Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
piterog

Led + usb + rca

Recommended Posts

Dae pessoal.. seguinte eu tenho um xbox mas to afimd egfazer alguima coisa diferente nele.. resolvi fazer alguma coisa com LEDs, porém não tenho muita noção de eletrônica, s}ô formado em eletrotécnica...

Queria ligar esses Leds na USB do Xbox, mas não tenho ideia do que fazer.

Tinha pensado em algo assim...

Uma ''chave'' com 3 posições, DESLIGA/LIGA TUDO/LIGA EM SEQUENCIA OU PISCANDO

Queia algo assim.. mas não sei o que usar e nem o circuito pra isso ;/

Se alguém poidesse me dar uma ''luz'' :o

Eu agradecia.. brigadao \o

Boa tarde a todos!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você quer fazer alguma coisa com leds usando como fonte o usb do xbox, posso dar algumas dicas: primeiro, a tensão que você irá usar pros leds não pode ser maior do que 4.5v.Se a tensão do usb do xbox for maior do que isso, use resirtores ou reguladores de tensão (tudo você encontra em qualquer loja de eletronica).E se você quiser controlar a potencia dos leds, use um potenciometro e a unica coisa que não sei é como faze-los ficar piscando.

Eis um esquema simples,mas não se esqueça de usar resistores para 4.5v :

post-920688-13884960816075_thumb.png

post-920688-13884960816075_thumb.png

Compartilhar este post

Link para o post

DAe amigão, ótimo!

Gostei do esquema.;. só tenho algumas pergutnas!

Eu fiz o teste aqui e tá saindo 4,95v na USB do Xbox...

Quais resistores e qual LED eu devo comprar? E... tem como eu por até 10 LEds em paralelo? antes de cada LED tenho que por um resistor correto!?

Outra dúvida é: Para que aquele resistor no - da saída do Xbox?

O da saída + é para reduzir a tensão no LED correto!?

Eu gostei desse esquema e nem vou colar o outro de piscar e tal!

Obrigado.. abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Podes usar tranquilamente. Você primeiro deve escolher qual tipo de LED deseja. Os leds normais (difusos) tem queda de tensão na ordem de 2V e operam com 5 a 10mA. Os leds de alto brilho possuem queda de cerca de 3V e operam com 5 a 20mA. A sua fonte é de aproximadamente 5V (tensão da USB). Com a lei de ohm podes calcular a corrente de cada led.

R= V/I onde,

R= resistência (ohm)

V= tensão (volt)

I= corrente (amper)

Sendo assim, calcule a tensão que tens sobre o resistor ( que vai em série com o led, entre o led e a fonte ) escolha a corrente que queres para que o led opere (dentro dos limites citados) e calcule o valor da resistência. Depois basta arredondar o valor para um resistor comercial próximo.

Temos a séria E12 (mais comum):

10\12\15\18\22\27\33\39\47\56\68\82

Esses valores podem ser multiplicados por qualquer potência de 10 (10/100/1000/ ...).

Ex.: Digamos que a fonte tenha 12V e o led seja de alto brilho operando com 15mA.

12-3 = 9V (tensão sobre o led)

9V / 0.015A = 600R (resistência calculada)

Arredondamento mais próximo é de 560R. Podemos calcular a corrente com o valor comercial para garantir que não seja maior que o possível:

(12V-3V)/560R = 0.016A (permitido, tudo OK).

Compartilhar este post

Link para o post

Ótimo.. no caso eu vou comprar os de alto brilho ok!?

Então

5-3 = 2v

2v/0,020= 100Ohns

Então dá pra usar o 120Omhs pra garantir.. mesmo que não seja tão intensa a luminosidade que creio não fará tanta diferença...

A questão é.. se cada LED usa 20mA +/- e minha fonte disponibiliza cerca de 500mA eu posso usar a quantia de 25 LEDs correto? mas como eu vou usar só uns 10 não tem problema correto tambem?!

E qual potenciomentro eu devo usar?! Não sei como comprar um potenciomentro e nem quanto custa mais ou menos!

Abraços e valeo pelas respostas!

Compartilhar este post

Link para o post

Esse tipo de potenciômetro (de carvão) não é adequado para o ajuste de tensão de muitos led's em função de sua capacidade baixa de dissipação..

Ou você coloca um desses e um transistor para ajudar ou coloca um potenciômetro de fio que tem uma capacidade maior de dissipação (mas é mais caro)

Compartilhar este post

Link para o post

faller

Mas ele não é adequado porque? Há algum problema se eu por ele? O que acontece com ele que com o de fio não acontece?!

