Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste do Controlador de Ventoinhas Sunbeamtech Rheosmart 6


Posts recomendados

  • Membro VIP

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:


Teste do Controlador de Ventoinhas Sunbeamtech Rheosmart 6


"O Rheosmart 6 é um controlador de ventoinhas da Sunbeamtech que pode controlar até seis ventoinhas, cada uma no modo automático ou manual. Confira!"


Comentários são bem-vindos.


Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei lá, não gostei.

Estava vendo esse cabo da Akasa outro dia,

Cabo Y Splitter para 3 Fans PWM AK-CB002

Ele permite controlar até três ventoinhas aproveitando o sinal PWM. No caso da minha mobo, que possui 2 conectores desses, é possível com dois cabos desses controlar até seis ventoinhas PWM por custo bem menor.

Estou a procura de controlador que mantenha a ventoinha desligada e a acione somente quando a temperatura de um componente atingir um valor pré-definido.

Mas não desmereço o teste, obrigado CDH.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Sei lá, não gostei.

Estava vendo esse cabo da Akasa outro dia,

Cabo Y Splitter para 3 Fans PWM AK-CB002

Ele permite controlar até três ventoinhas aproveitando o sinal PWM. No caso da minha mobo, que possui 2 conectores desses, é possível com dois cabos desses controlar até seis ventoinhas PWM por custo bem menor.

É diferente, pois para usar esse cabo é necessário que todas as ventoinhas sejam PWM.

Já com o Rheosmart 6, você pode controlar até seis ventoinhas comuns (de três pinos, sem PWM) usando o sinal PWM da placa-mãe, essa é a vantagem. E ainda pode controlá-las manualmente quando preferir.

Estou a procura de controlador que mantenha a ventoinha desligada e a acione somente quando a temperatura de um componente atingir um valor pré-definido.

Isso realmente é uma boa ideia.

Mas não desmereço o teste, obrigado CDH.
Valeu!
Eu acredito que nao controle ventoinhas PWM como dito na ultima pagina, pois pela foto 5 da para ver que os conectores para ventoinhas so possuem 3 pinos, e ventoinhas PWM precisam de conectores de 4 pinos!

Você pode tranquilamente conectar as ventoinhas de 4 pinos nas saídas de 3 pinos da traseira do conector, elas vão funcionar como se não fossem PWM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É diferente, pois para usar esse cabo é necessário que todas as ventoinhas sejam PWM.

Já com o Rheosmart 6, você pode controlar até seis ventoinhas comuns (de três pinos, sem PWM) usando o sinal PWM da placa-mãe, essa é a vantagem. E ainda pode controlá-las manualmente quando preferir.

Falha na interpretação de texto.:P

Desta maneira qualquer fan comum se transforma em PWM, agora achei interessante.:D

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

achei por R$170,00 no mercadolivre!!

ta um roubo né?? pois ali no teste ta $30,00, aqui deveria chegar por no maximo uns R$100,00...

E isso que esses trinta dólares já é preço para o consumidor, ou seja, o preço de fábrica ou do distribuidor é menor. Esse preço aí tá mais pra latrocínio do que roubo.

Se for pra pagar 170 reais no Rheosmart 6, prefiro gastar mais 30 e comprar este aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-197638054-controlador-fans-lcd-dual-bay-aerocool-touch-screen-2000-nf-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Tenho uma máquina montada num gabinete CM690 da Cooler Master com 3 ventoinhas originais pré-instaladas e mais uma ventoinha cooler máster Excalibur. E ainda os coolers originais do i7 e de uma EVGA GTX570.

Na ocasião da compra conferi testes positivos de todos estes componentes. Mas considero a maquina barulhenta. O cooler extra ainda da uma “acelerada” inicial quando a máquina é ligada e só depois da uma acalmada. Voltando a fazer muito barulho quando algum game é iniciado por exemplo.

Com um controlador desse tipo (Sunbeamtech Rheosmart 6) conseguiria deixar a máquina mais silenciosa?

