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De 9V para 12V - uma luz para resolver


leonardobraga

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  • Membro VIP
Bom a etiqueta não veio nada de mais. O buzzer é de 12 V... E não vem mais nada escrito. Ele é o mesmo usado em placa mãe de desktops.

Então ele tem de funcionar se ligado ao pino 3 (se corretamente ligado é claro)

Se ligares ele direto, nos 12 Volts, funciona. Ele oscila, ele grita???

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oh god! Eu aqui pagando mico >.< Esqueci de observar a polarização e realmente, tava invertido.

Agora sim, ta apitando bem alto, mas somente quando o vermelho acende. É assim mesmo? Como eu faria para que fizesse um som um pouco diferente um do outro para cada led?

*Notei que, ao fazer o inverso, ou seja, positivo no 3 e negativo na massa, apita agora no led verde.

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  • Membro VIP
oh god! Eu aqui pagando mico >.< Esqueci de observar a polarização e realmente, tava invertido.

Agora sim, ta apitando bem alto, mas somente quando o vermelho acende. É assim mesmo? Como eu faria para que fizesse um som um pouco diferente um do outro para cada led?

*Notei que, ao fazer o inverso, ou seja, positivo no 3 e negativo na massa, apita agora no led verde.

Evidente amigo... Se ele estiver em paralelo com o led verde (paralelo com o conjunto led+resistor) irá tocar quando o led verde acender, e assim do mesmo modo com o led vermelho...

Se queres dois tons, consiga outro buzzer, com tom diferente, ligue um do pino 3 ao + e outro do pino 3 ao gnd..

Ou faça, com outro 555, um oscilador, numa frequência bem mais elevada que essa desse dai, faça a saída do mesmo atacar um pequeno alto falante e use essa saída, pino 3 desse dai, para modular a frequência do outro, via pino 5...

Parece difícil mas não é...

Veja ai como ficaria:

Osciladorcom555.jpg

- O potenciômetro vai ajustar a frequência do sinal de áudio

- O resistor de 22 ohms vai ajustar o nível de áudio do alto falante. Se aumentar o valor diminui o nível de áudio.. Não reduza mais que aqueles 22 ohms. Força a saída do CI..

- O resistor Rmod faz a modulação em frequência do sinal de áudio, segundo o piscar daqueles dois leds do outo circuito.. Se aumentar o valor do resistor aproximará as duas frequências que o oscilador emite. Se diminuir seu valor vai aumentar a separação das duas frequências do áudio. Não reduza abaixo de 1K esse Rmod..

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  • Membro VIP
Ei, isso ta ficando divertido =)

vou comprar mais um CI, os resistores e os capacitores pra fazer isso.

Mas tenho uma pergunta, por que aqueles dois capacitores tem simbologias diferentes? Acho que matei essa aula >.<

vou procurar saber pra não comprar errado.

Um deles, de 100uF, tem um valor de capacitância bem alto e desse modo, para poder chegar nessa capacitância, tem de ser do tipo eletrolítico. O outro, de baixo valor, 22nF se consegue nos tipo poliester ou cerâmicos, tanto faz..

Aproveite e compre alguns resistores por volta do 47ohms, 100 ohms para colocar no lugar daquele de 22 ohms bem como compre alguns resistores de 1k, 3k3, 8k2, 12k, para colocar no lugar daquele da modulação....

Reporte os resultados para a gente, ou bote em um vídeo, com áudio..

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Ótimo, ja to fazendo aqui lista. A proposito, este alto-falante do ultimo circuito, ele é o mesmo que eu tenho ou é daqueles maiores que tem nas caixas de som?

Outra questão, colocar um potenciometro de 10K no lugar do Rmod tornaria a diferença de frequencia personalizavel?

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  • Membro VIP
Ótimo, ja to fazendo aqui lista. A proposito, este alto-falante do ultimo circuito, ele é o mesmo que eu tenho ou é daqueles maiores que tem nas caixas de som?

Outra questão, colocar um potenciometro de 10K no lugar do Rmod tornaria a diferença de frequencia personalizavel?

Qualquer alto falante.. Pode ser um daqueles de meio cm, tirado de um celular pifado, ou um de 40 cm de uma caixa de som qualquer.. O que tiveres ou o que lhe aprouver..

Quanto ao resistor de 10k, sim podes, mas lembres das minhas dicas..

Não reduza aquele valor abaixo de 1K.. Desse modo coloque um potenciômetro de 50k, por exemplo, em série com um resistor de 1k..

Desse modo com resistência máxima dará 51k e mínima (potenciômetro =0) a resistência ficará em 1k

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  • Membro VIP

Certo que não é isso mesmo..

É quase isso mas esse seu circuito está com uma série de operações erráticas, sei lá se é fruto de mau contato ou de algo que você fez ai para que o fato de ligar o áudio altere a frequência dos led's.

Sei lá qual era a ideia sua de colocar aquela chave e sequer sei como ela foi inserida, aonde exatamente...

Existe uma total intermodulação entre um circuito e outro que não dá para entender.

Não sei se é a fonte que está provocando isso mas que tem coisa errada isso tem..

Está completamente instável. Tem vezes que o led verde parece estar piscando erraticamente, duas vezes até enquanto o vermelho pisca uma só..

De zero a dez, essa sua montagem dai tá valendo uns 6 somente amigo..

Reveja ou poste o desenho do esquemático que montastes ai..

A estridência do áudio se dá em função dessa praga de buzzer que colocastes ai. Isso é um buzzer ativo, correto???

Ë aquele mesmo que tinhas usado antes???

Pois um buzzer ativo é composto de um circuito eletrônico com oscilador amplificador e transdutor...

Não pode nem deve ser usado como somente transdutor..

Transdutor é um elemento passivo, um alto-falante, ou até mesmo um buzzer desses mas sem oscilador e amplificador.. Só o transdutor. Se colocares um transdutor direto nos 12 Volts ele não grita, só dá um tlec único..

Mas isso pensei que soubesses..

Lá no meu esquamático original previa ai um transdutor somente e não um transdutor ativo, um oscilador com transdutor..

Isso dai deve ser a razão de parte dessa bagunça, como aliás já foi lá bem no início e nem te tocastes..

Pensa ai amigo..

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Como disse, to entrando agora no mundo da eletrônica e, apesar da montagem ser um trabalho simples, existem uma série de pormenores que ainda desconheço e to aprendendo assim, na tentativa e erro.

O que fiz nesse circuito foi, em teoria, juntar os 2 esquemas que você postou numa mesma fonte de 12v/0,5A. A minha intenção da chave era desligar somente o som, deixando assim somente os leds piscando. O buzer usado era o mesmo que tinha usado antes. Se eu botar um daqueles que vem nas caixas de som baratas, serviria?

Confesso que nunca tinha ouvido falar no termo Transdutor. Também admito que tenho conhecimento muito escasso sobre como funciona o CI, talvez seja esse o motivo de alguns equivocos quando "juntei" os dois esquemas que você postou.

Desde já, grato pela paciência e pela prestatividade em responder minhas dúvidas. Vou revisar tudo e volto aqui pra dizer o que consegui fazer.

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Então... Pra você não esquecer, transdutor é qualquer dispositivo que converte uma forma de energia em outra forma de energia.

Exemplos de transdutores:

Lâmpada - Converte energia elétrica em energia luminosa e calorífica ou térmica.

Dínamo (gerador CC) - Converte energia mecânica em energia elétrica contínua (quase).

Pilha - Converte energia química em energia elétrica.

Microfone(qualquer tipo) - Converte energia mecânica em energia elétrica.

Altofalante - Converte energia elétrica em energia mecânica.

Motor elétrico - Converte energia elétrica em energia mecãnica.

Antena - Converte energia eletromagnética(São dois componentes) em energia elétrica.

Termômetro - Converte energia térmica em energia mecânica.

Termopar - Converte energia térmica em energia elétrica.

Célula fotoelétrica - Converte energia luminosa em energia elétrica

LED - Converte energia elétrica em energia luminosa.

Como você vê, existem milhares de transdutores nesse nosso Universo. O Sol por exemplo, gigantesco transdutor que converte energia atômica em energia luminosa, térmica, elétrica, magnética, etc. O etc diz respeito as conversões não conhecidas ainda pelo ser humano.

Agora sim. Tu já sabe o que é um transdutor. Nessa ninguém mais te pega.

Abração

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  • Membro VIP
Como disse, to entrando agora no mundo da eletrônica e, apesar da montagem ser um trabalho simples, existem uma série de pormenores que ainda desconheço e to aprendendo assim, na tentativa e erro.

O que fiz nesse circuito foi, em teoria, juntar os 2 esquemas que você postou numa mesma fonte de 12v/0,5A. A minha intenção da chave era desligar somente o som, deixando assim somente os leds piscando. O buzer usado era o mesmo que tinha usado antes. Se eu botar um daqueles que vem nas caixas de som baratas, serviria?

Confesso que nunca tinha ouvido falar no termo Transdutor. Também admito que tenho conhecimento muito escasso sobre como funciona o CI, talvez seja esse o motivo de alguns equivocos quando "juntei" os dois esquemas que você postou.

Desde já, grato pela paciência e pela prestatividade em responder minhas dúvidas. Vou revisar tudo e volto aqui pra dizer o que consegui fazer.

Vamos lá...

Ninguém nasce sabendo, mas tens de ajudar a si próprio..

Use como prática habitual ao se deparar com um termo desconhecido, como transdutor.. Ponha lá no Google e acesse, por exemplo, o resultado da Wikipédia..

O que daria nesse caso pode ser visto ai:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Transdutor

Não sei exatamente aonde colocaste essa chave, para supressão do áudio.. Tem uma série de locais que ela poderia operar a contento..

O que não entendi nem faz sentido é essa operação errática de teu circuito... Ora opera, ora não, ora um led pisca duas vezes para o outro piscar uma só.... Ora sai o áudio ora não, desaparece..

Quanto ao alto-falante, use sem um daqueles das pequenas caixas de som..

E toque o barco, não desanime.. Assim se aprende..

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o pisca pisca dessincronizado que você percebeu não era do meu circuito, mas sim da baixa quantidade de frames por segundo da webcam barata que utilizei pra gravar. Aqui ao vivo os leds piscam perfeitamente sincronizados. Os problemas que aconteceram realmente foram o seguinte:

- ao ligar a chave (que está em série com positivo da mesma fonte) ela alimenta o segundo CI do som. O problema é que, ao ligar essa chave, os leds aceleram. Quando desligo, eles voltam a ficar normais, porém, mesmo acelerados, continuam sincronizados, um acendendo após o outro.

- O som emitido é meio estranho, não parece um som uniforme.

Estava aqui futucando, quando tirei o buzer do circuito, nada mudou, os probleminhas a cima continuaram. Vou desfazer tudo e refazer com calma. To instalando o PSSpice pra simular algumas coisas. Em breve volto com algum feedback.

Não se preocupe, as dificuldades me motivam =)

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Este post é uma continuação deste:

http://forum.clubedohardware.com.br/9v-12v-luz/983023

É o seguinte, montei o circuito conforme o faller orientou, mas não se é assim mesmo ou tem algo errado.

Já fiz, refiz, testei os componentes etc mas ele continua se comportando da seguinte forma: Quanto mais movo o potenciometro para o sentido anti-horário, mais rápidos ficam os leds, sendo que intenção era apenas modificar o som que sai no alto-falante. O som modifica normalmente, apesar de um dos sons sairem meio "ticados" nos tons graves.

Segue o circuito abaixo:

http://imageshack.us/photo/my-images/257/circuitolouco.jpg/

Não consegui gravar porque parece que a camera nao ta mais captando som por algum motivo. Se necessario for eu tento mais tarde postar um video.

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  • Membro VIP

Sempre que tens alguma interação entre dois circuitos, separe ambos e analise-os separadamente..

Desfaça a ligação do pino 3 do primeiro com o pino 5 do segundo..

Teste um deles e teste o outro separadamente..

Se ambos operarem bem separadamente, e juntos não.. Só resta ver se a fonte nã está arriando com o carregamento dos dois ao mesmo tempo (acho difícil)..

Aposto que tem alguma "babada" na montagem ai.... Confira..

Note que o potenciometro não pode de modo nenhum, nesse seu circuito ai, influenciar na frequência dos leds... .

Veja, separando os circuitos, (tire o resistor de 10k que une o pino 3 com o pino 5 do outro CI) se o acionamento do potenciômetro ainda continua interagindo com a frequência dos leds...

Reporte..

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Fiz 5 testes.

- Desconectei o circuito do som. O Ciruito dos Leds funcionou perfeitamente

- Desconectei o circuito dos Leds. O circuito do som funcionou bem.

- Conectei os dois circuitos na fonte, dessa vez sem conectar o pino 3 do primeiro CI com o 5 do segundo CI. Ao girar o potenciômetro, o mesmo continuou modificando a frequência das piscadas dos leds. Exatamente da mesma forma que se estivesse conectado.

- Conectei os 2 CIs sem usar o resistor. O som ficou horrível e o potenciometro ainda continuou mexendo nos leds

- Como senti um "cheirinho", coloquei o dedo em cada um dos resistores e pude notar que o resistor de 22 ohm (R8) conectado ao pino 3 do CI do som estava absurdamente quente.

A fonte que estou usando é de 12V e 0,5A. Seria o caso de usar uma fonte melhor? Ainda pretendo adicionar mais coisas nesse projeto.

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  • Membro VIP

É como te disse.. A análise em separado mostra a realidade..

Se nenhum circuito está interagindo de modo a atrapalhar o outro, só resta a fonte.

Duvidei pois achei estavas colocando ai uma fonte decente, mas não é...

Se monitorares a fonte vais poder sentir a variação de tensão da mesma, em função dos ajustes..

Faça duas coisas

Aumente o valor do resistor em série com o alto falante, de 22 para 100 Ohms para aliviar o carregamento sobre a fonte e, se possível, adote uma fonte decente, com maior capacidade de entrega de corrente/potência..

Aliás, uma bela montagem que poderias fazer para futuro é de uma fonte ajustável de 1,2 a 15 Volts x 2 Amperes, estabilizada.. Isso dai quebra um tremendo galho numa bancada de testes simulações...

Depois reporte o resultado, mesmo sem trocar a fonte verás, que com o resistor em torno de 100 Ohms a coisa já melhora um pouco..

Claro, o volume vai ficar mais baixo, mas plenamente audível ainda..

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Substitui o resistor por pelo de 100 omn e aconteceu que o led ficou permanentemente mais rápido do que ele é isoladamente, apesar de, desde modo, potenciometro já não estar mais alterando esta velocidade.

Vou procurar o esquema dessa fonte que você falou e fazer uma pra mim.

Agora tenho 2 perguntas:

1 - Com uma fonte melhor eu poderia aumentar ainda mais o volume? Se não, como eu poderia deixar o volume REALMENTE alto?

2 - É normal o aquecimento desse resistor em serie com o alto-falante? Mesmo com a substituição, ele continuou esquentando. Isso não reduz a vida útil do componente? Por que só ele esquenta e os outros não?

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  • Membro VIP
Substitui o resistor por pelo de 100 omn e aconteceu que o led ficou permanentemente mais rápido do que ele é isoladamente, apesar de, desde modo, potenciometro já não estar mais alterando esta velocidade.

Vou procurar o esquema dessa fonte que você falou e fazer uma pra mim.

Agora tenho 2 perguntas:

1 - Com uma fonte melhor eu poderia aumentar ainda mais o volume? Se não, como eu poderia deixar o volume REALMENTE alto?

2 - É normal o aquecimento desse resistor em serie com o alto-falante? Mesmo com a substituição, ele continuou esquentando. Isso não reduz a vida útil do componente? Por que só ele esquenta e os outros não?

Com uma fonte mais forte, podes sim tirar um volume mais alto ainda.. Até mesmo sem o resistor de 22 ohms em série, mas dai tens de colocar um par de transistores para drivear maior potência. Outra hora te passo esse esquemático..

O resistor aquece pois dissipa potência... Reduz sim a vida dele.. Agora ele não vai mais durar as tipicas 100.000 horas de operação e sim 80.000 (chute) somente.. Se usares esse circuito tirando som dele, por uma hora por dia.. Vai durar mais de 200 anos..

Fonte.. Dá uma olhada nessa dai: Fonte de alimentação ajustável 1,2 a 20V x 10A - Primeira parte - Montagem

Claro, reduzindo em tamanho, e recursos, dá para fazer a fonte com 2 a 4 Amperes de saída somente. Dá para eliminar um dos transistores TIP. Não necessita dos instrumentos, para simplificar...

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Nossa, realmente queria muito aumentar ainda mais o som, de modo que fique uma sirene mesmo, audível ao ar livre, com o ouvinte dentro de um carro, por exemplo.

Estarei aguardando ansiosamente por uma dica de como fazer isso. Não precisa me dar pronto, só me dar uma luz pra eu pensar e tentar encaixar e conseguir entender esse jogo de transistores.

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  • Membro VIP
Infelizmente não consegui encontrar na loja aqui perto o TIP31. É realmente necessário o TIP31 e TIP32? Existem alternativas? Qualquer transistor NPN e PNP serviriam nesse caso? Qual efeito de tipos diferentes de transistores?

Qualquer par de transistores, um NPN e outro PNP, vai trabalhar ai numa boa desde que eles consigam manipular um mínimo de 1,5 Amperes de corrente de coletor..

NPN => BD135 ou BD137 ou BD139 ou TIP41 ou TIP120 ou TIP121 ou TIP122

PNP => BD136 ou BD138 ou BD140 ou TIP42 ou TIP125 ou TIP126 ou TIP127

Transistores tem como principais características:

Máxima corrente de coletor, tensão de isolação, ganho, polaridade, máxima potência e uma série de outras... Dependendo da aplicação podem ser determinantes ou menos importantes..

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