Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa Mãe - O Cérebro Do Computador?


TINIK

Posts recomendados

:priv::help: Estou engatinhando neste universo do hardware e como todo bom iniciante estou muito teórico, confuso e pouco prático. Pelo pouco conhecimento que tenho, cheguei a conclusão que a placa mãe é um item de fudamental importância e, porque não dizer, o cérebro do computador. Não adianta colocar componentes de última geração se a dita cuja não for boa. Portanto, peço a ajuda dos amigos para configurar um bom computador, contando com placa mãe, vídeo, som, RTv, memória DDR, processador, cooler, etc. O grande objetivo é aliar rapidez, nitidez e estabilidade a um preço em conta.

DIFÍCIL TAREFA.

Porém, se peço a ajuda dos amigos é porque vi o alto nível técnico e, porque não dizer, de educação dos integrantes.

Espero que, com o tempo e o conhecimento, também poça ajudar a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, a placa-mãe é muito importante mesmo, você deve primeiro escolher q plataforma usar, AMD ou INTEL, escolhido isso, você escolhe o modelo, Ex: Athlon XP 3000+, então ai você escolhe a placa-mãe q suporte esse processador.

então, você escolhe :

1° CPU

2° Placa-mãe

Esse são os componentes mais importantes, a placa-mãe precisa ser muito boa para q tudo funcione muito bem, não adianta você ter um XP 3000+ com FSB400 se sua placa-mãe é uma PCCHIPS...

Portanto você já ta começando muito bem em perceber isso, legal, então vamos lá.

Primeiramente depende do quanto você pode gastar, vou supor q você não estaja se importando com o preço, apenas com qualidade e desempenho. E levando em conta q a plataforma de 64bits ainda não é viavel, pelo preço absurdamente alto e pela falta de programas que utilizem essa arquitetura (não q não funcione, mas para tirar total proveito, o software tem q ter instruções 64bits)

Ai é fácil:

Athlon XP 3200+ Barton FSB400

Abit NF7-S rev 2.0

512 MB DDR400 Geil ou Kingston ou ate Samsung (2x para Dual Channel, totalizando 1 GB)

ATI Radeon 9800XT BBA ou Saphirre ou Celestica

Fonte ANTEC ou Enermax de 480W para cima e Dual Fan.

Bom, ta ai uma excelente configuração. Ai você pode compelemnta com um gravador de cd, uns coolers extras para refrigeração... ai você quem decide se quer adicionar essas coisas ou não.

Espero ter ajudado.

falou! B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais importante que a placa mãe só a fonte.

Isso foi uma piada? Ou eu sou tão leigo assim q não isso hehe?? Acho q vou ler um pouco sobre fonte... :blink:

Kokicgf, o cara queria um custo razoáel hehe, essa configuração ele vai chorar quando preçar! :cry: hehe, a não ser Tnik, que você resolva gastar mais, mas aí saiba q isso q ele te recomendou é o que há de melhor (ou quase) :D

Ah Gustavo valeu pelas ajudas que vossa senhoria tem me dado, muito grato! :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por fredxyz@14 abr 2004, 00:36

Mais importante que a placa mãe só a fonte.

Isso foi uma piada? Ou eu sou tão leigo assim q não isso hehe?? Acho q vou ler um pouco sobre fonte... :blink:

Não , não é não.Vou fazer a seguinte comparação: adianta ter uma Ferrari sem motor ou com um motor de fusca?É o mesmo com um micro , sem uma boa fonte NADA nele vai funcionar direito , Pl.Mãe , HD , CD .... nada , uma boa fonte é o principio de tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Kyle@14 abr 2004, 01:43

Placa mãe: Seria o Corpo, Ossos e Músculos.

Processador: Cérebro

Fonte: Sangue e Alimentos

Memória: Sistema Nervoso

HD: Memória do Cérebro

Cooler: Roupas Leves

Placa de Video: Retina

Placa de Rede e Modem: Falar e Ouvir

Gostei... hauhauahuha vamos montar o ATLAS do Corpo do PC.. :P

Faltou dizer que a fonte pode ser o pulmao também... e os drives Oticos são de certa forma os olhos do pc também.... afinal de onde vem os maravilhosos jogos. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por arbalest+14 abr 2004, 02:15-->
Kyle@14 abr 2004, 01:43

Placa mãe: Seria o Corpo, Ossos e Músculos.

Processador: Cérebro

Fonte: Sangue e Alimentos

Memória: Sistema Nervoso

HD: Memória do Cérebro

Cooler: Roupas Leves

Placa de Video: Retina

Placa de Rede e Modem: Falar e Ouvir

Gostei... hauhauahuha vamos montar o ATLAS do Corpo do PC.. :P

Faltou dizer que a fonte pode ser o pulmao também... e os drives Oticos são de certa forma os olhos do pc também.... afinal de onde vem os maravilhosos jogos. :D

Por que você não explica melhor , dá um exemplo melhor por cara então já´que sabe tanto?Se o autor diz ser iniciante tem que se usar algum parâmetro de comparação pra fazer o cara entender

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fonte é importante, mas não é extremamente necessário usar fonte Antec, Enermax, ThermalTake, TTGi. Uma Maxxtro dá muito bem pro gasto.

