Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler Box Intel i5 750 2.66GHz 1156


dashidate

Posts recomendados

Estou com uma dúvida sobre a eficiência do meu cooler box para o processador i5 750 1156, placa mãe Gigabyte P55M UD2.

Atualmente meu computador anda bem instável. Está sempre reiniciando....

Tentei resolver o problema em outro tópico sobre computador reiniciando, pois estava achando que o problema era os software update do windows 7 x64, mas mesmo depois de formatar o pc, o problema persiste, não com a mesma frequencia, mas continua.

Na bios por padrão ele vem configurado para clock de x20 o cpu. Como o mínimo é x9 eu deixei no mínimo, mas mesmo assim ele anda instável.

Não fiz nenhuma atualização do windows 7, depois da última formatada....

Desabilitei o controle do fan da cpu para que fique sempre em alta rotação, mas mesmo assim o problema persiste.

Verifiquei que o cooler do cpu, após essas configurações gira em +/- 2000 RPM e a temperatura do cpu sem abrir nenhum programa fica em +/- 46ºC, o PCH +/- 60ºC.

Quando rodo um programa ou quando estou fazendo download de algo a o computador delisga e reinicia.

Não uso e nem sei mexer em overclock. E como eu tenho que deixar um ventilador ligado com o pc aberto para não travar... isso já tá me incomodando, pelo barulho....

Minha dúvida é, será que o meu cooler box está com problema e não está aguentando? Já troquei a pasta termica do cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como sua região tem temperaturas altas voce tem que verificar:

A pasta térmica está corretamente aplicada e é de boa qualidade ?

Seu PC tem ventilação suficiente ? ( ventoinhas adicionais)

O fonte é de boa qualidade ? Um fonte subdimensionado também reinializa o PC

O local onde o gabinete está é bem ventilado ? ( não pode ficar em local fechado pois a troca de calor é pela diferença de temperatura com o ar ambiente )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dashidate...

Informe a config completa do computador, inclusive com a FONTE (marca e modelo) para que o pessoal possa te ajudar de forma mais eficaz.

Abraço

Antes de mais nada agradeço as respostas...

Meu pc é:

Windows 7 x64 Professional (OEM)

Placa mãe Gigabyte UD2 P55M

Intel Core i5 750 2.66GHz

Placa video Radeon HD489x

DDR3-1333 4x2048MB (8GB)

HD 1000GB SATA Samsung HD103SJ F3

Fonte SilverStone SST-ST50F 500W

Gabinete Midi ATX Xigmatek Midgard Black

O gabinete já vem com 2 cooler (entrada de ar pela frente e saída por trás, que estão sempre no máximo)

Na bios, deixei o alarme de temperatura do CPU desativado, pois é só ligar que ele começa a bipar...

Também deixei desabilitado o controle do cooler da cpu para girar sempre na máxima rotação.

Baixei o CPU Core que por padrão da bios vem em x20 e agora deixei x9 (que é o mínimo). Como não entendo de overclock, queria fazer o contrário, um "donwclock" deixando os programas rodando no mínimo, já que não uso a potencia total da máquina e nem preciso no momento.

Essa condição começo faz uns 5 meses. A principio estava suspeitando das atualizações do windows que estava travando o pc e aumentando a temperatura, mesmo no standby (tela principal sem abrir nenhum programa). Postei esse tópico (http://forum.clubedohardware.com.br/windows-7-x64/971663), mas no final desisti de tanto não poder nem acessar a internet.... então formatei e instalei novamente o windows 7

Sobre a pasta térmica... eu coloquei um pouco no centro do cooler e fixei na cpu. Agora se foi a quantidade suficiente e ótima qualidade eu não saberia dizer pois pegue emprestado de um amigo. A cor da pasta original que veio no box era cinza e esse é branco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andei vendo o post anterior ( de setembro) e acredito que voce deve colocar mais uma ventoinha na tampa lateral do PC( de 12 cm de diametro). Só não sei se o gabinete tem a furação, mas se não tiver vai ter que trocá-lo, pois nunca ví um PC carregado como o seu ( aproximadamente 400W de demanda total ) com tão pouca ventilação ( essas ventoinhas que vem no gabinete são muito pequenas. O fonte também pode ser a causa pois não encontro nenhuma referencia dela. Minha configuração é parecida e uso uma Seasonic de 520 W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nunca ví um PC carregado como o seu ( aproximadamente 400W de demanda total ) .

Desculpe a pergunta, mas como você sabe que minha demanda é de 400w?

Eu instalei o AIDA64 Extreme edition e unica coisa que sei entender é quando clico nos sensores, e aparece a seguinte tela:

Temperatura

placa mãe: 29°C

Processador: 31°C

CPU1: 39°C

CPU2: 39°C

CPU3: 41°C

CPU4: 39°C

Diodo GPU (DIspIO): 43°C

Diodo GPU (MemIO): 46°C

Diodo GPU (Shader): 44°C

Coolers

Processador: 2170 RPM

GPU: 22%

Valores de voltagens

Núcleo CPU: 0.864V

+3.3V: 3.312V

+5V: 5.000V

+12V: (não aparece)

bateria VBAT: 3.280V

DIMM: 1.568V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é que existem calculadoras como essa:

http://extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp

pena que o site está com algum problema e não consigo colocar a configuração correta, pelo menos hoje.

As temperaturas mostradas estão Ok. Se puder siga meu palpite, coloque uma ventoinha lateral e arrange um fonte com PFC ativo acima de 550 W para testar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As temperaturas mostradas estão Ok.

O pc rodava até bem antes, mas depois que fiz as atualizações do SP1 do windows 7.... aí parece que começou a dar o problema.

Outra vez eu peguei e rodei o OCCT, que um usuário recomendou.

Antes de formatar a temperatura chegava em 80ºC e o próprio software pararava de rodar, dizendo que estava em temperatura crítica..

Após a formatação, rodei novamente e o software rodou direitinho por 30 min, antes não chegava nem por 8 min. Mas como não entendi o que isso representa... achei que estava tudo reparado com a formatação.

Entretanto, se estou usando o pc com um certo tempo, sem ter um ventilador assoprando no gabinete aberto, corro o risco dele reiniciar...

Também estou sem $$$ para ficar comprando coolers, trocando isso aquilo... entende...

Na verdade queria ir eliminando as possibilidades antes de ir as compras...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce que sabe. Só para ter uma ideia, um cooler de 12 cm deve estar entre R$ 20 e R$ 30,00. O fonte Seasonic 520 W comprei faz uns dois meses e paguei R$ 210+ frete e parece que abaixou o preço ( comprei em julho, os preços sobem nessa época). Os componentes do seu PC valem por baixo uns R$ 1.600,00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...