Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DARK REVIEW: ASROCK Z68 EXTREME 4, problemas a vista e soluções.


Zufil

Posts recomendados

na verdade os problemas e bugs realmente existem, é que fui o primeiro a reclamar aqui no BR, ao menos acho, no fim a placa com gen3 tem tido mais suporte.

Estou atualizando e descobri que o problema é referente a fonte e nada mais nada menos que isso, único problema que mantem é o vcore em offsetmode ter de manter em +0,025V e o superaquecimento.

Então se eu comprar ela configurar e atualizar a BIOS corretamente, dificilmente terei problemas?

Vou comprar esta mobo, sem me prender aos rumores que vejo sobre ela.

Em um conjunto de um i5 2500k, geforce 560 ti, em uma lg 21,5'' sustentada por uma

seasonic 620w bronze.

Encontrei um vendedor no ML, de Marilia que vende por 492R$ (provavelmente o mesmo que você comprou a sua) mas esta é extreme3 gen3 aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então se eu comprar ela configurar e atualizar a BIOS corretamente, dificilmente terei problemas?

Vou comprar esta mobo, sem me prender aos rumores que vejo sobre ela.

Em um conjunto de um i5 2500k, geforce 560 ti, em uma lg 21,5'' sustentada por uma

seasonic 620w bronze.

Encontrei um vendedor no ML, de Marilia que vende por 492R$ (provavelmente o mesmo que você comprou a sua) mas esta é extreme3 gen3 aqui.

Comprei com esta empresa, peca um pouco na embalagem mas é de confiança e atendimento bom, mas a extreme 3 não é a melhor opção para overclock porém melhor que muitas placas por ai, existe um utro modelo da asrock também mas não me recordo qual mas acredito ser mais cara e menos bugs.

Aproveitando e colando o que postei nos outros fóruns:

------------------------------------

to atrasado nas publicações mas vou atualizar o essencial somente. Nao basta-se as tragédias naturais ainda tem as pessoais espero que entendam.

Atualização:

O driver 109 é o driver 104 com algumas atualizações, no gerenciador de dispositivos consta como versão 104 o mesmo ocorrido quando instalado a versão 105.

Ontem tive a perda de 4 dvds mas acredito que seja por causa do gravador, irei testar com outro gravador senão o problema pode ser mais sério que eu pensava.

Deixarei 3 dias ligado para saber quanto a estabilidade do sistema com os novos drivers, como não encontrei log de alterações deste driver acredito que seja somente alguma maquiagem na questão do aquecimento pois notei uma certa agilidade no reconhecimento dos dispositivos usb, pelo windows.

Efetuei um teste forçando carga extra na linha de 3,3V e 5v, não houve dúvidas ao ter um travamento e superaquecimento do chip, está mais que provado que esta placa exige mais que as demais nesta linha da fonte. O teste não foi nada "científico" porém não surtiu efeito em fontes acima de 430W como antec e seasonic. Fontes genéricas nem chegaram a ligar. Quem quiser fazer aí basta colocar 10 dispositivos usbs e utilizar todos ao mesmo tempo.

Postarei as fotos logo mais, só pedir para a moderação mover para o segundo tópico logo quando o fizer pois não cabe mais figuras no primeiro.

Link para os drivers:

Driver da controladora Etron OK

ftp://174.142.97.10/drivers/all/usb/Etron_USB3_Win7-64_Win7_Vista64_Vista_XP64_XP(v0.109).zip

ASRock Extreme Tuning Utility ver:0.1.165 (mesmo da z68 extreme7) não testado

http://download.asrock.com/utility/AXTU/AXTU(0.1.165).zip

Drivers Intel

http://www.intel.com/p/en_US/support/detect

marvell, broadcom e realtek estarei adicionando no primeiro post, dúvidas referente ao bsod acessem aqui:

http://www.criminalcafe.com/showthread.php?4238-Bsod-asrock-extreme-4-quot-clock-interrupt-quot

http://forum.clubedohardware.com.br/bsod-asrock-extreme/972359?t=972359

Ao contrário do companehrio power saving pode ficar ligado desde que LLC esteja em level1 ou 2 e offset mode em +0,025V:

http://forums.tweaktown.com/asrock/47498-asrock-z68-extreme4-bios-problem.html

mas irei investigar o caso dele pois é algo com o 2700k que não foi atualizada na bios 1.7.

EDIT:

um blog que encontrei logo postarei uma pagina do facebook exclusiva sobre o bug mas claro na sessão específica ao BSOD:

http://wtfasrock.blogspot.com/

Então se eu comprar ela configurar e atualizar a BIOS corretamente, dificilmente terei problemas?

Vou comprar esta mobo, sem me prender aos rumores que vejo sobre ela.

Em um conjunto de um i5 2500k, geforce 560 ti, em uma lg 21,5'' sustentada por uma

seasonic 620w bronze.

Encontrei um vendedor no ML, de Marilia que vende por 492R$ (provavelmente o mesmo que você comprou a sua) mas esta é extreme3 gen3 aqui.

Desculpe não tinah visto a outra parte d a pergunta estão vai lá a resposta:

Com esta configuração dificiltem terá problemas mas precisará de uma fonte adequada como uma antec 620W ou seasonic, melhor preço que achei foi nesta aqui:

https://www.guerradigital.net/fontes/seasonic.html

No seu caso precisa ser a de 620W devido a vga ser a 560ti, mas uma fonte de 520W suportaria normalmente porém considerei overclock extremo com pequena margem em 45X diários então uma fonte de 620w seria o mínimo.

COm esta vga utilize o virtu com o monitor ligado na vga onboard, assim economizará na energia.

Dúvidas entre neste link referente a fontes:

http://forum.clubedohardware.com.br/quer-escolher-sua/996721

Na verdade esta placa demanda pouca experiência em overclock e familiarização com BIOS e suas características, se seguir minhas dicas dificilmente terá problemas mas não use em hipotese alguma bios beta Atente somente para a tensão das memórias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

PAra a moderação:

Teria como colocar como segundo post e não integrar ao primeiro pois o primeiro também irei reformular e não caberá os novos links.

----------------

Para não ter "estouro de página" inseri dentro da tag spoiler, depois edito somente para as imagens.

Ainda não postei no OverBr pois irei colocar a versão definitiva aqui também então farei um único trabalho para todos os fóruns.

-------------------------

Tela inicial

Equipamento utilizado 2500k com as memórias KVR kingston 1333

zufilasrockz68ex4darkre.jpg

OC TWEKER[parte superior]

Para os valores da tensão de memória ( ou tensão) coloque o valor referente ao seu módulo para anão queimá-lo

zufilasrockz68ex4darkre.jpg

OC TWEKER[parte inferior, mesmo menu]

zufilasrockz68ex4darkre.jpg

OCTWEKER\DRAM CONFIGURATION

Dram Freq(fixed) ddr3 1333(Depende o modelo)

Demais configurações em auto ou se souber os valores coloque manualmente

zufilasrockz68ex4darkre.jpg

AVANCED \CPU

zufilasrockz68ex4darkre.jpg

zufilasrockz68ex4darkre.jpg

AVANCED\SOUTH BRIDGE CONF

zufilasrockz68ex4darkre.jpg

ADVANCED\STORAGE CONF

zufilasrockz68ex4darkreb.jpg

AVANCED\SUPER IO CONF

zufilasrockz68ex4darkre.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Deixando a tristeza de lado e trazendo a alegria para o pessoal que possui o modelo GEN3 da placa. Nova bios oficial suportando novos teclados e correções no difamado: "Legacy USB 3.0 Support" default set to enable. Esta configuração que o povo esquece de ativar para ter retrocompatibilidade com dispositivos USB 2.0 principalmente teclados, ou seja, era só ativar isso para o teclado ser reconhecido na BIOS sendo que já descrevi isso no meu review.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Então para todos para todos agora é para todos hehehe.

Chegou finalmente porém beta bios par o modelo não gen3, a primeira versão da placa assim dizer, porém não sei dizer se é compatível com o sandybridge(i5 e i7) e se estas bios betas podem causar algum dano. De praxe e costume está bem confuso aquele monte de driver e letras azuis e vermelhas, no fim não sei se serve para algo.

Caso alguem queira testar vai ai o link:

http://www.asrock.com/mb/beta.asp?Model=Z68%20Extreme4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então para todos para todos agora é para todos hehehe.

Chegou finalmente porém beta bios par o modelo não gen3, a primeira versão da placa assim dizer, porém não sei dizer se é compatível com o sandybridge(i5 e i7) e se estas bios betas podem causar algum dano. De praxe e costume está bem confuso aquele monte de driver e letras azuis e vermelhas, no fim não sei se serve para algo.

Caso alguem queira testar vai ai o link:

http://www.asrock.com/mb/beta.asp?Model=Z68%20Extreme4

Amigo, estou pesquisando uma MB pra comprar e estou pensando em pegar essa Extreme3 Gen3 por $ 438,00 no ML.

Terei tendências suicidas após a compra?

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, estou pesquisando uma MB pra comprar e estou pensando em pegar essa Extreme3 Gen3 por $ 438,00 no ML.

Terei tendências suicidas após a compra?

valeu!

embora aqui não seja a sessão correta para este tipo de pergunta lá vai a resposta.

A versão z68 extreme3 já é outro modelo, não suporta tanto overclock como a extreme 4 e não possui os problemas referentes a controladora.

Se for um pc para game com uma 7770 ou gtx680 ou qualquer placa gen3 vale a pena.

Infelizmente para quem for pegar um pc novo agora com foco em estabilidade, sossego e confiabilidade vá de z77 pois as controladoras são integradas além de outros benefícios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 meses depois...

Oremos irmãos:

http://www.asrock.com/mb/download.asp?Model=Z68%20Extreme4&o=BIOS

Saiu a nova bios para asrock z68 extreme 4 (não gen3), e pela data saiu hoje!!!