Placa mãe com certeza é o cérebro do computador. Ela que comanda tudo. É muito comum agente ver pessoas que compram computadores e quando dá problema colocam a culpa no fabricante do processador, o que é um grande erro. O processador é uma simples peça, tão importante quanto uma placa de vídeo por exemplo. A maior parte dos problemas relacionados ao computador não estão diretamente relacionado ao processador.

Para escolher uma boa placa mãe você deve analisar alguns pontos como:

- FSB Máximo suportado

- Tecnologias suportadas

- Preço

- Suporte do fabricante a placa

- Problemas

- Desempenho

Algumas coisas você acha em lojas e no site do própio fabricante, outras em review da placa e outras só pesquisando em fóruns. Por exemplo:

A A7V8X-X, quem ve a placa e o preço pode achar ela uma maravilha. Usa chipset da VIA, é Asus (Marca conhecida), preço bom, AGP 8x, FSB 333, etc... Pórem a pessoa nem liga em dar uma pesquisada sobre os problemas da placa, e compra sem saber a bomba que esta levando, depois coloca a culpa no processador... :tantan:

Antes de escolher a placa mãe você deve ver:

- Dinheiro disponível

- Utilização da máquina

- Desempenho necessário

Após isso você deve escolher um processador que vá atender sua necessidades e então escolher a placa mãe.

Também tem que levar em consideração outros componentes importantes que pouca gente da importancia. Como monitor, um monitor ruim pode incomodar muito quando você precisa ler um texto muito grande e também cria um desconforto enorme se você passar algumas horas na frente do computador. Teclado é importante, se você digita muito precisa de um teclado confortável para não ter problema e dores nos pulsos, ombros, etc... A fonte como foi citada, é muito importante para a qualidade e segurança do conjunto. Enfim, o computador depende de várias coisas, cada peça (Placa ou Periférico) é importante para a qualidade do sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, fiz um tópico interessante para voce ver, acho que coloquei de modo que a leitura seja fácil e o compreensão também =]

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=138780

Da uma lida lá =]

ps: sobre o "atlas" que eu fiz ali foi o melhor que pude fazer para explicar hehe =[

Isso foi até legal porque acho que vou começar a utiliza-lo nas aulas de informática que dou de manutenção de hardware =]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço as dicas kokigfc, bastante esclarecedor. Vou verificar agora o preço para montagem deste micro.

De nada cara, c precisar estamos ai, tanto eu como o pessoal do forum também! O que puder ajudar a gente ajuda!

Kokicgf, o cara queria um custo razoáel hehe, essa configuração ele vai chorar quando preçar!  hehe, a não ser Tnik, que você resolva gastar mais, mas aí saiba q isso q ele te recomendou é o que há de melhor (ou quase) 

Hehe, é q eu me empolguei, mas ainda escrevi q era levando em conta q ele não ia liga pro quanto ia gasta. E pra também caso ele compre, é uma configuração q com certeza ele vai fica satisfeito.

Mais importante que a placa mãe só a fonte.

É, a fonte também é muito importante, poderiamos concluir q a placa-mãe e a fonte devem ser a primeira senao a 2° escolha... Sem fonte, nada funciona direito. Boa comparação a da Ferrari cara.

falou!

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Gustavo-porto alegre+14 abr 2004, 03:11-->
Postado Originalmente por arbalest@14 abr 2004, 02:15

Kyle@14 abr 2004, 01:43

Placa mãe: Seria o Corpo, Ossos e Músculos.

Processador: Cérebro

Fonte: Sangue e Alimentos

Memória: Sistema Nervoso

HD: Memória do Cérebro

Cooler: Roupas Leves

Placa de Video: Retina

Placa de Rede e Modem: Falar e Ouvir

Gostei... hauhauahuha vamos montar o ATLAS do Corpo do PC.. :P

Faltou dizer que a fonte pode ser o pulmao também... e os drives Oticos são de certa forma os olhos do pc também.... afinal de onde vem os maravilhosos jogos. :D

Por que você não explica melhor , dá um exemplo melhor por cara então já´que sabe tanto?Se o autor diz ser iniciante tem que se usar algum parâmetro de comparação pra fazer o cara entender

o Gustavo, você ficou doido??? :tantan:

que que eu falei de errado??? por acaso fiz coisa errada, pensa antes de falar, ok? não quis desfazer de ninguém não, so brinquei com a resposta do KYLE, e parece que ele não se importou nem um pouco e você que vem me falar alguma coisa se toca....

