Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Identificar se existe Algum Sinal na saida de Audio


Posts recomendados

Olá, Boa noite galera,

Estou com o seguinte problema:

Eu preciso identificar se existe um sinal de audio em uma saida de audio, de um som automotivo, de 4x80W, porém, precisava de algo, que ... independente do volume do audio, me desse um sinal positivo de 12v ou algo semelhante ...

fiz um circuito aqui ... mas ... eu Acho que nao funciona ...

Circuito01.jpg

Aguardo a Colaboração dos Colegas.

Obrigado a todos =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, você pode usar um multímetro, porém, como o sinal de áudio seria como uma corrente contínua, porém "pulsante", o multímetro interpreta este sinal como corrente alternada e não consegue ler-lo na chave de tensão para DC.

Por isso, tente usar um multímetro no modo de tensão AC e ligue os terminais do multímetro nos pólos correspondentes da saída de áudio, ou seja, positivo no positivo e negativo no negativo, do contrário, o multímetro não fará a leitura do sinal, pois o mesmo não é uma corrente alternada e sim, na verdade, uma DC "pulsante.

Por favor me avisem se minha teoria estiver errada ou se houver um método mais adequado para isso, mas pelo o menos na prática isto funciona comigo.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ai tens um circuito muito simples, que retifica e integra o sinal de áudio, fazendo atracar um relé a partir de um determinado nível desse áudio.

Se o nível for muito alto para sua aplicação há que providenciar um estágio de amplificação na entrada e/ou adotar um circuito mais elaborado, com um operacional quem sabe...

Detectordeudio.jpg

Se a manutenção do relé atracado for pouca, e esse relé cair nos pequenas faltas do áudio, eleve o valor do capacitor e vice-versa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Faller, muito obrigado pela sua colaboração =), irei testar amanha e ver como se comporta com o meu aparelho de som, assim que testar eu posto os resultados. Obrigado.

Olá Amigos, faller, montei o circuito, funcionou porém, apenas para volumes um pouco altos, coloquei até 1 transistor antes da entrada, consegui diminuir um pouco a sensibilidade ... mas não o suficiente, gostaria de saber como faria com amplificador operacional ... nunca mexi com um deles, não faço ideia de como começar ... obrigado =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos, ainda nao consegui fazer, estou a 2 dias tentando chegar a algum resultado ... comprei o lm741 ...

Mas nao funcionou dps descobri que ele precisava de alimentação dupla, então comprei o lm358 ... e estou tentando fazer ... talvez um comparador de tensão ... não sei ... Agradeço a Ajuda dos que puderem colaborar, Obrigado.

Obs: Preciso de uma boa sensibilidade, o esquema do faller funcionou perfeitamente, só que apenas para niveis mais altos ... preciso detectar algo bem baixo ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente,

Estou acompanhando o tópico desde o princípio mas como o mestre Faller está ajudando, não há muito mais que se possa dizer.

Mas o que me preocupa é o seguinte: Estás fazendo um circuito com bastante sensibilidade para detectar sinais de áudio extremamente fracos. O que acontece se alguém chegar lá e aumentar bastante o volume? Fica a dúvida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este circuito é muito interessante e eu mesmo estou a procura de um à tempos (ou estava). Tenho um amplificador de potencia no trabalho que fica longe da mesa de som. Até ele só chega o sinal pré-amplificado precisando ir até o mesmo para ligar e desligar. Com este circuito basta começar a enviar o sinal de audio e um relê liga a potência.

Eu "estava" procurando pois estou prestes a montar este circuito:

detectordeaudioecomutao.gif

Segue a página bem explicada e traduzida do google:

http://translate.google.com.br/translate?sl=en&tl=pt&js=n&prev=_t&hl=pt-BR&ie=UTF-8&layout=2&eotf=1&u=http%3A%2F%2Fsound.westhost.com%2Fproject38.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Me faltou foi tempo.. Agora a noite vejo uma solução para você amigo..
Este circuito é muito interessante e eu mesmo estou a procura de um à tempos (ou estava). Tenho um amplificador de potencia no trabalho que fica longe da mesa de som. Até ele só chega o sinal pré-amplificado precisando ir até o mesmo para ligar e desligar. Com este circuito basta começar a enviar o sinal de audio e um relê liga a potência.

Eu "estava" procurando pois estou prestes a montar este circuito:

detectordeaudioecomutao.gif

Segue a página bem explicada e traduzida do google:

http://translate.google.com.br/translate?sl=en&tl=pt&js=n&prev=_t&hl=pt-BR&ie=UTF-8&layout=2&eotf=1&u=http%3A%2F%2Fsound.westhost.com%2Fproject38.htm

Excelente sugestão do colega Rafael.R

Mesmo princípio, um retificador e um integrador, só que com um pré-amplificador de ganho 100 (R5/R4). Me parece excelente solução.. Nem vou pensar em outra não. Essa está simples e deverá operar numa boa.. Ainda mais sabendo que o fator de amplificação é definido pelo quociente de R5/R4.. Dá para adaptar a sensibilidade do mesmo ao que necessitas ai..

O tempo de caimento, (tempo que o relé ficará ligado mesmo sem áudio) é definido pelo resistor de 10M em paralelo com o capacitor integrador. Ajuste ao necessário para a função desejada..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Bom vim parar neste tipico através de uma busca no google então mesmo não servindo pra quem criou este típico vou deixar minha contribuição  .outro dia fui procurado para resolver um problema  a empresa trocou os telefones por  modelos novos estes que funciona com IP  só que os antigos se ouvia de longe devido a campainha que funcionava direto com a tensão das linhas telefônicas .então instalei um rele de estado solido no telefone e a partir do sinal de áudio da placa .faz tocar a campainha da mesma forma como era nos antigos ......bom se alguem quiser detalhes ...ficarei feliz em ajudar.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...