Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

De 9V para 12V - uma luz para resolver


leonardobraga

Posts recomendados

Boa tarde pessoal

Bom, to começando com eletrônica então peço que tenham paciência comigo se eu estiver fazer perguntas muito básicas.

Estou querendo fazer um projetinho de pisca-pisca eletrônico com 2 led e 555 (multivibrador astável)

Então pra praticar, eu peguei um esquema pronto que funciona a 9V, sendo que a fonte que tenho disponível aqui é de 12V. Supondo que eu não queira comprar outra fonte pronta, pergunto:

- Para baixar a tensão, preciso saber o consumo do circuito (estou certo ou não é bem assim?) para então saber qual resistor eu devo usar (é isso?). A pergunta é, como fazer este calculo? Uma "regrinha de 3" baseando-se nos valores dos resistores definidos no esquema com 9 V resolveria? São 4 resistores no circuito, 2 leds, 1 capacitor e 1 ci NE555

- o NE555 já vem pronto para funcionar? ou tenho que fazer alguma coisa com ele para que o mesmo funcione como multivibrador astavel? Vi em alguns videos que os caras pegavam uns chips e gravavam dados nele, era PIC alguma coisa.

Não postei o circuito aqui porque queria ter apenas uma luz de como fazer essa conversão do esquema original de 9 para 12V, e não apenas a resposta pronta. Mas se não tiver jeito eu posto aqui. :)

Desde já obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo se o seu medo é queimar o CI não precisa ter esse medo ja vi trabalhos do 555 com 16V e isso não e muito recomendável mas 12V é a faixa de atuação perfeita deste CI o PIC é outra coisa bem diferente ele é uma serie de circuitos que formam como se fosse um pc pequeno ele tem memoria ram processador memoria eeprom (que é uma memoria que voce não perde os dados gravados nela) no pic voce tem que fazer um programa e gravar nele para ele rodar seu programa e fazer o que voce quiser com o 555 é so montar o circuito corretamente e botar pra funcionar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você pode usar em 12v mesmo,so recalcular os resistores para esta tensão.O 555 é um circuito empacotado na verdade,dentro de 555 tempos comparadores,flip flop,transistor......tudo empacotado em um pequeno chip.As topologias a se usar ,astavel ,monoestavel,etc..... depende do circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, quero baixar a tensão pra ficar igual como ta no esquema =)

Então se eu conectar 12V neste circuito que pede 9V, eu não vou queimar nada?

Outra pergunta, o 7809 seria um regulador de tensão, certo? É fácil encontrar?

Se eu fosse ligar esse regulador, ligaria ele lá perto do positivo pra servir como se fosse uma fonte que emite 9V??

Ah, obrigado pelo esclarecimento mister e caroline =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

POis é jorge, queria saber como fazer este calculo para alterar o valor dos resistores, seria interessante pra mim, didaticamente falando, não necessitando colocar mais um componente como o regulador.

*ok rick, obrigado, vou considerar comprar um regulador caso fique complicado alterar o valor dos resistores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo pode montar o ciruito tranquilo,o que vai mudar é o tempo das piscadas ,visto que os resistores foram dimensionados para esta tensão de 9v.Se ver que fica lento ou muito rápido pode ir alterando os valores dos resitores.Mais para titulo de aprendizagem ,segue o link http://www.eletronica24h.com.br/CURSOAO/aparte3/aulas/Aula555_01.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Amigo pode montar o ciruito tranquilo,o que vai mudar é o tempo das piscadas ,visto que os resistores foram dimensionados para esta tensão de 9v.Se ver que fica lento ou muito rápido pode ir alterando os valores dos resitores.Mais para titulo de aprendizagem ,segue o link http://www.eletronica24h.com.br/CURSOAO/aparte3/aulas/Aula555_01.html

Desculpa discordar do amigo...

Sequer a frequência deverá alterar de modo perceptível. A frequência de um 555 é bastante independente da tensão pois se baseia numa relação e não em valores absolutos. Quanto a tensão ele tolera como máxima tensão de trabalho em 18 Volts como mostra seu datasheet..

LM555mximatenso.jpg

Monte seu circuito amigo sem mudar nada e pode sim alimentar com 12 Volts..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jorge, os exercícios propostos do link que você me passou está em nível de engenharia ou técnico? Por que no meu curso técnico não tive nada parecido com isso! Os exercícios propostos são incríveis (embora não tenho conseguido compreender bem as explicações).

To vendo que ainda tenho q estudar muito!

Outra questão, que tipo de potenciômetro eu poderia utilizar para alterar de modo perseptivel a frenquencia das piscadas? Tenho um aqui de 500K mas não sei nao... serve?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
jorge, os exercícios propostos do link que você me passou está em nível de engenharia ou técnico? Por que no meu curso técnico não tive nada parecido com isso! Os exercícios propostos são incríveis (embora não tenho conseguido compreender bem as explicações).

To vendo que ainda tenho q estudar muito!

Outra questão, que tipo de potenciômetro eu poderia utilizar para alterar de modo perseptivel a frenquencia das piscadas? Tenho um aqui de 500K mas não sei nao... serve?

Amigo.. Não existe um modo somente de fazer um aestável com o LM555, existem muitos e nas mais diferentes frequências.

Ajudaria muito saber de que circuito, que diagrama, estás falando. Tens como postar o desenho esquemático do mesmo..

Dá sim para usar um potenciômetro desse valor só não dá para saber se ele irá variar a frequência de um modo como desejas, se vai variar a maior, ou a menor, ou de acordo. Poderá acontecer que um toque mínimo do potenciômetro já altere demais a frequência. Entendestes???

Se postares o desenho ou um link para o mesmo facilitaria a ajuda..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o circuito que eu quero experimentar fazer é esse aqui:

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAtMgAB/pisca-pisca-ci555

Parece fácil, por isso, depois que eu conseguir montar direitinho, eu queria inovar e incrementar coisas nele, tipo colocar um potenciometro pra controlar a velocidade das piscadas. Neste caso, são 2 leds. Eles piscarão alternadamente ou juntos? Existiria alguma forma de controlar as piscadas de cada um separadamente? Dependendo do caso, 1 potenciomentro controlaria a piscada dos 2 juntos de maneira simétrica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Podes colocar ai o potenciômetro de 500k em série com o resistor de 330K, que agora eu reduziria para 120K em série com o potenciômetro de 500K

Desse modo alterarias o tempo da piscada de cada led de

Mínimo = 120k x 0,693 x 0,0000047 = 0,4 segundos

Máximo = [120k + 500k] x 0,693 x 0,0000047 = 2 segundos

O esquemático ficaria assim:

ttt.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito bom isso! Amanhã mesmo vou comprar os componentes, montar no protoboard e postar os resultados. Obrigado!

Então pessoal,

Eu montei o circuito (tudo me custou R$ 3,10) e funcionou até que direitinho! Só uma coisa eu achei estranha. Quando me aproximo do modo pisca-pisca rápido, noto que o L1 pisca muito rápido e o L2 fica mais tempo aceso. Curioso é que ele no modo mais lento, os leds não piscam na mesma frequencia do calculo. Será que fiz algo errado? Só fazendo um vídeo pra vocês verem. Não sei se é normal.

Ah, coloquei ainda um pequeno beep em série com L1 pra ficar legal =)

Tava com ideia de depois imendar isso num sensor de presença, ligando o pisca-pisca-beep quando alguém passar pelo ambiente =D vou procurar algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Então pessoal,

Eu montei o circuito (tudo me custou R$ 3,10) e funcionou até que direitinho! Só uma coisa eu achei estranha. Quando me aproximo do modo pisca-pisca rápido, noto que o L1 pisca muito rápido e o L2 fica mais tempo aceso. Curioso é que ele no modo mais lento, os leds não piscam na mesma frequencia do calculo. Será que fiz algo errado? Só fazendo um vídeo pra vocês verem. Não sei se é normal.

Ah, coloquei ainda um pequeno beep em série com L1 pra ficar legal =)

Tava com ideia de depois imendar isso num sensor de presença, ligando o pisca-pisca-beep quando alguém passar pelo ambiente =D vou procurar algo.

Isso dai tem toda a cara de montagem com valores errados dos resistores...

Cheque sua montagem, bem como os valores dos resistores adotados...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gravei esse video, vê se é isso mesmo ou se tem alguma coisa errada? É a primeira vez que monto um circutio assim.

2 pisca pisca led testando - YouTube

Note em determinado ponto, o verde pisca tão rápido que parece estar aceso todo o tempo, já o vermelho pisca rápido mas da pra notar as piscadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tire esse bip em série com o led que tudo vai voltar ao normal.. Esse bip tem um circuito internamente e nesse circuito há de ter algum capacitor que bagunça a sua vida ai... Faça o circuito original e verás toda a diferença..

Ponha o bip direto do + ao pino 3 ou do pino 3 ao terra, desde que esse bip seja para 12 Volts...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Com o potenciômetro nunca teve nenhum problema, amigo.. Quando te sugeri montar o circuito original era para retirar o buzzer (bip) em série com o led. Ele era quem bagunçava tudo amigo...

Por isso te sugeri, se quiseres o buzzer, colocar o mesmo desde o pino 3 do Ci até o + ou até o negativo da fonte, respeitando a polaridade do mesmo positivo no positivo e negativo no pino 3 ou positivo do buzzer no pino 3 e negativo a massa. Isso tudo se esse buzzer tolerar 12 Volts...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo!

Desmontei o circuito fiz tudo de novo, como o circuito original

Em seguida fiz as modificações sugeridas para colocar o potenciômetro e o bip. Eureca, os leds ficaram sincronizados em qualquer posição setada no potenciômetro, ficou lindo *.*

0,5 segundo na mínima e 2 segundos na máxima

Ao colocar o bip no pino 3 ao "+" ele passou a fazer "toc" ao invés de "beeee".

Segue o video abaixo. To feliz =D =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...