, Probe 2 e em Alert log. Veja se não tem nenhuma reclamação em relação a tensão. A sua fonte é muito boa, mas não custa averiguar.

Se você ver que suas temperaturas estão boas a ponto de você poder confiar, baixe o Prime95 ou o OCCT mesmo que stressa a CPU e mande rodar. Ai você monitora isso bem de perto com o Asus Suite 2 em relação as tensões entregues e temperatura (se a temperatura subir muito você desliga o Prime - que no caso seria algo em torno de 74º no núcleo ou 60º na CPU na minha opinião).

Outra dica: o H61 no projeto inicial não previa video onboard pode ser realmente que as coisas melhorem com uma placa de video offboard. Mas é só um indício não tenho certeza sobre isso. A minha placa mãe por exemplo não tem onboard.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz os procedimentos da maneira que você recomendou Pedro de Lara, e ao fazer os testes de estresse da CPU, tanto com o Prime95 quanto com OCCT, o AI Suite II simplesmente trava e não responde até que eu encerre os testes, observando também que o cooler do processador aumenta incrivelmente a velocidade, evidenciado o aumento da temperatura. Novamente relatando, travamentos e lentidões já fazem parte da minha rotina de uso do computador. Eu simplesmente já desisti, quem está estressando agora não é o processador, e sim eu, cada vez que utilizo o computador. Vou comunicar o vendedor sobre um possível envio de ambos os equipamentos (placa mãe e processador) acionando a garantia na esperança que o problema seja resolvido (o que acho difícil). Obrigado Pedro de Lara, muito obrigado mesmo pelas dicas e atenção prestada. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...