Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

IDE para MingW


joubet

Posts recomendados

:(

Poderim me indicar uma IDE para ser usada com o MingW ? baixei, atualizei e instalei o MingW, mas preciso de uma IDE para facicitar o uso. Já tentei o codeblocks versão 23MB e a versão 75 MB- completa. Tanto numa como na outra ao selecionar o GCC GNU;não consegi compilar os programas. Por isso estou pedindo para indicar uma IDE que não o code Blocks.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:(

Poderim me indicar uma IDE para ser usada com o MingW ? baixei, atualizei e instalei o MingW, mas preciso de uma IDE para facicitar o uso. Já tentei o codeblocks versão 23MB e a versão 75 MB- completa. Tanto numa como na outra ao selecionar o GCC GNU;não consegi compilar os programas. Por isso estou pedindo para indicar uma IDE que não o code Blocks.

Obrigado

qual é o erro que o IDE retorna, por qual razão, não é possivel compilar usando o IDE ?

Já tentou compilcar um código simples, por linha de comando, usando o MinGW do C::B ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente você escolheu o GNU GCC só no momento da instalação e não configurou depois de instalada para achar a pasta do minGW, se ainda estiver com o codeblocks instalado você pode ir até o menu settings > compiler and debugger... e na aba toolchain executables colocar o caminho para a pasta do minGW certa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puts, nem apagando o minGW e o code, reiniciando e ai pegando de novo vai?

Bom tem o eclipse com CDT mas a última versão parece que tem um pequenino bug no windows que faz com que os comandos de imprimir não coloquem as mensagens no shell do eclipse assim que o comando é executado... e tem também o conhecido devC++ que eu não gosto muito e o netbeans com plugin pra C/C++

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz o seguinte.....

clique com o btm direito sobre "Meu computador", va em propriedades depois em Avançado, ou algo do tipo, va em variaveis do sistema, procure na lista, um item chamado Path, va em alterar valor, e adicione no final da lista, o diretorio do compilador, por exemplo: ;C:\Mingw\bin

sim, tem que ter o ; para separar....

(:

De ma olhada nas fotos, caso você não consiga achar:

apFL3.jpg

ydOGd.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:(

Além de alterar a variável de ambiente realizei o seguinte procedimento:

Baixe a última versão do mingw, usando a opção 'download latest repository packages' na instalação. Quando estiver instalado, adicione a pasta do mingw no PATH do sistema (XP). Instale o MinGW na pasta 'C:\MinGW' ( NÃO é C:\MinGW\MinGW, corrija na instalação se aparecer isso ).

Depois, instale o Code::Blocks sem o MinGW incluído (versão 23 MB) e faça o seguinte:

  • Entre em Settings >> Compiler and Debugger....
  • Em "Selected Compiler", selecione GNU GCC Compiler.
  • Depois, navegue para "Toolchain Executables".
  • Em seguida, em "Compiler's instalation directory" clique no ... e selecione o caminho C:\MinGW (ou o local em que você o instalou).
  • Agora, confira se em "Program files" se está configurado como no seguinte (se não estiver, mude para isso):
    • C Compiler: mingw32-gcc.exe
    • C++ Compiler: mingw32-g++.exe
    • Linker for dynamic-libs: mingw32-g++.exe
    • Linker for static-libs: ar.exe
    • Debugger: gdb.exe
    • Resource Compiler: windres.exe
    • Make program: mingw32-make.exe

Entretanto não deu certo. Gostaria de saber qual a versão do eclipse serve para o MingW, fui na página que tinha várias versões, uma muito pesada que fazia referência ao C/C++(parecia uma ferramenta). Eu usava o DEV-C++, mas o compilador que vinha com ele estava desatualizado, não reconhecia certas propriedades de POO. Se puder indicar qual IDE eclipse correta usar ou outra IDE agradeço.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahh sim, então o que você pode fazer é baixar a menor versão do eclipse ( a não ser que você queira começar a programar em java todas aquelas ferramentas seriam desnecessárias) e ai quando você estiver com ele instalado você pode ir no menu ajuda e baixar os plugins o que você precisa é só do CDT plugin para C/C++

Só lembrando que ainda existe aquele bug que eu mencionei e que não sei se arrumaram e que para rodar o eclipse é necessário ter a JRE instalada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:(

Não entendo nada de Java. Precisso saber os links dos componentes que realmente iimportam para o MingW, para instalar as ferramentas corretas e um passo a passo. Se eclipse é para Java como pode servir para o MingW que é C++ ?

Existe outra IDE que venha com este ou outrocompilador atualizado gratuito ? GTK, por exemplo. acho que seria mais fácil.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ixi cara, acho que te confundi, ok vamos por partes:

1- Eclipse é um programa que é escrito na linguagem Java, originalmente criaram ele para programar em Java, mas com o tempo criaram extensões (plugins) para o programa e agora ele oferece suporte para programação em algumas linguagens, o nome do plugin que possibilita a programação em C/C++ é o CDT.

2- GTK não é uma IDE, GTK é uma série de bibliotecas para você desenvolver programas com interface gráfica em C

3- Quanto a outras IDEs com compilador junto eu não saberia dizer se existe outra, e nem recomendaria baixar tudo junto pois normalmente quando você faz isso ao desinstalar a IDE fica essa caca e se você tenta instalar outra coisa fica dando problemas de configuração. Eu não sei o que está acontecendo para você, mas se você puder formate seu HD e comece tudo do 0, pegue o minGW em separado e depois escolha a IDE que lhe agradar mais e configure ela para achar o minGW.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:(

Rapaz, se eu soubesse que instalar IDE com compilador embutido dava tanto problema, não teria feito isto. Quando desinstalei o codeblocks e o MingW (tentativas para fazer a coisa funcionar), usei até o Revo Uninstaller para garantir limpeza do registro, achando que estivesse evitando esta lambança. Com o regedit procurei rastros do Mingw e codeblocks. Não achei nada( talvez não tenha visto). No meu caso Formatar o HD não é uma opção desejável.

Vamos do inicio. Como você constatou me confundi e não sei distingui as ferramentas Java, então qual seria um link certo para a menor versão do eclipse (já que não sei qual é) ?

Se entendi bem a ordem da instalação é:

1- 1- Instalar o MingW

2- 2- Instalar o eclipse menor versão

3- 3- No menu ajuda do eclipse selecionar o CDT plugin para C/C++ (somente) e pronto.

É isso ?

Como não conheço outras IDEs em separado vou seguir sua sugestão tem alguma outra IDE em separado ( talvez de instalação mais simples) para recomendar ? as instalações de plug-ins, geralmente são via conexão internet; isto pode demorar.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.eclipse.org/downloads/packages/eclipse-ide-cc-developers-includes-incubating-components/indigosr1

Esse é o link para a versão do eclipse já com o CDT, assim você não precisa se preocupar em baixar plugins adicionais. Só o que você vai precisar é baixar o minGW e instalá-lo, e do JRE que você precisará para rodar o Eclipse, mas acho que isso já deve estar instalado no seu computador.

No link é só você olhar no menu a direita e procurar pela versão para o seu SO. Depois disso você ainda terá que configurar o eclipse para que ele saiba onde o minGW está instalado, e novamente na versão windows acho que ainda tem o bug onde o buffer da stdout não é esvaziado após algum comando de impressão na tela, você pode resolver isso colocando um fflush (stdout) após cada comando de impressão ou então colocando um:


setvbuff (stdout, NULL, _IONBUF, 0);

Logo no começo do seu main() assim que declarar as variáveis e antes de escrever qualquer comando. O comando serve só para que a saída não seja alocada em um buffer antes de ser imprimida. A última alternativa seria simplesmente compilar na IDE e rodar pelo prompt do windows, coisa que seria meio tosca pois destrói todo propósito de se ter uma IDE, mas de todas as alternativas é a única onde você não teria que escrever nada de especial para rodar o seu código.

Se tiver outros problemas avise.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:bigs:

A titulo de esclarecimento; o que é JRE ? pelo que entendi de sua resposta ele deve ser instalado antes do eclipse. Existe um link específico, ou pasta colocar JRE no Google que não tem erro ? não há risco te ter outra ferramenta com esta sigla ?

Estou achando o Google muito falho. Às vezes procuro determinada coisa, e quando acho que ache, ao clicar no link sou direcionado para uma página que não tem nada a ver.

Tirada esta dúvida, sábado (amanhã) começarei a baixar estas ferramentas.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:bigs:

A titulo de esclarecimento; o que é JRE ? pelo que entendi de sua resposta ele deve ser instalado antes do eclipse. Existe um link específico, ou pasta colocar JRE no Google que não tem erro ? não há risco te ter outra ferramenta com esta sigla ?

(...)

JRE = Java Runtime Enviroment

(Sim, o Eclipse precisa dele para rodar...)

Entre no site da Oracle, clique em downloads depois olhe no menu da direita, clique na opção Java SE, depois tem uma página onde você pode baixar o JDK ou JRE, baixe o JRE e seja feliz.

Lembrando que eclipse não se instala... Basta descompactar.

-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:)

Perguntei isso, porque tenho meu HD dividido em quatro partes (C,D, E e F); sendo que costumo instalar os programas no C e arquivos gerados por este no D. Considerando sua explicação, posso concluir, que a gravação do Workspace neste local, não influencia em nada a gravação dos meus arquivos cpp na partição D, correto ?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:)

Ok. Para facilitar. Onde no D, pois tenho uma pasta "fonte_C++".com várias sub-pastas por assunto

Veja a tela do eclipse anexa. Como indico que o Mingw está sendo usado ? Como faço para compilar os arquivos .ccp ? não vi nem uma opção “compiler”, só opções ran.

Obrigado

post-76789-13884960759714_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uhm, esse é um dos problemas do Eclipse, não dá pra pegar um código simples e só rodar. Pra ele você tem que criar um projeto e ai colocar o seu código fonte dentro dele... E você não vai achar compilar, no eclipse você dá um build, é um ícone com um martelinho por ai, quanto a achar o minGW, bom eu não estou com o CDT atualmente instalado então eu não sei onde vai para mudar isso, mas acho que deve ser no menu Project > Properties e ai na janela que abrir deve ter uma parte para selecionar o compilador... Agora você vai ter que explorar por ai ou achar algum tutorial para Eclipse + minGW no google

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...