AGORA respondendo ao AUTOR do TOPICO!!!!

TINIK,

como você mesmo citou a placa-mãe é um item fundamental no funcionamento do pc, por siso realmente não adianta você colocar um super placa de video, um monte de memoria um super processador se a placa-mãe não for de boa qualidade pois ela é a plataforma que vai gerenciar o resto das coisas boas que você colocou no pc...

então, se for montar hoje um PC com proc AMD, procura placas com NFORCE2(melhor chipset pra AMD XP ) tem varios fabricantes bons ex: MSI, ABIT, AOPEN, CHAINTECH, ASUS, ECS)

pra comprara a placa-mãe deve ser levado em conta o que você vai querer do pc, se vai querer jogos, se vai querer so uso comum mesmo (ediçao de textos, internet, ver um filme de vez em quando) ou se vai trabalhar com arte grafica (ai já recomendo o uso do SISTEMA INTEL, vou falar disso mais abaixo. vou colocar aqui em ordem o que acho mais certo pra uso de JOGOS e para o resto das aplicaçoes que falei,

Não vou citar modelos de placa-mãe pois tem muitos, faz o seguinte quando for comprar mesmo a danada, você pergunta se tal que você achou é boa que analiso pra você..

1º CHAINTECH

2º AOPEN

3º ABIT

4º ASUS

5º MSI

6º ECS (apesar de eu ter colocado em ultimo não perde em praticamente nada pra outras so não tem opções de overclock e frescuras extra que vem com a placa mãe)

agora falando a respeito do uso pra arte gráfica, pra se trabalhar com arte grafica é preciso um acesso a memoria muito rápido, então você precisa escolher um sistema com essa caracteristica que é exatamente o que a intel oferece hoje, então a PLACA MÃE o nosso assunto aqui, tem que tem suporte a PROCESSOR intel de CLOCK externo ou FSB ou Barramento 800MHZ, e suporte a memorias que trabalhem no esquema DUAL channel, sendo assim a taxa de memoria você ser dobrado, ao invés do padrão mais comum hoje 400MHZ ela vai funcinar como se fosse 800MHZ acompanhando o processador, viu so a importancia de escolher uma placa-mãe certa pra não desperdiçar a capacidade do processador??

então hoje o que eu recomendaria seria placas da propria intel ou então de outros fabircantes como os citados acima na AMD com chipsets INTEL 865, 875

então fica ai uma breve explicação, qualquer duvida TINIK, caso não tenha entendido algo a respeito do que expliquei ai em cima pode me mandar um MP que terei muita satisfação em ajuda-lo..

[]'s VINICIUS :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por arbalest+14 abr 2004, 09:16-->
Postado Originalmente por Gustavo-porto alegre@14 abr 2004, 03:11

Postado Originalmente por arbalest@14 abr 2004, 02:15

Kyle@14 abr 2004, 01:43

Placa mãe: Seria o Corpo, Ossos e Músculos.

Processador: Cérebro

Fonte: Sangue e Alimentos

Memória: Sistema Nervoso

HD: Memória do Cérebro

Cooler: Roupas Leves

Placa de Video: Retina

Placa de Rede e Modem: Falar e Ouvir

Gostei... hauhauahuha vamos montar o ATLAS do Corpo do PC.. :P

Faltou dizer que a fonte pode ser o pulmao também... e os drives Oticos são de certa forma os olhos do pc também.... afinal de onde vem os maravilhosos jogos. :D

Por que você não explica melhor , dá um exemplo melhor por cara então já´que sabe tanto?Se o autor diz ser iniciante tem que se usar algum parâmetro de comparação pra fazer o cara entender

o Gustavo, você ficou doido??? :tantan:

que que eu falei de errado??? por acaso fiz coisa errada, pensa antes de falar, ok? não quis desfazer de ninguém não, so brinquei com a resposta do KYLE, e parece que ele não se importou nem um pouco e você que vem me falar alguma coisa se toca....

AGORA respondendo ao AUTOR do TOPICO!!!!

TINIK,

como você mesmo citou a placa-mãe é um item fundamental no funcionamento do pc, por siso realmente não adianta você colocar um super placa de video, um monte de memoria um super processador se a placa-mãe não for de boa qualidade pois ela é a plataforma que vai gerenciar o resto das coisas boas que você colocou no pc...

então, se for montar hoje um PC com proc AMD, procura placas com NFORCE2(melhor chipset pra AMD XP ) tem varios fabricantes bons ex: MSI, ABIT, AOPEN, CHAINTECH, ASUS, ECS)

pra comprara a placa-mãe deve ser levado em conta o que você vai querer do pc, se vai querer jogos, se vai querer so uso comum mesmo (ediçao de textos, internet, ver um filme de vez em quando) ou se vai trabalhar com arte grafica (ai já recomendo o uso do SISTEMA INTEL, vou falar disso mais abaixo. vou colocar aqui em ordem o que acho mais certo pra uso de JOGOS e para o resto das aplicaçoes que falei,

Não vou citar modelos de placa-mãe pois tem muitos, faz o seguinte quando for comprar mesmo a danada, você pergunta se tal que você achou é boa que analiso pra você..

