Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Raid 0 Versus Particoes


andersonmichel

Posts recomendados

Salve galera.

Pessoal,e o seguinte: Estou com a seguinte duvida.Sei que RAID 0 aumenta

o desempenho no acesso as informações que estão no disco,mas,

posso ter varias particoes em um sistema em raid0 ou apenas uma?

Se a resposta for sim,o que acham desta divisao?

serao dois discos de 80gb.

10GB para o Sistema Operacional

10GB para Desenvolvimento(J2EE,DELPHI,ORACLE E SQL SERVER)

10GB para Arquivos pessoais

10GB para jogos

10GB para software(aqueles que copiamos para o discos,internet)

10GB para videos baixados da internet

50GB para captura de videos

50GB para ripar dvd's.

Se não puder fazer varias particoes em raid0,pensei no seguinte:

Disco 0.

10GB para o Sistema Operacional

10GB para Desenvolvimento(J2EE,DELPHI,ORACLE E SQL SERVER)

10GB para Arquivos pessoais

10GB para jogos

10GB para software(aqueles que copiamos para o discos,internet)

30GB para videos baixados da internet

Disco1.

40GB para captura de videos

40GB para ripar dvd's.

Outra duvida.Quando falo em particao para o Sistema Operacional,devo pensar

somente no S.O , officer, browser,antivirus?

Pensem no seguinte exemplo:Vou instalar um programa para captura videos.Este programa deve ser instalado na particao para captura de videos ou junto com o S.O?

Vou instalar um programa para desenvolvmento de software.Este programa deve ser instalado na particao para desenvolvimento ou junto com o S.O?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, quando você copia um arquivo de um drive para o outro, mesmo sendo o mesmo drive físico, demora muito tempo... principalmente arquivos maiores que 500Mb.

Ou seja, se vai colocar um drive em RAID pela velocidade, não vale a pena fazer esse monte de partição. Pelo menos no meu ponto de vista, pode ser que seja diferente mas com certeza é mais rápido que IDE, mas par mim quanto mais otimizado melhor...

A sua placa aceita RAID0 sim :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso ter varias particoes em raid0 em SATA?

Outra duvida.Quando falo em particao para o Sistema Operacional,devo pensar

somente no S.O , officer, browser,antivirus?

Pensem no seguinte exemplo:Vou instalar um programa para captura videos.Este programa deve ser instalado na particao para captura de videos ou junto com o S.O?

Vou instalar um programa para desenvolvmento de software.Este programa deve ser instalado na particao para desenvolvimento ou junto com o S.O?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por andersonmichel@15 abr 2004, 12:59

Outra duvida.Quando falo em particao para o Sistema Operacional,devo pensar

somente no S.O , officer, browser,antivirus?

Pensem no seguinte exemplo:Vou instalar um programa para captura videos.Este programa deve ser instalado na particao para captura de videos ou junto com o S.O?

instalaria todos na mesma partição que o S.O

pricipalmente se fizer como o Satoru disse...

e outra, já que vai fazer algumas partições, faz mais uma com 1Gb para swap, e formata ele em FAT16, que é mais rápido, então seu arquivo swap facaria bem mais rápido, e como você não iria mover arquivos pra ele não teria problema (se tiver alguma duvida em relação a isso me pergunte)

outra coisa, um HD de 80 Gb não tem necessariamente 80Gb, tem uns 78Gb pra menos, então você não faria essas partições bem assim como você quer, faltariam quuase 5Gb ai...

só isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sk4D1nh4@15 abr 2004, 13:05

Cara, escuta o Satoru. É mais fácil você criar no máximo umas 3 partições, tipo: SO, Dados e Backup...

A partir daí voce organiza tudo em pastas e subpastas bem estruturadas... É o que eu faria no seu lugar.

[ ]´s

Sk4D1nh4

Hum ?? No meu lugar ?!?! Mas eu não quero criar partição nenhuma :P

A pergunta é do andersonmichel, eu só acho que só vale a pena criar mais que três partições em HDs com mais de 120Gb...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por fredxyz@16 abr 2004, 16:26

Opa também interessei nessa história do swap, e tenho dúvida. Isso é um coisa recomendável pra todos os usuários então, de modo a deixar o swap mais rápido? Se eu tiver bastante memória ram, tipo 512, precisa?

bom... todo micro usa o swap... com muita memória RAM ele usa um pouco menos, mas usa também...

eu pelo menos faço assim, deixa uma partição de 1Gb mais ou menos pro swap

formata ele em FAT

pra mudar o Swap (no Win98), você clica com o botão direito em Meu computador >> Propriedades >> Desempenho >> Memória Virtual

cliqca em "Especificar minhas próprias configurações de memória virtual"

escolhe a unidade que você formatou

e deixa o tamanho minimo e máximo iguais (em torno de 2 vezes e meia a quantidade de memória RAM que você tem, se tem 128 Mb de RAM, você deixa em torno de 320 Mb no minimo e no maximo, mas isso não é obrigatório, cada uma deixa o quanto for necessario... se você tem 512 de RAM não precisa deixar necessariamente 1280 Mb de swp, pode deixar menos, porque dificilmente você chega a usar tudo isso...)

No Win2000 e o XP é parecido, você clica com o botão direito em Meu computador >> Propriedades >> Avançado >> Opções de Desempenho >> e em Memória Virtual você clica em Alterar

No C: você deixa o minimo e o maximo com 50 Mb (é preciso para o windows iniciar)

e na Partição que você criou pra isso você deixa o tanto que eu expliquei logo acima, na explicação pro win98 ok?

espero que tenha ajudado :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu pelo menos faço assim, deixa uma partição de 1Gb mais ou menos pro swap

formata ele em FAT

Faltou aí qual FAT, você queria dizer FAT16, enquanto o resto é formatado em FAT32 é isso?

Foi muito esclarecedor obrigado, deu pra entender! :D

Agora quanto à pratica, qual diferença de desempenho você sentiu nisso? Pretendo montar um micro com 512mb de ram, mas vou rodar programas gráficos pesados que usam muita ram como photoshop e flash, vale a pena fazer isso?

E o resto do pessoal aí, alguém mais já fez isso? Todo mundo acha uma boa e recomenda?

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por fredxyz@20 abr 2004, 15:38

Faltou aí qual FAT, você queria dizer FAT16, enquanto o resto é formatado em FAT32 é isso?

Isso mesmo

o próprio windows 2000 chama o FAT16 apenas de FAT... clica pra formatar uma unidade e você vai ver...

e o resto você pode formatar em FAT32 ou NTFS, o que for mais conveniente

e o melhor mesmo é formatar tudo com clusters grandes, principalmente na partição pro swap, formata ele com os maiores clusters possivel (e pra formatar no windows 2000 e XP vai no ferramentas administrativas >> Gerenciamento do Computador >> Gerenciamento de discos)

da uma lida nesse post do SOMBRA XXI sobre tamanho dos clusters (le o tópico inteiro se possivel)

quanto ao ganho de desempenho eu mesmo nunca senti pois não uso arquivos muito grandes, mas muita gente fala que melhora

o unico jeito de você mesmo saber se melhora é testando ok?

boa sorte, e se conseguir testar posta aqui pra gente ficar sabendo tambem valeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...