Lembrando que o gabinete suporta ainda mais duas ventoinhas que poderia acrescentar e manter tudo numa rotação mais baixa mantendo uma boa temperatura.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma máquina montada num gabinete CM690 da Cooler Master com 3 ventoinhas originais pré-instaladas e mais uma ventoinha cooler máster Excalibur. E ainda os coolers originais do i7 e de uma EVGA GTX570.

Na ocasião da compra conferi testes positivos de todos estes componentes. Mas considero a maquina barulhenta. O cooler extra ainda da uma “acelerada” inicial quando a máquina é ligada e só depois da uma acalmada. Voltando a fazer muito barulho quando algum game é iniciado por exemplo.

Com um controlador desse tipo (Sunbeamtech Rheosmart 6) conseguiria deixar a máquina mais silenciosa?

Lembrando que o gabinete suporta ainda mais duas ventoinhas que poderia acrescentar e manter tudo numa rotação mais baixa mantendo uma boa temperatura.

Obrigado

Com certeza ira diminuir bastante o barulho!

So uma pergunta, que placa-mãe e a sua?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza ira diminuir bastante o barulho!

So uma pergunta, que placa-mãe e a sua?

Minha placa mãe é uma Asus P8Z68-V. Não sei ao certo como as ventoinhas estão ligadas a ela, pois a máquina é nova e ainda “lacrada pela garantia de montagem”. Sem querer aqui estender comentários sobre esta palhaçada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha placa mãe é uma Asus P8Z68-V. Não sei ao certo como as ventoinhas estão ligadas a ela, pois a máquina é nova e ainda “lacrada pela garantia de montagem”. Sem querer aqui estender comentários sobre esta palhaçada.

você ja tentou entrar na bios e ativar o Q-FAN, Faça isso, pode melhorar muito a emissao de ruidos pela sua maquina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você ja tentou entrar na bios e ativar o Q-FAN, Faça isso, pode melhorar muito a emissao de ruidos pela sua maquina

A opção Q-FAN já esta ativada na bios em modo standard. Mas não há dados de rotação de duas ventoinhas. CPU fan OPT e Power fan1.

Os conectores de fan da ASUS P8Z68-V são:

2 x CPU Fan connector(s) (4 -pin)

2 x Chassis Fan connector(s) (1 x 4 -pin, 1 x 3 -pin)

2 x Power Fan connector(s) (3 -pin)

Nota-se que as duas ventoinhas que tenho na lateral do gabinete se comportam bem diferente.

Vocês acham que meu problema com ruído pode ser resolvido por outras configurações de ligação das ventoinhas a placa mãe ou a solução estaria somente em um controlador como o Rheosmart 6?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A opção Q-FAN já esta ativada na bios em modo standard. Mas não há dados de rotação de duas ventoinhas. CPU fan OPT e Power fan1.

Os conectores de fan da ASUS P8Z68-V são:

2 x CPU Fan connector(s) (4 -pin)

2 x Chassis Fan connector(s) (1 x 4 -pin, 1 x 3 -pin)

2 x Power Fan connector(s) (3 -pin)

Nota-se que as duas ventoinhas que tenho na lateral do gabinete se comportam bem diferente.

Vocês acham que meu problema com ruído pode ser resolvido por outras configurações de ligação das ventoinhas a placa mãe ou a solução estaria somente em um controlador como o Rheosmart 6?

Nao aparece a velocidade Da cpu fan ou da Power fan1 porque nao a nenhuma fan instalada nesse conectores

Acontece que se suas fans estiverem ligadas na placa-mãe essa placa-mãe asus pode regular suas rotaçoes automaticamente, de acordo com a temperatura da mb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Desculpa a ressuscitada mais alguém sabe se já está disponível no Brasil? porque procurei nas maiores lojas do ramo e nada... pensei em pegar em uma loja gringa mesmo mais acho que não vale a pena o frete + taxação seria muito caro, eae?

PS: esqueci de falar, estou procurando a versão de 6 vias mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...