E o de fio é mais caro tipo quanto!?

E se eu usar esse de carvão como eu compro ele!?

Abraços!

EDIT: Eu já não lembro mais.. Potenciometro e Reostato não são as mesmas coisas correto!?

Se eu usar o reostato antes logo após a saída do +5v ? Iria limitar a corrente pra todos os leds que eu ligar em paralelo nao vai!? Assim vai diminuir a intensidade da luz correto!?

Eu posso tá falando bobagem por isso me corrijam!

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
faller

Mas ele não é adequado porque? Há algum problema se eu por ele? O que acontece com ele que com o de fio não acontece?!

E o de fio é mais caro tipo quanto!?

E se eu usar esse de carvão como eu compro ele!?

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

faller

Ahan.. entendo.. a pena é que não queria gastar tanto em um potenciomentro.. na questão do reostato como fica? não tem comof azser?! É mais caro???

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Vou te expliccar sobre os potenciometros:

Potenciometros são resistores reguláveis, e a função do resistor é ajustar a tensão de saída , então resistores reguláveis poderão variar sua tensão de saída.Ex.:se você colocar 5v nos dois terminais laterais(+ e -), ligar o positivo do led no terminal do meio, e ligando o terminal negativo do led no negativo da fonte;o potenciometro poderá variar a tensão de 0v a 5v. se voce colocar 10v no potenciometro ele poderá variar de 0v a 10v.Os poteciometros de carvão tem resistores muito fáceis de queimar.Eu comprei um potenciometro de carvão e fiz o circuito com o led...Aí ele fez até um cheirinho de queimado... (os de fio são muito melhores). Acontece que se você colocar muitos leds, vai ter que passar mais corrente e seu potenciometro vai queimar rapidinho...Para entender melhor, imagine seu circuito como um encanamento de água(na realidade , em vez da água são elétrons)

imagine também como se sua fonte fosse uma bomba de água(ela empurrará a água pelo negativo e puxar pelo positivo),a tensão será a velocidade da água.A resistÊncia será a grossura do tubo;e a corrente será a quantidade de água que passa pelo tubo.Imagine seus leds como casas( que consomem água) e se voce ter muitas casas, vai ter que ter um tubo grande, que será dividido em muitos para chegar as casas.Ah, agora vou falar sobre o potenciometro.Imagine-o como um regulador de pressão da água, (que poderá variar a espessura do seu tubo, como uma torneira) e os potenciometros de carvão terão canos frágeis.Assim que passar muita pressão sobre ele irá explodir.:D

Assim dá para entender melhor.(mas não se esqueça que em vez da água é corrente elétrica)

Eu comprei o meu potenciometro de carvão por r$1,80 , e um potenciometro de fio deve custar uns 5 reais...

Compartilhar este post

Link para o post

Ótimo galera.. brigadão pela ajuda! Eu vou fazer isso então, se der algo errado eu posto aqui pra vocês me derem uma ajuda! Grande abraço!

Boa tarde galera!

Seguinte:

Venho a uns 2 dias lendo o forum na parte de iluminação e achei algo parecido com o que eu gostaria mas nada igual então:

Eu tenho um Xbox com saída USB(5v) e ligo como tô sem grana pra comprar uma TV uso ele no monitor do PC mesmo e uso o audio dele na entrada de MIC do PC... assim quando o jogo começa é como se o PC interpretasse que alguém estava falando num microfone e reproduzisse o som nas caixinhas correto?!

O saída do meu Xbox contem um cabo assim:

AV-VGA-RCA-XBOX.jpg

E esse cabo RCA eu conecto num adaptador RCA/P2 como esse:

img?s=MLB&f=151412576_8012.jpg&v=O

E como fica curto pra ligar no PC eu ligo numa emenda P2 como essa:

E só aí então eu ligo na entrada do MIC no PC.

Eu gostaria de fazer a seguinte situação:

usar uma chave 3 posições, DESLIGA/LIGA TUDO/ LIGA COM RITMO

Claro que o Ritmo seria o som dos jogos no Xbox..

O que eu gostaria de saber é quais componentes usar, quanto aos LEDS, acho que seriam mais ou menos uns 10 ligados em paralelos com resistores de 120 Ohms, lembrando que ligaria na USB..

Uma das minhas dúvidas seria.. realmente esse RITMO nos Leds ficaria vizivel? O que faz com que a visibilidade do RITMO seja auemntada ou diminuída?!

Abraços a todos e valeo!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais