Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o alto falante correto?


Posts recomendados

Temos os seguintes tipos de alto falantes:

Subwoofer

É um tipo de alto-falante usado para reproduzir freqüencias baixas (sons graves e sub-graves), geralmente abaixo de 100 Hz . O nome é dado devido a sua reprodução estar abaixo da reprodução dos woofers . Como nesta faixa de freqüência o cone precisa movimentar muito ar, são alto-falantes de diâmetro grande e alta excursão do cone (4 a 20mm de amplitude ).

Existem no mercado subwoofers dos mais diversos diâmetros e formatos, sendo os mais comuns os de 8", 10" e 12" de cone redondo. No entanto, é possível encontrar subwoofers de 6" até 22" em casos extremos. A máxima potência térmica admissível também varia bastante: de 50 a 5.000 W RMS.

O subwoofer tem seu compromisso acústico entre a resposta em freqüência e o tempo de resposta em função do tamanho do seu cone. Se tomarmos um cone grande, sua excursão movimenta grandes quantidades de ar e gera alta pressão sonóra ( SPL ) em freqüências sub-graves (<30Hz). Por outro lado, seu tempo de resposta é maior devido à maior massa móvel do conjunto, fazendo com que sons graves rápidos ( bumbos , tambores , notas rápidas) fiquem embolados. Para cones pequenos ocorre o oposto destes efeitos. Assim, o desafio dos fabricantes é buscar um cone pequeno e leve que consiga detalhar os graves sem embolar, mas com potência e excursão linear altíssimas para alcançar freqüências sub-graves e não prejudicar a resposta em freqüência.

Falando em Frequencia,devemos lembrar também dos cortes,o que notamos geralmente é que quanto mais baixo for o corte mais "macio" o Subwoofer consegue responder e quanto mais alto for o corte mais "seco" será o grave,porém o macio não tem tanta probabilidade ao ar livre quanto o seco.No carro se possui um alto falante emborrachado e rigido,provavelmente é um Subwoofer claro,e dependendo da sua resposta de frequencia que se ouvir melhor pra dentro do carro ou pra fora,no caso um Subwoofer é muito bom e macio de se ouvir pra dentro,mas pra fora não é a mesma coisa.

Woofer

É um alto-falante usado para reproduzir freqüências graves e médio-graves (300 Hz para baixo).Possuem borda rígida e seu tamanho pode variar de 5" a 18". Woofers que são usados somente para freqüências graves (120Hz para baixo) são chamados de subwoofers.

Muito usados em Pick-up por ter respostas "não tão baixas" quanto aos Subwoofer,o Grave de um Woofer não é tão macio quanto o de um Subwoofer,porém isso faz com que o Woofer tenha melhor resposta ao ar livre,seu corte de frequencia tem o mesmo efeito dos Subwoofer,mas no Woofer não é recomendavel usar muito baixo como nos Subs,pois faz com ele toque mais seco assim tendo maior rendimento ao ar livre.

Sua borda não são de borracha iguais o Subwoofer,geralmente são feito de um material mais leve no caso espuma e tecido resinado,alguns são tão seco que a borda é do mesmo papel usado no cone

Mid-Bass

Os MidBass(médio grave) são alto-falantes desenvolvidos para produzirem o som de baixa e média freqüência, normalmente acompanham todos os kits duas vias junto com os tweeters. Alguns MidBass maiores são usados para um sistema de trio elétrico.

São uma divisão dos mid-range , mas são mais voltados para a reprodução de frequências mais baixas (100 Hz a 3 kHz ), sons mais graves. Seu tamanho, semelhante ao mid-range, é inferior a 9".

Para se ter uma ideia,com ele fica mais diferenciado a vóz humana como a do Homem,que é a vóz mais grossa e mais grave.

Mid-Range

é um alto-falante usado para reproduzir as freqüências médias da música (300 Hz a 5kHz aproximadamente),assim, conseguem reproduzir a maioria dos instrumentos musicais. Falantes menores com tamanho abaixo de 8". Também engloba os mid-bass , falantes mid-range voltados mais para os médio-graves.

Muito utilizados em Sistemas de Som mais antigos,e alguns HI-FI.Muito encontrados com bordas feita de Tecido Resinado ou seca,que é do proprio papel do cone.

Corneta

Os Drivers são alto-falantes desenvolvidos para produzirem o som de média e alta freqüência, muito utilizado em sistemas de trio elétrico. Para a propagação do som é necessário a instalação de cornetas. Quanto menor a corneta maior o angulo de abertura do som e menor a intensidade, nas cornetas mais longas o angulo de abertura do som é menor, porém a intensidade é maior.

Em Mini-Sistem são um pouco diferentes,não são chamados de Cornetas e sim Driver Mid-High(médio agudo) que é o mesmo que uma Corneta Titanuim,mudando pouca coisa.

Reproduzem a faixa de 1000Hz a 10k Hz nas Fenólicas e 800Hz a 20Khz nas Titanium,isso pode variar dependendo do fabricante.

Tweeter

Mesmo não parecendo é considerado um alto falante, de dimensões reduzidas (variando de 0,5" a 3") usado para reproduzir a faixa de alta freqüência (5k Hz em diante) do espectro audível, ou seja, os sons mais agudos. Normalmente são feitos na forma de um dome de seda ou metal , como o alumínio.

Com respostas de 2000Hz a 16kHz nos Tweeters convencionais e 2000Hz a 20kHz nos Super Tweeter,alguns chegando na casa dos 22kHz,essa faixa de resposta pode variar de acordo com o fabricante.

Até ae tudo bem, certo?

Mas e se eu quiser montar um equipamento de som com apenas 2 alto falantes, com alta qualidade, que de para ouvir os graves, médios, agudos bem definido, qual o modelo de alto falante correto de se usar???

Tipo esse cd player usa qual tipo de alto falante?

http://download.p4c.philips.com/files/a/az302s_78/az302s_78__fv_.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mas e se eu quiser montar um equipamento de som com apenas 2 alto falantes, com alta qualidade, que de para ouvir os graves, médios, agudos bem definido, qual o modelo de alto falante correto de se usar???

Essa fórmula não existe meu caro! rsrsrsrsrsrs

O que os fabricantes geralmente fazem é colocar um woofer ou midrange, que reproduz bem médios, um pouco de agudos e um pouco de graves (estes nem tanto né...).

As especificações existem, mas ninguém respeita, vou lhe dar um exemplo bem bobo:

Você compra uma Edifier X100 por 100 reais e lá diz que a resposta em frequência é de 20-20000KHz com sensibilidade de 85dB.

Aí você compara com uma caixa de Home de uma linha barata da JBL que responde de 80-20000KHz e tem sensibilidade de 85dB e só esta caixa custa muito, mas muito mais... uma 6 a 8 vezes.

O que sugiro é olhar as especificações e ir lá ao vivo ouvir, com sorte encontra algum desses com tweeter também.

Lembre-se que em espaços abertos é pior pra se avaliar.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...