1º CHAINTECH

2º AOPEN

3º ABIT

4º ASUS

5º MSI

6º ECS (apesar de eu ter colocado em ultimo não perde em praticamente nada pra outras so não tem opções de overclock e frescuras extra que vem com a placa mãe)

agora falando a respeito do uso pra arte gráfica, pra se trabalhar com arte grafica é preciso um acesso a memoria muito rápido, então você precisa escolher um sistema com essa caracteristica que é exatamente o que a intel oferece hoje, então a PLACA MÃE o nosso assunto aqui, tem que tem suporte a PROCESSOR intel de CLOCK externo ou FSB ou Barramento 800MHZ, e suporte a memorias que trabalhem no esquema DUAL channel, sendo assim a taxa de memoria você ser dobrado, ao invés do padrão mais comum hoje 400MHZ ela vai funcinar como se fosse 800MHZ acompanhando o processador, viu so a importancia de escolher uma placa-mãe certa pra não desperdiçar a capacidade do processador??

então hoje o que eu recomendaria seria placas da propria intel ou então de outros fabircantes como os citados acima na AMD com chipsets INTEL 865, 875

então fica ai uma breve explicação, qualquer duvida TINIK, caso não tenha entendido algo a respeito do que expliquei ai em cima pode me mandar um MP que terei muita satisfação em ajuda-lo..

[]'s VINICIUS :-BEER

Acho que ele deve ter confundido algo hehe, mas relax eu percebi a brincadeira =]

Mas como eu disse, fiz um tópico sobre isso para ajudar vocês que tem alguma duvida, lá explica até que legalzinho... da uma olhada lá =]

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=138780

É só clicar no link =]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:palmas: Não pensei que teria tanta ajuda, fiquei muito impressionado com a comunidade do Clube do Hardware. Como iniciante fui buscar livros, inclusive "Montagem de Micros - Gabriel Torres", e ler os vários fóruns do site.

Vou pesquisar nos sites das placas e voltarei para a discussão.

Valeu!!!!!!!!!!!!! :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 14 anos depois...
Em Wednesday, April 14, 2004 às 03:08, Spider_Rap disse:

Fonte é importante, mas não é extremamente necessário usar fonte Antec, Enermax, ThermalTake, TTGi. Uma Maxxtro dá muito bem pro gasto.

placa-mãe com certeza é o cérebro do computador. Ela que comanda tudo. É muito comum agente ver pessoas que compram computadores e quando dá problema colocam a culpa no fabricante do processador, o que é um grande erro. O processador é uma simples peça, tão importante quanto uma placa de vídeo por exemplo. A maior parte dos problemas relacionados ao computador não estão diretamente relacionado ao processador.

Para escolher uma boa placa-mãe você deve analisar alguns pontos como:

- FSB Máximo suportado

- Tecnologias suportadas

- Preço

- Suporte do fabricante a placa

- Problemas

- Desempenho

Algumas coisas você acha em lojas e no site do próprio fabricante, outras em review da placa e outras só pesquisando em fóruns. Por exemplo:

A A7V8X-X, quem ve a placa e o preço pode achar ela uma maravilha. Usa chipset da VIA, é Asus (Marca conhecida), preço bom, AGP 8x, FSB 333, etc... Pórem a pessoa nem liga em dar uma pesquisada sobre os problemas da placa, e compra sem saber a bomba que esta levando, depois coloca a culpa no processador... :tantan:

Antes de escolher a placa-mãe você deve ver:

- Dinheiro disponível

- Utilização da máquina

- Desempenho necessário

Após isso você deve escolher um processador que vá atender sua necessidades e então escolher a placa-mãe.

Também tem que levar em consideração outros componentes importantes que pouca gente da importancia. Como monitor, um monitor ruim pode incomodar muito quando você precisa ler um texto muito grande e também cria um desconforto enorme se você passar algumas horas na frente do computador. Teclado é importante, se você digita muito precisa de um teclado confortável para não ter problema e dores nos pulsos, ombros, etc... A fonte como foi citada, é muito importante para a qualidade e segurança do conjunto. Enfim, o computador depende de várias coisas, cada peça (Placa ou Periférico) é importante para a qualidade do sistema.

Desculpa mas não concordo q seja o cérebro até porque ela não manda em nada e sim o processador ela seria considerada um coração ja que ela liga tudo... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...