Não há menção sobre correção de erros apenas colocando suporte ao Ivy bridge.

Irei investigar se há correções, mas infelizmente não irei fazer o upgrade ainda embora seja a versão estável, quando for possível postarei aqui caso alguém se candidate.

Existe a necessidade de atualizar os drivers antes, disponíveis na página, quando for possível postarei aqui as versões estáveis.

EDIT:

por uma questão de problemas pessoais só estou dando apoio no Criminal Café até resolver minha situação, infelizmente estou fazendo via celular que não é tão rápido para atualizar em todos os fóruns a quais postei.

http://www.criminalcafe.com/showthread.php?4442-DARK-REVIEW-ASROCK-Z68-EXTREME-4-problemas-a-vista-e-solu%E7%F5es.

Vai o link aí pra quem quiser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizei para a Bios 2.2. incrível a UEFI ficou mais bonita com mais recursos e opção de overclock por core....

É possível agora configurar o rapid storage pela bios agora necessitando apenas dos drivers da controladora.

Vou fazer testes sem overclock aqui para ver se fica estável, depois irei remover a ventilação do chipset e checar temperaturas.

O sotware da Intel o Intel Extreme Tuning Utility agora reconhece novas funções da CPU bem como outras opções que antes não mostrava.

Irei testar a estabilidade e funcionalidade do novo AXTU.

Novos drivers e UEFI :

https://skydrive.live.com/?cid=a4ac5c714cb14ba6&resid=A4AC5C714CB14BA6!131&id=A4AC5C714CB14BA6!131

EDIT:

Atenção NÃO REMOVAM O pendrive DEPOIS DE ATUALIZAR A BIOS!!!!! A controladora intel irá ser atualizada pelo mesmo e de preferência o pendrive precisa estar em FAT32, ser bootável e ESTAR NA CONTROLADORA NATIVA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zufil

eae amigo.. atualizei aqi a bios, e o bip de quando liga o pc não tá mais fazendo.. o seu tb esta assim ???

li que em algumas atualizações eles tiram o bip mesmo...

aqui por enquanto único bsod que tive foi por colocar em 4,9ghz a cpu sem configurar corretamente.

Antes o bip que a compatibilidade com o resto, acredito eu que não tenha mais problemas, amanhã irei remover a fan do chipset, quando colocar o SSD testo tudo do zero.

Os novos drivers aumentaram o desempenho do PC também, além do fato estar mais frio (acho que é o inverno :D )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui por enquanto único bsod que tive foi por colocar em 4,9ghz a cpu sem configurar corretamente.

Antes o bip que a compatibilidade com o resto, acredito eu que não tenha mais problemas, amanhã irei remover a fan do chipset, quando colocar o SSD testo tudo do zero.

Os novos drivers aumentaram o desempenho do PC também, além do fato estar mais frio (acho que é o inverno :D )

amigo, só quero saber se o seu parou de bipar quando liga.. porque o meu só bipa quando eu vou entrar na bios agora

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
amigo, só quero saber se o seu parou de bipar quando liga.. porque o meu só bipa quando eu vou entrar na bios agora

Veja se não são as memórias, aqui ainda o chipset esquenta infelizmente porém muito menos que antes.

EDIT:

Fonte mínima 520W , masrcas antec e seasonic, testei com 420w e nem ligaram. detalhe onboard e mais nada.

A placa possui o bug free, aquele display de dois dígitos, olha qual aparece quando bipa ou s algum ica aceso e consulte no manual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja se não são as memórias, aqui ainda o chipset esquenta infelizmente porém muito menos que antes.

EDIT:

Fonte mínima 520W , masrcas antec e seasonic, testei com 420w e nem ligaram. detalhe onboard e mais nada.

A placa possui o bug free, aquele display de dois dígitos, olha qual aparece quando bipa ou s algum ica aceso e consulte no manual.

quando eu ligo aparece 99, A2, A3 ... depois ele apaga e o pc liga normalmente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando eu ligo aparece 99, A2, A3 ... depois ele apaga e o pc liga normalmente

aqui está acontecendo mesma coisas notei que é um dos HDS, bem antigo por sinal, que está com defeito. Troquei ele porém o problema agora foi o setor de boot que resolveu migrar de partição mas dái já é outro tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui está acontecendo mesma coisas notei que é um dos HDS, bem antigo por sinal, que está com defeito. Troquei ele porém o problema agora foi o setor de boot que resolveu migrar de partição mas dái já é outro tópico.

aqui tem vezes que dá tela azul, tem vezes que congela só... eu vou colocar uma placa de video pra ver se esse problema acaba

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui tem vezes que dá tela azul, tem vezes que congela só... eu vou colocar uma placa de video pra ver se esse problema acaba

colocou a bios nova? Aqui resolveu quase todos os problemas, ela esquenta mas demora muito mais pra dar problema de aquecimento.

Instale o hdtune e veja o resultado do smart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...