Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
burn/omegafire

[Resolvido] Como fazer "prompt" para usuario no CCS?.

Recommended Posts

Amigos, estou caminhando no trabalho final do meu curso e pintou uma duvida agora enquanto estou fazendo o programa.

No meio do programa:

...
while(funcao==1)
{
lcd_putc("\f Temp. Desejada");
lcd_putc("\n aperte botao 3");
if(input(pin_c5)){funcao++;}
if (input(pin_c3))
{
tempinicial--;
printf(lcd_putc,"\n %u graus",tempinicial);
delay_ms(500);
if (tempinicial=15)
{
set_adc_channel(1);
tempinicial= read_adc();
}
}
delay_ms(3000);
}
...

Em vez de usar a função delay para dar a chance de um usuario entrar com um comando desejada (nesse caso o toque no botão pin_c3 ou pin_c5), eu acho que provavelmente existe alguma coisa muito mais inteligente do que isso, mas como eu sou iniciante ainda, falta-me o conhecimento. Será que alguem ai pode me dar uma luz sobre como faze-lo?

Obrigado.

Editado por Bcpetronzio
Inserir CODE

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Explique melhor o seu caso.

você quer eliminar o delay de 3000 ms?

Falou

Compartilhar este post

Link para o post

Tem um pequeno erro num trecho do código;

if (tempinicial[COLOR="Red"]=[/COLOR]15)

Como é uma comparação,então deve-se usar '==';

if (tempinicial[COLOR="SeaGreen"][COLOR="RoyalBlue"]==[/COLOR][/COLOR]15)

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Colegas, já consegui resolver meu caso.

O que eu queria é mostrar uma opção ao usuario através do LCD, e quando ele apertasse um botão, o PIC executasse uma função. O meu problema era que se eu colocasse o lcd_putc("\f aperte botao tal") dentro do loop aonde o PIC estava verificando se o botão estivesse apertado, o LCD ficava piscando loucamente, impossibilitando completamente a leitura. Então, eu queria que ao chegar no condicional if que verificaria se o botão foi ou não apertado, o pic desse uma pausa para esperar o input do usuario, dessa forma o loop não ficaria sendo feito e o LCD não ficaria piscando loucamente.

Mas depois de pensar e quebrar a cara um bocadinho, criei um segundo código que resolveu meu problema:

...
    funcao =0;
    salinicial= 50;
    tempinicial= 50;

delay_ms(3000);
    lcd_putc("\f");

if (funcao==0){
    lcd_putc("\f calibrar");
    lcd_putc("\n Temp e Sal.");
    delay_ms(3000);
    lcd_putc("\fAperte botões");
    lcd_putc("\nCal. ou Func.");}

while(funcao==0)
    {if(input(pin_c5)){funcao++;}
    if (input(pin_c4))
    {
    set_adc_channel(0);
    salinicial= read_adc();
    sallcd=salinicial;
    set_adc_channel(1);
    tempinicial= read_adc();
    templcd=tempinicial;
    printf(lcd_putc,"\f Salinidade %u", sallcd);
    printf(lcd_putc,"\n Temperatura %u", templcd);
    delay_ms(3000);
    lcd_putc ("\f Calibragem");
    lcd_putc ("\n Concluida!");
    funcao++;
    delay_ms(3000);
    }
    }
    if( funcao==1)
    {lcd_putc("\f Escolha a");
    lcd_putc("\n Temperatura");
    delay_ms(3000);
    lcd_putc("\f Botao Ajuste");
    lcd_putc("\nou Botao Func.");}

while(funcao==1)
    {
    if(input(pin_c5)){funcao++;lcd_putc("\f");}
    if (input(pin_c3))
    ...

Colocando um if(funcao==0) {lcd_putc("o que eu quero");} antes do loop while(funcao==0){if(input(pin_c5){funcao++;}}, eu pude colocar a mensagem no LCD para o usuario antes que o loop de monitoramento dos botões apertados começar, e dessa forma, como a primeira instrução if só será executada uma vez, o LCD para de piscar.

Já adiantando uma outra duvida, como eu faço para usar a terceira e quarta linha de um LCD de 20x4? Eu pensei que colocando o \n eu conseguiria acessar as ultimas duas linhas do LCD, ou então usando o lcd_gotoxy(1,3);, mas não está dando certo. O esquema de ligação no PIC é igual ao do LCD de 16x2? Obrigado.

Editado por burn/omegafire

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo,eu usaria uma interrupcao de algum pino,para incrementar a variavel de controle(funçao).Para a verificaçao usaria um switch case.Ficaria tipo assim:

int rb0(por exemplo)
    funçao++;// toda vez que o rb0 mudar de nivel incrementa

menu:
    switch(funçao)
    case:0{
    lcd_putc("\f calibrar");
    lcd_putc("\n Temp e Sal.");
    delay_ms(3000);
    lcd_putc("\fAperte botões");
    lcd_putc("\nCal. ou Func.");}

if (input(pin_c4))
    {
    set_adc_channel(0);
    salinicial= read_adc();
    sallcd=salinicial;
    set_adc_channel(1);
    tempinicial= read_adc();
    templcd=tempinicial;
    printf(lcd_putc,"\f Salinidade %u", sallcd);
    printf(lcd_putc,"\n Temperatura %u", templcd);
    delay_ms(3000);
    lcd_putc ("\f Calibragem");
    lcd_putc ("\n Concluida!");
    funcao++;
    delay_ms(3000);
    }
    break;

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma observação,não sei sobre o código fonte gerado pelo CCs,mas geralmente um switch/case,é mais eficaz com comparações de vários 'case',pois gera uma Tabela no código fonte(código de máquina),para poucas comparações,geralmente é mais eficaz o 'IF'.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Consegui terminar o programa e ele já está funcionando como esperado.

O problema foi solucionado com o que eu fiz acima, e depois eu ainda persebi que o LCD piscava pelo comando \f dentro do lcd_putc("\f qualquer coisa") que é o comando para limpar a tela do LCD.

Dessa forma, colocando: lcd_gotoxy(1,1) antes do lcd_putc("qualquer coisa") sem o \f, já se garante que o LCD volte a primeira linha e coluna, bastando dar bastante barra de espaço dentro do comando para o espaço em branco sobrescrever o que estava no digito antes, ficando assim:

while (true)
    {
    lcd_gotoxy(1,1);
    lcd_putc("assim não "); // 20 espaços em branco
    lcd_putc("\n pisca no loop ");

Quanto ao switch case, eu até coloquei ele dentro do programa, mas nesse caso não fez muita diferença não. Mas vou deixa-lo lá, quem sabe no futuro ele acaba me sendo útil.

Compartilhar este post

Link para o post

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Compartilhar este post

Link para o post
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.
    Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais