Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Pazos

Cache L2

Recommended Posts

Postado Originalmente por Pazos@13 abr 2004, 15:20

Por que os processadores têm mais cache L2 do que o cache L1?

alguem saberia me responder?

essa é uma pergunta muito difícil de se responder para entende-la é preciso antes de tudo ter muito conhecimento de base na arquitetura dos processadores, coisa que infelizmente eu não tenho, mais já li bastante coisa nesse sentido

a resposta a grosso modo é que o L1 é interno, é o núcleo do processador e o L2 esta em uma camada um pouco acima como se fosse um quarto ao lado com maior espaço e menos velocidade,

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha cara, o que eu vou dizer pode ser ##### ou pode ser algo verdadeiro, mas mesmo assim vou opinar hehe...

O Cache L1 é FIXO e o L2 pode ser aumentado o quanto o fabricante quiser, porém isso sai bem caro hehe, tanto que a AMD está cortando o Cache L2 de alguns processadores para melhorar o custo dele =]

Creio que o L1 é fixo para definir a estrutura do processador e depois de definida a estrutura dele pelo L1, aí a L2 fica a gosto do fabricante onde alteraria apenas a velocidade do mesmo e não mudaria sua estrutura...

Bom, essa é minha ideia, pode ser que eu falei ##### mas pode ser que tenha algo de certo aí =]

Compartilhar este post

Link para o post

A cache L2 diminui o tempo de acesso a informações na memória pois, caso uma informação não esteja em L1, provavelmente estará em L2 (NÃO NECESSÁRIAMENTE!), e a leitura de uma informação em L2 é mais rápida do que na memória DRAM.

Bom, tem muito mais coisa pra explicar como isso realmente funciona... Se quiser, depois explico!

[]'s

Saulo Souto

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Pazos@13 abr 2004, 15:20

Por que os processadores têm mais cache L2 do que o cache L1?

alguem saberia me responder?

Pelo o que li até hoje, é porque o cache L1 é muito limitado. Pela arquitetura dos processadores ele não pode ser muito grande. Por isso o cache L2 foi criado, para dar mais espaço. E em alguns casos o cache L3 também foi criado, como nos K6 III. Porém o cache L3 foi mais uma grande jogada de marketing da AMD. Ela aproveitou o cache L2 existente nas Placas Mães e transformou em Cache L3 embutindo o cache L2 dentro dos processadores. Resultado: A alta performance que os K6III tinham. Nem todos os processadores tem o cache L2 maior que o cache L1. Os Durons tem cache L1 maior que o L2 e graças ao tamanho do cache L1, o seu desempenho foi bem satisfatório. Acho que essa é uma questão um pouco antiga. Antigamente não se tinha tecnologia para adicinar uma grande quantidade de cache L1 dentro do processador. Hoje em dia já se pode fazer isso. O cache já não faz tanta diferença na performance como antigamente e sim a tecnologia empregada na arquitetura interna dos processadores.

Compartilhar este post

Link para o post

bom, vou opinar aqui também.. não que seja o certo e sei o que u penso que eja certo, acho que o L1 é responsavel por amazenar as instruções e os calculos que o processador está fazendo no momento do processamento usando as instruçoes referidas... e os demais L2, L3, L4 L qualquer coisa... sejam as memorias usadas na troca de infomaçoes entre a L1 e a memoria RAM, sendo assim não há uma lacuna de processamento entre a troca de dados da ram com a L1, então o que já está pra vir pro processador passa pelo "buffer" L2 ou L3, depende do processador por isso acho que os athlon tenham bem mais L1 que o P4

sao 128kb do athlon contra so 16kb ou é 32kb não lembro bem do P4... acho que seja por causa da 3dnow precisar de maior "espaço" pra ser utilizada do que o sse, sse2 e sse3 da intel...

se falei #%$#@% alguem me explique também....

Compartilhar este post

Link para o post

Eu de uma lida sobre isso na net e o que eu disse, o que o ssrf, o duddy disseram fazem sentido =]

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais