Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recommended Posts

Temos os seguintes tipos de alto falantes:

Subwoofer

É um tipo de alto-falante usado para reproduzir freqüencias baixas (sons graves e sub-graves), geralmente abaixo de 100 Hz . O nome é dado devido a sua reprodução estar abaixo da reprodução dos woofers . Como nesta faixa de freqüência o cone precisa movimentar muito ar, são alto-falantes de diâmetro grande e alta excursão do cone (4 a 20mm de amplitude ).

Existem no mercado subwoofers dos mais diversos diâmetros e formatos, sendo os mais comuns os de 8", 10" e 12" de cone redondo. No entanto, é possível encontrar subwoofers de 6" até 22" em casos extremos. A máxima potência térmica admissível também varia bastante: de 50 a 5.000 W RMS.

O subwoofer tem seu compromisso acústico entre a resposta em freqüência e o tempo de resposta em função do tamanho do seu cone. Se tomarmos um cone grande, sua excursão movimenta grandes quantidades de ar e gera alta pressão sonóra ( SPL ) em freqüências sub-graves (<30Hz). Por outro lado, seu tempo de resposta é maior devido à maior massa móvel do conjunto, fazendo com que sons graves rápidos ( bumbos , tambores , notas rápidas) fiquem embolados. Para cones pequenos ocorre o oposto destes efeitos. Assim, o desafio dos fabricantes é buscar um cone pequeno e leve que consiga detalhar os graves sem embolar, mas com potência e excursão linear altíssimas para alcançar freqüências sub-graves e não prejudicar a resposta em freqüência.

Falando em Frequencia,devemos lembrar também dos cortes,o que notamos geralmente é que quanto mais baixo for o corte mais "macio" o Subwoofer consegue responder e quanto mais alto for o corte mais "seco" será o grave,porém o macio não tem tanta probabilidade ao ar livre quanto o seco.No carro se possui um alto falante emborrachado e rigido,provavelmente é um Subwoofer claro,e dependendo da sua resposta de frequencia que se ouvir melhor pra dentro do carro ou pra fora,no caso um Subwoofer é muito bom e macio de se ouvir pra dentro,mas pra fora não é a mesma coisa.

Woofer

É um alto-falante usado para reproduzir freqüências graves e médio-graves (300 Hz para baixo).Possuem borda rígida e seu tamanho pode variar de 5" a 18". Woofers que são usados somente para freqüências graves (120Hz para baixo) são chamados de subwoofers.

Muito usados em Pick-up por ter respostas "não tão baixas" quanto aos Subwoofer,o Grave de um Woofer não é tão macio quanto o de um Subwoofer,porém isso faz com que o Woofer tenha melhor resposta ao ar livre,seu corte de frequencia tem o mesmo efeito dos Subwoofer,mas no Woofer não é recomendavel usar muito baixo como nos Subs,pois faz com ele toque mais seco assim tendo maior rendimento ao ar livre.

Sua borda não são de borracha iguais o Subwoofer,geralmente são feito de um material mais leve no caso espuma e tecido resinado,alguns são tão seco que a borda é do mesmo papel usado no cone

Mid-Bass

Os MidBass(médio grave) são alto-falantes desenvolvidos para produzirem o som de baixa e média freqüência, normalmente acompanham todos os kits duas vias junto com os tweeters. Alguns MidBass maiores são usados para um sistema de trio elétrico.

São uma divisão dos mid-range , mas são mais voltados para a reprodução de frequências mais baixas (100 Hz a 3 kHz ), sons mais graves. Seu tamanho, semelhante ao mid-range, é inferior a 9".

Para se ter uma ideia,com ele fica mais diferenciado a vóz humana como a do Homem,que é a vóz mais grossa e mais grave.

Mid-Range

é um alto-falante usado para reproduzir as freqüências médias da música (300 Hz a 5kHz aproximadamente),assim, conseguem reproduzir a maioria dos instrumentos musicais. Falantes menores com tamanho abaixo de 8". Também engloba os mid-bass , falantes mid-range voltados mais para os médio-graves.

Muito utilizados em Sistemas de Som mais antigos,e alguns HI-FI.Muito encontrados com bordas feita de Tecido Resinado ou seca,que é do proprio papel do cone.

Corneta

Os Drivers são alto-falantes desenvolvidos para produzirem o som de média e alta freqüência, muito utilizado em sistemas de trio elétrico. Para a propagação do som é necessário a instalação de cornetas. Quanto menor a corneta maior o angulo de abertura do som e menor a intensidade, nas cornetas mais longas o angulo de abertura do som é menor, porém a intensidade é maior.

Em Mini-Sistem são um pouco diferentes,não são chamados de Cornetas e sim Driver Mid-High(médio agudo) que é o mesmo que uma Corneta Titanuim,mudando pouca coisa.

Reproduzem a faixa de 1000Hz a 10k Hz nas Fenólicas e 800Hz a 20Khz nas Titanium,isso pode variar dependendo do fabricante.

Tweeter

Mesmo não parecendo é considerado um alto falante, de dimensões reduzidas (variando de 0,5" a 3") usado para reproduzir a faixa de alta freqüência (5k Hz em diante) do espectro audível, ou seja, os sons mais agudos. Normalmente são feitos na forma de um dome de seda ou metal , como o alumínio.

Com respostas de 2000Hz a 16kHz nos Tweeters convencionais e 2000Hz a 20kHz nos Super Tweeter,alguns chegando na casa dos 22kHz,essa faixa de resposta pode variar de acordo com o fabricante.

Até ae tudo bem, certo?

Mas e se eu quiser montar um equipamento de som com apenas 2 alto falantes, com alta qualidade, que de para ouvir os graves, médios, agudos bem definido, qual o modelo de alto falante correto de se usar???

Tipo esse cd player usa qual tipo de alto falante?

http://download.p4c.philips.com/files/a/az302s_78/az302s_78__fv_.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mas e se eu quiser montar um equipamento de som com apenas 2 alto falantes, com alta qualidade, que de para ouvir os graves, médios, agudos bem definido, qual o modelo de alto falante correto de se usar???

Essa fórmula não existe meu caro! rsrsrsrsrsrs

O que os fabricantes geralmente fazem é colocar um woofer ou midrange, que reproduz bem médios, um pouco de agudos e um pouco de graves (estes nem tanto né...).

As especificações existem, mas ninguém respeita, vou lhe dar um exemplo bem bobo:

Você compra uma Edifier X100 por 100 reais e lá diz que a resposta em frequência é de 20-20000KHz com sensibilidade de 85dB.

Aí você compara com uma caixa de Home de uma linha barata da JBL que responde de 80-20000KHz e tem sensibilidade de 85dB e só esta caixa custa muito, mas muito mais... uma 6 a 8 vezes.

O que sugiro é olhar as especificações e ir lá ao vivo ouvir, com sorte encontra algum desses com tweeter também.

Lembre-se que em espaços abertos é pior pra se avaliar.

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×