Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Piledriver - Vishera / Trinity - Review e questões técnicas


V i X

Posts recomendados

Ali ele está a 4,2, 15% mais que 3,6, e não 3,9, e o teste não é ST, é MT.

O teste em questão envolve tanto ST como MT. Observe na screenshot os resultados de CPU (Single Core) e MP Ratio.

No review do HT4U.net o FX-8150 pontua 6,03 em MT, explicitamente na frequência stock e turbo ativado. Se o benchmark do FX-8170 em questão estiver mostrando 4,2GHz referente ao turbo, temos então que ele está funcionando bem melhor. O FX-8150 chega, 'na teoria', em 3,9GHz com todos os núcleos ativados. O FX-8170 chega na teoria em 4,2GHz com todos os núcleos ativados, ou seja, um incremento de 7,7%. 6,85 corresponde a 13,6% de incremento de performance quando todos os núcleos estão ativados.

Portanto temos uma esperança de um turbo bem mais eficiente (se é que a frequência em stock é de 3,9GHz mesmo, conforme previsto).

Referência: HT4U.net

Já há amostras do 8170 da revisão B3 voando por ai:

win8-FX8170-CB11.jpg

http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?276844-AMD-s-FX-8170-speculation-and-what-FX-was-supose-to-run-clock-wise-at-launch

4.2GHz deve ser o clock do Turbo para todos os núcleos, o Turbo máximo (metade dos núcleos) deve ser 4.5GHz.

O Clock base é uma incógnica, mas acho que deve ser 3.8GHz.

Vocês observaram que no link da imagem tem o termo "win8"? Talvez esse seja um dos motivos para o desempenho bem melhor mostrado na screenshot do Cinebench: O uso do agendador do Windows 8.

Interessante também observar que, enquanto a screenshot do CPU-Z mostra o processador em 4,2GHz e 08 núcleos, a screenshot do CPUID Hardware Monitor mostra o processador frio em 26°C, com temperatura máxima de apenas 40°C!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nav, como estava usando o Windows 8, no teste ST ele estava ao clock máximo do Turbo (desconhecido ainda, mas provavelmente algo ao redor de 4.5GHz).

Estranho, pois em single-thread e turbo ativado o FX-8150 pontuou 1,03, segundo o HT4U.net, enquanto que no teste objeto de especulação no XS o FX-8170 pontuou apenas 1,04! :wacko: Talvez o problema se deva à versão crua do Windows 8 ou então ao modelo testado, que talvez seja um ES.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assumindo 4.5GHz como clock do Turbo máximo do 8170, é uma diferença de uns 7% em relação ao Turbo máximo do 8150.

Ali no teste do ht4u a diferença de clock entre o Phenom II X4 975 e 980 (3.6GHz vs 3.7GHz) é de 2.7% e o ganho foi de um pouquinho menos que 2% (1.09 contra 1.11).

Pela IPC menor, o Bulldozer não escala tão bem com clock, mas não sabemos que memórias no foram usadas 8170, por exemplo.

ps. Lá no ht4u o Bulldozer foi de 0.89 com o Turbo desligado (3.6GHz) para 1.03 com o Turbo (4.2GHz). 15.7% de ganho com 16.6% de clock.

Mas não houve mudança no Cinebench (1CPU) com DDR3-1333 ou DDR3-1866...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A AMD está prometendo melhorias notáveis no desempenho em relação a atual APU "Llano". Vazaram benchmarks em três categorias: performance visual (usando 3DMark Vantage), perrormance geral performance (usando PCMark Vantage), e processamento paralelo (GPGPU) (com base no CTP SP GFLOPS).

Comparativo de desempenho entre Llano=>Trinity das séries A8, A6, A4

3DMark Vantage => + 32%

PCMark Vantage => +13,8%

CTP SP GFLOPS => +56,3%

Isto poderia ser atribuído à arquitetura VLIW4 e ainda especula-se melhorias notáves na performance do CrossFire dual-graphics.

110b.jpg110c.jpg110d.jpg110e.jpg

Techpowerup

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Levando em conta o IPC do Bulldozer, talvez esse ganho no general performance (imagino que seja apenas CPU) esteja sendo obtido por aumento de clock, não ganho de IPC, o que não vai mudar muito do que temos hoje, CPU fraca e GPU forte. Obviamente espero estar errado, e que eles consigam aumentar o IPC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Levando em conta o IPC do Bulldozer, talvez esse ganho no general performance (imagino que seja apenas CPU) esteja sendo obtido por aumento de clock, não ganho de IPC, o que não vai mudar muito do que temos hoje, CPU fraca e GPU forte. Obviamente espero estar errado, e que eles consigam aumentar o IPC

Mas se o IPC aumentar ou se os clocks aumentarem, vai fazer diferença no fim das contas ?

Se conseguirem um "Bulldozer 2" rodando de 4.5 a 5.5 GHz com os TDPs de hoje, isso vai ser diferente de processadores com IPC melhor, clocks menores e mesmo desempenho deste inventado 5 GHz ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas se o IPC aumentar ou se os clocks aumentarem, vai fazer diferença no fim das contas ?

Se conseguirem um "Bulldozer 2" rodando de 4.5 a 5.5 GHz com os TDPs de hoje, isso vai ser diferente de processadores com IPC melhor, clocks menores e mesmo desempenho deste inventado 5 GHz ?

Aí que está, o ideal não seria aumentar apenas o IPC ou apenas o clock, e sim conseguir aumentar os 2 mantendo o TDP, ao menos era isso que eu esperava que o Bulldozer fosse conseguir em cima da geração anterior, mas o que temos? Um FX4100 que não consegue bater um Deneb no mesmo clock (consegue ser mais lento), idem pro FX6100 x Thuban e os FX81xx que só vencem em aplicações multithreaded. Isso sem falar no consumo ridículo desses FX (_(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for isso não seria problema, até porque o IB é pra ter melhoras principalmente em GPU.

Se empatar mais em cpu e continuar ganhando muito bem em gpu é win na certa, é só ter um processo de produçao bom dessa vez.

obs: isso pro mercado de notebooks, vingar em desktop acho que só quando tivermos um octo core bem melhor que o estão criticado, (mas que nao me parece todo esse horror tambem) bulldozer no mesmo socket... algo competitivo no mid/high

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que sim, e o marketing dessa vez foi esperto, de colocar numero maiores i3-A4, i5-a6, i7-A8 ... e todos sabemos que 4 é melhor que 3 né? rsrs

Pessoalmente acho até justo, se não considerar gpu off no intel, porque ai ja viu. Acredito que o llano e o trinity sao bons pra notes pela eficiencia energetica, mas principalmente pelo EQUILIBRIO, palavra chave ... ainda mais em notebook, em que espetar uma vga off mais tarde é fora de questao.

Agora é esperar pra ver, o que matou (um pouco, ja que vendeu 10 milhões pelo que vi) o Llano foi o processo de produçao.

Vou pra cama, boa noite eriberto e demais ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ou seja, é basicamente um SB com gpu mais forte?

Acho que você trocou o tópico Eriba... :D

Ainda fico com o pé atrás em relação a boa CPU, mas a GPU realmente será boa.

Concordo. Acho que 2 módulos Piledriver com uns 4.2GHz já conseguem trazer pelo menos alguma coisa significante a mais de desempenho em CPU se comparado ao Llano...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, não sei se aqui seria o tópico certo para isso mas... Depois do Corona, Wichita eis que a AMD vai matar o Deccan também, e vão lançar o Brazos 2.0 no lugar. o que resta é esperar o tal projeto WIN, mas que está tenso ver tanto projeto ser cancelado ahhhhhh isso tá.

http://www.xbitlabs.com/news/mobile/display/20111121213529_AMD_Readies_Brazos_2_0_as_Krishna_Wichita_Get_Delayed.html

Advanced Micro Devices has decided to delay or even cancel its code-named Deccan ultra low-voltage (ULV) platform for netbooks, notebooks and nettops and introduce much less advanced Brazos 2.0 platform for inexpensive PCs in 2012. Although the new platform will boost performance slightly compared to existing Brazos 1.0, it will not be as revolutionary as the Deccan.

Ps: Se não for aqui só mover para o local correto, tenquiu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, não sei se aqui seria o tópico certo para isso mas... Depois do Corona, Wichita eis que a AMD vai matar o Deccan também, e vão lançar o Brazos 2.0 no lugar. o que resta é esperar o tal projeto WIN, mas que está tenso ver tanto projeto ser cancelado ahhhhhh isso tá.

http://www.xbitlabs.com/news/mobile/display/20111121213529_AMD_Readies_Brazos_2_0_as_Krishna_Wichita_Get_Delayed.html

Ps: Se não for aqui só mover para o local correto, tenquiu

:D... Deccan é o nome da Plataforma, Wichita e Krishna seriam as APUs destinada à platoforma Deccan...

Ainda se acha hem Telminão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

VIX, são tantos tópicos que realmente me equivoquei, e nem sei para onde postar, deixa ai mesmo rss.

Essa lance de matarem o Deccan eu já havia visto, e salvo engano postado no tópico do BDZ e acho que é uma boa, eles tem que se concentrar em melhorar o que tem agora e não ficarem lançando lixo FailX, tem que arrumar o que tem em casa, como fizeram com o Phenon II, Llano, Bobcat, e a partir daí, lançar novas linhas.

O BDZ foi inovador, mas fracassado e incompreendido, espero que o Piledriver se saia melhor, se ter que abusar de um clock alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...