Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
mister nintendo

Reconhecendo imagens

Recommended Posts

amigos do Clube do Hardware tenho um problema e peço sua ajuda sou estudante de mecatronica do Centro Paula Souza e tenho o tcc pra fazer estou fazendo uma frezadora de placas (como funciona?) eu desenho no pc

um circuito de uma placa e ela vai la e tira o cobre onde no desenho esta em branco, e onde no desenho esta preto ela deixa o cobre, como um desenho no paint onde tiver desenhado(as linhas pretas) fica o cobre e onde não tiver desenhado (parte branca) ele tira o cobre, e esta legal se eu programo num pic onde deve rancar o cobre e onde deve deixar ele faz certo, mas eu queria desenhar no pc e atraves da (preferencialmente da usb mas aceito ajuda em qualquer porta do pc) ele enviar onde deve rancar o cobre e onde deve deixar o cobre mas eu preciso saber alguns detalhes sobre imagens no pc por exemplo esse smile

(_(

como eu sei que a cor do pixel que esta na testa dele é da testa e não do queixo, o que eu quero saber é o enderaçamento dos pixels como é que acontece, não sei se estou me expressando bem? como é vem uma sequencia de codigo antes informando o local onde aquela cor deve aparecer?

qualqer ajuda é muito bem vinda desde sermões até a dicas

Editado por mister nintendo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

voce pode usar o sistema que uma impressora usa.

Ela faz a varredura horizontalmente da esquerda para direita plotando os pixeis.

voce pode ler um arquivo .BMP preto e branco e ir mandando os dados para o microcontrolador.

Qual linguagem de programação vai usar no lado do PC?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • voce pode usar o sistema que uma impressora usa.

Ela faz a varredura horizontalmente da esquerda para direita plotando os pixeis.

voce pode ler um arquivo .BMP preto e branco e ir mandando os dados para o microcontrolador.

Qual linguagem de programação vai usar no lado do PC?

amigo isso que você falou acho que pode funcionar perfeitamente mas eu sou muito leigo em linguagem para pc como reconhecer se o pixel é preto ou branco? ou como fazer este deslocamento do pixel lido ?

não sei que linguagem usar por que não conheço profundamente nenhuma liguagem ainda a que eu mais conheço é c++

Compartilhar este post

Link para o post

Este projeto não está acima doque aprendeu?

Se eu te passar o projeto completo,vai parecer uma encomanenda,se eu for te explicar todos os passos e ítens,da ideia proposta,vai ficar parecendo um curso de Hardware/Software -> Micro/PC..

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Este projeto não está acima doque aprendeu?

Se eu te passar o projeto completo,vai parecer uma encomanenda,se eu for te explicar todos os passos e ítens,da ideia proposta,vai ficar parecendo um curso de Hardware/Software -> Micro/PC..

na minha escola eu ainda não tive programação de pc mesmo se tiver acho que não vai chegar neste nível

amigo você esta certo mas então me passa o básico do que você acha que vai ser importante para esse projeto e por favor me responde pelo menos as duas perguntas que eu te fiz e me passa umas key words pra mim procura na net sobre o assunto

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos ver se consigo te passar uma ideia.

Vamos supor que voce vai abrir uma imagem Preto e Branco no PC.

layoutdo.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Nesta imagem voce faria uma 'varredura' da esquerda para a direita,lendo Bit a Bit e enviando para o Microcontrolador.

Como voce esta fazendo uma 'fresa' para PCI,voce tem que saber aonde o motor da fresa tem que 'decer' para corroer o cobre e onde não deve decer(é onde a trilha permanece).

Seguindo a imagem abaixo,voce pode tentar entender a lógica;

binyt.png

Uploaded with ImageShack.us

A resolução de Bits desta imagem não é real,está aumentada para demonstração.

voce pode perceber que onde é preto o bit é 1 e no branco o bit é 0.

voce enviaria a sequencia completa da imagem para o microcontrolador fazer a lógica para acionar a fresa.

Ler da esquerda para a direita até o ultimo Bit,o 'carro' da fresa deceria uma 'linha' e continuaria .

Espere que isso ajude em alguma ideia.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • aqui esta o que meu grupo vai fazer de tcc o problema não é a parte mecanica nem controlar a engenhoca o negocio é o software que temos que desenvolver

nenhuma parte mecanica nem como controlar nem como programar o pic nada disso é duvida o negocio é o software do pc

vou fazer em delphy ou em C++ posso fazer em outras linguagens o negocio é (vou por etapas com as perguntas quando souber uma faço outra)

como sei que algo no pc é uma imagem não um texto executavel etc

me entendem que word byte ou qualquer outro dado que difere isso sabe me fala isso é uma imagem btm bmp gif jpeg

como pegar esse amontuado de 0 e 1 reconhecer como uma imagem posso explicar melhor se não entenderem minha duvida

Compartilhar este post

Link para o post

Da um tempinho que posto uma rotina em Delphi(mais fácil para voce usar).

Compartilhar este post

Link para o post

As coordenadas vem de um arquivo do desenho da PCB em vetor, pra PCB usa-se o Gerber onde tem até a informação dos diâmetros dos furos pra furadeira. Em CNC é usado o formato .dxf ja vi alguma coisa sobre PDF também.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • sabe onde

me desculpas se pareço desprezar sua ajuda jamais faria isso te agradeço muito

mas é que estava pensando em usar estes programas caso não der certo que meu grupo fara pois o tcc é de mecatronica então temos que mostrar parte mecanica, eletronica, algo com o pic, e o software

mas por favor continue me ajudando pois caso o software do meu grupo não der certo vou fazer assim ai ja ta tudo engatilhado é só fazer ajustes se necessario e manda bala desse modo com os programas prontos

obrigado rafael.luc

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • achei muito interessante este negocio posso fazer um software que le as coordenadas dadas e transmite para umas das portas do PC meu grupo é bom vou levar paralelamente esses dois projetos o de ler a imagem e este do formato gerber ai o que der mais certo é o que vai

Compartilhar este post

Link para o post

não e querendo tirar sua atenção da fresa que tira a parte do cobre, mas voce poderia pensar em fazer uma "cnc" com caneta, que ao invés de tirar o cobre ela apenas marca a parte preta, ou seja a trilha, eu acho mais viavel e menos desgastante, e por as brocas se danificarem muito rápido e serem as vezes caras as mais resistentes.

sem falar na furadeira que deve gastar uma nota.

Editado por mrvalterhugo

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • um grupo do ano passado fez desse modo e também é legal mas o problema não é nenhuma parte dessas e sim o software do PC realmente é so isso mesmo mas obrigado pela dica

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais