Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

De 9V para 12V - uma luz para resolver


leonardobraga

Posts recomendados

  • Membro VIP

Uma possível explicação pode ser observada se olharmos o datasheet do TIC106, na sua característica chamada de Holding Current, (corrente de manutenção)

Veja ai:

Tic106Holdingcurrent.jpg

Essa corrente de manutenção é aquela em que o tiristor se anzola, se mantém na condução. Antes de atingir a mesma o tiristor até conduz, se excitado, mas não mantém essa condução se retirada a excitação. Justo o que está acontecendo ai..

Nem me lembrei dessa característica pois meu uso de tiristor costuma ser com correntes bem maiores que essas dai da ordem dos 5 mA.

Note que no começo da condução do SCR, enquanto as correntes forem menores que aqueles possíveis 5 mA, ele não vai se manter, embora essa corrente já seja suficiente para manter um determinado iluminamento no led..

Engane o SCR. Torne a corrente maior, obrigando o mesmo a manter a condução quando excitado.. Faça desse modo ai:

LDRcomtiristor.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado faller! Agora assim tá nota 10 =)

Pra facilitar a calibragem, precisava de um potenciômetro de maior precisão. Aqueles logarítimos serviriam? Talvez um potenciômetro de baixo valor e 1 volta dê pra colocar a resistencia a onde quero. Quanto mais baixa a luz do ambiente, mais difícil fica acertar o ponto.

Agora vou juntar esse sensor com o circuito da sirene , vamos ver no que dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pronto, juntei tudo mas tem um probleminha:

http://img853.imageshack.us/img853/3467/projetofinal.png

Parece que o resistor de 470 ohms ta entre o positivo e o negativo diretamente. Estranho que mesmo assim o circuito funciona no protoboard, mas perguntando ao meu professor isso pode causar erro. O que poderia ser feito para corrigir isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pronto, juntei tudo mas tem um probleminha:

http://img853.imageshack.us/img853/3467/projetofinal.png

Parece que o resistor de 470 ohms ta entre o positivo e o negativo diretamente. Estranho que mesmo assim o circuito funciona no protoboard, mas perguntando ao meu professor isso pode causar erro. O que poderia ser feito para corrigir isso?

Expresse melhor essa sua dúvida..

Não deu para entender...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não sei se ja falaram(porque não tom paciencia pra ler 5pag), você quer saber quanto "v" tem que ser o transformador(trafo), para liberar 9 depois da retificação, então ai vai o calculo.

VR = AC * 1,5 então um trafo de 12v AC depois da retificação entrgaria VR = 12 * 1,5 = 18v DC.

mais você quer o contrario saber quantos v tem de ser o trafo então o contrario de * é /

então VR = DC / 1,5 = ?

no seu caso VR = 9 / 1,5 = 6 , então você necessecita de um trafo de 6v AC no secundario.

VR = tensão depois/antes da retificação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhando o esquema eu notei o seguinte fato?

Temos o positivo, ligado ao resistor de 470 e logo após ele tem o negativo.

A intenção é fazer com que todo o circuito comece a conduzir quando a luminosidade no LDR for reduzida.

A questão é que, teoricamente (nao sei se estou percebendo corretamente) que o contato do positivo ao negativo atraves do resistor de 470 faria todo o circuito a direita conduzir na hora, ignorando a necessidade de ativação pelo circuito do LDR.

A questão é teorica, por que no protoboard funcionou como deveria. Mas queria entender por que todo o circuito nao entrou em condução imediatamente, mesmo estando positivo e o negativo ligados pelo resistor. Ou será que na prática eu liguei errado e, por acaso, funcionou?

Queria lhe pedir pra analisar o circuito e verificar se teoricamente há algum erro.

http://img853.imageshack.us/img853/3...ojetofinal.png

A intenção é fazer que tudo seja ligado no momento em que a luminosidade no LDR for reduzida. O botão serve para interromper a condução do tic106 através do curto anado-catodo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olhando o esquema eu notei o seguinte fato?

Temos o positivo, ligado ao resistor de 470 e logo após ele tem o negativo.

Errada sua afirmativa...

O negativo está mais embaixo, somente se o SCR conduzir. Ai o gnd da fonte se aproxima do que você chama de negativo do circuito. Olhe bem para ver..

A intenção é fazer com que todo o circuito comece a conduzir quando a luminosidade no LDR for reduzida.

A questão é que, teoricamente (nao sei se estou percebendo corretamente) que o contato do positivo ao negativo atraves do resistor de 470 faria todo o circuito a direita conduzir na hora, ignorando a necessidade de ativação pelo circuito do LDR.

A questão é teorica, por que no protoboard funcionou como deveria. Mas queria entender por que todo o circuito nao entrou em condução imediatamente, mesmo estando positivo e o negativo ligados pelo resistor. Ou será que na prática eu liguei errado e, por acaso, funcionou?

Queria lhe pedir pra analisar o circuito e verificar se teoricamente há algum erro.

http://img853.imageshack.us/img853/3...ojetofinal.png

A intenção é fazer que tudo seja ligado no momento em que a luminosidade no LDR for reduzida. O botão serve para interromper a condução do tic106 através do curto anado-catodo.

O fato do resistor ali estar não fecha o circuito de alimentação não.O resistor está paralelo com o restante do circuito. Ele poderia estar ali ou lá do lado direito interligando os dois coletores dos transistores. Note que para fechar esse circuito a corrente terá de passar pelo SCR.. Veja ai como essa corrente sai do + e chega no negativo da fonte, via SCR..

aaaaaa.jpg

Além do mais, tudo está funcionando ok, como deveria de ser.. Então está tudo ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...